Educação > Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas em federais para cotas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Formar-se numa univers pública passará a ser motivo de vergonha. Este é o paÃs que confunde o conceito de "melhor caminho" com o de "caminho mais fácil". A função social foi desvirtuada e deixou de ser "dar igual oportunidade para bons alunos provenientes do sistema público ou privado", e passou a ser "vamos admitir que o sistema público é péssimo e vamos deixar alunos mal preparados nivelar para baixo o terceiro grau". E os favorecidos p polÃticas "afirmativas" comemoram: viva a mediocridad
Deus, o que eu fiz quando votei no PT!?... Esses caras do Senado e do STF devem achar que moram no Neverland, não é possivel.
Se fosse medida para alavancar a qualidade do ensino público, reservando essas vagas INDISTINTAMENTE para quem estivesse na pública, até eu, comfilhos em escolas particulares, ia colocar meus filhos na pública. Vê-se claramente polÃtica de governo e não de Estado, em politicagem eleitoreira e não no sentido de melhorar a educação pública, tornando-a de prestÃgio. Mesmo que meus filhos fossem destaque na escola pública não me beneficiaria pois o que vale é a renda menor e a cor, não a qualida
A ideologização da educação enquanto projeto de "perenização" do poder é um equÃvoco do lulopetismo que resultará em um desnivelamento e retrocesso da nossa educação. Emburrecer o maior numero de jovens é anestesiar a consciencia crÃtica do nosso povo. A partir daqui fica bem clara o controle faccista desse governo! Não é esse nosso papel no mundo atual. Somos democratas. Um conselho: Jovem que puder, suma desse paÃs enquanto for pensante em um projeto de paÃs!
tivesse carater provisorio, investissem pesado na educação de base e em 20 anos essa lei fosse extinta pq assim não haveria essa questão tão polemica contra as cotas, ate mesmo porque é muito fácil ir contra elas quando se estuda no Bandeirantes e nem se quer imagina como é o ensino público nacional. Acredito que com essa lei aumente a discussão sobre a educação aqui e quem sabe esse não é o estopim que precisavamos para reinvindicar uma melhor escolaridade a todos.
Essa é uma questão muito a se debater, para muitos um retrocesso e para outros um avanço. Um avanço porque só quem presta vestibulares públicos sabe como é difÃcil concorrer com alunos que tiveram bons estudos, são da elite. um exemplo claro dessa disparidade são os aprovados no curso de Medicina, quantos são de escolas públicas e da classe média ? POUCOS !! Em contrapartida, uma medida como essa é uma maquiagem no falido ensino que o estado fornece ao seu povo. O ideal seria se essa
O presidente dos EUA é negro é vem de familia pobre, mas sempre foi dedicado ao estudo e numca precisou de cotas.O ministro Joaquim Barbosa é negro e pelo visto nao precisou de cota, mas simde vontade de estudar.Varios negros ja ganharao o premio Nobel.A mas no Brasil o que interessa é o diploma e nao a capacitação a inteligencia o estudo.Depois de termos um presidente analfabeto que ainda se gabava e achava bonito dizer que detestava livros.Nao faltava mais nada Brasillllllllllllllllllllll.
Mais uma decisão tomada sem ouvi de fato o povo brasileiro. Nossa Constituição diz que somos uma Democracia semi-indireta, uma vez que temas importantes deve ser levados ao povo através de PLEBISCITOS. O governos não amplia as vagas e para piorar cria cotas ridÃculas. Quem quer estuda. Corre atras. Vira noite.
quero fazer parte da cota para paupequeno sera que vão fazer?
e eu vou fazer parte da cota para paugrandão...
isto mesmo, temos que acabar com as diferenças criando diferenças....tolice... porque não se preocupam em melhorar o ensino público fundamental, diziam os antigos, rsrsrsrsrs, que no século passado as melhores cabeças estudavam em escolas públicas, os menos capacitados estudavam em escolas particulares (isso no ensino básico), então o que mudou? os polÃticos eram antigos "educadores" que fundaram escolas particulares? o lobby das particulares é tão grande?...
São os c@nalh@s desses senadores, que em época eleitoral, goz@m com o dinheiro alheio!
vc. quis dizer com o paualheio...
e cota para os anões em times de basquete nao vai ter?
Absurdo!! Todos não são iguais perante a lei? Só o estabelecimento dessas cotas já é uma discriminação. O governo deveria valorizar mais a educação e investir no ensino público fundamental e médio. Mas não, prefere dar cotas, que vão baixar o nÃvel das universidades. Esses alunos vão entrar no ensino superior com déficit de conhecimento. E assim o governo desvaloriza a educação. PT nunca mais.
