Painel do Leitor > Leitores opinam sobre a qualidade dos cursos de medicina Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mano

    Como temos observado com os últimos acontecimentos o MEC pelo dois ultimos Governos não é visto a com importância que merece. Está mais para cabide de empregos políticos e palanque a começar pelos Ministros Haddad e Mercadante. O que de prático tem sido observado? O atual é mais ausente do que presente. A greve por exemplo?

    Responda
  2. Mano

    A Medicina no Brasil é vista como status e não dedicação. Na minha família temos muitos médicos e todos eles são focados e com dedicação total. Os ganhos são fatores secundários, mesmo sendo necessários. Praticam muita filantropia. Diversos tios encerram suas carreiras praticamente nos limites, acima dos 75 anos. Tinham amor a profissão, situação que parece-me não muito atual.

    Responda
  3. edsm

    E dizer que o Bula queria liberar os diplomas de "medicina" bolivianos, paraguaios, etc. Lá o estudo é "teórico", sem prática e nem escolas com hospitais, só nas fotos dos livros, onde se faz de conta que se estuda e aprende e os professores fazem de conta que ensinam (se nem eles sabem algo)! Ai vem aqui abrir o corpo de alguém e fazem de conta que sabem o que tem dentro! Um açogueiro faz mais!

    Responda
  4. Mano

    Temos reparado uma decadência do ensino em nosso país. A Medicina lida na maioria das vezes com vidas, portanto fatais. Tem sido demonstrados descasos. A desorganização vem colaborando em grande parte, principalmente em Hospitais Públicos. Alguma coisa terá que ser feita para que como os que vem ACONTECENDO diminuam. Todas as tentativas serão válidas até atingirem uma meta aceitável.

    Responda
  5. Pedro

    Os EEUU , que tem excelents escolas, infinitamente melhores que as nossas, tem provas que avaliam não apenas os alunos individualmente, mas tambem o curso. Os paises da Europa, a Australia, a Nova Zelandia, idem Na França e na Alemanha até padeiro faz prova. No Brasil já temos problemas serios: médicos incompetentes, que eram e nada resolvem. Com a proliferação dos cursos caça-niqueis ( SEM CADAVERES, LABORATORIOS, HOSPITAIS PROPRIOS) teremos mais. a PROVA É UMA DAS SOLUÇÕES.

    Responda
  6. desiludido

    Novos cursos de medicina não deveria ser autorizados antes que se comprovasse a existência de completa infraextrutura necessária.

    Responda
    1. esculapia

      Esta 'e a luta dos conselhos de medicina ,as quais o governo releva!Autorizam mais escolas sem estrutura com a hipocrisia de se fazer acreditar que a falta de medicos em diversas regioes 'e culpa simplesmente do medico que la nao quer trabalhar,mas nao diz a verdade sobre as pessimas condicoes e falta de estrutura e ate mesmo de hospitais nestas regioes onde se 'e impossivel praticar a medicina atual a nao ser a medieval!

  7. VASCO VASCONCELOS

    Trata-se de assalto ao bolso se espelhando no cassino e/ou caça-níqueis Exame daOAB. Qualidade de ensino se alcança cmelhoria das univ, s/ instalações, equip, laboratórios, bibliotecas, capacitação dos prof; não c/ exame medíocre, p manter reserva de mercado, feito p reprovação em massa (parque das enganações), quanto maior reprovação maior faturamento R$ 72,6 milhões de fazer inveja Cachoeira, s/ transparência, s/ prestar contas ao TCU, p/ alimentar uma teia pantanosa e seus satélite

    Responda
  8. Calferr

    Não creio que uma prova após o curso seja uma ferramenta efetiva para aferir o conhecimento do recém-formado, embora seja um indicativo. Considerando a importância do curso, acredito que o ideal seria o MEC fazer avaliações rigorosas dos cursos permanentemente.

    Responda
  9. souza

    da medo ser consultado por alguns medicos recem-formados....prefiro os antigos..

    Responda
  10. zulu21

    Coitado de quem cair nas mãos desses "médicos" formados nessas faculdades de esquinas, onde se pagando não precisa nem frequentar as aulas!!! A OAB cuida para que advogados incompetentes não possam trabalhar. E quem cuida dos médicos(sic)? Estamos realmente no pior dos mundos....

    Responda
  11. Dewey

    A grande totalidade das escolas de medicina falham na parte da formação prática do médico, por falta de laboratórios adequados, equipamentos e até cadáveres com os quais os alunos possam praticar. Em vez de estabelecer testes como os da OAB que só irão incentivar a formação de cursinhos que ensinarão aos médicos a passar no teste, por que não usar o período de internação como selo de aprovação dos novos médicos, sujeitos inclusive a apresentação de tese sobre tema relevante?

    Responda
  12. caio1945

    Não resolve nada criticar os cursos de medicina. O que resolve é desregulamentar o setor: Precisamos ter opção na busca de nossa saúde e não ficarmos escravos do esquema internacional da OMS-CRM e outros do setor. Liberemos todos os tipos de profissões - o que deve prevalecer é a competência do profissional, e não a credencial dada por um ou outro orgão oficial. Quero ser tratado por quem eu tenho confiança e não pelos que o governo me deixam. Afinal, meu corpo pertence a mim ou aos burocrat

    Responda
    1. edsm

      Caio: tem muito açogueiro nas esquinas cobrando por Kg de linguiça. Fique a vontade pra se tratar com eles.

    2. esculapia

      Voce quando ficar doente pode se tratar com quem quiser os conselhos nao o obrigam a passar em medicos ou procurar hospitais ,sinta -se a vontade para operar sua coluna com o fisioterapeuta ,ou seu aneurisma com o cabelereiro ou colocar um stent em sua coronaria por um enfermeiro,afinal o corpo 'e seu ,boa sorte e sinta -se a vontade !

  13. med1997

    Como médico afirmo que muitos pacientes sofrem sequelas ou até mesmo evoluem a óbito não só pelas falta de estrutura hospitalar que é gritante não só na rede pública como na conveniada mas também pele condução inadequada dos casos mais comuns, principalmente os de emergência. Seria utopia imaginar que o governo consegueria regular de modo eficiente a atividade meio devido a grande pressão política que é inposta pela indústria do ensino quando o assunto são novas faculdades de medicina.

    Responda
    1. caio1945

      Teoria corporativista, Sr. Doutor. Com todo respeito, defendo desregulamentar o setor: Precisamos ter opção na busca de nossa saúde e não ficarmos escravos do esquema internacional da OMS-CRM e outros do setor. Liberemos todos os tipos de profissões - o que deve prevalecer é a competência do profissional, e não a credencial dada por um ou outro orgão oficial. Quero ser tratado por quem eu tenho confiança e não pelos que o governo me deixam. Afinal, meu corpo pertence a mim ou aos burocratas?

  14. silviodolce

    Finalmente.........!! Se para nós (os advogados) exige-se uma avbaliação ao final do curso, porque é que os futuros médicos não podem se submeter a uma avaliação criteriosa???? Na verdade, essa avaliação deveria ser regra para todos os cursos, SEM EXCEÇÃO! Não é incomum ouvir, ler ou saber que algum médico foi ou terá sua licença cassada porque deformou ou matou alguém por pura incompetência!!! Deveria haver lei federal nesse sentido: EXAME OBRIGATÓRIO para

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.