Painel do Leitor > Comandante da Polícia Militar de MS repudia artigo sobre fim da PM Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou da opinião que a polÃcia militar deve acabar. Uma polÃcia despreparada para lidar com as situações atuais, não se reciclou e nem se modernizou, claro, em parte por culpa dos nossos mandatários. O que eu sempre vejo e o que já vivi, e que, quando recorri a polÃcia militar nunca fui bem atendido. Os PM´s usam a truculência desmedida, vivem de propinas, são cheios de vÃcios "institucionais", estão sob a égide de regras próprias que não alcançam a sociedade civil, sem falar da transparência.
A quem interessa o fim das PMs ? quem , quem , ....
Segundo o Jornal, é a ONU
Quem não gosta da polÃcia é bandid0.
Isso mesmo comandante ta certinho. E a f0lha tinha que parar de ficar dando espaço para textos comunistas aqui, isso causa ânsia de vômito.
Lógico, ele vai dizer que é a favor?
As pessoas que pedem o fim da PM e vivem em um mundo de fantasia nunca estiveram na posse de meliantes sob mira de uma arma de fogo. A PM existe como é por necessidade nossa. O dia que não houverem mais bandidos, não mais haverá necessidade da PM. Portanto ao P.M. ainda estará prestando serviço a sociedade por um bom tempo.
A verdade é uma só, ou o mundo todo esta errado, pois não há PolÃcia Militar para se garantir a segurança pública, ou o Brasil está certo.....................assi m, a Inglaterra, Estados Unidos, França e etc estariam completamente enganadas em seus sistemas internos...............bom, essa é a minha singela opinião.
IncrÃvel como brasileiro só gosta de copiar o que não presta, porque não copia o sistema educacional, o sistema de saúde, a renda per capita dos paÃses citados?? Quem sabe quando tivermos o nÃvel de desenvolvimento desses paÃses possamos pensar em copiar sua polÃcia.
Militares devem se relacionar, quando em atividade, é claro, com outros militares, esta é a lógica da sua estrutura. O trato com uma população civil deve ser feito por civis, pois são os iguais que acham uma solução mais adequada, os pares julgam, agem, se harmonizam, discutem, com seus pares, isso é a coerência das soluções de um meio.
A filosofia militar não se coaduna com a filosofia de uma população civil,ao contrário, se harmoniza com a filosofia de outros militares. A agressão a ser repelida pelos militares é somente, e, nada mais, a externa. Quando militares agem repelindo uma agressão interna, seguramente, o sistema de governo é o chamado de autoritário.
Prezado Coronel, o problema não é a polÃcia, e sim numa polÃcia ser militar . A polÃcia é um órgão de suma importância, não só no Brasil, mas no mundo. Não há, no mundo, a não ser no Brasil, uma PolÃcia Militar, a penúltima foi extinta em 2008 no Vietnã. Militar é de suma importância para se garantir a soberania de uma nação, mas não para assegurar uma segurança pública interna.
Pelo tipo de professor que lá leciona, é mais necessário extinguir a USP!!!
Assino em baixo do repudio do Comondante da PM de MS ou qq outro q tenha a mesma linha de pensamento e atitude, porem gostaria de destacar q tb não concordo com a matança da Policia Militar, acredito q pessoas com problema e ou atitudes ante sociais deva ter sua sentença de morte decretada pelo agente da lei, pois este são e deve ter técnicas especificas para lidar c/ os conflitos atualmente vividos por nossa sociedade e comprometida c/ as promeças de campanhas eleitorais, deve prevalecer a
A sociedade brasileira não quer e não precisa desta polÃcia(PM)retrógada,lotada de cargos militares que de nada servem para uma instituição policial, servem somente para o exército, pois acima de sargento, todos os cargos são repetitivos, com funções mal definidas, oneram o estado e faz que os verdadeiros trabalhadores, o que realmente trabalham, os soldados, cabos e sargentos ganhem muito mal, pois trabalham por todo o resto. Tal polÃcia possui "só" 24.000 policiais "administrativos"
Então sugira uma solução melhor, espertalhão! Se criar outra polÃcia, de outro jeito, talvez vc também não vá gostar. Se não gosta de polÃcia, quando vc for assaltado ligue para o Homem-Aranha!
