Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Crasse Média

    Se fôssemos civilizados, o Conde tocaria no assunto violência quando este ocorresse extra-Condado ?

    Responda
  2. Igor

    Se fossemos civilizados, acordaríamos para enxergar que no estado da Bahia a polícia mata muito mais com índices de violência absurdos, porém como o governo é petista não se comenta por jornalistas da esquerda. São Paulo é o estado brasileiro onde os assassinatos estão na ordem de 10 para 100 mil habitantes o menor dentre todas as capitais, no Rio de Janeiro esse índice é de 30 para 100 mil só que o governo é PMDB e a morte da eng. Patrícia pela PM carioca não teve essa conot

    Responda
  3. Misinho

    Tem um ditado que diz;O CIPÓ SE TORCE QUANDO É VERDE,a educação que aplicarmos agora levará 20 anos para os resultados,portanto é preciso que caia a ficha do Judiciário,nas leis que protege o menor delinquente hoje impune,não é possível que menores de 18 façam o que bem entendem criminalmente e saiam ilesos,o futebol aprendemos com os Ingleses,esse outro lado eles tem de sobra pra nos ensinar.

    Responda
  4. Elcabongy

    GD, se vc fosse civilizado nao tentaria enganar os leitores com sua campanha pró-verbas de sua ONG, pois os números nao mentem: SP tem o menor percentual de mortos por 100mil habitantes do país. VC compara valores absolutos, porque SP tem grande populaçao, para esconder os valores relativos. Que vc nao goste de matemática (exceto a "financeira"... eh eh) é aceitável, mas fazer joguinho com valores absolutos/relativos é puro cinismo. É por isso que vc apanha calado do tal R. Azevedo?

    Responda
  5. Maçarico

    A mídia alugada repete sem cessar que São Paulo é a sede única dos problemas brasileiros , e o restante do país é uma maravilha! Esse tipo de campanha subliminar não sensibiliza mais o eleitorado. A maior prova disso está nos números das pesquisas eleitorais.

    Responda
  6. wagner malheiros

    São Paulo possui os melhores índices de combate a criminalidade do Brasil. Tudo fruto de trabalho sério. Aí ocorre a covardia, um fato isolado serve para que penas a soldo tentem enlamear a verdade, distorcer a realidade e impor a mentira.O jornalista deveria se envergonhar. A Folha deveria se envergonhar de ter entre os seus um sabujo do poder.

    Responda
  7. zapelão

    PASSE UM TEMPO NA BAHIA GOVERNADA PELO PETE..AI VENHA A FALAR DA VIOLENCIAA EM SP...PÔ N~]AO BRINCA COM QUEM MORA EM SP..DEVO LEMBRA-LO QUE ESSA VIOLENCIAA ESTOURA SEMPRE QUE TEM ELEIÇÃO EO PETE ESTA PERDENDO??? DEVO DESENHAR OU TA BEM EXPLICADO???

    Responda
    1. zapelão

      "HA MAIS EU TAVA FALANDO DA VIOLENCIA COMO UM TODO E QUE ESTAMOS ACOSTUMANDO"...HA ENTÃO TA...USE OUTRO ESTADO PARA ISSO....CHEGA DE QUERER ACABAR COM SP...

  8. montemcm

    Concordo que ficar falando em partido x ou y não resolve nada. O que resolve é renovação, mudança, votar diferente. Os mesmos partidos, os mesmos políticos, a mesma co/r/rupção!

    Responda
  9. Marco Aurelio

    Se fôssemos civilizados, NINGUÉM sequer citaria qualquer sigla partidária [PSDB ou PT] em debates onde se discute a condição e o valor humano. É um absurdo o que vejo por aqui há anos... até desanima. Só corrobora a tese de que não temos mesmo solução como sociedade e povo.

    Responda
  10. ral

    Segundo a revista Veja e Governo de São Paulo falaram que a taxa de homicídios de são Paulo é igual a de Nova York, vocês jornalistas tinham de apurar como é feito essas estatísticas, que o morador não sente essa segurança propagada pelo governo e a Veja.

    Responda
  11. carlos moreira

    Pô Gilberto. Antes vc. dava uma "disfarçada" de que era a favor do P-T; agora nem disfarça mais?

