Educação > Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas em federais para cotas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Ô paisinho ordinário...
E assim o paÃs continua: com corrupção, com injustiça e com, principalmente, gente ignorante e sem senso crÃtico. O que esperar de uma paÃs assim??? Como esperar que o paÃs melhore se a intenção é justamente o enriquecimento ilÃcito por meio de uma sociedade alienada. Só Jesus mesmo por nós, estamos perdidos.... Brasileiros, o poder está nas nossas mãos, infelizmente não sabemos ou não temos a coragem de tomar alguma atitude firme que acabe toda essa palhaçada, chega de tanta omissão!!!!!!!!
Meu Deus, eu estou com medo. Deus eu estou com medo, Meu Pai, o que será do meu PaÃs. Nos ajude, eu imploro, nós precisamos de ajuda. ... DEUS NOS ACUDA, NOS PERDOE, NOS DE A MÃO....
Qual a sua Adão? Vai dar uma de Regina Duarte agora?
Agora o preconceito se volta contra os mais preparados. Essa é a forma mais fácil de baixar drasticamente o já ruim nÃvel do ensino superior brasileiro. Lamentável!
Abaixa o nÃvel dos participantes dos cursos superiores e mais... volta a ser uma corrida a uma vaga na escola pública, já que as chances aumentaram mais ainda, então os mais capazes vão se aborrecer "puxando o freio de mão" deles. É coisa de doido mesmo.
Isso é uma vergonha... TÃpico de um paÃs que teve um iletrado na presidência e que acha que o acesso forçado ao ensino superior saneará as graves deficiências na educação de base.Chega de populismo!
A segregação está ficando pior e pior. Trabalhei duro para pagar um ensino particular no método de bolsa prêmio, e agora isso piorará as chances. De um lado é bom, mas de outro, joga na lixeira os esforçados.
Hoje é um marco. O ensino público universitário, que éra o que sobrava em qualidade de ensino público, será assumido pelo setor privado, aumentando a exclusão e desigualdade. Os cérebros irão para as particulares, como ocorre no ensino fundamental e médio. A classe média e quem pode pagar agora terá que pagar para ter um ensino de qualidade e as melhores vagas de emprego serão dos que puderem pagar uma boa faculdade para os filhos. E a exclusão será ainda maior. Parabéns, Brasi
precivo ver melhor o que foi aprovado, mas o que li foi 50% para alunos de escola publica, que deverão ser classificado por etnia PRIMEIRA CLASSE N.., depois pardos e indiginas SE SOBRAR brancos. sera que estou entendendo direito?????? estou lendo uma reportagem duma lei do senado ou um documento n.a.z,i,s.t.a revertendo as etnias????
O N., é nnn eee gro. não sei porq não podemos escrever.
Os ne-gros, par-dos e in-dios passarão a compor uma casta especial. Como tudo que sobe dece, no futuro, serão os bran-cos reivindicandos esses mesmos direitos (privilégios).Aà completa o ciclo da igno-rância. E o gover--no ptis-ta se perpetuará no PO-DER, manipulando esses igno-rantes.
Depois de dar o BOLSA-MISÉRIA, para comprar votos ... ... o PT inventa o BOLSA-IGNORÂNCIA. DEMAG OGIA barata. Para ser presidente não precisa de diploma, basta ser sindicalista PELEGO. PELEGO - Aquele que, nos sindicatos, trabalha sorrateiramente contra os interesses dos trabalhadores. É a VINGANÇA do LULAcaio dos Capitalistas pela mão de sua capataz, a DILMArionete.
Bolsa-Miséria às custas da FALÊNCIA da saúde e educação.
Há um equÃvoco pensar que a Universidade faz o aluno. Os cursos da USP, por exemplo, são bem conceituados em virtude de o ingresso se dar através de um vestibular por demais concorrido, onde são aprovados os candidatos melhor preparados que, por conseguinte, elevam o seu nÃvel. A admissão de alunos com preparo sabidamente deficiente redundará na queda inevitável na qualidade do próprio ensino daquela instituição.
Julio, Aqui na UFSC, depois do sistema de cotas, os professores tiveram dificuldades. Os alunos cotistas têm preparo mÃnimo, e muita dificuldade em acompanhar os cursos. O que acontece é que está havendo a necessidade de nivelar por baixo. Lamentável.
