Educação > Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas em federais para cotas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas

  1. Martinho

    É a destruição da meritocracia na área acadêmica. E a meritocracia é um dos pilares da democracia. Se alguém quer ter educação ou dar educação aos filhos, o jeito agora é ser autodidata ou adotar o homeschooling até o nível universitário. E olhe que já temos 38% de universitários analfabetos funcionais. Mais alguns anos de petismo, e ninguém saberá mais ler nem escrever. 

    Responda
  2. andre

    Parabéns Brasil, finalmente começando a pagar a dívida histórica com os negros. Compreendo os raivosos, é preciso pensar no outro para aprovar essa ideia, não é para qualquer um.

    Responda
  3. Maicon Figueiredo

    O Governo sempre procura o caminho mais fácil, não o melhor,nunca teremos um pais de primeiro mundo tomando atitudes assim, ele estátirando dá boca de uns e colocando na de outros, concordo que muitas pessoascom condições é que ganham bolsas, mas elas investem seu dinheiro nisso, se eleinvestisse em uma educação de qualidade, ai sim, todos teriam uma chance, até poderíamosdizer que vivemos em um pais democrático, onde nenhuma etnia,crença,etc. temvantagem sobre outra.

    Responda
    1. Ferba

      Mas nesse interim, estes jovens, estudantes da escola pública, devem ser esquecidos pela sociedade??? Pois mesmo com muita grana investida no ensino, ainda sim, sua melhora seria a longo prazo.

  4. Arara

    Absurdo este projeto. Assim como eu, muitos chegaram na federal através do sacrifício dos pais p/ pagar o ensino particular. O ensino público não cumpre c/ a sua função. É péssimo, e agora essa demagogia. Universidade p/todos. Para implantar este projeto é necessário reformular totalmente o ensino, começando c/ a qualificação e remuneração dos docentes, etc. Mais um projeto eleitoreiro. Totalmente fora da realidade do país; irresponsabilidade política; efeito retardado em um futuro pr

    Responda
    1. Ferba

      Maria, concordo com vc quando diz que o gov. tem que investir na educação. Mas isso é a longo prazo, ou seja, daqui a pelo menos 20 anos. E a curto prazo?? como agir diante desta juventude que vai ter que enfrentar um mercado de trabalho exigente??? Jogar estes jovens as margens da sociedade??? é o mesmo caso , por exemplo do bols@ familia, o gov. não vai gerar 40, 50 milhões de emprego da noite para o dia, enquanto isso deixamos a população mor/rer de fo/me???

    2. Arara

      Dirceu, você não me entendeu. Saí do colégio estadual porque se continuasse lá não conseguiria aprender os conteúdos cobrados no vestibular. Fazer 4 disciplinas abertas, inclusive química, matemática e biologia para dar conta do curso universitário já é difícil, imagina com o ensino público de hoje. Dificilmente a pessoa irá concluir o curso por falta de bagagem. O caminho está errado, tem que fortalecer o ensino público e valorizar o mérito. O imediatismo não irá favorecer os desfavo

    3. Brasil Somos Nós

      Você está CERTA, Maria. O Zé Dirceu aí abaixo está tripudiando sobre a inteligência dos eleitores. A turma da PATRULHA VIRTUAL do PT não está em NENHUMA universidade. Seja dos amigos do NuliHaddad, os donos das UNIVERSIDADES PARTICULARES ... ... seja das universidades públicas. ... aceitam migalhas para defender os corruPTos.

    4. Ferba

      Vc já disse tudo... muitos chegaram na federal através do sacrificio dos pais "PARA PAGAR O ENSINO PARTICULAR".... Então, aqueles que mesmo com sacrificio dos pais ainda sim não conseguem estudar em uma escola particular devem ser excluidos.... Muito sensata vc.

    5. Trovão

      Certíssima Maria!!! Isso é típico do PT fazer politicagem com assuntos de grande repercussão a exemplo das cotas!

  5. Trovão

    Isso sim é discriminação!! Ao invés de um projeto pra beneficiar exclusivamente os estudantes de escolas públicas e/ou aqueles estudantes com renda famíliar baixa (PO_BRES) sou contra beneficiar um determinado grupo em específico, no caso se as bolsas fossem dadas aos estudantes pobres ou de escolas públicas teríamos assim beneficiados os neg_gros, os Bra_cos, os amarelos, os indiginas, os pardos e por ai vai, sem fazer distinção de quaisquer que sejam.