    Responda
  12. Jacinto

    Educação é importante, mas ela sozinha não resolve. O Brasil precisa rever sua legislação penal e o processo penal. Jovens são recrutados para a criminalidade porque, na prática, a legislação lhes dá imunidade a punições. E jovens aceitam ser recrutados pelos mesmos motivos. É uma grande tolice manter a maioridade penal em 18 anos. Dizer que um garoto de 17 que já matou, ja roubou anda armado é jovem demais para responder por crimes é algo absolutamente fora da realidade.

    Responda
  13. Não tem

    Concordo com o colunista que escola em tempo INTEGRAL redusiria em muito a violência.Mas, é preciso não esconder os efeitos do CONTRASTE entre a ostentação da rriqueza e a humilhação da pobreza. Não existe paraíso de condomínio fechado.

    Responda
    1. sambaez

      Nossa, REDUZIRIA mesmo...rs.

    2. Speed

      O tempo integral nas escolas REDUZIRIA muitas coisas...

    3. carlos moreira

      Toda razão Sérgio - quem sabe em tal hipótese as pessoas deixassem de escrever REDUSIRIA..........

  14. charada

    Sr Dimenstein....ser jornalista em jornaleco...qq zé roela é, agora ser policial e jogar com sua vida todos os dias tem que ter kulhão...ok ?

    Responda
  15. whanaoka

    O jornalista tem a tese de que a violência vem necessariamente das classes baixas. Esquece0-se que vários crimes que criaram maior comoção em anos recentes foram cometidos por pessoas "civilizadas" da classe média alta: Nardonis e Richtofens da vida. A violência não é exclusividade de uma determinada classe social como prega o jornalista. A psicopatia, responsável pelos crimes praticados sem remorso, está presente em todos os estratos sociais. Os super criminosos da elite são muito educados!

    Responda
  16. Thiago Santiago

    A proposta de promover uma reação e tirar os óculos escuros do leitor diante desta situação prejudicial para São Paulo é ótima. Mas, o exemplo utilizado foi um pouco tendencioso, pois o que ocorreu na Baiha no início deste ano mostra que não apenas São Paulo, mas o Brasil inteiro está com medo.

    Responda
  17. Paulistano

    Dimenstein está certo. Ocorreu uma banalização da violência. Hoje achamos que um vizinho ser morto é algo normal. Vemos uma notícia de morte de uma pessoa fora da família e passamos para outra notícia. Aceitamos a violência. Somos cordeiros esperando o abate. Cada um de nós. Parece que uma apatia se abateu sobre todos os brasileiros, de forma geral e em paulistas, de forma mais notada. Ou mudamos nosso modo de pensar ou outros mudam nossa vida, gerando apenas morte.

    Responda
  18. tritudo

    o que deveria causar comoção, é a nossa justiça (que tristeza!), mandar soltar toda espécie de bandidos, visando dar emprego aos coléguinhas da oab!!! o que deveria causar comoção é, juristas de caráter duvidoso, quererem  acabar com a classificação de crime ediondo ( ou é hediondo?). o que deveria causar comoção é, ter-se esquecido o princípio básico de CRIME E CASTIGO!!!!! criminoso´tem que ser castigado sempre!! por isso tudo acima é, que para nós, bandido bom é bandido morto! 

    Responda
  19. Kadu

    Mas a violencia tem seu lado bom Gilberto...quem sabe ela o leve...e nos livre dos seus comentarios...

    Responda
  20. Kadu

    Gilberto, Vc não acha que é uma violencia contra o país, o Lulinha estar tão milionario???

    Responda
  21. Kadu

    Tentei colocar os nomes de alguns políticos e dizer que deveriam estar presos...mas a Folha não deixou...

