Educação > Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas em federais para cotas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7

  1. Will

    As cotas até podem beneficiar os alunos de escolas públicas mas, pensando bem, quantos alunos dariam conta?Vejo, cada vez mais, alunos saindo do ensino médio quase que analfabetos e, digo que não é culpa do professor como falam por ai.Alunos que levam praticamente todo o ensino fundamental e médio na brincadeira (grande maioria), ao meu ver, não conseguirão jamais dar conta de acompanhar o ritmo de uma universidade. Isso só funcionará de verdade para os que realmente se esforçam e querem vencer.

    Responda
  2. dannesse

    No que virou este país. A Constituição foi rasgada. As co-tas isenta o Estado da responsabilidade do péssimo ENSINO oferecido aos estudantes brasileiros. Propicia a formação de péssimos profissionais, por exemplo médicos, os quais vão cuidar desta já combalida saúde. Tudo isso não me dá o direito de me negar ser atendido por esses ditos "PROFISSIONAIS"?

    Responda
    1. slincoln

      Gostaria de saber qual empresário vai admitir um técnico cotista... O mercado exige competência...

  3. Denis Alves

    O Brasil estava precisando de forma urgente melhorar a igualdade social no Brasil, principalmente na educação, a ideia a médio prazo (10 anos) é excelente, só não concordo com essa ideia racial, existem pessoas de todas as "cores" que infelismente não tiveram acesso a educação.

    Responda
    1. jotaefe

      Ana, vc. certamente faz parte da elite em minoria que começa a ficar preocupada com a ascensão da parcela da sociedade que sempre viveu oprimida. Comece a se mexer senão será atropelada.

    2. chumbinho

      passa no caixa pra recebre integral blz...seu PE TRA LHA

  4. JASON

    O certo mesmo seria 100% das vagas de universidades públicas serem pra alunos de escolas públicas. Ai sim seria certo.

    Responda
    1. Luiza Bertin

      Você quer afundar o Brasil de vez né?? Não desmerecendo alunos de instituições públicas, mas a verdade é que uma parte deles, se ingressarem numa excelente universidade, não conseguirá acompanhar! E outra, o fato de uma pessoa ter estudado em colégio particular não significa que ela seja rica! Você tem noção da diferença de preço entre cursar o ensino médio e cursar a graduação em instituições particulares? Acho que não!

    2. mephisto

      Não se esqueça que os que hoje estudam serão os professores dos seus netos. Ao invés de maquiar o problema, o governo deveria melhorar a educação e fazer com que o ensino público fosse de qualidade. Aí do que viveriam essas faculdades de fachada, para que serviriam essas faculadades de ensino a distância? Quer ver a diferença entre seriedade e "sistema de cotas"? Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

    3. ivan ivan

      É uma idéia ótima para afundar o brasil. imagine uma pessoa com noções nulas de cálculo aprendendo a ser engenheiro, por exemplo. Algo me diz que você nunca pisou em uma escola pública. Eu estudei 8 anos em uma e sei o abismo que há entre esta e o ensino privado. Se você quer que seu filho tenha um ensino de péssima qualidade, então vá em frente e coloque-o em uma escola pública.

    4. ivo

      Que certo é esse? Ai as universidades públicas teriam o ensino tão ruim quanto o dos ensinos fundamental e médio. Ao invés de evoluirmos, conseguimos andar para tras - deprimente! Não somos um país sério!

  5. Anilton

    Temos que fazer uma proposta para acabar com o Senado, antes que o Senado acabe com o Brasil.

    Responda
  6. Pedro Rocha Cruz

    AGORA, PARA "SE DAR BEM"(LEVAR VANTAGEM), NINGUÉM NEGARà SUAS ORIGENS!!!

    Responda
  7. luiz

    Existe sim, rac ismo no Brasil...por parte de bran cos contra ne gros, de ne gros contra ne gros e, de um go ve rno c o r r u p t o que estabelece num país mult icultu ral co tas baseadas em R A Ç A S. Nem H i t l e r teria fe ito melhor!!!!!!

    Responda
  8. JASON

    50% da população é parda ou negr@ nada mais justo que 50% das vagas sejam para esse grupo.

    Responda
    1. Pedro Rocha Cruz

      "JUSTO" É TROCAR HORAS DE LAZER POR HORAS DE ESTUDO!!!

    2. ivo

      A vaga deveria ser por competência, vide conhecimento e educação, não pela cor da pele - isto é que é racismo!

  9. ivo

    Muito fácil, ao invés de melhorar os ensinos fundamental e médio, o desgoverno petista nivela por baixo. E viva a hipocrisia!

    Responda
  10. Walter Pompéia

    ...um projeto para emburrecer o país. As universidades terão que formar gente que não tem qualificação para estar lá. É absurdo e patético. O Brasil está andando para trás.

    Responda
    1. Nightcrawler

      Patético aqui é você que não quer ver um pobre crescer na vida. Mal sabe você que nos EUA também há esse critério.

    2. Maicon Fagundes

      Você é vidente para saber se as universidades federais formarão pessoas inaptas? Sou contra cotas para negros em universidades, entretanto, sou a favor de políticas afirmativas para alunos de baixa renda, na sua maioria de escola pública, independente da cor ou credo, ainda sim, acredito que o Brasil deu um passo além, colocando em pé de igualdade TODOS, isso significa dizer que CAPACIDADE é inerente ao ser humano e não se relacione a cor ou classe social, capacidade+oportunidade=desenvolvimento

    3. Will

      Walter, esse projeto só vai fazer que mais gente, que entrou de forma mais fácil na universidade desista durante o curso. Ou você realmente acha que esses alunos semi analfabetos darão conta de seguir o ritmo que uma universidade pública leva??? Eu não acho.