    Responda
  6. Observador_anônimo

    Conheço inúmeras pessoas que saíram de escola pública e ingressaram em faculdades também públicas e são profisisonais de primeira linha, esses eram os nerds do meu tempo... mordam suas línguas.

    Responda
  7. Veni Vidi Vici

    Aos fanáticos contra o P T, e contra esta medida que beneficia o povo carente, que tal o sistema de educação continuada criado no governo Ps DB? Não estaria aí, o grande responsável pelo 'sucateamento' do ensino público?

    Responda
    1. Jony

      Até que enfim uma comentário correto. Se já se sabe onde está o problema (ensino médio) porque tentar mexer no lugar errado que são as universidades federais? e correr se o risco de estragar a única coisa que ainda anda mais ou menos bem?

  8. Gilmar

    Isso é ridículo... Típico de governantes populistas que se satisfazem com a ilusão de que o simples acesso ao ensino superior resolverá os graves problemas na educação de base. A entrada forçada em algum curso de graduação não apagará deficiências do passado. Educação do indivíduo exige condições adequadas, capacidade e esforço pessoal. Enquanto o mérito não for valorizado, gerações serão iludidas e o país inteiro continuará a sentir os reflexos desses demagogos.

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      Fala como se fossem distribuir vagas nas federais e os tais 'cotistas' não precisassem nem de vestibular...aliás, vestibular este que será o mesmo que os filhinhos de papai prestarão, e que estão a esbravejar neste fórum.

  9. Eduan Lenine Neves

    Sei que uma coisa é boa para o país, quando a maioria dos leit0res da f0lha desaprovam. E pelo jeito essa foi uma decisão acertada!

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      hehehe, sabes que tem razão?

  10. Brasil Somos Nós

    Meu povo, ... Melhor seria acabar com o PROUNI que só serve para ENRIQUECER os empresários da educação, PREENCHENDO SUAS VAGAS OCIOSAS ... ... ... e que oferecem ENSINO DE BAIXA QUALIDADE ... ... ... e usar esses recursos na CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADE PÚBLICAS, pondo fim ao ODIOSO SISTEMA DE COTAS. ... O efeito colateral é que o NuliHaddad teria MENOS CONTRIBUIÇÕES desses empresários para sua campanha eleitoral. ... P rofe

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      "Brasil, mostra sua cara......" ,não respondeu, meu caro.

    2. Brasil Somos Nós

      Esse Curintias gosta de Pal merense. Não tenho partido ... nada ... só umas laranjas do PT. Aliás o melhor partido não é da direita nem da esquerda. O melhor partido é o partido no meio. O único que não aceita membro rico, só aceita membros duro. Filiação só 9 meses depois de inscrito.

    3. Veni Vidi Vici

      Diga-nos sábio Tu cano de extrema direita, qual foi a melhor atuação do seu governo no quesito educação? Seria a extinção de reprovados por falta de conhecimento? Colocando então, o Bra sil ao nível de países onde tais números eram baixos à época? Oh, que grande feito. A quem devemos agradecer então, por termos pessoas no 2° grau que nunca leram um livro?

  11. Ricardo Saito

    Concordo com as cotas para estudantes do ensino público. Claro que isto não pode e não deve ser uma medida permanente, muito menos uma desculpa para não investir na educação pública, mas é uma medida válida, a curto prazo, para a inclusão no ensino superior. Quanto à qualidade do ensino, diversas universidades públicas que já adotaram as cotas apresentam estudos em que o desempenho dos alunos cotistas é praticamente igual ao dos não cotistas. Nota em vestibular não mede capacidade e c

    Responda
    1. Patrícia

      Espero que encontremos soluções para minimizar todos esses problemas e que realmente possamos fazer a inclusão social com qualidade. O que vemos, porém, é que os governos não estão preocupados com qualidade. Se tivesse, não teriam deixado que o ensino básico se degradasse da forma como vem acontecendo desde a ditadura militar. Isso não é de hoje pessoal....Se não houver um investimento maciço em Educação - aumento para no mínimo 10% do PIB já, a falta de qualidade só vai avançar.

