Tostão > Torcer e entender Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Catigeró Oliveira

    Nossa cultura, infelizmente, não se baseia no mérito.

    Responda
  2. caliman

    Há comentarista e pretenciosos, muito mais pretenciosos que comentaristas. Alguns primam pela capacidade de dizer besteiras e a Globo ainda lhes paga polpudos salários. Quando tenho oportunidade é claro, troco o canal, não compro o jornal e nem a revista.

    Responda
  3. sergioc

    Tostão, um cara com o seu bom-senso, em pouco tempo vai estar comentando qualquer esporte com um mínimo de equilíbrio. Quem dera todos os profissionais da mídia fossem como você. Gostaria que você desse uma olhada no meu blog esportecapital.blogspot.com e dissesse o que achou. Tenho blog de tudo o que é assunto: cinema, bolsa de valores, tecnologia da informação, esporte, e escrever pra mim é uma espécie de terapia.Um abraço!

    Responda
  4. Papaléguas

    Esta é a opinião do Tos-tão. Ele deveria ter citado o nome do comentarista que tinha isso e aquilo mas que não entendia de futebol. Senão, nem deveria ter tocado no assunto. Eu, por exemplo, não encontrei ninguém que enxergasse mais futebol que o ex-jogador Mári0 Sérgi0 P0ntes de Paiva.

    Responda
  5. yopa

    concordo , quase plenamente com o Dr. tostão , tirando o fraco e bairrista mauro cesar , aqueles que ele citou são os que se salvam nesta tv , sensacionalista , tendenciosa e bairrista .ex-jogadores e ex arbitros cpmentando é um festival de besteiras incriveis.

    Responda
  6. flaca

    Tem emissora que, pelo fato de deter os direitos exclusivos de transmissão de um evento, acha que não precisa investir na equipe.

    Responda
  7. Carlos

    os apresentadores da gazeta que o digam.

    Responda
  8. maviso

    Tem comentarista que fala tanto de tática e jogadas que tal time está aplicando mas, nem mesmo o técnico e os jogadores combinaram ou tem conhecimento do que falam. Chutam bem!

    Responda
  9. lorde

    Caro Tostão, voce tem total razão, o que tem de ex-jogador que não consegue se expressar por falta de oratória e capacidade, dando palpite na televisão, é brincadeira.

    Responda
  10. Emerson Braga

    Estou de acordo. O brasileiro ficou acostumado a receber a resposta completa, definitiva. Não aceita indícios ou suposições. E, pior ainda, está vendo aumentar o número de comentaristas torcedores, que declamam mantras do tipo "vai Brasil", "tem que ter garra" ou "tem que botar sangue". O sucesso se constroi com mais esforço e menos torcida.

    Responda
  11. walter

    realmente o tostao tem razao outra coisa que no brasil precisa acabar e com os tecnicos retranqueiros se nao no brasil nao havera mais bom jogador nenhum tirem da televisao todos os comentaristas que so falam abobrinhas

    Responda
  12. rustoncm

    Tostão, você foi muito feliz no primeiro parágrafo. Eu apenas mudaria o título, pois não é apenas na TV que jornalistas ou ex-atletas adoram dar pitacos em diversas modalidades. Apenas para ilustrar, os blogs são espaços destinados por portais da internet para que jornalistas expressem seus comentários, permitindo que os internautas postem suas opiniões. É muito comum, sempre dentro do respeito, que diversas opiniões deixem de ser publicadas, só pelo fato do internauta discordar do jornalist

    Responda
  13. campos

    Sua análise é perfeita.A meu ver ocorre que o que assistimos nos jogos de futebol é a dissociação do objetivo do jogo - que é o gool - e o que é treinado e praticado pelos atletas nos treinamentos.Também não fecham com o que é dito e mostrado pelos treinadores nos preparativos.As coréias se frustram com isso.Talvez as intruções e diálogo entre técnicos e atletas não são entendidos.Quem sabe ?

    Responda
  14. reinaldo

    Menos...tem muita gente boa na televisão, bons comentaristas, nao só os amigos da Espn...incrível a facilidade como se nivela todo mundo por baixo..vamos respeitar o trabalho dos profissionais, começando por avaliar sem isenção.

    Responda
  15. Senta bota

    Existem os ufanistas, os torcedores, os secadores do time alheio, os eternos mal humorados e também uma especie nova, os ex jogadores na miséria e precisando de uma ajuda. Da gosto ouvir comentários de quem entende do que está falando, mas isso é raro em nossa TV aberta e mesmo da fechada em tempos em que os melhores estão em Londres. Quem se propoe a trabalhar na transmissão de um evento esportivo, deveria ao menos ler sobre a modalidade de esporte que vai ser transmitida.