    4. ivan ivan

      o brasil está correndo para trás. E de formula 1.

  11. avalenca

    É o fim das universidades públicas! Com o nível abaixo da crítica da grande maioria das instituições públicas de ensino médio do País, essas cotas provocarão queda expressiva na qualidade do ensino das universidades públicas. Quem se beneficiará com a medida, se aprovada, será o ensino privado superior que receberá os melhores estudantes que perderão as vagas destinadas às cotas, e outros que fugirão da mediocridade. Na prática é a privatização do ensino superior de qualidade.

    Responda
  12. ivan ivan

    Viva a inducação no Brasiu! Num sei iscreve, o governo num investi na minha iscola, mais sei que tem uma vaguinha na universidadi pra mim! Si despois eu vô consigui um imprego legal, aí são outros quinhentus!!!

    Responda
    1. andre

      Ivan, isso já acontece, mas só para quem tem dinheiro.

    2. Cris

      É a inducação da "gente pega us peixi"do Caggad.

  13. João Ribas

    Entendo as questões sociais envolvidas neste assunto mas liberar um quinhão tão grande das vagas para beneficiar estudantes que em alguns casos não estarão tão preparados quanto outros estudantes é uma temeridade.O futuro sofre impacto direto na qualidade da educação do nosso povo e melhor seria a preocupação com a educação de base.Fica a pergunta: você prefere ser operado por um médico que estudou e passou no vestibular pelos seus resultados ou por um que passou por cotas?

    Responda
    1. jotaefe

      Sua questão é pertinente,João.Mas há excelentes alunos no ensino público que,se dispusessem das oportunidades oferecidas aos do ensino privado,certamente seriam bons profissionais.Particularmente, acredito que, qualquer aluno que domine eficazmente português e matemática em todas as suas formas,tem condições de realizar um excelente curso superior,seja ele de humanas ou exatas.É com esse objetivo que o ensino fundamental e médio deveria estar voltado:ensinar ler e fazer contas.O resto vem de

    2. ivan ivan

      Sua análise é sensata, mas o governo trabalha com demagogia, e não está nem aí para a sensatez. Falando em médico, há péssimas faculdades de medicina em atividade, mas o governo não fiscaliza. E ainda criou mais 2400 vagas para cursos de medicina. Imagina a qualidade do que vem por aí. Deus proteja o Brasil do PT.

  14. metram

    complicado cota para negros...pais de terceira é assim...

    Responda
  15. ivan ivan

    O governo não consegue melhorar o ensino público fundamental e médio no Brasil. Então o que ele faz? Reserva cotas! Assim tá resolvido o problema! Esse é o PT! Solução zero, maquiagem 10!

    Responda
    1. marcovasconcelos

      Ivan, não culpe só o PT, pois foi com FHC que começaram a ser adotadas as cotas. Ademais, concordo em gênero, número, grau e demais parentescos com tudo que você falou. Isso é o que o finado Serjão Mota chamava de m...ção sociológica.

    2. ivan ivan

      Então, Osvaldo, fechemos o ministério da educação, já que ele não toma a dianteira.

    3. Osvaldo

      É atribuição dos governos estaduais e não do governo federal o ensino médio. Basta ler a CF/88 e parar de falar bobagens!

    4. ivan ivan

      Prezada Angélica, respeito sua opinião, mas a maioria do senado é da situação. Esta é uma atitude política vinda da situação. No mais, como escrevi, também sonho com um ensino fundamental e médio público de qualidade. abs

    5. Jefferson Sampaio

      Mas para os Estados investirem em educação, precisa-se de verba pra isso. E qual é o repasse q SP, MG e Rio recebem? É o suficiente para se investir em educação no Estado? Vc é q nem nossos políticos, pôr a culpa no outro.

    6. ivan ivan

      Prezado João, concordo com você. PT, PSDB e todos os outros estão se lixando para a educação. Mas a cabeça do Brasil é o governo federal, que determina estratégias de médio e longo prazos. É do PT a responsabilidade de dar as diretrizes. E é o PT que vai contra a determinação de 10% do PIB para a educação (embora acho que o PSDB faria o mesmo).

    7. João Ferreira

      Os ensinos médios e fundamental são de responsabilidade dos estados e municípios. Em SP e MG, sob governos tucanos, o ensino das escolas estaduais anda bem??

    8. anjo

      Creio que você não compreendeu a reportagem ou agiu de forma preconceituosa pois quem propos isso foi o Senado Federal (Legislativo) e não o Executivo, tanto é que será provável o veto da Presidente Dilma. Não sou a favor de cotas, mas de um ensino de qualidade e para isso é necessário que toda a sociedade resgate o valor do professor e que seja respeitado 1/3 da carga horária para atividades de preparação de aulas, correção, etc. Nao tive livros, merenda, cadernos, leite, etc.

    9. camila morais

      Meu deus estamos dividindo nosso pais, o Brasil nunca foi um povo racista o governo é incompetente e tenta desviar o foco da falência o ensino publico, O único que presta são as universidades e agora vão acabar com elas, faço aqui um manifesto aos pais que tem seus filhos nas escolas particulares a procurarem por vagas nas escolas publicas, elas nao tem, a qualidade é péssima e muito mais.

  16. Daniel

    Quota= R/a/c/i/s/m/o

    Responda
  17. Beto

    Meus filhos não são ne/gros, nem ín/dios e nem par/dos. A nossa renda familiar é um pouco superior ao estabelecido no projeto e eles estudam em escolas publicas. Vamos ter vagas?

    Responda
    1. jo

      Provavelmente nao.Para ter vaga tem que se enquadrar nessa lei racistaesse é o governo do PT.Como pode o STF aprovar uma lei que vai contra a constituicao?

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.