    2. Patrícia

      O desempenho de alunos cotistas de fato não é muito diferente, principalmente quando cotistas e não cotistas são oriundos do ensino básico público O problema grave é que o ensino público fundamental e médio está degradado. Nos cursos de menor demanda (concorrência 2 para 1), por exemplo, a situação é de calamidade! O que fazer com alunos que cometem erros banais de ortografia, não sabem interpretar um texto, não sabem fazer conta de divisão com vírgula e muito menos uma regra de 3 simples?

    3. Trovão

      Ricardo, as cotas em Universidades Públicas realmente seriam necessarias se de fato fossem dadas a aqueles que de fato necessitam das mesmas, que no caso seriam os estudantes de Escolas Públicas e/ou aqueles alunos que tivessem uma renda mínina ou seja que fosse auto declarado POBRE, fora isso é tudo demagogia!!

    4. Veni Vidi Vici

      Acabo de perguntar o mesmo, Dirceu, vejamos qual será o argumento agora....

    5. Ferba

      Quem administra a educação basica são os Estados... Alias o que me diz do programa de ensino continuado, criado pelo ps/db onde é proibido a repetência em algumas séria???

    6. Brasil Somos Nós

      O ODIOSO sistema de cotas serve para premiar a incomPTência do PT em administrar educação básica. Diz que não pode investir 10% do PIB em EDUCAÇÃO, ao mesmo tempo em que dá RIOS DE DINHEIRO para os CAPITALISTAS em RENÚNCIA FISCAL, a título de "incentivo". Essa fortuna serveria para aplicar na saúde pública ... ... contrução de NOVAS UNIVERSIDADES e deter o PROCESSO DE EMPOBRECIMENTO DOS PROFESSORES.

    7. Veni Vidi Vici

      Provavelmente, na falta de argumentos concretos, porém repletos de preconceitos, lhe chamarão de compactuador petista.......esse povo trata a política como trata o futebol. Não se pode apoiar um ato de um governo se não vota nele.... É de extremos que vivem. Infelizmente. O extremismo e fanatismo vivem de mãos dadas à burrice.

    8. Ferba

      Perfeito seu comentário... vamos ver se há argumentos contrários.

  12. Veni Vidi Vici

    O pior é tentar debater com quem sequer consegue interpretar um projeto de lei que trata de inclusão, como se estivessem a tomar-lhes o direito a um serviço público, quando se está, na verdade, apenas redistribuindo suas vagas.

    Responda
    1. Jony

      Dirceu, o b0lsa familia é importante sim, mas desde que se cumpram os pré-requsitos, os quais eram comprovar a frequencia das crianças nas escolas. Com o gov do PT, isso não foi mais requisito obrigatório para se receber o benefício, ou seja, o b0lsa familia tornou-se uma mesada do gov, que mantém a população na mesma situação, sem perspectivas de melhoras a curto, médio ou longo prazo.

    2. Jony

      Oh Curintia, o b0lsa familia foi criado no gov FHC com o intuito de monitorar a frequencia das crianças nas escolas, assim como vc descreveu. Com a entrada do PT, mudaram o benefício, e para receber este dinheiro, bastava-se provar que era miserável e não é mais necessário provar que as crianças frequentam a escola. Já com relação as cotas. Eles terão que fazer o mesmo exame e aprender a mesma coisa, mais os efeitos colaterais podem ser a redução do nivel dos exames ou o abandono das

    3. Ferba

      F/e/r/n/an/do, o b/o/l/s/@ f/a/m/i/l/i/a é a/c/o/ns/e/l/h/ad/o p/o/r t/o/d/o/s os m/e/m/b/r/o/s d/a O/N/U p/a/r/a s/e/r e/m/p/r/e/g/a/d/o e/m to/dos os pai/ses, é o m/a/i/s c/o/m/p/e/t/e/n/t/e p/r/o/g/r/a/m/a p/a/r/a a r/e/di/stri/bui/ção de re/nda. M/a/s c/l/a/ro, e/s/t/e/s e/s/p/e/c/i/a/li/s/t/as da O/N/U n/ã/o t/e/m a m/e/n/or n/o/çã/o do q/u/e f/a/l/a/m.