AS COTAS EXPRIMEM O VERDADEIRO FRACASSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA!
Estou cansada de tanto privilégios e preferenciais. Só no Brasil.
O que o PT faz da polÃtica, espaços de clientelismo de sensacionalismo com a pobreza e vantagens e privilégios para esses segmentos, com isso os alicia os seus direitos de liberdade e ideológicos.
Cotas, qualquer que sejam são privilégios e não competência e méritos dos estudantes.O que precisa ser feito na educação é melhorar a qualidade do ensino e público para todos e com ensino de qualidade e estudando todos vão ter as mesmas condições.Isso é democracia o que estão tentando fazer é a volta de um sistema de privilégios como tanto se condena em regimes totalitários e ditaduras.
Nojento. Isso é injustiça com os brancos e pobres. Ah PT nojento!
A Seleção e todos os times de futebol também precisa implantar um sistema de cotas raciais para jogadores brancos, que geralmente são piores. É preciso reservar 50% das vagas para jogadores brancos para fins de inclusão. Não tem sentido formar uma seleção apenas de pardos, mesmo que eles sejam craques. Isso é injusto! Cotas no futebol já!
É Pedro a Seleção Brasileira que foi a copa em 2006 tinha 100% de jogadores Ne gros.1 Dida • 2 Cafu •  4 Juan • 5 Emerson • 6 Roberto Carlos • 7 Adriano •  9 Ronaldo • 10 Ronaldinho • 11 Zé Roberto • • 16 Gilberto •17 Gilberto Silva • 18 Mineiro • • • 23 Robinho •Â
São vagas reservadas para alunos que são provenientes de escola pública, e não somente para negros, pardos, Ãndigenas e etc...Quem tem condições de pagar deve estudar em faculdade particular...quem sempre estudou em escola pública deve ter direitos de acesso a uma instituição pública
O Senado Brasileiro está de parabéns por aprovar esse projeto, quem estuda em escola pública sabe da dificuldade em entrar numa instituição pública. Todos sabem que quem estuda em escola particular compra o conhecimento e têm mais chances de passar no vestibular. Quem estuda em escola particular tem condições de pagar uma faculdade particular, já quem vem de escola pública não tem essa condição.
E então, vc se conforma com a logica que ensino basico e secundário publica não ensina nada? Em vez de deixar pessoas mal preparados entrar nas universidades, deveriamos cobrar do nosso governo que respeita o que está na constituição: que o governo fornece educação de qualidade para TODOS (não somente para quem paga particular). Para começar oferecendo ENSINO BASICO E MEDIO PUBLICO DE QUALIDADE!
E você pensou que as coisas não podiam ficar pior?
Pedro, concordando com estas cotas você está aceitando que o ensino publico é de qualidade inferior à qualidade do ensino particular. Não é nivelando para baixo que vamos melhorar este pais, só vamos atrapalhar o desenvolvimento. O certo é cobrar do governo que o ensino publico seja tão bom (ou tão ruim...) que o ensino particular, ou seja, que mesmo sem cotas alguem que estudou no ensino publico consegue entrar na faculdade. Aceitar como está agora, e "corrigir" isso com cotas
na verdade agora as coisas estão ficando melhor. Excelente a iniciativa das cotas.
Isso é inconstitucional!!! Será que ninguém vê isso??? OAB? MPF? Congressistas? Eleitores? Ninguém? Por favor!!! Em uma discussão sobre esse assunto na minha rede social um amigo sugeriu a criação de cotas para descendentes de europeus com renda familiar acima da linha da pobreza. E a� Eles são menos brasileiros? Menos cidadãos? A Constituição não diz que TODOS são iguais perante a lei?
Então deviam mudar a constituição dizendo que todos são iguais perante a lei, exceto aqueles beneficiados por sistema de cotas. A igualdade de direitos é um princÃpio básico na constituição. Concordo que miséria é algo inconstitucional, mas não é criando um erro que se conserta outro.
as cotas visam justamente IGUALAR as condições de acesso, já que, devido a classe social, uns tem mais chance do que outros. A miséria sim é algo inconstitucional.
acho justo, mas tenho medo de que no futuro esses jovens formados, beneficiados pelas cotas, sejam discriminados quando se candidatarem ao mercado de trabalho.
acho justo
Vai acontecer o seguinte: felizes os cotistas vão se matricular, então para assombro descobrirão que não existe alojamentos suficientes, que terão que morar em república, que não tem dinheiro o suficiente para se manter numa cidade grande, pois a maioria das federais ficam em grandes cidades. Então, após muito dinheiro gasto pelo governo desistirão do curso. Fora que os as escolas públicas ficarão apinhadas de alunos da classe média, que estudarão em paralelo num excelente cursinho!!! Viva!!
