Educação > Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas em federais para cotas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Parabens governo, agora voces conseguiram, meteram a faca nas esperanças de pessoas que estudam noite e dia pela chance de se formar e ter uma profissão, tudo isso pra disfarçar a incompetencia de voces que esta atingindo niveis ridiculamentes altos. Quero saber até quando as pessoas vao aguentar isso caladas ...
Da forma que você escreve só daria para cursar uma Facoco - Faculdade de Corte e Costura. E viva o analfabetismo.
Mais outra medida populista deste governo. Ao invés de melhorar o ensino fundamental ele cria espaço nas universidades federais pra gente que não estará preparada. Consequência: As universidades federais vão ter que andar mais devagar, senão ninguém passa, né? Cai a qualidade! Quando esse pessoal se formar e não conseguir emprego vão dizer que a culpa é do capitalismos, da direita, da mÃdia golpista e do PSDB. A única opção vai ser se filiar ao PT e conseguir um emprego público. Genial!
Mais um a "achar " que o ensino fundamental é de responsabilidade do governo federal. Partindo de uma premissa errada é evidente que a conclusão também estará errada.
perfeito !
Vamos votar no Tiririca!!! Palhaçada mesmo... Pior do que ta não fica!! As cotas deveriam ser para estudante auto declarados POB_RES, ou alguem pode me explicar a diferença de um po_bre neg_ro e de um pobre bra_nco???
Governo petista: a vanguarda do atraso. Tudo, menos a meritocracia.
Como não há noção de competências por aqui vamos lá: Todos são IGUAIS perante a lei. Está na constituição de 88! Mas parece que, dependendo do fato, a lei não existe ou é atropelada.
Quanta asneira escrita. Dá prá se ver que o brasileiro não sabe interpretar o que se lê. Foi o Senado que aprovou a lei e esta poderá não ser aprovada pela Presidente do PT. Não sou a favor de cotas. Sou a favor do Prouni e do aluno que estudou e chegou lá. Não tive leite, livros, cadernos, merenda, etc. Filha de pobres, trabalhei de dia e estudei de noite.Andei de trem e ônibus cheio e mesmo assim consegui com muito sacrifÃco fazer uma faculdade.Temos que valorizar o professor e a escola pú
PT deita e rola, ron-ca e pei-da e o povão bate palma , sorrà e vota nele denovo...Continuarão por muitos anos sem a mÃnima noção do valor de um voto. Trágico e lamentável! Esse projeto representa o cúmulo da hipocrisia!!!
 Isso é gravÃssimo estou vendo meus direitos serem roubados por falsos Robin Hood, não tenho culpa de escrivadão a 200 anos atras, eu quero ter meus direitos assegurados quero entrar em uma universidade por meu empenho em estudar... isso é ridÃculo ridiculoooo absurdamente ridiculo... É um Apartheid Moderno isso.PAÃS RACISTA CONTRA OS BRANCOS DE CLASSE MEDIA PQ CLASSE MEDIA QUE NEM EU SO SE FODE..NÂO CONSEGUE FINANCIAMENTO FAZ DIVIDA PARA ESTUDAR E AINDA PERDE OPORTUNIDADES PQ NAO SOU
No Brasil está ficando proibitivo para os brancos e se for pobre, que a sorte o ajude porque do Governo ele nada pode esperar....Ridiculo
O branqueamento é o ideal da sociedade miscigenada brasileira.Quem é branco geneti camente deveria procurar outro lugar para se mudar com a sua familia.Não há escapa- toria.
O Brasil tinha ensino médio e gratuito de qualidade na década de 60. Escola privada era pra quem não conseguia passar de ano na pública.Foi piorando, piorando... Até que a implementação de aprovação de ano automática matou de vez. Agora o objetivo é acabar com o ensino superior público. Ao invés de melhorar a qualidade dos nÃveis anteriores, vão facilitar a entrada de gente que não teve um ensino de base de qualidade.Universidade deveria ser fonte de inovação, mas virou moeda polÃtica
facil, eu me declararia negro qd fosse fazer o vestibular, simples assim...
Como não há noção de competências por aqui, vamos lá: É atribuição quase que exclusiva dos governos estaduais o ensino médio. Isso está na Constituição Federal de 88!