    4. Veni Vidi Vici

      1°O cidadão, só por ingressar na faculdade obterá seu diploma? Não terá de estudar como os não cotistas? Não terá de passar por exames, e os mesmos que os outros? Não irão aprender do mesmo conteúdo e não se formarão apenas se obtiverem a nota mínima? 2° o Bo lsa Família obriga quem os usufrui, a pesar seus filhos, constantemente, a fim de se observar seus níveis alimentares e nutricionais, além de observarem a frequência mínima na escola. Isso não mantém o cidadão na miséria.

    5. Jony

      Inclusão social é dar condições de um individuo de ser aceito na sociedade. O que o gov está fazendo é obrigar a sociedade a aceitar um individuo que não tem condições e preparo para competir com os demais. Isso gera mais segmentação do que inclusão social. É como acreditar que o b0lsa familia gera inclusão social, quando na verdade este programa o mantem na miséri@, sem permitir ou dar condições de qualquer mobilidade social.

  13. Brasil Somos Nós

    Volto a dizer ... Melhor seria acabar com o PROUNI que só serve para ENRIQUECER os empresários da educação, PREENCHENDO SUAS VAGAS OCIOSAS ... ... ... e que oferecem ENSINO DE BAIXA QUALIDADE ... ... ... e usar esses recursos na CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADE PÚBLICAS, pondo fim ao ODIOSO SISTEMA DE COTAS. ... O efeito colateral é que o NuliHaddad teria MENOS CONTRIBUIÇÕES desse empresários para sua campanha eleitoral. ... P rofessor

    Responda
  14. rodrigo

    Condenamos o racismo mas criamos cotas racistas. É de chorar.

    Responda
  15. mephisto

    Vamos estabelecer um sistema de cotas também para o exame da OAB. Depois, um sistema de cotas para a Câmara, para o Senado e para as Assembléias. Um outro sistema de cotas poderia ser criado para o check-in dos aeroportos, outro para os camarotes da Sapoucaí, etc.. E, como na Alemanha de Hitler, identificar os cotistas com símbolos ostensivos, para não haver usurpação de seus legítimos direitos.

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      Não o chamei de ridículo, mas sim seu comentário sem nenhum nexo. Mas se a carapuça serve.......

    2. Ferba

      Vou esperar mais inteligencia no seu próximo comentário.

    3. mephisto

      Com esse nome V. S. deveria se abster de chamar os demais de ridículo.

    4. Veni Vidi Vici

      Ridículo, quer o quê? Satisfazer seu ego preconceituoso? Humilhar as pessoas que cotistas? Quanta pena, centenas de pessoas devem estar a sentir de vc neste instante.

  16. adilson

    Viver em sociedade é assim: os serviços públicos são financiados por que tem dinheiro em benefício de quem não pode pagar. Parabéns ao Senado! Mais um passo para a inclusão de pessoas carentes no ensino público.

    Responda
    1. Ferba

      Ai Brasil... acabaram seus argumentos, por isso partir para a agressão. Ademais, tava na cada que não passava de um burguês ameaçado pelo crescimento social das classes mais baixas. Sei que para vcs as palavras redistribuição de renda e inclusão social soam como palavrões, mas esta é a realidade meu amigo.

    2. Brasil Somos Nós

      Dirceu, devo peDIR SEU diploma para ver se é cotista do PT ou membro de sua PATRULHA VIRTUAL. Aliás tem um tal de DIRCEU sendo julgado, acusado de ser corruPTo. O braço direito do LULAcaio dos Capitalistas - e da Direita brasileira (disfarçado de esquerdista).

    3. Ferba

      Brasil.... acho que vc não entendeu o sistema... Estas vagas também serão disputas, sendo assim, os alunos que a disputarão teram que estudar do mesmo jeito. Portanto, quem vai ocupar estas vagas serão praticamente os estudiosos, porém, estes da classe baixa. Outrossim, os demais estudiosos disputaram outras vagas.

    4. Ferba

      Redistribuição de renda e nivelamento da população deve ser sempre meta principal de todo governo.

    5. Brasil Somos Nós

      Adilson ... correto Adílson ... ... O Senado quer deixar os estudantes ESTUDIOSOS (sic) SEM NADA, em matéria de CULTURA. ... vai valer a cor da pele e não o MÉRITO.