Deveria ter reservado era 100%, ai sim seria justo. Os paÃs que não querem que os filhos convivam com pessoas "direrenciadas" que paguem tambem para que as universidade particulares melhorem os serviços prestados. Assim como pagaram para melhorar a educação basica, e so pagar mais um pouquinho para não conviver com pobre. Os idiotas da classe media no brasil alem de pagar 40% de impostos ainda pagam plano de saude, educação, anda andam de carro particular e pagam segurança por fora.
Eu sou um id. da classe média, pago meus impostos, tenho meus carros, pago plano de saúde, pago segurança por fora, tenho dois filhos em universidade estadual e um em universidade particular, vivo bem, vou pescar na Amazônia todo ano, e não concordo com: Um sistema de cotas que valoriza o exterior das pessoas e ignora o mérito; Um sistema de cotas porque nivela por baixo o desempenho e a dedicação dos cidadãos. Um sistema que formará profissionais de terceira classe e ci
Que comentário mais inapropriado! Ve-se de longe que é mais uma opinião de alguém recalcado e invejoso. O mercado se encarregará de fazer a seleção - afinal, as melhores oportunidades de emprego e o crescimento profissional só vem para que tem competência.
o governo falha nas obrigações básicas que lhe são responsabilidades, proliferam pelo paÃs toda sorte de aproveitadores e empresários oportunistas pela omissão do Estado, quando o acesso deveria ser por estudo e inteligência, ocorre por imposição e protecionismo à minoria - lamentável.
Se você carregar um asno de livros, ele não ficará culto e letrado. Ele será um asno carregado de livros. Não adianta estabelecer um sistema de cotas para eliminar os mais preparados. Lá na frente estes terão os melhores empregos e os cotistas, salvo uma minoria de uma minoria, não conseguirão nenhum progresso. O que o governo vai fazer? Estabelecer um regime de cotas nos concursos e piorar a qualidade do serviço público (se é que isso é possÃvel)?? Ou vai intervi
Lembro que no RJ já há um regime de cotas nos concursos públicos. Não me surpreenderia se estendesse para todo o paÃs, o que fere totalmente os direitos de igualdade...
Meu amigo, não da idéia....
Lembro que no RJ já há uma lei de cotas para negros e etc em concursos públicos... Não me surpreenderia se isso se estendesse para todo o paÃs, ferindo totalmente os direitos de igualdade...
Finalmente um ato de sanidade dos politicos... Só resta saber se os cursos de MEDICINA, ODONTO, ENGENHARIA, ETC.. serão incluidos tb. Vá a um pronto-socorro e verá que TODOS médicos são mais brancos q a neve!!
Espero que não, senão não sei o que vai cair mais: prédios, dentes ou a qualidade do sistema de saúde!
Vc tem nojinho de brancos?
Essa é a sÃntese do r/a/c/ismo. Avalia até os médicos pela sua cor.
Nossa mais que injustiça com os tão sofridos ricos do nosso Brasil. Se eu fosse um milionário cheio da grana farÃa o seguinte. ColocarÃa meu filho numa escola pública padrão, ou seja, com professores mal pagos, desmotivados, que mais faltam do que dão aula, sem nenhum compromisso com a educação de seus alunos. Depois mandarÃa ele prestar vestibular pra uma federal sem fazer cursinho claro, ainda assim tenho certeza que ele passarÃa entre os primeiros, afinal os ricos são tão inteligentes kkk
Creio realmente que a ideia do governo seja transformar o paÃs de maneira a uniformizar o ensino de uma forma geral. O ensino fundamental é uma porcaria...o ensino médio é uma porcaria...logo, devemos sucatear o ensino superior! E a galera de baixo quociente de inteligência aplaude de pé! A partir das próximas eleições, apenas votarei NULO! Posso não fazer a diferença sozinho, mas manterei a consciência tranquila por não ter responsabilidade por esse tipo de imbecilidade do governo!
Esse paÃs jamais será uma nação desenvolvida com polÃticas desse naipe. Uma verdadeira seleção natural à s avessas.