Aprovação automática de ano foi uma decisão em nÃvel federal que afetou todo o ensino médio. Então jogar a responsabilidade somente aos estados não faz sentido nenhum.
Não somente.Decisões do ministério da educação, por exemplo, afetam TODO o ensino médio.
Também está escrito na lei: 1) roubar UMA GALINHA é CRIME; 2) roubar UMA BILHÃO na Administração pública é ÃLICITO CIVIL. Jogar a culpa para os outros e tomar medidas DEMAGÓGICAS é tÃpico do PT.
Estranho aprovar uma medida como essa justamente em perido eleitoral. Estão enganando quem com essa medida discriminatoria e que por si só, ira acirrar o preconceito no Brasil. Além de tudo, a lei é vesga, só enxerga um lado da pobresa, só da oportunidade para um segmento de pobres. Isso, não é inconstitucional?
Não dá para acreditar. Se hoje o nosso paÃs está em 84° lugar no IDH, sendo 87° em educação no mundo, como iremos melhorar se agora usaremos mais cotas? Será que querem nos deixar como a média dos paÃses africanos (alguns são melhores)? Qual o objetivo? Se fosse inclusão social, terÃamos que acertar o ensino básico e de todas as escolas. Um aluno que não interpreta nem escreve direito, assim como não sabe fazer contas, será um engenheiro ou médico com que qualidade?
Este governo está levando a SAÚDE e EDUCAÇÃO à FALÊNCIA com a sua polÃtica de RENÚNCIA FISCAL à tÃtulo de "INCENTIVO À INDÚSTRIA". Se querem fazer uma polÃtica socialmente justa ... ... por que o PT não acaba com o imposto de renda sobre o TRABALHO ASSALARIADO ??? O PT é um partido de trabalhadores ou de CAPITALISTAS ??? PT - Partido dos Traidores dos Trabalhadores.
Não se esqueçam que Universidade Federal é pra um grupo seleto de intelectuais, não importando a raça, e o acesso tem que ser mais difÃcil do que já está para todos. vamos entao, fazer o sistema de cotas com as vagas das universidade privadas "filantrôpicas" que cobram horrores de mensalidades e detém um tanto de vagas para distribuiir. O rico que pague pelos menos desfavorecidos. Universidade Federal, com recursos fortes da União, é local de produção de conhecimento. Autonomia!
O candidato do LULAcaio dos Capitalistas à prefeitura de SP é AMIGO dos empresários da educação. Daà o PROUNI e FIES, para pagar com dinheiro PÚBLICO as vagas OCIOSAS das universidades PRIVADAS.
Lei de incentivo ao racismo.Quero ver o que vai acontecer nas comunidades pobres (favelas, por exemplo) quando um branco melhor colocado perder a vaga para um negro.O aumento da violência que isso acarretará deverá ser creditada aos cretinos que aprovaram essa lei e a quem sancioná-la.
Orgulho-me em ter votado no Aloysio Nunes para senador. O único que votou contra essa palhaçada.
Não vejo bem o porquê do orgulho, o argumento dele é pÃfio. Argumentar pela quebra da autonomia universitária não convence, já que essa autonomia evidentemente não pode estar acima da vontade polÃtica da nação, acima dos poderes constituÃdos. Na verdade ele é contra as cotas, mas não teve coragem de dizer isso para não se indispor com os segmentos sociais respectivos, faltou coragem, faltou transparência em assumir a posição, ainda mais que o STF julgou a constitucionalidade das cotas.
Só falta ele explicar os R$ 300 mil que recebeu do Paulo Preto para comprar o apto em que vive em Higienópolis, depois de ter participado na ditadura da resistência, assassinando pessoas, se rendeu completamente.
Depois o governo quer melhorar o ensino. Entra quem for de cotas, se tem mérito ou não, isso é outra estória. Alguém de bom senso vai a uma consulta médica com alguém que sabidamente entrou na universidade por cotas ?
A lógica do PT na sua estratégia de se perpetuar no poder: Você, independente da sua raça ou renda vai continuar sendo igonorante social, mas vou te dar um diploma na certeza de que você e seus familiares vão votar em mim sempre. É o PT fortalecendo o racismo para manter a sua hegemonia atravé da divsião. Ensino de qualidade para todos!