    Responda
  22. Gerson

    Se fossemos civilizados não seriamos enganados com o discurso falido da culpa social. Para não ir longe, estive no noroeste da argentina e há bloqueios nas entradas e saídas das cidades e policiamento ostensivo nas ruas. Não se circula sem cruzar varias vezes com policiais fazendo rondas a pé, de moto ou veículos.A sensação se segurança é indescritível, com famílias ocupando os espaços públicos dia e noite sem preocupação com crimes. Os bandidos devem ter vindo ao brasil, onde sua vida

    Responda
  23. Kadu

    Se fossemos civilizados, não estariamos comentando nada que esse MMMM...(feses) do Gilberto Dimensteis escreve...o cara é fraco

    Responda
  24. Kadu

    Se fossemos civilizados, ja teriamos nos revoltado contra esses caras que estão hoje comandando o Brasil...que saudade da ditadura...morriam muito menos pessoas de bem...podiamos andar nas ruas sossegados...lembrem-se, aqueles generais não ficaram milhonarios como o nosso ultimo presidente...os caras reclamam da tortura, mas somos nos, pais de familia , nos somos torturados todos os dias enquanto nossos entes queridos nao voltam pra casa...

    Responda
  25. TrollBuster

    Se fossemos civilizados a PM não precisaria mandar tantos "cidadãos civilizados" para conhecer o criador.O resto é perfumaria de pseudo intelectual que mora em NY e acha que conhece o Brasil.Moro na periferia, tenho carro velho, com película escura e chego tarde da noite em casa. Sou parado.O policial constata o óbvio: Não sou bandido, não falo como um, não me visto como um, não estou bêbado ou drogado, estou com os documentos do carro em dia..Sou tratado com respeito e respondo com respeit

    Responda
  26. Kadu

    Se fossemos civilizados, pagariamos bem menos ao Ministério Público e bem mais aos policiais civis e militares, que são os que na verdade protegem a sociedade, arriscando suas vidas para fazer um trabalho que todo mundo fala mal, mas que ninguem tem coragem de fazer... nos EUA, um promotor público ganha bem menos do que um sargento detive de homicídios, sabe porque?? porque aquele servicinho burocratico que eles fazem, qualquer um faz, mas ser um bom detetive exige alguns talentos...

    Responda
  27. lucas

    se fôssemos civilizados... teríamos uma revisão descente no código penal, com penas mais duras e que incentivassem as pessoas a cometer cr imes. Teríamos juristas que estivessem conectados com a realidade e não discutissem o se xo dos anjos. Teríamos uma imprensa que estivesse ao lado do cidadão de bem e que não do ban dido.

    Responda
  28. Barão

    violência a causar comoção é a corrupção disseminada nos últimos anos que vc nem comenta...êta artiguinho fraco!

    Responda
  29. krlosguitar

    Ótimo texto, uma grande oportunidade para discutirmos a estrutura da segurança pública do Brasil, pena que aqui existem muito idiotas partidários, que só porque você citou São Paulo acham que esta falando mal do PSDB. Dificil ensinar esse povo, só daqui a 3 gerações porque essa já era.

    Responda
    1. krlosguitar

      Pesquisa de quem? Você tem amigos? Quantos deles já foram assaltados esse ano? Para de acreditar em pesquisas e revistas são tudo comprados.

    2. doddy

      Carlos, não seja ingênuo. Este é um artigo tendencioso e político sim. Para ter certeza é só conferir os registros relacionados aos índices de violência em SP. O estado se encontra na antepenúltima colocação no ranking dos estados, com a Terça parte da média de óbitos por 100.000 habitantes.

  30. lluis

    (Cont.) Você deveria tentar investigadar os motivos do aumento da violência nas escolas, no trânsito, entre gangues, etc. além do aumento de latrocínios e outros crimes bárbaros ocorrido em todo o País. Por favor, pense se isso tudo não está relacionado ao aumento da corrupção, da impunidade, do mal exemplo dado não só pelo governo de São Paulo, mas, pelos de praticamente todos os Estados e pelo Governo Federal. Por favor, volte a ter os ideais do jornalista que eu tanto admirei.

    Responda
  31. SAMUEL PRADO

    Lamentável ler um jornalista escrever sobre o que sabe não ser verdade. A verdade é que SP foi um dos estados que mais combateu a violência, os números existem para comprovar isso e como já foi observado por outro leitor atento, mais honesto seria a pergunta por que toda eleição, onde o PT deseja concorrer a Prefeitura ou Governo de estado, as vésperas da eleição existe baderna dessa ordem fruto da aliança do PCC, CV e o PT. Iguais sempre se unem.

