Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Thá Indy

    Querido escritor, me desculpe mas você está completamente errado! A prefeitura nao multa ninguem que nao pare na faixa. Mesmo porque o Brasil é um país que nao existe fiscalização para nada. A unica fiscalizacao que nao falha nesse país é sob o faturamento das empresas para a cobrança de impostos. O governo nao tá nem ai pra quem tá na faixa! Sua vida e nada é a mesma coisa!!!!

    Responda
  2. João Pedro

    Capital?! Precisa ver a barbaridade que é o trânsito nas cidades pequenas. Não perde nada para São Paulo. Tem motorista de cidadezinha que até hoje não sabe o que é faixa e nem para que serve a seta.

    Responda
  3. Osvaldo M

    Alguém que não conheça São Paulo, se apenas tomar como base as colunas do Sr. Dimenstain, poderia chegar às seguintes conclusões: A cidade é dotada de eficiente sistema de transporte público, apto a atender as necessidades de seus moradores, porém os mesmos, egoístas que são, insistem em usar o automóvel. Como a carga tributária é baixa, o ideal seria a implantação da cobrança de um pedágio urbano, para suplantar o orçamento para as constantes melhorias que o poder público implanta no transp

    Responda
    1. Osvaldo M

      Continuando: Como a carga tributária é baixa, o ideal seria a implantação da cobrança de um pedágio urbano, para suplantar o orçamento para as constantes melhorias que o poder público implanta no transporte público, que hoje opera com ociosidade, podendo perfeitamente atender a demanda gerada pelos motoristas que deixarão seus carros na garagem. A cidade tem notável semelhança com capitais européias, como Paris ou Estocolmo, sendo a melhor opção de transporte a bicicleta.

  4. Osvaldo M

    Outra boa idéia na linha do pedágio urbano: o "pedágio comercial". Para entrar em qualquer loja, bar, restaurante, pagaríamos uma taxa para a Prefeitura. Assim acabaríamos saindo menos de casa, com claros benefícios para o trânsito. Outra sugestão, na mesma linha: decretar prisão domiciliar para todos os moradores de São Paulo!!! O trânsito ficaria uma maravilha!!!!

    Responda
  5. Osvaldo M

    Usando a mesma lógica do pedágio urbano, outra forma de melhorar o trânsito, seria multiplicar por 20 o valor do IPTU. Assim as empresas mudariam de cidade, nós perderíamos os empregos, e não precisaríamos ficar nos deslocando. Outra boa idéia seria fechar as escolas particulares e reduzir as vagas nas escolas públicas. Com menos gente estudando, reduz-se o número de deslocamentos, melhorando o trânsito.

    Responda
  6. Osvaldo M

    Sr Gilberto, diversas vezes vi nesse espaço verdadeiros linchamentos, e após mais uma matéria defendendo pedágio urbano, sem sequer mencionar qualquer plano de melhoria no transporte público, começo a achar que você merece. Com toda sua sabedoria, explique-nos como isso melhora o trânsito, sem as pessoas terem outra opção. O dinheiro do pedágio vai ser usado para ampliar o Metrô? Quanto tempo vai levar? Até lá, vamos trabalhar como? Talvez você não saiba, mas nem todos moram perto do trabalh

    Responda
  7. edu ian

    Talvez se um dia eu saísse deste país para conhecer outros considerados do primeiro mundo, prescindiria desse desgosto que é viver aqui, onde o trânsito visa o bem do populéu que possui carro e quase nunca do transeunte. O problema de SP é que a população desconhecida é tão arrogante que necessita de alguém para pisar...Essa nova classe média, quando chegar aos quarenta, e resolver andar de-a-pé, vai resolver o problema do trânsito.

