Educação > Projeto no Senado dobra cotas em federais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
CONTRA todos os tipos de cota. Todos iguais perante a lei. Faça o concurso e VENÇAM OS MELHORES, OS MAIS CAPAZES. Capacitem a todos, melhorem a escola pública. Cotas para a Escola Pública é RECONHECER A FALÊNCIA da escola pública. Cotas para quem quer que seja é discriminar os "beneficiados" como INCAPAZES. Vergonhoso essa tal de COTAS!!!
Absurdo. Dê logo todas as vagas e pronto, para ficarmos importando hermanos. Chega de PT minha gente.
Complementando minha publicação anterior: O governe daria uma credencial ao pai do aluna para que escolhece a escola particular onde seu filho fosse estudar, o pai iria analisar qual a escola que tivesse os professores mais qualificados e lá matricularia seu filho. Com isto o bom professor seria cada vez mais valorizado pois cada escola se ofereceria mais ganhos para conseguir mais alunos e assim por diante. Todos sairiam ganhando, menos quem só quer salário em fim de mês.
Populismo barato e politização do ensino, já que esses critérios de raça são subjetivos.FamÃlias carentes tem renda per capita de até $900? Se a classe C tem renda total de até $1.400!
Meu Deus, não tem limites. Por que não dar excelência à s escolas públicas? Por que não dar bolsas integrais pros alunos? Intenção implÃcita e óbvia do governo... Ainda tem gente que não enxerga isso?
É mais fácil manter e/ou ampliar cotas do que tentar melhorar o péssimo nÃvel das escolas públicas...se atualmente os formandos de curso superiores já não são lá essas coisas imaginem num futuro próximo...será o caos total.
A melhor solução seria ver quanto custa ao paÃs um aluno na escola pública, com toda herarquia inclusa, e comparar com o prêço cobrado nas particulares, se for igual ou menor, extinguir todas as públicas e comprar vagas nas particulares, distribuindo estas entres os necessitados. Isto, com certeza aumentaria a qualidade de insino no pais, mas com certeza desinteressa a muito incompetente, porque os competentes tem o seu lugar garantido.
Ha poucos dias se comenta na imprensa a péssima formação, em algumas faculdades de medicina, isto que este é o curso mais concorrido, exige maior prepara do candito, agora aparecem com esta aà de cotas, colocar os alunos dentro das faculdades sem preparo. A tendência não é piorar a qualidade dos profissionais?
A fórmula é simples. Não ensinamos nada nas escolas públicas e depois, como eles não conseguem entrar por mérito, uma vez que não tiveram um ensino de qualidade, criamos as cotas de todos os tipos para que possam ser alfabetizados nas Federais. Acorda Brasil!
Se tú, Galdério, votou no Paulo Paim e é alguém da classe média, que faz das tripas coração para poder pagar o ensino particular dos filhos em função da qualidade zero do ensino público, por favor pegue o relho e aplique 25 chibatadas em sà mesmo.
Nunca duvide da capacidade do PT piorar o que já esta muito ruim. O brasileiro branco, classe média, heterossexual e católico é o grande discriminado nos tempos de autoritarismo populista da estrela vermelha.
E o Brasil, a cada dia que passa, perde posições no ranking mundial da competitividade, porque será?
É muita covardia um povo não querer buscar igualdades. Fala-se muito em baixa do ensino, porém as faculdade que mais formam maus profissionais sao as particulares, feita para quem pode pagar. Ou seja, a diferença entre o bom e o mau aluno não esta na sua classe e sim na sua força de vontade.
É muito importante também que o governo se preocupe em criar um programa para que os profissionais formados através das cotas sejam tratados com igualdade no futuro.