Se sou contra a essas co.tas, sou contra a po.bre na universidade? Visto pelo Governo como "Cla.sse C", sou contra as co.tas!!! Fazer justiça social é investir no Ensino Fundamental e Médio, me dando ensino de qualidade, pra ba.ter de frente com meus concorrentes. Estão cometendo o mesmo erro do passado, estão investindo de cima pra baixo na educação, o q deveria ser ao contrário. Essa história de ñ querer po.bre na universidade é pa.pinho de po.pulista i.mundo.
PerÃodo de transição? Então quer dizer, q um universitário cotista conseguirá ter uma vida estável no futuro? Até aà td bem. Agora, em q escolas um cotista ganhando bem no futuro vai por seus filhos? em escola pública, para conseguir cotas tbm, ou em uma particular de qualidade?
Medida paliativa e eleitoreira autenticando o atestado de incompetência!!!Com isso a popularidade do governo cresce, porém, não dá pra melhorar a qualidadedo ensino superior sem melhorar o ensino médio e fundamental.estão tirando da boca e enfiando no C...
Pois agora, oficialmente, legalmente, somos um paÃs racista como eram a Ãfrica do Sul, Alemanha nazista e os Estados Unidos até a década de 60. Quando é que separarão os banheiros, bares e praias entre "white" e "colored"? Nós, brancos, teremos que usar algum tipo de triângulo costurado nas roupas?
Ufa! Ainda bem que já me formei. Não sobraram vagas para branco caucasiano... Quero pedir ao governo brasileiro, o mesmo que ainda pratica a velada, mas conhecida "polÃtica do branqueamento", as minhas mais sinceras desculpas por eu ser branco. Me parece que de uns tempos para cá ser branco é crime. Nunca agi assim, mas não contratarei mais funcionários formados pelo sistema de cotas porque eles não precisam mais estudar para se formar. Basta pertencer a al
"Cotas universitárias...O inicio da Indenização..."Tava mais q na hora de a universidade publica ser para o jovem carente e tbm para o negro. Esta é a real função da universidade publica.Os filhinhos de papai, burguesinhos elitistas e quem os representa, como o Senador Aloysio Nunes Ferreira e seu partido (PSDB-SP), podem muito bem pagar por universidades particulares e deixar o q tem por finalidade, o pobre, ser realmente para o pobre.Quem é contra as cotas, procure se informar melhor...
Acho que o caldo entornou de vez. 50% em cotas raciais agride a inteligência de qualquer um. Por critérios econômicos seria mais do que justo num paÃs como o Brasil. O que não falta é branco pobre tentando ganhar a vida honestamente. Estes não terão nenhuma chance de crescimento. Espero que este seja o tema da proxima eleição!
"os filhos dos RICOS não trabalham" meio preoconceituoso seu comentario né ? quer dizer que a pessoa por nascer em condições financeiras melhores esta condenada a ser renegada do seu direito ? E aquele "papo" que todos os homens sao iguais perante a lei ?
Paulo, respeito a sua opinião, me parece bem intencionada. Mas os filhos dos RICOS não trabalham, não têm renda própria. Basta alugar um quartinho, arranjar um falso emprego de meio expediente com um dos amigos do papai e já é considerado pobre. Sou contra qualquer tipo de cota e a favor de: 1) Melhoria do ensino de base; 2) Exigência de EXCELÊNCIA nas universidades PRIVADAS para atrair os ricos.
Meu Deus!!! O que estão fazendo com este paÃs! É de dar dó ver que as "otoridadis" perderam completamente o bom senso!
O RACIOCINIO DO PT É MUITOSIMPLES: A PERGUNTA É: TEM MAIS GENTE PREPARADA OU DESPREPARADA? É ÓBVIO QUE DESPREPARADA. POSSIVELMENTE CENTENAS DE MILHARES A MAIS. ENTÃO O QUE ELE FAZ: OFERECE AS VAGAS EM ESCOLAS PUBLICAS PARA OS DESPREPARADOS. ISTO FAZ COM QUE ELE RECEBA EM TROCA CENTENAS DE MILHARES DE VOTOS. DEPOIS O LUL@ DISSE QUE NÃO SABE OQUE É MENSALÃO. MENSALÃO É ISTO, PAGAR PARA OBTER BENEFÃCIOS.