    Responda
  8. ADONIS

    PERFEITO Deve multar muito mais Todos são pedestres, uma parte usa automovel Automovel é um monte de lata velha e plasticos, pedestres são pessoas!!! Motorista, pedestre pisou na faixa? FREIA A PORCARIA DA LATA VELHA!!!! Simples assim

    Responda
  9. ElianeLi

    Quando esses motoristas que não respeitam a faixa de pedestres vão pra Europa acham lindas a educação e respeito deles...mas aqui é a lei do mais forte. Que incoerência, não?Pedágio Urbano sem transporte público decente, é piada. É absurdo obrigar o cidadão que se mata para ter carro a pagar ainda mais caro pra ir e vir, sem dar-lhe alternativa. Isso não pode.

    Responda
  10. luizcandidob

    Gilberto, mais um artiguinho muito certinho na teoria, mas totalmente furado em nossa realidade. No Brasil, as multas não têm o propósito de coibir excessos, nem mesmo arrecadar fundos para campanhas educativas (embora seja esta a alegação), mas simplesmente arrecadar dinheiro dos cidadãos: quanto pior, melhor. O pedágio urbano só faz sentido quando acompanhado de soluções efetivas para o transporte coletivo, de outra forma é só mais uma forma de arrecadação. Você não pode ser tão simplório.

    Responda
    1. Ricardo Biaggio

      Concordo Luiz... colocar o pedagio hoje é criar uma nova Controlar... Mas fazer o que tem esses caras que vivem dentro da universidade que nao compartilham do mundo real... Se tudo se resolvesse com pedágio... IPVA a gente paga para que? Pra universitario que mora do lado da faculdade facil falar pra deixar o carro em casa... Vai trabalhar longe de casa pra ver se quem deixar o carro em casa, ou pegar onibus por 3 horas ou vários metros... Isso é ser atrasado? /p

  11. Leandro

    Parabens, você conseguiu mais alguns hits para seu blog. A final você só permanece contratado se tiver um numero significativo não ?

    Responda
  12. Alex

    Fiz o teste: tentei atravessar na faixa, onde não havia farol para pedestres. De acordo com a lei, o motorista tem que dar preferência. Não acontece e ainda xingam quem tenta atravessar. Isso funciona em Londres, Paris, NY. O brasileiro não civilidade pra isso. Só há uma lei que o brasileiro entende: a lei do mais forte. Assim é com empresas x consumidores, políticos x cidadãos, etc. A lei no papel não serve pra nada. No fundo, todo mundo é vítima.

    Responda
  13. spirit0

    otimo dia para o sr. ter ido passear no parque ao invés de escrever este artigo.

    Responda
  14. cromor

    Sr Gilberto O que me entristece é ver que a educação no trânsito está vindo da prefeitura via mídia. E isto deveria ser coisa de escola. Acreditamos mais a mídia faz mais e melhor que a escola. Infelizmente.

    Responda
  15. cromor

    Recebi em minha casa duas canadenses por uma semana. Na primeira saída a pé precisei ser incisivo com elas "não atravessem a rua sem ver se o carro vai parar, mesmo na faixa de pedestre". Elas só entenderam minha advertência na prática. Mas não sabem porque no Brasil não se pode atravessar na faixa sem perigo. Lá, em seu país, a faixa é do pedestre e não há a menor possibilidade de alguém ser atropelado. Ainda falta muito para chegarmos "lá" na civilização.

    Responda
  16. Pessuti

    Ora, tem pedestre que ainda não entendeu a história da "mãozinha".Acham que onde tem farol de pedestres, também vale a "mãozinha".Fora os que acham que atravessar na faixa é "desfilar" pra mostrar poder perante o motorista.

    Responda
    1. Wellington Andrade

      Como bem disse o Clayton Moraes, um dia chegaremos em um nível de civilidade onde a faixa de pedestres será reconhecida como uma extensão da calçada e respeitada por quem ao entrar no carro esquece seu dever de cidadão. Qto à desfilar, pq o pedestre deveria correr na faixa? Correr na faixa eu deixo para quem acelera no amarelo. E qt à não usar carro pode ser sim uma opção, não tem a ver com distância ou $. Não passem os problemas do excesso de carros àqueles q não podem ter ou decidiram ñ te

  17. Apelido

    O povo brasileiro conhece MUITO bem os seus direitos. Já os deveres...