Sou policial militar há 13 a. e também não abandono ou "peço" baixa como alguns sugerem, pq não tenho dÃvida com os tais e o q tenho, primeiro dou graças à Deus e depois ao meu trabalho, conquistado através de um concurso. E daqui tiro o sustento da minha famÃlia; Se não o fosse abandonaria essa admirável e ao mesmo tempo incompreendida profissão, devido a algumas condutas e assédios autorizados até mesmo via CF/88. ..."aos militares...." . seja militar 1 dia e conhecerá o q digo.
Caro Trovão,seu comentário é o mais sensato entre todos.E acrescento,o PM "acha" que tem autoridade sobre os civis,e na primeira oportunidade,por qualquer motivo,tenta humilha-lo,tapa na cara,etc.Sempre acha que o civil é seu inimigo e tem de ser executado.
Ninguém quer o fim das PMs, o que se quer é que deixem de ser militares. Essa estrutura militar faz com que policiais pensem ser soldados, e que qualquer um pode ser o inimigo a ser abatido. O resultado, todos sabemos. Policial não é soldado, e violência urbana não é guerra.
..." Não se pode macular a imagem da policia ... " no Brasil é tipo dizer a qualquer inteligência mediana : " Não de pode macular a imagem dos politicos brasileiros "... 500 anos de piada sustentada.
Esquecem que temos nÃveis endemicos de criminalidade no Brasil, é a estatistica, e não um caso ou outro isolado de PMs descontrolados. Só no Brasil esse sofismo de ´não podemos generalizar os politicos´ ou ´não podemos generalizar a conduta da PM´ funciona a 500 anos sistematicamente segundo os maiore e melhores sociologos dos Brasil e do mundo, o que invalida a reportagem inteira. Agora acabar com a PM é piada mais miseravel ainda, mais ignorante ainda. Os jornalistas escrevem mas não leem.
No Brasil quem gosta de policial é delinquente, pois é sua proteção, onde recebe as armas, onde paga pra traficar sem ser preso pelo lado honesto da policia. Desde criança somos ensinados a ter medo de policia pois eles são descontrolados, agora acabar com a PM, só pode ser de forma figurativa, claro. Nem preciso ler o texto do Prof pra saber q o q ele diz é figurativo, acabar com a corrupção, com os baixos salarios, com as armas de quinta categoria que dão a eles, c/ a falta de preparo ment
E vc conhece o funcionamento da polÃcia civil?
A formação dos policiais militares no Brasil está totalmente equivocada e esse erro deveria ser corrigido, sendo, criada uma nova polÃcia com algumas semelhanças, mas, sem qualquer caracterÃstica militar. Seus integrantes fariam serviço ostensivo, com uniformes e equipamentos adequados, mas, sem nenhuma formação militar. Deixemos o militarismo(algo inútil nos dias de hoje) para as forças armadas.
O comandante diz muitas coisas respeitáveis, corretas e que é bom lembrar. O grande senão é que ele não entendeu o cerne da posição do Prof. Safatle: não se trata de extinguir toda uma instituição policial que por acaso é militar. Trata-se, sim, de remover o caráter militar dessa polÃcia, que carrega consigo um autoritarismo absoluto, o sentimento de exceção em relação à vida civil, e a entranhada visão de que aquele que se deve coibir é um inimigo.
Concordo c/ sua opinião e gostaria de completar c/ alguns fatos q poderiam marcar esse carater de autoritarismo a ex. de 1 viatura de policia (civil ou militar) estacionar sobre calçadas ou lugares outros q para o cidadão e irregular passivo: mutas e ações corretivas (recolhemento do seu veiculo ao patio) alem de ser duramente penalizado financeiramente e ate caçar a sua CNH, o exemplo das boas praticas deve ser tb de quem exercer o poder de POLICIAR os atos de seus infratores e responsabili
Por isso que quando a gente é criança, na europa a policia é nossa alida, nos EUA, no Brasil, a gente aprende a ter medo deles igual a bandido. Não adianta quererem abrandar o tema, aqui policia e bandido se misturam, e a generalização não é um exagero ou mera impressão, ou pré-conceito. PELO AMOR, VEJAM AS ESTATÃSTICAS.