Xará, seu comentário é um verdadeiro samba do crioulo doido. Pelo seu raciocÃnio, todo e qualquer investimento (pagamento) que gerar benefÃcios à sociedade é mensalão.O samba é de sua autoria ou está apenas repassando?
Isso é racismo institucionalizado... não precisávamos disso. Logo as cores terão torcidas organizadas...Â
No meu tempo a escola pública era ótima, passei no vestibular de primeira sem cotas. Hoje, se tivesse de estudar na escola pública e passar no vestiba teria de "ralar" muito mais, não só porque a escola piorou como havia as cotas para pobres, ne_gros e indios. Agora o governo teria criado mais chances para que eu finalmente passasse, mas é justo, é racional, é inteligente? Claro que não, é um absurdo, é tapar um lado e destapar outro, com estresse rotineiro porque todo ano as regras mudam. H
Nunca li tanta sandice em toda minha vida, sejamos mais civilizados, discordar é um da exercÃcio da democracia, mas o que li nos comentários dessa matéria é algo que não há como qualificar. Os Srs. afirmam das formas, jeitos e maneiras mas desrespeitosas possÃvel que as pessoas que terão uma oportunidade a partir das cotas, são desqualificadas, ignorantes, sem inteligência. Como podem ser tão preconceituosos? Tão mesquinhos, minha nota para o governo petista é zero...
Para os iluminados senadores, com certeza é mais fácil criar cotas do que criarem mecanismos eficazes que assegurem um ensino básico e médio de qualidade para garantir a quem precisa o acesso justo à universidade pública. Além de não ser necessário desembolsar nenhum centavo para a sua implantação, as cotas dão voto e garantem a boa imagem do governo. Ninguém ainda não avaliou as repercussões dessa decisão para o futuro do paÃs. Pobre paÃs rico de ignorância.
Eu acho que as cotas não garantem boa imagem para o governo. Acho que garantem a imagem de DEMAGOGIA.
Não se preocupe Ivan Ivan, ai eles contratarão para o serviço público por cotas - sem prestar concurso evidentemente - e o pais caminha a longos passos para a bancarrota. Pra se fazer justiça social realmente deveria se estipular uma anuidade nos moldes das melhores instituições privadas do 1º mundo. Aqueles carentes que tem capacidade intelectual mas não financeira receberiam bolsas de estudo. Evitaria do estado dar estudo de graça a abastados ou aos ditos cotistas sem aptidões para
O ensino de qualidade deve ser PÚBLICO, UNIVERSAL e GRATUITO. Quando estudei, tive enormes dificuldades em COMPRAR LIVROS, mesmo sendo RICO pelos critérios criados pelo PT (Secretaria de Assuntos Estratégicos), onde meio salário mÃnimo já é classe média.
Quanto chororô nos comentários. Até parece que todos os beneficiados pela decisão são imbecis e incapazes. E olha que a reserva de cotas é de 50%, isto é, continuam a ter 50% de vagas pelos métodos anteriores. É duro mexer com privilégios. Até parece que não existe racismo e classismo no Brasil. O cara é branco e classe média e se acha perseguido e discriminado. Tenham a santa paciência. Obs: também sou branco e classe média mas defendo as cotas econômicas e raciais.
O processo de seleção pelo vestibular pode ser socialmente injusto. O sistema de cotas poderá vir a ser excessivamente inclusivo. Mas o que define o bom profissional é a qualidade do curso universitário, que seleciona os capazes ao longo da trajetória de formação. Cotistas ou não, se aprovados ao final do curso, significa que apresentam competências e habilidades suficientes e necessárias para o exercÃcio profissional, também confirmadas posteriormente pela inserção no mercado de trabalho.
Edu_ardo, na sua teoria é lindo, mas com média 5 com exame essas pessoas passam, e o problema de formação básica perpetua-se. Sinto lhe dizer, porque é ruim para todos nós, estamos colocando uma massa de pessoas não preparadas dentro do nÃvel superior, com reflexos futuros na economia, nas empresas, na qualidade dos serviços. E se muitas escolas particulares de terceiro grau deveriam ter sido fechadas ainda estão de pé para acomodar parte desse pessoal, mais um problema.