  17. Brasil Somos Nós

    Insisto ... Melhor seria acabar com o PROUNI que só serve para ENRIQUECER os empresários da educação, PREENCHENDO SUAS VAGAS OCIOSAS ... ... ... e que oferecem ENSINO DE BAIXA QUALIDADE ... ... ... e usar esses recursos na CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADE PÚBLICAS, pondo fim ao ODIOSO SISTEMA DE COTAS. ... O efeito colateral é que o NuliHaddad teria MENOS CONTRIBUIÇÕES para sua campanha eleitoral. ... P rofessores da rede municipal, o

    Responda
    1. Brasil Somos Nós

      Esse Curintias gosta de Pal merense. ... O PROUNI só serve para SOCORRER os empresários da EDUCAÇÃO FALIDOS. ... Peg ue esse dinheiro e CONSTRUA NOVAS UNIVERSIDADE PÚBLICAS. ... E NÃO EMPOBREÇA os professores como o PT - Partido dos Traidores está fazendo.

    2. Veni Vidi Vici

      Pelo visto vc não conhece o sistema do pro uni e o recomendado é não se manifestar quando nãos se sabe do que se fala.....É O QUE MANDA O BOM SENSO. Ser contra o Pt tudo bem, agora ser contra a população, NÃO!

  18. dona maria

    Já que a corr upção e a inco mpetência INVIABILIZA O ENSINO DE 2º GRAU DE QUALIDADE NO ENSINO PÚBLICO o negócio é fazer média e empurrar gente que não sabe escrever direito, interpretar um texto, fazer calculos elementares e que tem poucos conhecimentos gerais prás universidades federais. IMAGINE OS PROFISSIONAIS QUE SAIRÃO. Ainda bem que em SP tem a USP, UNICAMP, UNESP, ...

    Responda
    1. A. A.

      Letras na UFMG na época que passei não havia mais de 3 candidatos por vaga; o REUNI tinha expandido as vagas enormemente, pra mais de 200. Só não passava quem não queria passar mesmo. É precisamente ESSE o problema. O governo acha que está fazendo uma coisa boa, mas na concorrência do mercado esses alunos de cota vão perder espaço para alunos melhor preparados.

    2. Veni Vidi Vici

      A. A. Já que concorda com esse pensamento retrógrado, explique-nos o fenômeno de conseguir, mesmo tendo estudado a vida toda me escolas públicas, conseguir uma vaga em universidade federal? És um prodígio? Acima da média? Ou apenas um aluno que soube aproveitar as oportunidades e esforçou-se para conseguir?

    3. A. A.

      Concordo 1000%, Maria Silveira.

    4. Ferba

      Talvez não saiba, mas o maior desrespeito ao ensino é praticado pelo gov. de São Paulo, com o programa criado pelo ps/db (ensino continuado), onde não há repetencia em algumas séries. Alunos de 4ª e até 5ª série sequer sabem escrever.

    5. Veni Vidi Vici

      Sairão? Essas universidades dão diplomas? Por acaso o nível de ensino cairá? QUANTA BESTEIRA, PAI, PERDOA-OS NÃO SABEM O QUE ESCREVEM!!!!!!

  19. Kid Farofa

    O PT está mesmo conseguindo acabar com o que resta da educação brasileira... E com a cumplicidade do senado (assim mesmo, com letra minúscula). E tem gente que ainda não acredita que este é mesmo um país de mierda.

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      E o que resta da educação???? Bolsa escola aos pobres e faculdades públicas aos ricos? QUE ACABEM COM ESSE MÉTODO QUE Jà COMPROVOU NÃO SER EFICAZ, MAS SIM DE EXCLUSÃO.

  20. mephisto

    O grupo Kroton possui 417 mil alunos. Neste ano, comprou a UNOPAR, de Londrina, por R$ 1.300.000.000 e a Uniasselvi por R$ 510.000.000. Essas empresas, pelos deputados que são por elas financiados, tudo fazem para que o sistema público de ensino seja cada vez pior, sucateado. Com esse sistema de cotas, quantos novos bons alunos esse sistema vai ganhar?