A estética militar não é obstáculo para nenhuma instituição policial, pois várias policias do mundo têm esta mesma estética militar, principalmente na Europa.
Já fui abordado por PMs e ameaçado, mas nem por isso concordo com a extinção... é um MAL NECESSÃRIO, melhor deixar como está se não, bandido vai deitar e rolar, esse professor m a l u c o com certeza nunca foi assaltado com uma arma covardemente apontada para cabeça dele
Me uno a ele nesse repúdio. Queria ver só o tamanho da M. que esse paÃs estria não fosse a PM, pois a polÃcia civil além de se mostrar como uma das mais corruptas do mundo (experência propria) e uma das mais inoperantes também. A civil que acabe e logo, cheio de "toridades" narcisistas e encostadas.
Muito fácil repudiar um artigo que fala sobre o desastre que é o preparo de policiais todos os anos no paÃs, resultando em operações totalmente equivocadas. Queria ver o comandante aà propor novas formas de preparação da polÃcia, principalmente na questão psicológica, ou, melhor, propor soluções para a redução da criminalidade e demais problemas sociais. O fato é que a polÃcia não passa de uma organização corrupta, que se vale do poder investido pelo Estado para coagir os cidadãos,enfim,fasc
Você deveria conhecer mais as PM do Brasil.
Este coronel que publicou este artigo deveria se preocupar com seu dificultoso trabalho de ser coronel em Mato Grosso e párar de se meter nos assuntos dos outros Estados. Só quem é policial sabe o que e de que ele está falando e defendendo. Coronel, vai caçar um serviço aà no Mato Grosso e deixa de proferir besteiras que machuque a vista do leitor e sangre a mente do receptor dessa bizarrice hedionda, utópica, eivada de ideologias radicais que estão morrendo junto com os resquÃcios da ditadu
Para as tropas da PM nada muda até melhora, pois o esquema de comando e organização nao contemplarao uma rigidez militar que so serve para deixar botas lustradas uma policia eficiente e fardada, mas civil parece ser muito mais coerente com uma sociedade democratica precisamos ter a coragem de dar esse passo A continuidade da PM so interessa a coroneis e seus associados
Estuda mais um pouco e vai conhecer as outras instituições policiais do mundo. Muitas que não tinham a estética militar, estão incorporando esta forma de formar, treinar, coordenar e controlar as instituições.
Lamentavelmente, a populacao é refem de conceitos que nao ententem, quando apoiam a continuidade da existencia da PM, estão sim apoiando os privilegios dos oficiais coroneis, A PM tem métodos de abordagem e trabalho que são simplesmente incompativel com o mundo moderno Sobra força e falta cérebro, a policia do seculo xxi deve ser mais inteligente e menos truculenta, senao não havera saida
O que eu não entendo como POVO é: Quem me defende????????
Grande observaçäo: o povo näo entende o que defende! À altura da corajosa e inteligente proposiçäo de acabar com a PolÃcia MILITAR, trocando-a por força CIVIL, essa sim, mais acorde com os princÃpios democráticos e mais controlável. É algo difÃcil, que acho näo estar à altura do Brasil medieval em que vivemos, mas é passo necessário.
Paises verdadeiramente democraticos nao tem uma PM nas ruas, as regras militares se aplicam em quarteis e nas forças armadas; A PM é o monstrinho da ditadura, é uma coisa velha do seculo, do milenio passado O mundo muda com enorme velocidade e ainda estamos presos aos conceitos da geraçao baby boomer. Não dá certo, as novas gerações querem o novo, A PM é arcaica e corporativistas, principalmente seus oficiais, que como dito, nada sabem de policia preventiva
Adonis, vc não conhece as estruturas das policias fora do brasil. Dá uma estudada para você ver como as outras policias estão estruturadas, pois asim vocÇê não fala bobagem.
acabar com a PM no brasil talvez seja o primeiro passo para se ter uma policia verdadeira acabar com a PM nao significa e nunca significou, acabar com a policia, significa sim acabar com os privilegios de muitos oficiais coroneis que nada entendem de seguranca publica acabar com a PM, talvez, seja a açao mais extraordinaria no melhoramento da segurança publica pena que isso é muito dificil de acontecer e que a populacao nada enteda desse tema
Os PM ocupam cargos por que são competentes e dedicados ao trabalho.