Blz, o grande entrave agora são os alojamentos...kkkkkkkk
O PT está criando o preconceito racial no Brasil. Por que não melhoram a educação básica? Não dá voto?
Se melhorar o ensino basico e secundário publico HOJE, daqui a 11 (ONZE) anos os alunos do "novo ensino publico" podem entrar sem entraves nos federais (entrando com 6 no ensino basico, saindo com 17). Então o prazo maximo que o governo pode dar para estas cotas é 11 anos. Se necessário, troca os professores, compra livros e computadores, constroi escolas novas, mas reconhecendo o problema, em 2023 ensino publico deve ser bom e cota para universidade federal deve ser inconstitucional.
Tá... isso é a longo prazo.... qual seria sua solução a curto prazo???
Sempre o mesmo argumento....
A estratégia do governo é simples: ao acabar com a meritocracia, vai aumentar ainda mais a evasão nas universidades, uma vez que gente sem base de conhecimento do primeiro ano do curso não passa. Consequentemente, vai depois alegar lá na frente que as universidades gastam demais e formam poucos alunos, e com isso abre-se o caminho para cortar recursos das universidades. Fazer o certo, que é dar escola pública básica de boa qualidade, nem pensar.
Não é uma afirmação correta, pois estudos mostram que a evasão é muito maior entre os não cotistas.
essa é uma possibilidade....o governo já privatizou tanta coisa.... pode ser que estejamos sendo todos enganados...
Esse é o problema da educação de qualidade depender da universidade pública. Os melhores entram nessas universidades pq não há vagas para todo mundo e a seleção é necessária, e não pq os melhores têm de estar nas públicas. Como o Estado no Brasil é enorme, as distorções fazem com que os melhores ingressem nas públicas, quando o natural seria as privadas disputarem os melhores (pobres ou não) e as públicas receberem os de menor poder aquisitivo como consequência das alocações do mercado.
Seria o ideal. Isso se assemelha com o que ocorre nos Esteites por exemplo, onde não há vestibular e seleção é feita conforme seu desempenho escolar.
Parabéns pelo comentário, concordo com vc, mas com ressalva do uso da palara "melhores", tendo em vista que esta palavra é relativa considerando a "oportunidade". Considerando o mérito da "universalidade", proporcionalmente os alunos de escolas públicas aprovados terão um desempenho muito "melhor" que os de escolas particulares diante desta especifica "oportunidade" acadêmica.
Não há argumentos contra as cotas - a não ser puro ra-cismo. Há uma extensa iteratura cientÃfica analisando seus efeitos sobre a "qualidade" da universidade medida pelo desempenho dos alunos. E não há queda de "qualidade" e, na verdade, os alunos ne-gros qu entram pelo sistema de cotas tem desempenho melhor do que os os com background sócio-econômico similar que não entram pelas cotas. O Brasil dá o primeiro passo pra acabar com a segregação ra-cial q existe nesse paÃs.
E cota para albino, tem?Cota para anão tem ?Cota pra japa que nasceu com QI baixo tem ?
Se fosse esperto saberia que se este albino, ou o anão, ou até mesmo o Japa fizer parte da classe baixa eles terão suas cotas preservadas.
O estudante BRANCO e pobre ,que sempre estudou em escola pública tambem terá direito a cotas?
resposta abaixo.
O projeto ainda nao está bom. Deveria incluir a cobraça de mensalidades daqueles que tem condição de pagar; ou seja, os outros 50% que paguem, como fizeram no ensino médio, pelos estudos Do demais, parabéns ao projeto!!
E o branco e pobre que sempre estudou em escola publica?Tambem terá direito a cotas?
Marcia, sem zoação.... leia a reportagem novamente.
Por isso eu digo, quem leva este paÃs nas costas é a classe média (a verdadeira) e média-alta. Pobre só se aproveita.
ME POUPE!AGORA A DESCRIMINAÇÃO Ë COM AQUELES QUE A DURAS PENAS,FAZENDO SACRIFÃCIOS PAGAM ESCOLAS PARTICUARES PARA QUE OS FILHOS TENHAM O CONHECIMENTO QUE A ESCOLA PÃœBLICA NÃO OFERECE POR MOTIVOS ÖBVIOS!
Sentiu na pela o que é ser descriminado e ter suas chances diminuida pela primeira vez??? é minha amiga!!! já imaginou sofrer isso todos os dias de sua vida?!?!?!?