    Responda
  21. Brasil Somos Nós

    Repito ... Melhor seria acabar com o PROUNI que só serve para ENRIQUECER os empresários da educação, PREENCHENDO SUAS VAGAS OCIOSAS ... ... e que oferecem ENSINO DE BAIXA QUALIDADE ... ... e usar esses recursos na CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADE PÚBLICAS, pondo fim ao ODIOSO SISTEMA DE COTAS. ... O efeito colateral é que o NuliHaddad teria MENOS CONTRIBUIÇÕES para sua campanha eleitoral. ... P rofessores da rede municipal, o ruim pode ficar PIOR.

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      Sem contar que pra se manter o Pro Uni, o estudante tem que apresentar notas altas durante todo o curso. OU É IGNORÂNCIA OU PRECONCEITO MESMO, NÃO É POSSÃVEL SER CONTRA MEDIDAS QUE APENAS BENEFICIAM A POPULAÇÃO QUE PRECISA E MERECE.

    2. Ferba

      Cara, se tá de brincadeira... o Prouni é um programa de politica de inclusão. Para se ter uma idéia, uma pesquisa revelou que os profissionais formados com bolsas integrais do Programa Universidade para Todos tiveram uma abertura maior no mercado de trabalho - 80% estão trabalhando, e que a renda familiar aumentou para 68% deles. Ora, se isso não é inclusão o que seria inclusão pra vc???

  22. zilcou

    De boas intenções i inferno anda cheio! Esse projedo do PT só serve para provover a bandeia do populismo, defensor dos pobres. Conversa fiada! Deveriam melhorar o encino médio nas escolas pulblicas,não querem ou não sabem! Alunos cotistas que vão para faculdade vão ter que estudar da mesma forma que ou outros alunos ´para serem bons profissionais. E se elan não conseguirem ter um bom desempenho o governo pode também piorar o ensino universitário para p

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      E se lá não conseguirem obter um bom desempenho, simplesmente não se formarão, ô dificuldade!!!!!!!

  23. paulinho

    enquanto a incapaz estiver andando por ahí, depois de 2014 pra concurso ao serviço público somente ex das federais. e ahí vai ficar de cabeça pra baixo...

    Responda
  24. Brasil Somos Nós

    Melhor seria acabar com o PROUNI que só serve para ENRIQUECER os empresários da educação, PREENCHENDO SUAS VAGAS OCIOSAS ... ... e que oferecem ENSINO DE BAIXA QUALIDADE ... ... e usar esses recursos na CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADE PÚBLICAS, pondo fim ao ODIOSO SISTEMA DE COTAS. O efeito colateral é que o NuliHaddad teria MENOS CONTRIBUIÇÕES para sua campanha eleitoral.

    Responda
  25. A. A.

    O governo, vendo que o nível de educação da maioria das pessoas que sai do Ensino Médio é horrível, quer simplesmente nivelar por baixo. Vejo isso na Faculdade de Letras da UFMG, da qual sou aluno. No primeiro semestre, eu me lembro de ter de corrigir os erros de português dos trabalhos dos meus colegas de grupo - e olhe que a disciplina que estávamos fazendo era Gramática Tradicional! O pior é que isso se perpetua e eles também virarão maus professores, que formarão maus alunos, e por aí va

    Responda
    1. A. A.

      Estudei em escolas públicas a minha vida inteira - estaduais e municipais. Só discordo com o pensamento de que "a qualidade atual de ensino é ruim mesmo, o ensino básico não habilita os alunos de escola pública a competirem com os de escola particular, portanto vamos dar cotas pra todo mundo". Isso para mim pode elevar a quantidade de alunos, não sua qualidade. E isso é muito ruim para o Brasil a longo prazo...

    2. mephisto

      Vamos estabelecer um sistema de cotas também para o exame da OAB. Depois, um sistema de cotas para a Câmara, para o Senado e para as Assembléias. Um outro sistema de cotas poderia ser criado para o check-in dos aeroportos, outro para os camarotes da Sapoucaí, etc.. E, como na Alemanha de Hitler, identificar os cotistas com símbolos ostensivos, para não haver usurpação de seus legítimos direitos.