Escrevam ai: em 10 ou 20 anos as universidades federais brasileiras estarão entre as PIORES do mundo. E isso vai se refletir em toda a sociedade, já que é dessas instituições que saem novos remédios, tecnologias, idéias, arte, tudo... Deus , mal posso acreditar nessa notÃcia! Vejam que monstros nós elegemos, vejam o quão ignorantes eles são. Não respeitam a constituição e estão preocupados apenas em se manter no poder agraciando uma parcela da população em detrimento de outras.
Completando: As pessoas tem que estar na universidade por serem as melhores, as mais capazes, e não por serem negras, Ãndios, brancos, loiros, morenos, asiaticos ou o que seja.E eu que sou branco e pobre, fiz supletivo porque tinha trabalhar, e agora vou ter direito a concorrer em apenas 50% das vagas?Não, não quero cotas para mim. Estudei muito sozinho, estou pronto para passar, mas a cada ano vejo o governo soltar uma lei que dificulta as coisas pra mim, e facilita para quem nao estudou.
É preocupante. Penso que seria mais justo estabelecer cotas a partir da creche ou do prézinho, até o final do ensino médio, para que todos os brasileiros possam conquistar suas vagas no ensino superior pelo do mérito.
E os tolos felizes com as ações populistas, nem pensam em exigir melhor ensino público. Entrarão todos na universidade mesmo, né! Pra quê aprender a ler e a escrever antes? Os números do INAf que falem.
Acabaram com o ensino fundamental e complementar na rede pública, o objetivo do governo agora é liquidar com o ensino universitário. Que todas as ordens promovam concursos em face da baixÃssima qualidade dos futuros formandos. O Governo federal é nota ZERO em matéria de educação.
teste
A pergunta que não quer calar: como ficam as cotas raciais em Salvador, uma vez que lá parece que a piramide é invertida? haverá cotas para arianodescendentes?
Em tempo: como ficam as cotas para a carteira da OAB? Se existe cota na entrada, devria existir cota para a saÃda....
Depois nós somos obrigados a assistir, como a entrevista da Globo News com o presidente do Conserolho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, um Dr. não sei das quantas, que alega querer implementar um exame para médicos equivalente ao da OAB, alegando notas baixas no exame voluntário. Mais uma vez procura-se tratar o efeito, e não a causa. Se tem faculdade ruim, como ele disse (corpo docente fraco), imagine aumentando as cotas... o que vaio sair dai?
Querem dar mais oportunidades para negr--os e Ãndios? Então melhorem a educação básica nesse paÃs. Façam com que a qualidade de ensino pública seja igual a de uma escola particular. Criem cursinhos pré-vestibular gratuitos. Deem a essas pessoas a oportunidade de disputar uma vaga no vestibular. Agora o que o governo faz é já querer dar a vaga na faculdade através de uma lei. O problema é muito mais embaixo.
concordo com você, parabéns pelo comentário.
Continuando... Se antes a sala de uma faculdade era preenchida com os melhores candidatos, essas pessoas faziam cursinhos ou estudavam muito para ganhar essa vaga, agora essa mesma sala vai ter metade dos alunos cotistas, que entraram com menos estudos e esforço, logo a qualidade do ensino vai cair.
O vestibular é uma ferramenta que garante a igualdade de todos os candidatos. Sejam eles brancos, ne--gros, Ãndios, japoneses, etc. Quem tirar a maior nota vai ganhar a vaga e pronto. A partir do momento que um determinado grupo tenha favorecimento, os demais grupos são prejudicados. Alguma pessoa branca poderá acertar 90% das questões e perder a vaga para um cotista que acertou apenas 70%. Dessa forma o sistema de igualdade não existe mais.
A educação que já é ruim, vai piorar! Ao invés de melhorar a escola pública de 1º e 2º grau, simplesmente pioram a do terceiro grau pra ficar tudo no mesmo nÃvel. Triste.
Chegará o dia em q tais medidas não serão mais necessárias e serão vistas como coisas de um passado distante, assim como a Lei do Ventre Livre. Até lá, toda forma de ataque ao ra cismo brasileiro é bem vinda.