Muitos comentários ridiculos sobre analfabetismo. Já é mais do que provado que vestibular não é determinante no desevolvimento da graduação tendo em vista que as disciplinas são na maioria especificas. Para um certo nÃvel de exigência no vestibular, bastará uma motivação proporcional de cada aluno na medida que se esforçou para concluir o ensino básico para então conseguir o sucesso acadêmico.
Show!!!!.... show de bola.
Estudei ate o segundo colegial em escolas públicas dos meus colegas de classe 3 entraram na usp sem cursinho, um deles foi a melhor nota do Brasil.
isso acontece.... mas infelizmente ainda é minoria principalmente nos cursos de alta demanda...
Absurdo!Melhorem a qualidade do ensino fundamental e terão esses alunos nas melhores universidades.Distribuir vagas para ignorantes não resolve a desigualdade e obriga as universidades a piorarem para acompanhar seus fracos alunos.Brasil!O paÃs das maravilhas!RIDICULO!!!!!!!!!!!
Dirceu,só agora vi que vc disse que eu não respondi a questão da oportunidade.Acho que ja respondi,defendo oportunidade de formar crianças até a adultez mas não aceito que se dê uma pseudo qualificação para ninguem.Uma carreira universitaria começa na infancia...........
Analfabetos funcionais são uma triste realidade em nosso paÃs mas não exclusividade das escolas publicas,muitos filhos de papai saem da escola particular na mesma condição..........tb não quero que estes recebam vaga de presente.Vc desvia o foco da discussão.
Não tenho nada contra pobres nem contra ricos........e pare de me chamar de ignorante,ofender é facil e não melhora o nosso paÃs.
Ed só acho que você vai passar por muito tempo pensando em tudo o que expressou e o que você leu aqui. Não creio que vc seja tão ignorante assim, pois, chamar quem saiu de uma escola pública de analf@beto funcional é coisa mt b@ixa. Vc sabe quantos aqui fizeram escola pública. Como lhe disse conheço pessoas muito inteligentes que se esforçaram para conquistar muitas coisas, mas sei também que muitos não terão a mesma oportunidade, como tbm não escolheram ser pobres. Abraço!!!
Entendam-se,afinal sou absolutista e nada é relativo para mim como disse o Santos Show ou sou relativista e penso por suposições como disse o Dirceu?
Condenar os bons em função dos maus?Acho que ser rico,pobre ou medio não tem nada a ver com ser bom ou mau,tem de td em todas as classes.Vc tb está supondo que se der vaga em universidade terá um bom profissional,coisa que não acredito.O que vem facil vai facil.Há 20 anos realizo trabalhos voluntarios em minha area pq não quero os jovens ao Deus dará,vc esta me julgando sem me conhecer.Estou nesta discussão com vcs apenas debatendo idéias sem agressões portanto não sou antidemocratico .
O Ed é absolutista, nada é relativo para ele, por isso é erredutivel. Outro exemplo. Sou mt amigo de uma pessoa que estudou em escola particular, gradou na UNESP e por causa de seu curriculo (questão de oportunidade) foi selecionada para mestrado na UNIFESP (não houve prova), nem por isso eu a acho mais inteligente e competente que muitas outras pessoas que conheço. Por isso continuo achando que o vestibular irá selecionar pessoas de escolas publicas com um potencial enorme para as Fe
Perdão me intrometer, mas Ed. vc não respondeu a pergunta do Santos, vc não acha que eles deveriam ter tido uma oportunidade.
Vai me perdoar Ed. não há como nao observar que vc é um cara relativista, que trabalha com suposições. Vc prefere deixar milhares de jovens jogados ao deus dara, sem um traço de oportunidade por causa do risco!!!... O mundo não gira em torno de suposições, pois seria condenar os bons em função dos maus e isso é muito anti-democratico.
Envie meus parabéns aos seus amigos que venceram pelo próprio esforço ao invés de pedirem privilégios ao poder publico.O que chama de oportunidade eu entendo que seja burlar a regra e seus amigos provam que é possivel vencer por mérito.
Ademais Ed, tenho muitos amigos que são pessoas muito esforçadas, que não tiveram oportunidades de preparo, porque trabalhavam para sustentar a familia, por isso não conseguiram passar num vestibular de universidade pública, mas hoje são graduados e super competentes profissionalmente, ocupando cargos tal como gestores da Petrobras, Eternit S.A., pricewhiterhousecoopers, telefônica, etc. Poderiam ter tido a "oportunidade" de fazer uma universidade pública, não acha????