O problema é que dentro das universidades também existe a pressão sob os professores para o aluno passar, mesmo nas universidades públicas de excelência. Existe uma série de mecanismos e indicadores que"devem"ser cumpridos. Se 50% da classe (cotistas ou não) não obtiver nota sufuciente, a pressão será sobre o professor e não sobre o aluno.Acabará acontecendo o que já vimos no ensino fundamental e médio. Vai ter progressão continuada na universidade
.
João Existe a possibilidade de o aluno não ser aprovado em disciplinas em que não tenha competência mÃnima para ser considerado apto. Não vejo como esta seleção não possa ocorrer em um curso universitário público, com reconhecida qualidade acadêmica e profissional. Se os docentes do ensino superior são responsáveis com a avaliação, e o são realmente, as notas atribuÃdas nos exames, atividades, exercÃcios, irão refletir as insuficiências da formação anterior do aluno.
Edu_ardo, o que estou dizendo é que mesmo se o ensino público superior é de excelente qualidade, o baixo nÃvel de formação do aluno que chega nele "contamina" o resultado da formação no nÃvel superior, por melhor que seja, porque nenhum professor de jornalismo vai ter saco, paciência, e muito menos é a função dele ensinar um aluno a fazer uma redação decente, inclusive havendo erros crassos de português (para exemplificar um caso). Como essas pessoas vão se formar?
Se admitimos que o ensino universitário público é de boa qualidade não há porque formular a tese de que os cotistas poderiam sair com deficiências de formação, pois só progridem no ensino superior os que são aprovados e cumprem o exigido por cada universidade. Lembrando que a avaliação dos cursos tem sido feita regularmente e a partir de critérios aprovados pelo MEC. .
Prezado, Estamos falando de cotas para o ensino universitário público. Veja a chamada da reportagem que define o debate " Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas em federais para cotas". Não estamos considerando cotas para universidades particulares...
Não se recupera na faculdade erros crassos de formação na base. Os professores de ensino superior reclamam que os alunos não sabem escrever e tem problemas sérios de matemática.
Se admitimos que o ensino universitário público é de boa qualidade não há porque formular a tese de que os cotistas poderiam sair com deficiências de formação, pois só progridem no ensino superior os que são aprovados e cumprem o exigido por cada universidade. Lembrando que a avaliação dos cursos tem sido feita regularmente e a partir de critérios aprovados pelo MEC.
Errado. Qualquer um que entrar na universidade consegue aprovação, principalmente nas privadas, pagou-passou. Quanto ao mercado, há péssimos profissionais, mas bons em ganhar dinheiro, um outro tipo de inteligência.
Pois é, a preocupação do Governo é o diploma e não o ensinamento. Não importa se vão aprender, mas sim o diploma na mão,simplesmente teremos mais semianalfabetos com curso superior. e quando competirem para uma vaga vão ver que não vão prestar para nada. A sim, claro, mesmo sendo semianalfabeto, poderão pelo menos ser um polÃtico ou até mesmo um Presidente da República no Brasil.
Já que eles querem criar dois tipos diferentes de brasileiros (um discriminado pela cor da pele e outro não), então o certo seria criar dois paÃses separados: Brasil do Norte e Brasil do Sul, como fez a Coréia. Não quero morar num paÃs onde sou discriminado pela cor da minha pele.
Melhor criar o paÃs dos espertalhões e demagogos e o paÃs dos honestos. A cúpula do PT estará no primeiro. Depois de criar o BOLSA-MISÉRIA, o PT cria o BOLSA-IGNORÂNCIA.
O sistema de cotas hoje já esta implantado. O percentual é menor sobre as vagas oferecidas. Qual é o desempenho destes alunos cotistas? Esta é a base da avaliação para correções de rumo. Não creio em nenhuma degradação e ninguém ficará sem universidade. Novas FGVs, PUCs, MACKENZIEs surjirão por demandas de mercado e com mais qualidade; com mais mestres doutores, com cursos focados em pesquisas e com os patrocinios das empresas que tem todo incentivo na qual
Caro giramundo girassol, Você deve ser cotista??? não ???? porque a palavra "surjirão" é com G e não com J. Vou lhe ensinar .... SURGIRÃO... aprendeu ????