Caro Dirceu Fernandes, esta escrito na matéria: "Paralelamente, esses estudantes devem ser neg/ros, pardos ou Ãnd/ios" (sic), será que foi alterado depois que você comentou?
Para isso existem estatisticas, para se pautar uma decisão em bases reais. Não é de achismo ou preconceitos q se faz uma nação, mas sim de atitudes necessárias, doa a quem doer.
Arimatéia, acho que vc não leu a matéria, o aumento das cotas é para os alunos do ENSINO PÚBLICO, dentre eles o "branco" pobre que vc cita.
Andy Campos, a escravidão no Brasil acabou há mais de 120 anos, portanto não há que se falar em leis que a combatam. O que está acontecendo é justamente o contrário: racista é quem defende cotas, e isso tem consequências, não é possÃvel colher onde nunca se plantou, isso é saque. Como é que fica o "branco" pobre nessa história, ou será que ele não existe?
um curso superior é para quem pode e não pra quem quer, acho que a próxima lei será extinguir o vestibular para os cotistas
Voce nao sabe mas ja existe faculdade de agronomia para filhos de sem terra sem vestibular. Então para extender aos cotistas será um tapinha. Então inexiste preconceito no comentário. Entendeu?
Um comentário totalmente preconceituoso. Tai poque a necessidade das cotas.
Isso mesmo! Que lindo! Seguimos firmemente para o abismo da mediocridade. O objetivo é a manutenção do curral eleitoral do governo atual. Meritocracia para quê? O importante é "justiça social", é permitir que os incompetentes colham onde nunca plantaram, saqueiem os mais capazes. Não ha limites para a hipocrisia socialista. Melhor mudar de paÃs.
Vc jamais pode falar em meritocracia num ambiente onde há desigualdades, isso é utopia.
Os diplomas conseguidos desta forma não garantirão bons empregos. Governar por decretos não se leva a nada, só populismo. Ficar nas lanchonetes tomando cervejas, isto sim!!!
Mas o que garante que as pessoas que tem condições de fazer uma escola particular e um cursinho serão bons profissionais e não estarão nas loanchonetes tomando cerveja.
Quanto ao projeto em partes é bom, mas necessita ser acompanhado de uma polÃtica que vise a qualificação das etapas de nÃvel fundamental e médio.
Aos que criticam as cotas raciais, entendam que não se tratam de pagamento de dÃvida histórica ou polÃtica educacional, mas uma medida antirracismo, para que negros e Ãndios também ocupem os espaços que no Brasil são em sua grande maioria de exclusividade dos brancos. Leiam um pouco mais, e não venham com esse discurso de direita recalcado.
Arimatéia José, pq quando a pessoa não faz parte do bolo ela simplesmente se recusa a ver as bases benéficas q tais propostas foram erguidas? É como a fabula da raposa e das uvas, só pq não podia comer as uvas, a raposa desdenhou e disse q estavam verdes e azedas. Tente abrir sua mente um pouquinho e verá q não há nenhum "canibalismo" em processo, e sim uma medida necessária para um mal q vem se arrastando a gerações.
Roberth Figueiredo, voce que é tão letrado e manda os outros "de direita recalcado" (sic) lerem mais, deveria começar dando o exemplo, e lendo mais. O que está sendo proposto é a espoliação pura e simples da meritocracia. Vou além, está sendo desrespeitado o direito dos menos favorecidos, sejam de que "raça" (conceito totalmente ultrapassado) forem. A palavra mais adequada para este crime contra a Humanidade (as tais cotas) é: canibalismo, mas também poderia ser saque, puro e simples.
É atributo do bom adminsitrador estabelecer prioridades. No Brasil saúde e educação não são prioridades para nossos péssimos administradores. C ota rac ial é atestado de incomPTência e compra de vo tos. Bem ao estilo dos cor onéis nord estinos do sé XIX e XX.