Absurdo! O Enem era um passo para frente, pois permitia alunos menos favorecidos e morando no interior se matricular em universidades federais boas, sem ter gastos com viagem e hospedagem, tirando uma barreiraseria. Mas se pessoas de grupos menos favorecidos não conseguem entrar pela Enem, é porque falta nivel. Admitir 50% cotistas, em vez de pessoas classificados e qualificados, vai afetar de imediata o nivel do ensino. Governo, em vez de cotas, MELHORA O ENSINO BASICO E SECUN
Sempre estudei em escola pública, após me formar, trabalhei muito para minhas filhas conseguirem um estudo de maior qualidade, por isso, estudam em escola particular, para conseguirem fazer uma faculdade pública e agora me sinto apunhalado pelas costas. Não sou contra cotas, mas metade das vagas é traição com grande parte da população que paga seus impostos. Minhas filhas vão pagar por eu ter me sacrificado e ter tentado dar a elas uma escola de melhor qualidade. Isso não é igualdade sr Paim
o senador pain é patetico, se não concordar com ele é porque é racista. daqui a pouco vai ser preciso criar cotas para branco, o branco pobre ou classe media baixa é o brasileiro mas discriminalizado nesse paÃs. ele é culpado por ser branco.
O Paim deveria exigir educação pública de qualidade, e aà não é a cor ou a condição social que vai fazer diferença, e sim a capacidade de aprendizado, o esforço, a vontade. Como qualquer lugar do mundo decente é assim.
Paim parte do principio (dele) que ne_gro e inhdio são seres inferiores, que nunca conseguiriam entrar numa universidade sem sair com vantagem na corrida. Os considera, obviamente, seres inferiores. É o pior tipo de racista que existe, o racista "bonzinho".
Pois é! Mas cotas por situação econômica, o que seria muito mais justo, eles nem consideram. O branco pobre é cidadão de segunda classe!
Querer resolver um problema que está na base do ensino público brasileiro com reserva de quotas é um GRANDE ERRO. Significa transferir para a universidade pública um problema que poderá afetá-la em sua estrutura e comprometer sobremaneira, ou até irremediavelmente, sua seara de excelência. A melhor maneira para possibilitar o acesso à universidade pública aos tidos marginalizados é proporcionar um ensino básico de qualidade nas escolas públicas. Qualquer coisa diferente é pura demagogia bara
E as cotas de competitividade? Não existem. O governo não consegue dispor ensino público pelo menos razoável a população, obriga quem pode a pagar por um serviço que seria obrigação do Estado, e no fim o penaliza conferindo vantagens contra quem mais fez, incluindo pessoas menos preparadas para serem os futuros profissionais na nossa economia. Tudo muito bonzinho, mas se esquece que o mundo exige compatência, e não dá complacência.
Será que existe algum levantamento nacional para saber quantos alunos das universidades federais estudaram em escolas públicas? Sempre se repete o discurso que a universidade federal é para "ricos", mas eu não sei se é verdade. Talvez seja em cursos como Medicina e Direito, mas, na minha formação em História, uma grande parte era de escola pública e de baixa renda. Acredito que esse seja o cenário na grande maioria das licenciaturas, por exemplo.
Nada mais justo, todos sabemos que hoje em dia, quase a totalidade dos alunos que conseguem entrar faculdades públicas, são vindos de super colégios particulares carÃssimos, que os preparam desde cedo para esse fim. Como é que um estudante de famÃlia humilde que estudou em escolas caindo aos pedaços, com professores mal pagos, desmotivados, quando não ausentes pode competir com essas pessoas??
O governo pode estar criando o universitário de segunda classe, o "unversitário cota" que vai ter o diploma mas vai ser preterido em favor dos sem cota. Então para resolver a situação eles vão criar a cota emprego, toda empresa será OBRIGADA a contratar profissionais das cotas, e assim vai. Infelismente é assim. Mais uma vez estão tentando revogar as leis do mercado. Isto não vai dar certo.
O cartão de apresentação da grande maioria dos bons profissionais no futura conterá a expressão em negrito e caixa alta: "NÃO COTISTA"!
Caro Nivaldo. Aà o governo cria cotas para empresas. Toda empresa terá que receber indivÃduos do sistema de cotas. Resolvido o problema!