Descupe-me as falhas, vc tem razão, localizei o "g", passou batido. A semântica permanece, é posicionamento. De qualquer forma meu ego agradece sua fina correção.
Parcialmente verdadeiro. Expulsando alunos bons das universidades publicas vai ter mais mercado para universidades particulares de qualidade. Problema é que aqui universidade particular quase não faz pesquisa de ponto. Assim, o ensino superior vira escola em vez de ensino cientifica. E emperra a inovação que este pais precisa tanto. Para ver o que funciona, olha Alemanha, que mesmo com salarios altos consegue fazer frente a China (é 2o maior exportador do mundo), contrario aos EUA, quase fal
Pelos seus erros de PORTUGUÊS, você deve ser aluno reprovado e ansioso por ser cotista.
Eu conheço um caso de dois irmãos que são muito pobres, um nasceu branco e o outro nasceu moreno, são duas pessoas que tiveram as mesmas dificuldades na vida mas um entrou na universidade e o outro não conseguiu vaga mesmo tendo estudado muito, o que falta pra ele é base. Quem defende cotas raciais defende um sistema arcaico que divide o ser humano em raça, no lugar de defender e cobrar um sistema de ensino que integre, essa sociedade arcaica defende justamente o contrário, patético.
Não seria o caso de criar cotas para o Congre$$o? 50% de. ne-gros, par-dos e in-dios para deputados e senadores. É uma idéia para o sena-dor Paim. Quem sabe ele consiga esse feito. E até um mandato para PRE$IDENTE ne-gro, outro para par-do e um para in-dio. Com o PT o impo$$Ãvel e apenas po$$Ãvel.
Todo brasileiro branco, pobre, hetero, honesto e estudioso é uma figura abandonada pela esquerda tupiniquim. Até quando aceitaremos projetos eleitorais cuja unica intenção é garantir currais eleitorais garantindo atalhos a espertalhões da vantagem alheia?.
Imagine como isso é interessante, isso, Ana, realmente, não se pode escrever ne_gro aqui, parece que é palavrão. Ô Folh@, (nem Folh@), que é isso?
E ne_gro é uma palavra que cai no filtro da fo_ia...
Concordo totalmente com o João J. Sou hetero e branca, e sei que sou privilegiada. Quero que os ne_gros, os pobres, todos os que sofrem ainda na nossa escala social segregadora tenham uma real possibilidade de melhorar, e não creio que seja dessa maneira. Um bom ensino fundamental e médio deveriam ser a base e não apenas uma etapa a ser transposta. Hoje se exige faculdade não pq o mercado esteja tão exigente, mas é pq as pessoas saem da escola sem saber escrever, ler ou fazer contas.
Partido de trabalhadores SÓ NO NOME ... Partido de esquerda SÓ NA LENDA ... O PT é o maior expoente do NEOLIBERALISMO da história recente deste paÃs.
Brancos e heteros e católicos sempre foram os preconceituosos e intolerantes que levaram tudo, meu amigo, não vem que não tem. O que está errado é usar esse argumento para dizer que o atual governo está agindo errado. O agir certo é propiciar escola pública de primeira para todos. e isso o atual governo está lavando as mãos, porque assim não precisa de cotas para ninguém. Então tanto o governo como seu argumento são errados.
É difÃcil agradar a todos, mas o governo que eu não votei, graças a Deus, está decidindo conforme seus critérios. Entre os acertos e erros da medida, ficarei com os acertos, vagas federais para os alunos das escolas públicas, pelo menos aqueles que mais precisam terão mais chances. Melhor do que a situação atual, quando as federais são ocupadas por alunos que podem pagar. O ideal seria os mais capazes e bolsas para aqueles sem recurso financeiro. Cada um com sua opinião.
Não é caso para agradar a todos, é propiciar escola pública decente universal e vagas em quantidade suficiente nas universidades, que a coisa anda. Esse é o caminho. Ficar inventado "salamalaques" com fins eleitoreiros e lavando as mãos para as próprias obrigações e responsabilidades não é algo de governo sério e de visão consciente.