    Responda
  32. lluis

    Caro Dimenstein, como bom jornalista que pretende ser, você conseguiu tratar de um tema interessante e importante, pena que de forma completamente equivocada. A violência está em todo lugar neste Brasil. Perdeu-se o respeito pelo próximo e pela vida das pessoas. Infelizmente, São Paulo, com tudo de ruim que aqui tem acontecido, tem um dos melhores indicadores de violência do País (imagine o resto). (Segue).

    Responda
  33. Douglas

    Gilberto chega a ser ridicula essa sua campanha para denegrir as gestões do PSDB. Fale por exemplo da insegurança na BA ,  etc . Se os indices dos demais estados fossem iguais aos de São Paulo teriamos uma queda nacional de 25.000 ( VINTE CINCO MIL)  pelo menos . Outra falcatrua da imprensa petista e buscar nos numeros aquele que demostra maior indice . Se Junho/11 for manor que Maio/12 utiliza-se o que da maior impacto .Analise o Mapa da Violencia e depois emita opinião .

    Responda
  34. Celso

    A civilidade não virá com cidadãos reféns de uma abrupta concentração da renda. Como São Paulo pode ser o mais rico e pujante estado da federação e ser ao mesmo tempo o SEGUNDO estado no país com o maior número de beneficiários do Bolsa Famíla? E olha que nem se pode mais colocar a culpa no fluxo de pessoas que vão para São Paulo. Vide os últimos dados sobre migração. Xô, xô PSDB!

    Responda
  35. DELTA

    Meus amigos Policiais Federais chefiados pelo PT,estao bem equipados,orgulhosos e bem remunerados.....Funciona Meus amigos Policiais Paulistas estao sendo executados e mal alimentados,pq o salario e tao ruim que mal da para comer,treinamento nao existe e na coragem. Isso sao fatos,nao pessoal do PSDB quem veem fazer Campanha dissimulada,acusando constantemente o PT de atacar a sociedade atravez do PCC,PROVEM...Beira o absurdo como se anda fazendo Politica no Brasil E es

    Responda
  36. Lacombe Lucien

    O jornalista "esqueceu" que Segurança não é competência do Prefeito ... precisa de aulas de amestragem partidária com o colega Caramante.

    Responda
    1. Irado

      Infeliz comentário. Esta que SegPub "não é competência do prefeito" é balela. Todos os governantes são responsáveis pelos caos social que reina no brasil. Vc pensa que seg púb só está relacionado a policia? Ledo engano, seg pub vai muito além disso. Começa no berço (familia); passa pela escola (integral) e caminha com o emprego, saúde, mais educação e policia. Visão curta essa a sua companheiro.

    2. maria forte

      É vero, mas precisamos de um prefeito, um governador, um presidente competente!

  37. antonio mota

    Concordo com você, para ratificar sua afirmação basta ler a maioria dos comentários.

    Responda
    1. carlos moreira

      Mais um amiguinho do partido...........

    2. krlosguitar

      antonio você falou tudo, somos tão idiotas que estamos brigando por partidos e estados em vez de apoiar um ótimo texto como este. Falta inteligencia a população burra.

  38. Juliana Brito

    Se fossemos civilizados os professores da Bahia não estariam em greve há 108 dias, sem salários e sem perspectivas. Se fossemos civilizados esse jornal teria publicado uma grande reportagens investigativa sobre o fato de o governo de Jacques Wagner não cumprir a Lei Nacional do Piso, demitir profissionais em greve e garantir o silêncio e a subserviência do judiciário. Esta aí, uma violência que não aparece e nem mobiliza ninguém.

    Responda
  39. Capitu

    A vida e a morte banalizadas. Pra mim, a cada morte, por falta de segurança, a autoridade competente deveria responder por homicídio doloso. Seria justo. Se o indivíduo desviou a verba e não investiu contra a violência, assumiu o risco de matar.

    Responda
  40. Marco

    Finalmente alguém entendeu que somos uma grande tribo de índios num longo e lento processo civilizatório. Somos mais parecidos com países como Ruanda, Sudão, Uganda e demais paises africanos onde a matança, corrupção e impunidada prosperam do que os demais países dito civilizados. E tem gente que ainda se acha "chic" porque vai fazer compras em Miami.

    Responda
    1. carlos moreira

      Ainda bem que eu compro em Paris.....

    2. maria forte

      Não ofenda os índios!!