    Responda
  16. Mariza

    Tostao v. esqueceu de enaltecer 2 comentaristas: Jose Trajano, na minha opiniao, o melhor de todos, e por um motivo de humildade... se esqueceu de v. mesmo, que alem de brilhante ex-futebolista eh um fantastico comentarista do "mundo da bola".

    Responda
  17. davi1961

    Esse jogaria hoje em qualquer time top do mundo, gênio, jogador à frente de seu tempo, Craque!!!

    Responda
  18. wil

    Tostão, como sempre, disse quase tudo ! Não terminaria com o Junior. Até o Caio ou Muller ... É uma questão de opinião. No ritmo adotado, não caberia esse 'finale'. Comentarista 'genérico', não houve e não há nenhum como o Armando Nogueira. Agora, de futebol, concordo com os exemplos, a exceção do último. Limites que também afetam os técnicos do esporte 'bretão' ... Aprenderam 'de ouvido', na velha tradição oral ('pré-histórica') e a maioria, não consegue romper seus próprios limites !

    Responda
  19. Leonardo Gusmão

    Caro Tostão, incluo nesta lista de comentaristas esportivos o Dácio Campos (tênis). Ele é muito didático nas explicações.

    Responda
    1. NICO

      Pode crer, Leonardo. Para quem não conhece nada de tênis, e para quem joga e é apaixonado por tênis como eu, Dácio Campos é uma fonte de conhecimento, emoção e técnica.

  20. Maneco

    Grande Tostão, Voce abordou um assunto que de fato está cansando qualquer admiridador de futebol. Esta "gente" de plantão, inclusive alguns antigos, falam de futebol sem nunca ter subido em uma carroceria de caminhão para bater uma bola na varzea. Desculpe-me pelo desabafo mas, estou de saco cheio com isto tudo. Parabens pelo comentário!

    Responda
  21. Nasprônio

    Tostão! Eduardo Gonçalves! Quanta sensatez percebo em seus comentários. É um exemplo a ser seguido. Um toque de boas maneiras e conciliação...uma capacidade que apraz e estimula. Parabéns. 

    Responda
  22. léo 45

    Quando voce ve o Neto fazendo campanha pro Cenil voltar a seleção e o ouve falando as mais absurdas besteiras , só concordando com a constatação do Tostão. Muita gente falando e poucos entendendo alguma coisa.

    Responda
    1. Doom

      "as mais absurdas besteiras" me fala ai qual as besteiras que o neto fala?? ele é hoje o melhor comentarista de futebol hoje na televisao, quanto a fazer campanha pro ceni, ele com 40 anos é um bom goleiro e excelente cobrador de faltas. Me fala ai hoje na seleçao brasileira quem é que faz gols de falta como ele??... não existe!!

  23. ubira

    Isso Tostão, esta cheio de paraquedistas comentando jogos, torneios, apresentações, e outras modalidades de esportes que, apesar de serem eximios na sua pratica esportiva não tem o cocoete de comentaristas e muto menos de apresentador, mesmo em radio e pior nas tvs, talves um pouco vem da cultura apradinhada, ou de torcedor fanático de algum esporte e admirador extremo de determinado esportista, ai ´por tudo que aconteça ser indicado em prejuizo de outros com mais facilidade de comuni

    Responda
  24. geran

    Pois é, caro Tostão, torcer é até fácil mas entender..... é difícil mesmo. Quando se é leigo, como eu, que não tem obrigação de entender o esporte a fundo é uma coisa mas quando se trata de comentarista, QUE TEM OBRIGAÇÃO de entender mas não entende.... ai é que o bicho pega.E atualmente na mídia, falada ou escrita, o bicho ta que tá pegando feio, né não!

    Responda
  25. gato bravo

    tostão, tostão....... quanta falta que faz o seu brilhantismo no futebol. contentemos-nos apenas com vossa opinião e comentários.

    Responda
    1. NICO

      Falou tudo, Luiz. E olhe que sou atleticano, hein?

  26. Anisio

    Tostão, eterno ídolo!

    Responda
    1. Ronaldo

      Ô Anísio. O único problema do Tostão é não ser Atleticano. Aí sim seria Eterno.

    2. Simões

      03 palavras que definiram o idolo. Quanto ao assunto em pauta vejam o caso do Galvão Bueno: Acha que sabe tudo de automobilismo(tem filho Piloto),comenta Voley(muito mal),se arrisca no basquete sem brilhantismo, mas patina mesmo é no futebol.Eu de minha parte,até por não gostar da Tv.Globo,quando há algum esporte de que gosto e sendo transmitido apenas por esse canal, "zero" o volume e apenas vejo as imagens.Mas enfim há quem goste.Não eu.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.