Dirceu.......infelizmente não acho que seja possivel resolver isso a curto prazo..é ilusório e arriscado lançar profissionais de origem duvidosa no mercado....os jovens podem capacitar-se em cursos profissionalizantes e daà no futuro poderiam pelo próprio esforço atingirem objetivos maiores mas para mim se não mexer na base não tem conserto.Apenas isso.
Santos Show....lendo agora outros comentarios vi que até de ignorante vc ja me chamou para impor suas idéias.e agora me chama de irredutivel.........até agora defendi minhas convicções , a capacitação a que me refiro é na base e não oferecer vagas em curso superior,se vc não concorda é um direito seu mas prefiro não argumentar com alguem que insiste em ofender e agredir.....me parece obrvio que o ensino é uma escala,se o individuo não aprendeu o basico não da pra prosseguir.
Até entendo o seu ponto de vista e até concordo com ele. Mas vc esta pensando somente a longo prazo e a curto prazo, como resolvemos este problema??? Como neste meio tempo podemos colocar estes jovens no mercado de trabalho??? Vale lembrar que esta é uma medida paliativa.
Ninguém é capacitado sem oportunidade, logo não tem fundamento nenhum em suas afirmações. Os vestibulares desta universidades públicas, tenho certeza, já serão suficientes para selecionar os melhores alunos das escolas públicas com potencial suficiente para se tornarem grandes acadêmicos, tendo em vista a "oportunidade" singular que terão. Descuplpe se lhe ofendi, mas seu comportamento revela o quanto és "irredutivel".
DirceuNão acredito que possamos corrigir erros históricos com um decreto,uma canetada....a oportunidade tem que ser dada para que o aluno se capacite e creio que isto tem que ser na base,apenas isso,não da para criar profissionais competentes de outro jeito,é irreal.
Mas Ed. para avaliar a capacidade é necessário oportunidade. Não há como se falar em mérito quando as duas partes não estão em igualdade.
Santos showNão venha com ofensas,não sou egoÃsta e não concordo com seu raciocinio.Apenas isso,seus argumentos são vagos........não se trata de oportunidade e sim de capacitação.
Ed Alves, vc parece ser uma pessoa mt egoÃsta que absorve e decodifica tudo ao modo de ser ao seu mundo. Conheço pessoas que facilmente serão muito melhores que qualquer aluno que estudou em escolas particulares até porque o Universo dos estudantes em escola publica é muito maior, logo, tendo a "oportunidade", estatiscamente terão maior probilidade de atigerem resultados melhores do que aqueles que provem de escolas particulares. Justiça não igualar mas dar a cada um aquilo que merece.
Tá Ed... concordo contigo que é necessário investimento no ensino público. Mas esta é uma medida a longo prazo, coisa de 20, 30 anos. Neste meio tempo, o que fazemos com estes jovens que estão par cair no mercado de trabalho??? Qual a solução a curto prazo??? Enfim, não podemos falar em mérito quando as duas partes não estão em pé de igualdade.
Discordo.O vestibular,apesar de sua clara limitação,é a regra para que um aluno atinja a universidade.Oferecer uma vaga para alguem que não teve condição de atingi-la por mérito não me parece o melhor a ser feito.Creio que devemos sim acabar com a desigualdade social mas penso que o caminho é melhorar o ensino fundamental,aà sim teremos jovens de todas as classes seguindo uma carreira universitaria e podendo contribuir para uma melhora do caótico quadro social do nosso paÃs.
Ed. sem zoação, de forma alguma tentei te agredir. Seu comentário foi: "Então vc acha que não é necessario o conhecimento básico para seguir uma carreira?"... eu simplemente disse que vc interpretou errado, pois em nenhum momento eu disse isso. Volto a repetir, disse que o vestibular (onde mais se exige os conhecimentos basicos) não é determinante para uma boa graduação.
Vc só se esquiva do assunto e agride sutilmente,isso não constrói num debate de idéias.
Ed vc entendeu errado sim... não disse que estes conhecimentos não são necessário para a graduação. O que disse é que o vestibular não é determinante para uma boa graduação.
Vc é muito relativista não!!! Vou torcer para que se tiver mulher não marque consulta com o Dr. abdelmassih, ou para que, se vc precisar de um rim o médico chefe não seja o Dr. Samuel Carlson....
Caro Dirceu,será mesmo que eu interpretei errado ou apenas temos opiniões diferentes?
é verdade...... É raro encontrar um estudante oriundo da escola pública em curso de medicina, engenharia, etc...Isso de fato não é justo.