Se o PT se preocupasse só em ROUBAR e enriquecer ainda mais os CAPITALISTAS às custas dos SERVIDORES PÚBLICOS, como de costume, estaria bom. Agora, ACABAR COM O QUE AINDA NOS RESTA DE BOM, é demais.
Vamos começar pelo começo, o governo tem que prover em primeiro lugar moradia,saude,educação isto é o basico. A Educação basica tem que ser cumprida pelo menos até o 4to grau e estamos longe disto, então neste quisito se não conseguimos como podemos exigir QUE POR IDENTIDADE DE RAÇA OU DE COR ALGUÉM SEJA QUEM SEJA TENHA DIREITO AUNIVERSIDADE, SE NEM AO ESTUDO BASICO TEM ESTE DIREITO?? FORA PATIFARIA, FORA PAIM, FORA RAÇA SEM VERGONHA E DESPREPARADA PARA DIRIGIR UM PAIS
Sou à favor dessa decisão, mas com ressalvas. Hoje em dia vemos apenas "filhinhos de papai" cursando os cursos mais concorridos das federais, como Medicina, Engenharia Civil e Direito. Estudam a vida inteira em particulares e cursinhos preparatórios, pra depois tomarem grande parte das vagas nas federais. A universidade que deveria ter um papel integrante, acaba por marginalizar os menos favorecidos economicamente. Apenas com cotas podemos tentar remediar o problema. O vestibular deve contin
Não sou filhinho do papai, mas ralei pra C* pra poder entrar na universidade... Acho que cotas são válidas de forma temporária, podia se fazer nesse tempo um forte investimento para nivelar o ensino público no paÃs... Mas como isso demanda tempo, nossos ilustrÃssimos senadores não vão se ater a isso, muito menos nossa querida presidenta, que deixa os alunos parados mais de 3 meses...
Errado. Não é com cotas que se dá melhores chances àquele parte da população que depende do ensino publico. Melhorar as chances deles se faz MELHORANDO A QUALIDADE DESTE ENSINO. E o vestibular deve acabar; para um rico é muito mais facil fazer vestibular em 3 bons universidades em SP ou RJ do que para um pobre em um só, por causa dos custos da viagem e hospedagem. Com o Enem todos tem chances iguais. Inclusive é assim que funciona em paisas mais egalitárias da UE, como Alemanha, Holan
Os "filhinhos de papai" correm para as universidade públicas porque AINDA são melhores que as particulares. Logo, logo, eles somem de lá. O PT está consguinda ACABAR com o que ainda nos resta de bom.
Prezado Sr Breno , por favor entenda que a educação é um direito de todos, de todos, já esta escrito na consituição, então o governo tem que prover educação para todos sem discriminação, este negocio de cotas etc é inconstitucional, "LA NA CONSTITUIÇÀO NÀO ESTA ESCRITO QUE A EDUCAÇAÀO DEVE SER DIVIDIDA POR COR SEXO OU ETC", então é só exigir o que esta definido o resto è balela, sabe balela,,,
Isso só pode ser arranjo das universidades privadas. A cada dia vai caindo mais a qualidade das federais, até que nos restem apenas escolas que formem maus profissionais, além da ausência de pesquisas relevantes, o que nivelará as públicas por baixo com as privadas.
Macularam nosso presente, comprometeram nosso futuro...
Não poderia ser de outro partido o voto contra. Adeus apostilas com dois paraguais, professores nota zero... É o fim decretado desse sistema que não reprova alunos no ensino, é o fim dessa visão partidária, é o fim do quanto mais burro melhor. Perdeu a briga contra o ENEM, perdeu a briga contra o sistema de cotas. É o fim da caça aos burros, fim de um burro velho no poder. Se não servir para criar excelências, serve para extirpar um câncer.
Esse projeto é apenas o começo do caos. Para manter essa máquina ativa, deve-se colocar quotas para empregos em grandes empresas, quotas para os nÃveis de salários, quotas para médicos, dentistas, advogados e até terceiro setor. Por que não colocam quotas para vereadores, deputados e senadores? Candidatos ao executivo e juÃzes? Concursos com quotas de inscritos e empossados? Porque ai mexe-se na própria hortinha né. É o governinho mais uma vez justificando o seu voto. IS
Tenho sangue portugues, italiano, indio...se eu tivesse m filho pobrezinho ele sendo inteligente e tendo notas boas, estaria atras de um de C O R? Salvai- nos H I T L E R!!!