    3. A. A.

      Dirceu, Sim, não se pode generalizar. Estava dando um exemplo específico do lugar onde estudo, e isso está acontecendo por lá. Agora com o REUNI estão entrando mais pessoas que simplesmente não tem o nível necessário para estar lá, muito menos de se tornarem professores. Devemos baixar os requerimentos e deixar todo mundo entrar, ou melhorar a educação no ensino básico e fundamental e estabelecer exigências mais rigorosas?

    4. Veni Vidi Vici

      Além de preconceituoso, o que por si, já o desqualifica para questionar.

    5. Ferba

      Vc esta generalizando um problema. Na minha faculdade (direito) não tinha nenhum cotista. Porém da minha turma (36) de alunos somente eu e mais dois colegas tivemos êxito no exame da ordem. Lógico que não há como comparar ensino público e privado. Mas dizer que serão maus profissionais é totalmente inadequado.

  26. Jonatan

    Na minha concepção existe apenas uma raça; a humana.  Agora vamos supor... dois estudantes ( um negro e um branco) que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, pode-se dizer até na mesma escola, no momento do processo seletivo, por mais que o branco tenha notas maiores, será dada preferência ao negro?  Onde estão os direitos iguais da constituição? "Sem distinção de cor, raça, etc..."  Isso ainda vai acabar em guerra civil... 

    Responda
  27. Jony

    Isso demonstra que 50% da população, é miserável. PT, parabéns por mostrar ao Brasil, que mais da metade de nosso povo não tem capacidade de se bancar... Isso é o que o governo fez por nós, alastrou a pobreza!

    Responda
    1. Jony

      E o cidadão que não tem dinheiro para pagar uma faculdade, mas que não é cotista, como fará? Será uma disputa desleal com os cotistas, não concorda? Não deveriam ter todos DIREITOS IGUAIS? Essa sua ideia também funciona muito bem na teoria, mas na pratica, estes alunos ou não conseguem acompanhar os demais, gerando segmentação interna, atrasando ou reduzindo o ritmo de alguma matérias, e provalvemente no futura, podem até reduzir o nível do ensino.

    2. Veni Vidi Vici

      E não será desta forma? O cidadão, só por ingressar na faculdade obterá seu diploma? Não terá de estudar como os não cotistas? Não terá de passar por exames, e os mesmos que os outros? Não irão aprender do mesmo conteúdo e não se formarão apenas se obtiverem a nota mínima? Acho que acabaram seus argumentos para se manter esse preconceito.

    3. Jony

      Oh du curintia! inclusão social quer dizer: Dar condições para que o individuo seja inserido na sociedade através de seus esforços. Isso se faz dando trabalho a todos, de forma que todos tenham os mesmo DIREITOS e condições de acessos, dependendo exclusivamente de seu esforço e força de vontade. O que o governo está fazendo é obrigar a sociedade a aceitar um individuo excluso. Isso não causa inclusão social, mas sim fragmentação e segmentação social.

    4. Veni Vidi Vici

      Desde quando? Volta pro Brasil e veja o índice de alunos que pagam uma escola, é bem menor que metade da população. A grande maioria vive do público e que é seu por direito. Agora estão é oficializando, por lei, o que já era pra ser desde início. Inclusão e justiça social, parabéns ao governo, finalmente uma bola dentro!

    5. Brasil Somos Nós

      E agora quer alastrar a IGNORÂNÇA (sic).

  28. zilcou

    Quer dizer! Eu tenho que por meus filhos em escolas pulblicas para estudar o curso médio de qualidade duvidosa, que nem os políticos que administram estas escolas põem seus filhos, que está sujeito a greve de 110 dias como houve na Bahia para ter o privilégio de disputaruma vaga de uma cota em uma universidade federal que ajudo a manter com os impostos abusivos cobrados pelo governo e que sou obrigado apagar! Isso é uma vergonha! è revoltante. Por isso que

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      Acalme-se, os outros 50% ficarão para seus filhos de escola particular se capacidade eles tiverem.

    2. Ferba

      Ora. Não necessáriamente. Vc pode, sendo pobre como diz, pagar uma escolha particular (carissima) para seu filho, depois um cursinho pré-vestibular que custa o olho da cara, para que seu filho tenha chance em uma federal. Estranho vc sendo pobre criticar esta medida.