Parece coisa do Evo Morales ou do Chavez, tal a boçalidade do projeto. governos mais inteligentes como a ditadura de direita que vigorou na Coréia do Sul por décadas, conseguiram tirar o atraso investindo na educação de base (fundamental e e ensino médio), o que demorou umas três gerações pra dar frutos. Mas agora é irreversÃvel. Já a bananolândia resolveu começar do fim, o que vai sabotar o ensino público que ainda em qualidade nesse paÃs.É duro assistir sem poder impedi-los de fazer esta m
Fernando, se na Coreia do Sul demorou 30 anos, no Brasil quanto tempo levarÃamos neste projeto? Entre 50 e 100 anos? Infelizmente, trata-se de necessária medida emergencial, porque, como está não pode continuar. Não haverá sabotagem do ensino público, porque quem tem que mudar é o aluno, não o ensino. Nossa base social é muito extensa para começar do inÃcio como vc. imaginou. Quem sabe, começando pelo vértice da pirâmide, seus efeitos não serão mais rápidos e eficazes?
Um assunto polêmico mais que precisa ser melhor debatido. Estão atacando o efeito e não a causa raiz, que é o baixo investimento constitucional do governo na educação básica, para assim preparar melhor a todos para disputarem igualmente estas vagas , e mais ainda conseguirem com essa base se desenvolverem na universidade para que não tenhamos formandos despreparados daqui a 5 anos para enfrentar a enxurrada de estrangeiros que estão entrando para trabalhar no PaÃs com uma qualificação melhor
Acho válido que exista a cota para alunos do ensino público sim, sem esta história de cota racial. Todos nós sabemos que a grande maioria dos alunos das universidades públicas vem de instituições privadas, então há algo muito errado aÃ, quem pode pagar o ensino privado de qualidade se isenta de exigir e lutar que o ensino público tenha qualidade, então que continue pagando pela formação dos seus até o final.
Continuando.. e agora é a minha vez de perguntar... os que são diferenciados em mente e consciência, cobram mais dos professores e são esforçados, são culpados de os pobres serem pobres e trabalharem e estarem numa péssima escola que não tem boa estrutura, professores são mal pagos, que têm greve e cujo currÃculo 100% das vezes não é cumprido? Os "coitados" precisam de cotas e os outros é que pagam o pato? Somente uma educação pública decente, colocando todos no mesmo nÃvel, é justa.
Concordo que rico não tem culpa e sabemos que eles têm outra cabeça, se esforçam para manter o status, vão a escolas particulares que oferecem melhor qualidade de ensino para passar nas provas do vestibular, ou seja, uma coisa puxa a outra. Mas os de classe média também vão. E pesquisa recente provocou: são as escolas particulares realmente melhores ou quem está lá dentro é mais compenetrado e cobra mais? Boa questão! R.: Os que estão nas particulares cobram mais e são realmente diferenciado
João J.Aluno rico não tem culpa por ter nascido rico.Os de boa formação,dedicam-se aos estudos porque desejam manter o padrão social dos pais e fazem uso de suas condições para acessar às melhores escolas.Até aà tudo bem.O que necessita ser corrigido e esse é o principal objetivo das cotas é oferecer ao aluno que frequenta escola pública deficiente,oportunidade para cursar uma universidade de qualidade,se tiver potencial para isso.
Um ensino público decente propicia as mesmas condições para todos. Ter de trabalhar atrapalha os estudos, concordo, mas quem não trabalha vai passar estudando tendo internet, redes sociais, dinheiro para gastar? Esse usa o tempo com mil outras coisas, nada garante que está estudando. O grande diferencial ainda é a qualidade do ensino. E nesse outro ponto que aparece um governo sério: o aluno precisa de livros, roupa, material para estudar e não precisar trabalhar? Que seja dado
Brasil Somos Nós,concordo com Renato.Evidente que o ensino público básico necessita de reformas,de forma a tornar o aluno competitivo.Isso só não é suficiente se o aluno da escola pública não dispuser de recursos para pagar um bom curso preparatório para o vestibular.É neste estágio que as vagas são decididas.Note ainda que o aluno de maior poder econômico não possui renda,mas seus pais têm condições e o aluno tem todo tempo para estudar.O outro lado tem que trabalhar para poder pagar. É jus
Desse jeito nunca vão começar a melhorar. Vão achar que está pronto e resolvido, vão ganhar votos e vão se dizer "justos", que resolveram o problema histórico das diferenças sociais. E a educação pública fica cada vez pior, é a lei do menor esforço. E as cotas ficam e nunca ninguém vai conseguir se eleger prometendo melhorar o estrago, porque é "mais mole" assim, é o famoso "jeitinho brasileiro" de valorizar e votar em quem "atalha".
