Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Madureira

    Eu acho esse papo de pardo legal. Por outro lado, os que, até hoje, tiveram (e continuam tendo) oportunidade no Brasil não souberam aproveitar, afinal ainda somos um país atrasado. Por que são poucos os negros nas Universidades Públicas?  Sou a favor das cotas.

    Responda
  2. williamas

    A cada dia que passa os argumentos contra as ações afirmativas vão caindo por terra, um a um. Agora, para a nossa estupefação, aparece o argumento de que as cotas empobrecem a "variedade cromática e poética" da miscigenação racial brasileira. Parece piada, mas é desespero puro de setore regressivos que começaram a atirar para todos os lados.

    Responda
  3. elvio

    "...o Congresso nos ameaça..." Ameaça uma elite branca que sempre foi privilegiada e não deseja uma sociedade mais justa e com menos desigualdade. As ações afirmativas já estão dando seus resultados e em breve teremos mais médicos, advogados, engenheiros etc. não brancos em nossa sociedade. Coisa rara de se ver hoje em dia.Ps. Os cotistas tem tido desempenho igual e/ou melhor que os não cotistas.

    Responda
    1. Mikail

      Como definir a "cor" das pessoas? É uma sandice no mínimo absurda!

    2. Martha Verissimo

      Verdade. Tudo isto tem sido comprovado por centenas de estudos empíricos sobre os efeitos no desempenho acadêmico e profissional de cotistas e não-cotistas. Mas quem carrega esse debate no Brasil são an-alfabetos estatísticos que provavelmente sequer são capazes de achar e ler esses estudos. Falam portanto na base do achismo e das emoções. O Brasil precisa das cotas. É absurdo o nível de segregação ra-cial que existe nesse país.

  4. maria riber

    Eu apoio a política de cotas.

    Responda
  5. Martha Verissimo

    Uma pena que quem escreve sobre esse tema (ações afirmativas com cotas) fala de olherada e nunca procurar ver o que a literatura acadêmica tem a dizer. 1. Estudos com dados brasileiro mostram que o desempenho dos cotistas ne-gros é pelo menos tão bom quanto o dos não cotistas controlando-se pra diferenças de background. Logo, o argumento de que a qualidade vai cair é falso. 2. Estudos nos EUA onde essas AAs existem há décadas, mostram que AAs promovem a mobilidade social e dilu

    Responda
  6. Depaula

    O tema desperta 'bons argumentos' de contrários e favoráveis. Falsa aporia. Com todas imperfeições e perversidades ainda é dos males o menor. São didaticamente imprescindíveis; Já o sucesso de cotistas, irrelevante. A tentativa de reparação inibe outros prejuízos e gera 'equilíbrio'. O parâmetro ideal seria a 'pobreza', que demora na escola pública... Em tese, pois à medida que a pobreza aumenta o percentual de negros cresce muito mais. A experiência dos EUA foi nos EUA e no contexto dos EUA

    Responda
  7. fernando66

    sou aluno de um instituto federal e o assunto de cotas ainda provoca discussões acaloradas em sala de aula. Assunto duro, que devia ser mais debatido...essa mulher, a tal Lobão, não tem é noção...melhor acertar com o s professores para não haver greve todos os anos...

    Responda
    1. Martha Verissimo

      O debate é acalorado pq é baseado em em reações emocionais ao tempo, e não uma discussão dos dados. De q forma, a opinião de adolescentes não importa. Importa sim, que alguém explique pra eles didaticamente pq implementar as cotas por um certo período importa.