Calma, sempre vai ter o PROUNI, destinado a salvar os empresários da educação FALIDOS, que administram ensino de PÉSSIMA qualidade. O PT vai ocupar todas as vagas ociosas com dinheiro público.
projeto excelente! bem alinhado com a burrice nacional que impera em todos os ambientes! digno do petismo medÃocre! depois quer ser o 6o.PIB do mundo, mas com um IDH acima de 50o., um posicionamento no quadro de medalhas da olimpiada > que 20o, e assim por diante! Por que não foca o Ensino Fundamental Público e melhora a qualidade do mesmo??? Porque quer tapar o sol com a peneira!
A cota deveria ser no máximo para quem veio de escola pública... Daqui a pouco vai ter cota para indÃos, asiáticos, orientais, latinos, todo mundo vai alegar que tem direito a cota... Ainda acredito na meritocracia, isto é, passa quem estudou mais ao longo da vida e por seu próprio empenho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
DEMAGOGIA barata, tÃpico do PT - Partido dos Traidores dos Trabalhadores e, agora, também dos estudantes. Todos são iguais perante à lei, EXCETO pela cor da pele. Depois de EMPOBRECER os professores, NÃO repondo suas PERDAS INFLACIONÃRIAS, e de EMBURRECÊ-LOS, porque comprar livros custa dinheiro, agora ATACAM também os ESTUDANTES, retirando o MÉRITO como critério de ingresso nas universidades federais. Condenação aos réus do MensaLULÃO já.
A MEDIOCRIDADE vai campear as universidades, com professores e alunos sem dinheiro para os livros. Ora mais, para ser PRESIDENTE não precisa de diploma, basta ser SINDICALISTA PELEGO. PELEGO - Aquele que, nos sindicatos, trabalha sorrateiramente contra os interesses dos trabalhadores.
Todos conteúdos cobrados do aluno não-cotista será cobrado dos cotistas então sem essa de má formação.
Cobram as mesmas materias sim, mas o conhecimento dos cotistas destas materias é menor (se não fosse menor, não precisaria de cota para entrar...). O que é preciso é melhorar a qualidade do ensino publico antes da universidade, para estes alunos competir como iguais. E honestamente, agora a qualidade dos alunos jé é tão pessimo, mesmo aqueles do ensino particular, que deixar alunos com menor pontuação na Enem entrar vai frustrar, e muito , a qualidade do ensino universitário.
Quando a maioria de uma sala de aula não consegue acompanhar o professor, por falta de base, o nÃvel do ensino tem de baixar. Isto não é hipótese, aconteceu no passado em uma faculdade que já foi considerada 'a mais barata faculdade americana', tal era o número de alunos contratados por multinacionais. Hoje não tem mais este tÃtulo.
Sem a base necessário (melhoria dos ensinos fundamental e médio), o nÃvel do aluno caÃra, consequentemente os custos do sistema aumentarão. Prato cheio para que os desmandos ora vigentes se perpetuem. Ao invés de buscarmos a excelência, vamos na contra mão do mundo, nos aproximandos de paÃses onde encontramos muitos "jasons", paÃses como Venezuela, Coréia do Norte, por exemplo.
Esta importante decisão permitirá que a educação seja finalmente utilizada como fator de equilÃbrio social. A maioria da sociedade poderá ter acesso à s profissões mais valorizadas que são as que determinam as diretrizes polÃticas, econômicas e sociais do paÃs, até hoje, exclusividade da elite minoritária. Em outra palavras, um paÃs para todos.
Filhinho de papai tem que ir estudar universidade privada, UNIVERSIDADE PÚBLICA É PRA QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR UMA PARTICULAR.
E você irá estudar em escola boa para que seu filho seja um filhinho de papai. Ou continuará na sua laje? Pago pra ver. Já tripudia de baixo, de cima será um noje. Parabéns, é o seu governo trabalhando por você.