Mas foi vc que interpretou o texto erroneamente, colocando que tinhamos dito que não era necessario os conhecimentos em matematica, quimica etc etc, coisa que não tinhamos dito.
Legal,não desejo nada de mal a vc mas se um dia precisar de um médico,vc fica com o que ganhou vaga de presente e eu com o que estudou.
Enfim, como vs mesmo disse, simples: quem tem condições de frequentar escolas particulares, estudem e disputem suas vagas em igualdade com os que tem as mesmas condições, e os cotistas (escola pública), estudem e, disputem suas vagas com os que tem a mesmo nivel de apredizado. Principio de um pais democratico "tratar os desiguais, conforme suas desigualdades".
Por acaso estou defendendo o formato do vestibular?Vc e seu colega ja estão baixando o nivel,parece que vcs é que não querem entender.Ironias são tipicas dos que aqui vem em nome de seu partido criar caso ......
Para o professor Ocimar Alavarse da USP , o estabelecimento de cotas sociais é importante à medida em que pode facilitar o acesso de estudantes de escolas públicas a cursos mais concorridos. "Basta ver os cursos mais disputados de qualquer universidade pública, para ver como é rarÃssimo encontrar algum estudante oriundo do sistema público", diz - o que, segundo ele, perpetua a disparidade social, já que os estudantes do sistema público tendem a ter um nÃvel socioeconômico mais baixo. (OESP)
Que parte da isonomia constitucional vc não entendeu???
É simples.Estude e seja aprovado,O resto é trampolinagem,atalho,mamata!
Acho que vc não entendeu patavina alguma. Vamos lá novamente "o vestibular não é DETERMINANTE" onde foi dito que estes conhecimentos são desnecessários, muito menos importante.... Interpre taçaõ de texto também não é determinante, mas é necessária.
Ed Alves, Até pra ser aprovado no Doutorado na USP em Adm além do conhecimento especÃfico, você só vai precisar dominar RL, RQ, RA, Português e Inglês. Sua opinião é muito relativa para quem está se achando muito absoluto. O filtro do vestibular nunca será determinante para o sucesso acadêmico.
Então vc acha que não é necessario o conhecimento básico para seguir uma carreira?Isso só serve pra passar no vestibular.Interessante....... .fÃsica,quimica,biologia,matem atica,linguas,história,geograf ia....etc.....td bobagem de cursinho..pra seguir uma carreira e ter uma profissão não precisa dessas coisas.......tenha dó!
Plageando o colega Santos, "Já é mais do que provado que vestibular não é determinante no desevolvimento da graduação tendo em vista que as disciplinas são na maioria especificas", ou seja, todo o problema da universidade esta no vestibular, ou seja, são capazes sim para cursar uma universidade, porém quem tem condição de pagar um cursinho ou escola particular estão mais preparados para o vestibular e não para a universidade.
Se eles são tão capazes não precisam receber vagas de presente.É melhor ensinar a pescar do que dar o peixe!É bom pra ganhar votos apenas.
Ah!!! os alunos cotista com notas maiores não são poucos não, são a maioria (pequisa IPEA), sem contar que para os pedagogos, eles valorizam muito mais as vagas nas universidades que os demais.
Muitos comentários ridiculos sobre analfabetismo. Já é mais do que provado que vestibular não é determinante no desevolvimento da graduação tendo em vista que as disciplinas são na maioria especificas. Para um certo nÃvel de exigência no vestibular, bastará uma motivação proporcional de cada aluno na medida que se esforçou para concluir o ensino básico para então conseguir o sucesso acadêmico. Ed Alves se tratando de doutorado então, vc é um grande ignorante!!!
Dizer que alguns são ignorantes, isto é conceito. Agora generalizar é preconceito sim senhor. Enfim, se tornou clichê chamar de populistas toda medida que tem o intuito de beneficiar as classes mais baixas. Que assim seja então, que venham muitas medidas populistas, enquanto isso a população pobre agradece, a pouca, mas melhora de vida.
Não é preconceito amigo.É conceito.Nossa escolas publicas são fraquissimas e poucos alunos conseguem,aà sim por méritos próprios,formar-se no ensino fundamental com boa bagagem.Na prática é uma medida populista que fará do Brasil um paÃs de doutores semi analfabetos.Estatisticamente ficará lindo dizer ao mundo que no Brasil todos tem terceiro grau.Esmolas não resolvem problemas.Qto aos cotistas que se referiu,ainda são poucos,são os que conseguiram superar por mérito a baixa qualidade do ens
Para o professor Ocimar Alavarse da USP , o estabelecimento de cotas sociais é importante à medida em que pode facilitar o acesso de estudantes de escolas públicas a cursos mais concorridos. "Basta ver os cursos mais disputados de qualquer universidade pública, para ver como é rarÃssimo encontrar algum estudante oriundo do sistema público", diz - o que, segundo ele, perpetua a disparidade social, já que os estudantes do sistema público tendem a ter um nÃvel socioeconômico mais baixo.