  41. solano

    Sr Gilberto, Sua coluna hoje é memorável,excelente.PARABÉNS.Att,solano.

    Responda
  42. marcelo d

    Impressionante o comentário do Sr. Dimenstein. O SR. Dimenstein fica a noite em casa, atrás do seu laptop escrevendo essas baboseiras, enquanto a policia esta na rua, enfrentando "os injustiçados".Dê uma de bom reporter e vá investigar, e descobrir, que apesar de tudo, São Paulo tem muito menos violência, do que nos Estados dos pe-tr-alhas.

    Responda
  43. sex-age-nario

    Sr. Gilberto poderia esclarecer quando a DW considerou seu blog Catraca Livre como o melhor em cidadania na lingua portuguesa? Depois do doutorado da presindenta e da especialização do ex-ministro das relações exteriores acredito que cabe o esclarecimento de tua parte.

    Responda
  44. Martha Verissimo

    Pronto, o sujeito descobriu a pólvora... O Brasil é várzea meu camarada. Sempre foi, é e continuará sendo pelo menos no tempo de vida de todo mundo que hoje vive aqui. Fazer o que é necessário pra virar um lugar de gente civilizada implica remover uma série de privilégios e "direitos". As pessoas que perderiam com isso não vão ficar paradas nem votarão por isso, e elas tão se lixando se ao barrar as mudanças elas estão impedindo o Brasil de sair das trevas em q vive. Saí

    Responda
    1. Martha Verissimo

      Já fui querida e agora só me divirto com a desgraça dos que, como vc, ficaram nessa terra disfuncional.

    2. maria forte

      Vai com Deus....

  45. Ricardo Biaggio

    Se educação por si so resolvesse tudo grandes empresarios e politicos seriam honestos caro Dimenstein...Nunca se distribuiu tanta renda como hj no Brasil e nunca a vida humana valeu tao pouco..Dizer que pobre rouba por falta de educação escolar é uma ofensa aos humildes...O que resolve é punição pra marginal e cuidado com quem precisa...e bandido precisa de punição e nao 2 chance...vamos é dar uma 1 chance pra quem merece....

    Responda
  46. ejrmonteiro

    O Sr. Gilberto Dimenstein insiste na tecla do aumento da violencia, concordo com ele, a violencia aumentou.Agora seria de bom alvitre o colunista fazer comparações com os demais estados da federação, chegaria a b rilhante conclusão que a bar/barie esta implantada em todo território nacional e por incrivel que pareça (ele não sabe?) São Paulo tem um dos menores indices do Brasil.Pena de mor/te já foi instituida no Brasil, os ban/didos a implantaram e as vitimas são os cidadãos de bem.

    Responda
  47. angel2205

    Não adianta se focar na educação.Ela ensina a ler ter cultura,mas não melhora a índole de ninguém. O grande culpado da violência é o sistema judiciário...ou melhor falando,as ame//bas que lá ocupam cargos.A lei é ruim,mas os "Semi-deuses" de toga não se esforçam muito para aplica-la da forma mais eficaz possível."Enquanto não se mudar a lei nada pode ser feito".Será verdade?Há certo tempo um JUIZ(esse sim com maiúsculas) de Guarulhos negou TODOS os indultos.Ele agiu fora da lei?Ou ele é HOME

    Responda
    1. tritudo

      educação, cultura... nem sempre é o ponto crucial. afinal o big boss do pcc lê dante e outros clássicos e nem por isso se "recuperou".....

  48. sem nome

    O estado de SP nao produz cocaina nem armas. Onde esta a guarda da fronteira??Ah deve ser culpa do PSDB ...Enquanto isto o PT faz ato de apoio ao Delubio ...

    Responda
  49. Ferba

    SE fossemos realmente civilizados aceitariamos as criticas e tentariamos mudar para melhor ao inves de ficar defendendo pilantras politicos.

    Responda
  50. John Connor

    É, se fôssemos civilizados... mas vai demorar muito pra que essa terra de ninguém que é a cidade de SP passe a ser civilizada, com uma população idem. Eu cansei daí. Não aguentei, fui embora. SP, graças à incompetência de todos, TODOS, os governantes e à incivilidade e indiferença dos habitantes virou isso aí que é agora.

    Responda