Concordo e vou além... a PM agora está ocupando em massa cargos da administraçao pública que antes pertenciam a civis, especialmente nas subprefeituras onde quase todos os subprefeitos e secretários sao PM. Eles nao apenas nao entendem nada de segurança publica enquanto corporaçao como vem infiltrar sua direçao torpe sobre o tema na administraçao do Estado. PM virou força politica.
NÃO Hà NECESSIDADE DE TERMOS DUAS POLICIAIS DENTRO DO MESMO ESTADO. DEVERIA UNIFICAR A PM A CIVIL E CRIAR UMA NOVA POLICIA, VALORIZANDO SEUS QUADROS, DANDO ESTRUTURA E SALARIOS DIGNOS. DE NADA ADIANTA DUAS POLICIAS CAMINHANDO EM TOTAL DESACORDO UMA COM A OUTRA.
Sr.Dimas,por mais que tente defender a existencia da PM,mais distante ela fica da sociedade.Sua Existencia só interessa aos coroneis.Nos Eua só tem uma policia,alguns usam fardas no policiamento ostensivo,respondida sua pergunta?Na europa,mesma coisa,com exceção da polonia que tem uma só(fardada)oriunda dos tempos soviéticos.PM é coisa de paises subdesenvolvidos,veja o Egito,lá é PM também,presta? Perdeu uma boa oportunidade de ficar calado.
Quantas policias tem nos EUA?
Os únicos interessados em acabar com a P M Paulista são aqueles que aparelham as universidades e empresas públicas a serviço das organizações de esquerdas (leia-se P. T.). Esse professor é um deles, que devia ser demitido a bem do serviço público e da segurança de S.Paulo.
A POLICIA MILITAR TU-KA-NA QUE VC DEFENDE TEM COMO SALARIOS O CORONEL GANHANDO 26 MIL REAIS E O SOLDADO GANHANDO 2 MIL. ESTA MESMA POLICIA QUE É CAMPEÃ EM MO-RTES. A PM TEM QUE DEIXAR DE SER MI-LITAR. É UMA POLICIA CRIADA NOS TEMPOS DA RE-PRESSÃO. QUALQUER PM HONESTO, QUE SÃO A MAIORIA DENTRO DA CORPORAÇÃO DEFENDE O FIM DA PM E A SUA UNIFICAÇÃO A CIVIL. CRIANDO UMA POLICIA MUITO MAIS EFICAZ.
A PM não precisa ser extinta, mas têm que passar por uma grande reforma em seus quadros. Novos concursos, com testes mais rigorosos para ingresso na instituição. Não se pode admitir que um sujeito que não tenha o minimo de educação e equilibrio emocional venha se tornar um agente da lei. A sociedade paga, mas quer segurança e respeito.
Sou cabo da PM e também concordo e desejo a extinção destas corporações. Posso afirmar que os abusos praticados começam dentro dos próprios quartéis, são oficiais abusando e ameaçando de forma velada seus subalternos. Sinceramente, só não abandono minha carreira, pois tenho filhos para criar.
Este PM deve ser daqueles que não trabalha ou trabalha de forma errada e fica chupando o sangue dos companheiros. Faz as coisas erradas e quer ficar numa boa. Na PM não tem isso não.Ou trabalha direito, ou vai para a rua. Faz coisa errada e depois fica dando uma de coitadinho. Cai fora da PM, pois você envergonha o resto da sua corporação.
Cara, não entendi qual é a tua velho aha ha ha ah ah ah
Este sim é um comentário que merece atenção! Se é verdade que o Sr. é cabo e sendo verdadeiro o seu relato, creio que vocês deveriam trazer a público todos os fatos, denunciando o que não podemos ver. Vocês que conhecem a coisa por dentro, podem saber como é que tudo acontece e porque as coisas estão como estão. Grato!
Parabéns. Simples, sóbrio, direto e objetivo. O desejo de anarquia se reflete em opiniões como desse cidadão que não deveria ser um "Professor", pois um PROFESSOR deseja Ordem e Progresso na alma dos alunos, enquanto esse, citado no discurso acima, deve querer morte e medo. NÃO EXISTE SOCIEDADE SEM MILITARES de qualidade que lutam diáriamente para defender o povo!