"Distribuir vagas para ignorantes", já deu para perceber seu comentário é recheado de preconceito. Ademais, este argumento "piorar para acompanhar alunos fracos" é furado, pois estudos demonstraram que as notas dos alunos cotistas, na maioria das faculdades, são maiores que as dos demais alunos.
Vou torcer para que tudo de certo. Os Projetos De Leis são estudados antes de virarem Leis. Pode ser quende certo. É para ajudar, pois à s vezes é difÃcil.
Imagino como será isso em prática: "Me desculpe, você acertou 80% das questões, mas infelizmente sua vaga foi preenchida por um cotista que acertou 10%". E daqui uns anos o governo vai ter que fazer uma lei para reparar essa injustiça...
RIP Federais.Já tá uma mer... mesmo. Pior que tá, fica! Vai encher de anallfabetos funcionais nas federais.
sou favoravel as cotas! O aluno que tem dinheiro passa a vida toda estudando em escola particular, mas quando chega na hora da faculdade, escolhe a universidade publica? As cotas são uma medida paliativa, tem que vir acompanhadas de melhorias no ensino publico fundamental. Porem essas melhorias só irão se refletir daqui a 2 ou 3 gerações, porem a geração atual não pode ser perdida, por isso a importancia das cotas. O ideal é que no futuro, com a equiparação das classes, as coas sejam abolida
E como um aluno ruim pode fazer uma faculdade boa?????As pessoas saem do ensino fundamental como analfabetos funcionais....e ganham um tÃtulo universitário para que?Estatiscamente fica td resolvido mas na prática é uma bobagem.Â
Correto... porém cabe a nós, cidadãos, exigir investimentos no ensino, para que estas medidas sejam temporais.
é realmente uma pena...da forma como as coisas caminham, em pouco tempo a referencia de qualidade das universidades estaduais e federais irão pelo ralo!!! ai as grandes intituições privadas farão realmente valer seu valor!!!
Uma vez que eles querem criar duas classe diferentes de brasileiros (um discriminado pela cor da pele e outro não), então o certo seria criar dois paÃses separados: Brasil do Norte e Brasil do Sul, como fez a Coréia. Não quero morar num paÃs onde sou discriminado pela cor da minha pele.
Governo sucateou as universidades públicas... E tem gente aplaudindo isso!!! lamentável!!!
Pelo jeito você acredita no papai noel também!!
Isso não é verdade, até porque, as verbas destinadas ao ensino superior são as mesmas.
UFPR!
Qual, por exemplo????
Como a Universidade pública não é irresponsável terá que introduzir disciplinas de nivelamento para resgatar o que o ensino público fundamental e médio não deu conta. Sem contar os poucos recursos que o governo investe com assistência estudantil - como é que esses alunos irão se manter? O Senado tem que aprovar os 10% do PIB para educação já!!!
Meu caro, bomba que teremos que resolver. Ninguém aqui está querendo se safar do problema, somos todos responsáveis por resolvê-lo...Não ache que os atuais polÃticos são os salvadores da pátria...Leia meus outros comentários, para não ficar maldizendo sem fundamento. Exerça sua cidadania e ajude a cobrar do governo atual e futuros maior investimento em educação, saúde, moradia, etc.. E olhe bem para onde está indo o dinheiro dos tributos que todos pagamos.www.divida-auditoriaci dada.org.br
Meu caro, bomba que teremos que resolver. Ninguém aqui está querendo se safar do problema, somos todos responsáveis...Não ache que os atuais polÃticos são os salvadores da pátria...Leia meus outros comentários, para não ficar maldizendo sem fundamento. Exerça sua cidadania e ajude a cobrar do governo atual e futuros maior investimento em educação, saúde, moradia, etc.. E olhe bem para onde está indo o dinheiro dos tributos que todos pagamos www.divida-auditoriacidada.org .br
Perfeito o seu ponto de vista. Ë necessário investir mais dinheiro principalmente no ensino básico e mais um pouco no ensino superior para poder manter a qualidade depois da expansão - REUNI. Se olharmos dados do investimento no ensino como um todo por aluno/ano o valor não muda desde os tempos da ditadura. No censo de 2009, o gasto médio por aluno no ensino básico é de 3000 reais por aluno/ano. Nos paÃses do OCDE é em média 13000 reais. Os salários dos professores seguem a mesma lógica...