Concordo que não vai melhorar, mas vai dar oportunidade a quem não tem no atual modelo, porque não se dá prá melhorar do dia prá noite o ensino público no paÃs. Acredito que tem que haver sim um investimento maciço no ensino público fundamental. Mas tem que haver medidas imediatistas como esta sim, porque não se pode condenar uma geração inteira e dizer-lhes que a oportunidade virá apenas para seus netos quando o ensino público for de qualidade.
RaciocÃnio falho. Não é melhor melhorar o ensino público de base ao invés de estabelecer cotas ??? Os filhos dos RICOS não trabalham e não têm renda própria. Então estão aptos a preencher cotas pelo critério econômico. Também não é melhor exigir nÃveis de EXCELÊNCIA nas universidadeS privadas PARA ATRAIR OS RICOS ???
O que está errado é a falta de educação de primeira no ensino público. E esse ato não vai melhorar a educação pública. Entendeu?
Aquele que realmente estudou, se esforçou para conseguir uma vaga, agora aquele que não fez nada, absolutamente nada, consegue assim do nada !! O povo votou no PT, como está tomando na cabeça, hein ??/
Não, metade dos melhores serão discriminados e terão suas vagas roubadas por "morenos" com notas ridÃculas. Isso é "equilibrar a sociedade"? Parece a mesma coisa que a Ãfrica do Sul fez durante décadas, apenas trocando as cores.
Você está distorcendo a situação. As vagas não são ilimitadas, somente os melhores terão acesso a elas. Já lhe ocorreu que existem na sociedade milhares de pessoas intelectualmente superiores a você e que, por falta de condições econômicas não conseguem acesso a um curso superior de qualidade? Quem se esforçar, certamente conseguirá uma vaga nas 50% restantes. O PT está construindo um paÃs para todos, equilibrando a sociedade. Visto desta forma, não lhe parece ser justiça social ?
Finalmente algo sano na politica.... Doi muito nesses covar des ra cis tas saber q terão um negr @ lado a lado... na uni...
Eu estudei na USP, sou branco, e namorei uma negra, também Uspiana, que assim como eu, estava lá pq estudar, ao invés de bagunçar, sempre foi sua prioridade. Estudamos ambos na USP, branco e negra, pq sempre valorizamos o conhecimento, e independente do fato de ambos não terem pais com instrução, nós fomos atrás da nossa. Estudamos na USP pq além de inteligentes, somos esforçados.  A fuvest seleciona BONS alunos, não seleciona rico/pobre, neg_o ou branco...
se vce tivesse um filho que seria submetido a uma cirurgia vamos dizer no coracao ou na cabeca coisa muinto seria,e tivesse dois medicos e vce seria incunbido de escolher um deles para fazer a cirurgia,um deles formou atravez dos propios meritos,o outro so consegui entrar para a faculdade por ter a cor certa ,qual deles vce escolheria?
Uma tremenda burrice. 2000 anos depois vemos repetir o "lavar as mãos" de Pôncio Pilatos, mas esse ato dá muitos votos, faz as mentes mais preguiçosas terem chances e tira a própria responsabilidade governamental de melhorar o ensino público, definitivamente, com investimentos em estrutura, metodologia e professores (e salários) adequados. Ver como as coisas acontecem nesse paÃs é surreal. Somos chacota.
Quanta demagogia!!! Todos sabem que o correto seria melhorar os ensinos fundamental e médio públicos, assim todos seriam capazes de competir em igualdade pelas vagas. Até quando aceitaremos isso????
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas em federais para cotas Voltar
Comente este texto