-
O Crente
Os professores precisam se renovar, os cursos precisam se renovar. Porque alguém vai assistir uma aula ruim se tem um conteúdo melhor pela internet? Os melhores professores do mundo das melhores universidades estão disponibilizando os seus cursos online. O único lugar que o professor vai sobreviver vai ser no sistema público brasileiro.
-
Pedrazul
Precisamos sim de mais Professores, mais Alunos interessados em apreender, mais pessoas educadas e não apenas letradas, principalmente de crermos em um presente melhor, estamos longe, muito longe do 1° mundo. Saber Ingles, não é problema, o problema é não saber português, a língua patria, antes de tudo! E fora a questão salarial...
-
MARCOS VINICIUS OLIVEIRA
A julgar pela opinião do colunista, continuará valendo a velha máxima colonialista: "O que é bom para o Estados Unidos, é bom para o Brasil". Infelizmente, no nosso país, as salas com ar condicionado congelam alguns cérebros.
-
Aidê
"Infelizmente somos uma nação QUE apenas uma minoria entende inglês." Que concordância é esta??!! Para nós talvez seja mais importante primeiro saber o português, certo? Reciclagem na própria língua às vezes acho que faz bem!!
-
Guaraná Taí
Aos poucos, mas de maneira firme e constante, vai se reduzindo o número de formadores de opinião, de forma a tornar a população em uma massa cada vez mais moldável ao sabor e interesse dos poderosos. Cada vez menos vozes. De quem vai ser a voz?
-
João Pedro
Minha análise da escola brasileira é a seguinte: antigamente ela conseguia excluir o aluno, hoje ela consegue excluir até o professor. Péssimo, num momento que precisamos tanto.
-
RCRUZ
O recalcado aí irá sempre contra qualquer funcionário público. O problema é que os caras tentam passar no concurso e não conseguem, e acabam virando jornalista. Você já pensou que o salário dos jornalistas também é pago pela população? Que é um custo altíssimo se comparado à sua utilidade? Comece a defender o seu salário pois quando a classe média ficar apertada vai parar de comprar os produtos ds propagandas aqui do lado.
-
LUCIANO DA CUNHA TAKAKI
Eu gostaria de entender uma coisa, Sr. Dimenstein. Por que as suas reportagens sobre o assunto da educação são sempre contra a classe de professores? O senhor não entende que no Brasil fizeram o favor de acabar com essa categoria tão nobre? Acredito que o uso de tecnologias na educação seja uma maneira de se ajudar a melhorar nossa educação, mas também vejo que valorizar o ser humano (professor) também é necessário e muito mais urgente. O senhor como pessoa esclarecida deve saber.
-
ARQPITA
Tenho certeza que o colunista não fez seu curso de jornalismo à distância.... ou será que fez?
-
luiz fernando andre hubner andre hubner
estudar em harward ou mit e coisa pra rico nos mortais e pobres so temos a opçao do pro uni ou ralar e entrar na usp mas isso tambem depende do aluno o carlos slim nao estudou em nenhuma dessas eo homem mais rico do mundo e melhor vem do mexico enao dos babacas do americanos
-
Martha Verissimo
Até parece que a educação li-xo que existe no Brasil é um problema que se resolveria com acesso a essas plataformas ou, deus nos livre, com mais desse naipe de professores tenebrosos que ocupam a maioria das escolas hoje. O problema é político. As "tecnologias" pra uma boa educação já são conhecidas há tempos. É só abrir as centenas de livros que resumem a literatura científica sobre o tema (por científica eu quero dizer baseada em experimentos e análise estatística inferencial).
-
Jorge
Não é apenas pela expansão das plataformas digitais de ensino que vamos precisar de menos professores, é também pela diminuição da população brasileira. Apesar disso vamos na contramão das tendências formando a cada ano dezenas de milhares de pedagogos e outros profissinais da educação. O bizarro é que, independente disso, a educação continua horrível. Penso que o governo deve pagar bons salários a poucos e bons professores e usar mais a tecnologia para levar as boas aulas dele
-
JorgeO
Será que a explicação não está no uso da palavra formando - quando deveria ser diplomando?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.