Me entristece você chamar este desafio de bomba. Denota ser algo catastrófico o efeito desta decisão, quando na verdade deveria servir de motivação para um paÃs mais igualistário, muito embora eu concorde que isto seja apenas um paliativo que deve vir acompanhado de politicas de educação mais sólidas. Professores como você (imagino que seja) com um pensamento destes é o que o Brasil não precisa. Talvez vc tenha sido infeliz na colocação, mas que infeliz colocação para alguém qu
Entendo o seu ponto de vista, porém é necessario um esforço maior da sociedade como um todo, para podermos sanar esta distorção criada a anos. Vale lembrar, contudo, que é necessario este mesmo esforço para exigirmos do governo medidas para sanar este defcit do ensino público, para que este tipo de medida (cotas) sejam somente paleativas e não, como diria meu avô, "ad eternum".
Dirceu, sou a favor de absorver esses alunos. Mas, a Universidade pública terá que encontrar uma solução para sanar as dificuldades desses alunos mal formados no ensino público básico. Olha, a gente ainda está sem saber o que fazer... Mas, garanto para você que as universidades públicas, até por seu quadro docente muito qualificado atualmente, tem um compromisso enorme com a qualidade dos profissionais colocamos para a sociedade. Vamos ter que encontrar um jeito....a bomba está no nosso colo
Patricia, minha esposa é professora, sei muito bem como anda o ensino público, até porque, ela dá aula para a escola pública e particular e a diferença é gritante. Por conhecer esta realidade meu filho estuda em escola particular. Contudo, para se reolver este atraso na ensino público, ainda que se invista muita, é um resultado a longo prazo, ai te pergunto; neste interim, o que fazemos com os alunos sem condiçoes de manter um ensino particular??? dixamos as margens da sociedade?!?!?!
Nem estou discutindo cotistas e não cotistas...Estou discutindo que o ensino básico público não tem feito seu papel. Estou dizendo porque trabalho no meio universitário e o que vejo nos últimos 18 anos são alunos cada vez mais com dificuldades de natureza cognitiva devido à má formação básica. Ë uma situação difÃcil que a Universidade tem que lidar. Talvez para aqueles cursos de alta demanda (engenharias, medicina, etc) a situação não seja tão escandalosa, mas para os de menor demanda.... /
Não precisa não menina, pois já foi confirmado pelas universidades que as notas dos cotista, na maioria delas, são bem maiores do que os outros alunos.
Pelo que vejo, esse sistema faz apenas o sistema funcionar como deveria: estudo superior para quem não pode pagar. Sem novidades até o momento. O resto é recalque de playboyzinho que não vai mais poder roubar as vagas dos menos afortunados de nosso paÃs.
Que comentário infeliz.... As cotas são para entrar para a universidade e não para sair. Para obter o diploma ele vai passar pelos mesmos desafios (provas, trabalhos, monografia etc etc) que os demais alunos passarão.
CarosAjudar alguem de uma classe social desfavorecida é uma coisa,distribuir diplomas de doutor é outra.
Inclusão social e redistribuição de rendas soam como palavrões para eles.
As vagas poderão não ser preenchidas porque os alunos não passarão nas provas de ingresso, haverá reprovação em massa, haverá um número grande de desistência. Outra situação (mais provável) seria: o governo criará regras para diminuir o nÃvel de exigência para o ingresso, o governo exigirá um mÃnimo de aprovação nas disciplinas (75% dizem que é o aceitável, caso contrário colocam a culpa no professor), o professor terá que baixar o nÃvel da disciplina.
U-U-U-f-f-f-f-f-a-a, depois de tantas notÃcias ruins-, até que enfim uma boa notÃcia. Está na hora do Brasil reparar a in-justiça que comteu com os ne-gros. Assim como tem reparado as in-justiças cometidas na época da di-tadura. Aos des-contentes: O mundo é gi-gantesco, façam suas malas e vão para outros paÃses.
Eu não sou totalmente contra as cotas. Concordo que o ensino público deva ter o compromisso social de minimizar injustiças históricas. O problema é o nÃvel de formação dos alunos que entrarão na Universidade. Será que terão condição de acompanhar as disciplinas. Teremos que ter disciplinas de nivelamento? Será que nivelamento adianta se muitos alunos não desenvolveram certas habilidades cognitivas básicas na infância/adolescência. Estão jogando a bomba no nosso colo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas em federais para cotas Voltar
Comente este texto