Parabéns pelo artigo Sr. Comandante, mostra que a policia militar não deve acovardar-se, diante de idéias estupidas e sem sentido como a desse professor, é uma ofensa ao professorado brasileiro uma pessoa como essa ter o titulo de professor, depois de proferir uma idéia tão estupida e erronea, mostra a falta de conhecimento desse elemento, os policiais militares são importantes para a sociedade.
Interessante que a vc chama a idéia de estúpida e erronea mas nao contrapoe nada. Pela forma como desqualifica a opiniao do professor percebe-se que nao entende nada sobre o caminho de dedicaçao ao ensino e pesquisa necessario para formar um professor livre docente na universidade. O professor Vladimir não é uma voz solitária no meio acadêmico, nas áreas de humanidades acompanha-se a muitos anos nao só as atividades da PM como do escalão acima dela e as opiniões são razoavelmente qualificada
O comandante também se utilizou do contexto da maneira que melhor lhe serve. Não é acabar é desmilitarizar. A ninguém, em uma democracia, interessa manter uma corporação que treina militarmente e julga atos de seus componentes, segundo suas próprias regras. A policia que realmente protege, deve ser gerida e julgada nos seus atos por representantes da população civil. É inegável a importância desses valorosos soldados, contudo, a maçã podre deve ser retirada. E não são seus pares que irão ret
Caro colega, vc já viu um médico julgar um engenheiro que fez um cálculo errado? Ou um engenheiro julgar um médico que dosou uma dose errada de certo medicamento a um paciente?
Descupa ao comandante. Mas Vc nao entendeu nada. Nao q vai acabar com policia, mas sim mudar a forma de treinamento, abordagem, hirarquia. Juntar as instituiçoes, civil e militar, e ser uma so, porem, mas eficaz. Ai modelos europeus MUITO melhores, q esse nosso. Pq?? Pq acaba com esseexcesso de comandantes, q nao comanda nada. Vcs custam muito caro, para fazer nada. E com novo modelo, vcs nao servem, sao ultra passados. Ai da sua
Voce tem razão certo ponto mas inverte a ordem dos fatores: a desmilitarização da PolÃcia não é resultado do que voce chama de wellfare state, é uma de suas condições. A relação nós brasileiros estabelecemos entre polÃcia e sociedade é algo que nos mantém atrasados enquanto sociedade de direito, num ciclo continuo de deseducação civil. Temos avanços em várias áreas, esta é uma que insiste em ficar para trás.
Desculpe-me, mas a Europa não é parâmetro para a discussão do caso. Lá quase não existe divisão de classes. o Wallfare state funciona muito bem e a percepção de justiça está em patameres que nem em sonho imaginamos pra cá. A questão de segurança pública no Brasil perpassa pela homeostase social. Temos a polÃcia, os polÃticos e o Estado que merecemos e seria assim em qualquer lugar do planeta se a sociedade e o Estado se comportassem como se comporta aqui...
Claro que ele repudia..vai querer perder a boquinha e deixar de ser otoridade kkkkk inutil
Comandante parabéns. Estes professores, especialistas e instituições que supostamente zelam pelos direitos humanitários, estão por fora. Em tudo que fazem, distorcem o fundamento básico dos tratados, a serviço do crime organizado. População brasileira vamos acordar........
quando voce ou alguem de sua familia, tiver seus direitos desrespeitados por algum desses soldados, voce entenderá o que os "professores, especialistas e instituições que supostamente zelam pelos direitos humanitários" estão de fato defendendo. Talvez até comece a entender, o que são direitos humanos e como se constituem.
Para esse verme mudar de opinião basta um ente querido seu cair nas mãos de sequestradores, estupradores, bandidos.