Concordo com o atestado de incompetência, só não entendi esse negócio de coronéis nordestino, já que a maioria das organizações militares estão situadas na região sudeste. Se você for preconceituoso com os nordestinos é bom se preparar.
Tornar igual os desiguais??? Não existe isso! O mundo sempre será desigual comparando competências.O regime que "dizia" tornar igual os desiguais era o comunismo. Me explique onde deu certo! Vou mais além: Explica, NO MUNDO, onde cotas deram certo.
Errado, isso chamasse tornal igual os desiguais. Vc não pode comparar um aluno de ensino público com um do ensino particular. Cabe ao tema um dos principios do direito "tratar os desiguais conforme suas desigualdades".
Nilo M. desperta! "todo poder emana do povo, e em seu nome será exercido". A Constituição é bastante clara, o Poder é do povo, mas ele NÃO o exerce, ou seja, o próprio povo assina uma Procuração em Branco quando vota. Os polÃticos são mais espertos do que a gente imagina!
Faço parte do pessoal de classe baixa e, realmente, o que precisa ser mudado é o ensino público (fundamental e médio). Podem criar cotas o tanto que for, o paÃs só piorará (com o ensino que é oferecido) com esta seleção de pessoas que não estão preparadas para o ensino superior, o Brasil só tem a chegar a a decadência. O governo engana o povo e a mÃdia auxilia nisto. Eu trabalho para pagar cursinho, infelizmente. A realidade você aprende fora do que é oferecido pelo governo.
Pois é, porém, deve se levar em conta q o processo para seleção do candidato cotista está dentro do universo de outros cotistas igualmente desejosos dessa vaga. O importante não é QUEM vai entrar, pois a dificuldade será igual para todos, e sim QUE HAVERà UM NE GRO NA FACULDADE. O objetivo principal de todo esse processo é destruir essa barreira criada pelo ranço rac ista brasileiro.
Belo argumento, Andy. Respondeu tudo.A vaga do capaz que este cotista tomou, não conta né? A produtividade brasileira agradece.
Pelo q eu sei, cotas em um a faculdade federal não garante q o aluno pegará o diploma, simplesmente abrirá as portas para sua entrada. Lá dentro, se ele não fizer por merecer será excluido naturalmente como qualquer outro aluno. Essa aversão mesquinha dos q são contra as cotas tem tanta base lógica quanto o rac ismo brasileiro
O Projeto não pode parar. Já destruÃmos as Escolas Públicas de primeiro e segundo grau; agora vamos acabar com as Universidades, nivelando tudo por baixo, do ensino aos salários.
Se o Estado puder propiciar escolas públicas de ensino fundamental com a mesma qualidade das privadas , não será necessário aumento de cotas , já quem veio de escolas privadas pode cursar faculdades privadas feito a universidade Católica , cuja mensalidade gira em torno de 1.500 reais , e ainda podem usar o crédito educativo ou tentar uma bolsa no exterior , quanto menos pobres , menos problemas , se não se pode fuzila-los a saÃda é inseri-los
Constituição federal do brasil,parágrafo único,Todo poder emana do povo,que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente pelo povo,o povo pode pedir plesbicito,voto popular ou referendo nas leis criadas pelo congresso nacional,seja até as que estão em vigor e votar sim ou não nessas leis.
Então vamos fazer o seguinte: 90% ficam para os afrodescendestes de cor escura (sim, porque até os de cor clara são afrodescendentes). E os 10% restantes ficam para o resto. Idem para vagas de empregos, tudo. Sem meritocracia, sem levar em conta vontade, intelecto, inteligência, nada. E aÃ, v. digam o que vira o mundo. Em tempo, antes que imbecis me acusem de racista, o que não sou, informo que apenas sou a favor dos mais capazes, independente da cor, credo, raça ou religião.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Projeto no Senado dobra cotas em federais Voltar
Comente este texto