Universidades públicas são os celeiros dos médicos de ponta que temos aqui no Brasil. Muitos deles da chamada elite que abriram mão de finais de semanas e noites estudando para atender o povo no Hospital das ClÃnicas entre outros além de atenderem nos hospitais particulares. Universidade pública é para quem tem capacidade de entrar. Que brada aos quatro ventos toda esta balela já começa a tomar cerveja na 4a feira aguardando a oportunidade cair do céu.
Jason, sua falta de conhecimento e igno.r.â.n.c.i.a é tão grande que nem consegue ver que se é universidade pública, ela é pública, ou seja, pra todos. Entra quem estiver melhor preparado. Quer entrar, estude.
Universidade pública ou privada é para quem tem mérito... e mérito não se ganha, se conquista...
Por um acaso rico não paga imposto? A escola publica é um direito de qualquer cidadão, independente de cor, credo, sexo, etc. Pelo menos assim deveria ser... Infelizmente pensamentos xiitas e retrógados ainda atrapalham o desenvolvimento do paÃs!
Que absurdo taxar as pessoas pela cor da pele, e que pena sucatear as nossas univerdades. O governo devia tomar vergonha na cara e subir e muito os salários dos professores do fundamental, só assim vai melhorar a qualidade do ensino, e os alunos vão competir no vestibular de igual pra igual com colégios particulares. Isto nada tem a ver com cor de pele. Univerdade é ambiente de pesquisa, e não curso tecnico.
Tá aà o fim das universidades federais!! Tudo que é feito pra pobre neste paÃs só anda pra trás!!
Já fizeram uma enquete aqui neste site e se eu não me engano 90% eram a favor das cotas, os que vem comentar aqui são os playboys frustados que perderam a vaga pro favelado. hahahaha agora vai sentir na pele o que é ser discriminado pela cor.
Não vi favelado algum estudando na USP nos cinco anos que estudei lá. Considerava-me um playboy com muito orgulho! Não tinha está inveja perniciosa que alguns têm e que com inversão de valores tentam "mudar", ou melhor, piorar o mundo!
Dema go gos, eternos dema go gos, pra ga do Brasil ! Jogaram a pá de cal no moribundo ensino brasileiro. No futuro, a História se incumbirá de registrar a vesguice desses irrespon sá veis.
Caros colegas leitores. Vocês reclamam com razão, mas não tiveram ainda conhecimento do que o governo está preparando para os professores das federais. Já acabaram com o ensino fundamental e médio e agora querem acabar com o ensino superior público. Até redução de salário haverá na proposta do governo. Quem quiser ver é só entrar na página do MEC. Estudei o tempo todo em escola pública, quando era boa. O projeto liberal, adotado pelo PT, irá sepultar de vez o ensino público no paÃs! Vocês ve
O critério mais justo seria o de co tas eco nôm icas... Mas, com esse go ve r no e com esses la d ro e s no C o n gr e s s o, esperar o que deles? Sao tra id o r es da P á tr ia.
QUERO VER QUEM NEGARÃ SUAS ORIGENS!!!
O sistema de cotas implica a institucionalização do apartheid no PaÃs. Porque um cidadão que seja qualificado para cursar uma universidade federal e tornar-se um profissional de sucesso e útil à sociedade pode ser discriminado por eventualmente ter estudado em escola particular, por não ser afro-descendente ou por não ser indÃgena. Esse "jeitinho" criará um muro mais denso que o de Berlim. E quem vai responder: Prefere um médico formado por mérito ou por sistema de cotas
Nas novelas, nos comerciais, nos bancos privados, até em grandes lojas quase não se vê pardos ou negr0s ali. Dai querem falar que as oportunidades são iguais? haha conta outra.
O sistema de cotas implica a institucionalização do racismo no PaÃs.Porque um cidadão que seja qualificado para cursar uma universidade federal e tornar-se um profissional de sucesso e útil à sociedade pode ser discriminado por eventualmente ter estudado em escola particular, por não ser afro-descendente ou por não ser indÃgena.Esse "jeitinho" criará um muro mais denso que o de Berlim.E quem vai responder: Prefere um médico formado por mérito ou por sistema de cotas?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas em federais para cotas Voltar
Comente este texto