A PolÃcia Militar e PolÃcia Civil deveriam ser fundidas numa única corporação: A PolÃcia. Em verdadeiros Estados Democráticos não existe PolÃcia Militar com as funções da nossa: patrulhamento e manutenção da ordem pública. Veja os exemplos dos EUA, Inglaterra, Japão, Alemanha. PolÃcia Militar como a nossa é herança de perÃodos ditatoriais. Além disso, quem conhece os bastidores das polÃcias sabe que os membros de uma corporação (militar) odeia os da outra (civil) e vice-versa. Apenas se tole
Conteúdo pragmático: a PM de SP tem cerca de 100 mil integrantes???Alguns poucos detalhes: entorno de 20 mil estão no corpo de bombeiro e na polÃcia rodoviária.Outros 5 mil sob atestado médico. 50% da tropa com direito a aposentadoria sem condições de estar em ação.Não poucos "detidos para averiguação" devido a relacionamentos espúrios e significativo número que não recebe nem salário nem treinamento adequado a função. Sem mencionar os milhares em funções burocratas. Nas ruas: uns 30 mil? /
Só este ano até o momento já morreram 38 POLICIAIS, vou traçar um paralelo com o Exercito Alemão no Afeganistão, em 10 anos 52 baixas, ou seja, imaginem Sampa sem a PM, esse ´professor´ é um sujeito que não merece crédito, esquerdopata, vive de estatistica, mundo real não funciona com 0 e 1, é bem mais complexo, existe algo chamado FATALIDADE. A PM é SÃmbolo da História de São Paulo, ela contém a memória dos Valores da Revolução de 1932, do povo paulista/paulistano. Aprenda isso Aloprado. /
As lamentáveis morte de polÃciais em serviço são consequência de falta de treinamento adequado para enfrentar os deliquentes. Além do péssimo salário que recebem nem aulas práticas de tiro ao alvo fazem parte da rotina e muito menos noções essenciais de tática e estratégia.
Infelismente estamos vivendo em um pais que o errado é certo. Inverssão total de valores, isso nos custará muito caro, espere e verá. O que será que iria acontecer se a PM cruzasse os braços, gostaria muito de ver isso acontecer, só para ver o que aconteceria.
São os absurdos de inconsequentes quererem acabar com as Polciais Militares.Se com eles a coisa já está feia, imaginem sem eles!
Para quem nunca saiu do Brasil a criação de um nova, reformulada força policial deve ser absurdo, onde já se viu fazer algo em prol de todos nesse paÃs? O que precisamos é de uma polÃcia completa, visto que atualmente muito do que cabe a PolÃcia Civil é feito pela PolÃcia Militar. Agora pergunto, a polÃcia tem que ser militar por quê? Quem é contra serviu à patria? Eu servi! É complicado vivenciar a linha dura do quartel e ser "bonzinho" na sociedade.
Edn Edn, ser bonzinho não é ser conivente. Ser bonzinho é não ser truculento quando não há necessidade. como ma/tar inocen/tes ou plantar provas criminais para se desvencilhar de um erro cometido em ação. Um militar tem que se preocupar com isso pois responde a orientação militar. Se a policia for Civil, responde a sociedade. A pressão sobre o policial diminuirá pois as regras sociais são mais brandas que aquelas estipuladas da corporação. a policia tem que ser desmilitarizada.
Caro André Oliveira, Em relação à "linha dura do quartel" que você se refere fica claro que ela é aplicada para manter o controle administrativo e disciplinar do pessoal, porém o policial não está na rua para ser "bonzinho" e sim agir com simpatia (o máximo possÃvel), e sempre na legalidade. Os ataques que a PM recebe são muitos pois é ela a polÃcia de emergência que é lembrada quando algo de ruim acontece. Como se investigar e prender quem já praticou crimes não preveni-se novos acontecimen
O professor está certo, a PM precisa ser extinta pois tem uma cultura militar que não funciona para a segurança da população civil. Muitos erros, muitos desvios, muita falta de bom senso, instruções erradas, etc. A polÃcia civil deveria cuidar tanto da parte da investigação quanto da ronda ostensiva.
Por quê esse professor estúpido não preconiza o fim do Congresso Nacional Brasileiro,então?
e o que seria posto no lugar? Uma monarquia? não me faça rir....
Congresso Nacional brasileiro é o certo.
PolÃcia Militar precisa servir ao Exército e as Forças Armadas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Comandante da Polícia Militar de MS repudia artigo sobre fim da PM Voltar
Comente este texto