    Responda
  18. Ricardo Biaggio

    Facil pra o Autor falar tanto em Pedagio Urbano...não mora em SP.. e se Morasse...duvido que ia morar longe do trabalho...o Dia que ele morar eu m lugar longe como itaquera ou Jd. Angela, e tiver que trabalhar a pelo menos 40 km do trabalho, ou pegando ônibus apertado, chegando suado e abarrotado, ou umas 3 baldiações de metro e onibus quero ver defender essa idéia ridícula de pedagio urbano... Papel de faculdade aceita qualquer teoria... A verdade é que o calo só aperta quando

    Responda
    1. Ricardo Biaggio

      Desculpe aí Sr. Avançado... você sim me parece preocupado com a situação dos mais simples não é mesmo? você por acaso fica quantas horas no trânsito no dia dia? Vai de carro ou metro? Ridículo

    2. Fábio Ferreira

      Nossa cara tuas palavras são um belo retrato do atraso intelectual da sociedadebrasileira em suas mais diversas classes sociais.

  19. ferrari656

    Bobagem coisa nenhuma!!! Independente de ter semáforo ou não na faixa o pedestre se joga na frente dos carros sim, mesmo quando o sinal está vermelho para ele, só não sabe disso quem não dirigie na região central, não é mesmo senhor Gilberto?

    Responda
    1. Bruno de Fora

      A grande diferencia é que um pedestre não vai m@tar automobilista, não é. Este país vai ser um pouco mais civilizado quando também pedestres respeitaram mais as regras mas sobre todo quando pessoas como você entenderam que pedestres (e bicicletas) na rua tem prioridade e não os carros! Isso é o caso na Holanda, Inglaterra, Alemanha, Australia ...

  20. Ricardo Biaggio

    Concordo que o motorista tem que respeitar mais... Mas e o pedestre? Não tem obrigação? No Brasil é assim sempre um lado paga a conta... E Ainda pedágio urbano? rsrs fácil falar isso quando trabalha perto de casa e pega no maximo 3 estações de metro...ou melhor.. quando nem em SP mora...

    Responda
  21. Apelido

    Pedágio urbano. Mais uma fonte de renda para aquele que tem a obrigação de resolver o problema e acaba ganhando mais dinheiro. Andar a pé é para dois tipos de pessoa: Ricos que não têm horário para cumprir tarefas, bater cartão, etc. (Sr Gilberto). E pobres: que não possuem veículo. Para variar, a infeliz classe C vai pagar a conta novamente. Pedágio urbano dá nojo.

    Responda
  22. Apelido

    Sem delongas. Atravessar com segurança não é algo que se imponha com lei. Trata-se de civilidade. Não se cria um costume dessa maneira. O Brasil quer pular séculos de aprendizado civilizatório através de multas. Primeiro tem que se ter educação. Multas. O senhor quer direcionar mais verba para o poder público? Sabe-se que é uma indústria. A Prefeitura adora que motoristas cometam erros. Dá dinheiro.

    Responda
  23. Apelido

    Às vezes acho que certas matérias servem só para ´polemizar. Para melhorar o trânsito em SP primeiro haveria que se criar um exame eficiente antes de sair distribuindo habilitações. Dirigir não é um direito. Dirigir é uma concessão para quem é apto. E o que vemos nas ruas é muito pouca aptidão. Pedestres precisam de educação também. São ousados sim. Atravessam as ruas como se fossem Gisele. Desfilando e olhando com cara de desdém. Alguns agem como se tivessem raiva de quem está na direção.

    Responda
  24. jose jacote

    Pedestres brasucas são mesmo folgados, não é bobagem não,avançam aleatoriamente à frente dos carros até fora da faixa,alguns até gingam e olham para o motorista com desdenho.Vamos frear, não nos distrair, senão corremos o risco de serlinchados. Também serão multados ?

    Responda