  29. Brasil Somos Nós

    Tudo bem dar 50% das vagas para a ELITE de cor ... a cor da IGNORÂNCIA. Mas que o PT dobre o número de vagas. E que os cotistas estudem só entre eles porque vão atrasar o ANDAR DAS AULAS e prejudicar os realmente CAPACITADOS de estar na universidade.

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      Brasil, pq será que todo faná tico político gosta de ver os fatos por essa 'cor'? Quem disse que sou pe tista? Pq apoio essa medida? Por este motivo, acha que pode me tachar? Então concluo que pela sua ignorância posso afirmar ser tratar de um faná tico de direita e ainda por cima corintiano, dois para doxos.

    2. Brasil Somos Nós

      Esse Curintias gosta de Pal merense. A cor da ignorância é a cor da POLÃTICA do PT e não dos candidatos a alunos. Nota-se que você quer ser cotista do PT ... já ganha pra defender os corruPTos.

    3. Veni Vidi Vici

      Não existe 'cor da ignorância' e esse seu tipo de preconceito é crime. Cala-te, é bem melhor. Aliás, recomento terapia.

  30. zilcou

    O problema não é a imcapaciadeintelectual de alunos da escola pulblica ou particular, todos são iguais o que diferencia é o interesse de cada um em buscar o conhecimento. O problema é que muitos pais pagam escolas particulares até o 3º ano do 2º grau para que os filhos estejam preparados para fazer vestibular nas universidades pulblicas pois sabem que o dinheiro não vai ser suficiente para pagar uma universidade particular, e ai o governo impõe mais barreiras para

    Responda
    1. Brasil Somos Nós

      Correto, Zil, é TRAIÇÃO. PT - Partido dos TRAIDORES dos Trabalhadores.

  31. Veni Vidi Vici

    100% seria o correto. 50% ainda é pouco!!!!

    Responda
    1. mephisto

      O Brasil deveria investir 0% em futebol, que pertence a empresas privadas e à m/áfia e investir todos esses recursos em educação. Construir estádios de mais de R$ 1.000.000.000 para entregar de mão beijada para a m/áfia? Sem contar a Lei 12663/2012, que estabelece um prêmio de R$ 100.000 aos jogadores (titulares e reservas), das seleções de 1958, 62 e 70, além de outras vantagens para os mesmos. Isso é que é jogar dinheiro fora.

    2. Brasil Somos Nós

      Esse Curintias gosta de Pal merense.

  32. Bebeto

    Quanta desinformação sobre a responsabilidade de cada ente federativo em relação aos investimentos em educação: O governo federal cabe o ensino superior e os governos estaduais (Alcki-min) e municipal (Kas.sab.) os ensinos médio e básico. Justamente estes 02 últimos que deveriam preparar melhor o estudante para o ensino superior é que carece de grandes investimentos e sempre foram relegados ao segundo plano.

    Responda
  33. zilcou

    AStestado de burrice não! O atestado é de imcompetência na gestão do ensino púlblico onde está se adimitindo pulblicament e que as escolas púlblicas não tem qualidade de encino para formar alunos com capacidade de concorrer a vestibular nas mesmas condições das escolas particulares. por que |os senadores não aproval a lei que filhos de políticos são obrigados a estudar em escolas pulblicas?

    Responda
    1. mephisto

      A coisa tá feia. Antes de pensar em universidade, esse comentarista "zil" deveria urgentemente fazer o ensino básico.

    2. Brasil Somos Nós

      Adilson ... correto Adílson ... Tenha piedade ... ... ele é cotista do PT.

    3. Pico Brasil

      Corrigir aí amizade: Adimitindo, correto adminitindo Encino, correto ensino Pulblicamente, o correto Publicamente Púlblica, o correto Público Aproval, o correto Aprovam

  34. Veni Vidi Vici

    Aos que temem tanto que o nível dos futuros profissionais formados nas instituições públicas caiam, por que não procuram profissionais formados nas instituições particulares para lhe servirem? Faltam opções? Acreditam ser, as instituições privadas, inferiores às públicas? Hipocrisia anda comenta solta neste fórum. Não pagam ensino básico? paguem também o superior aos filhinhos de vcs e pronto. Acaba aqui o debate. Ou não têm o $$$ que acham que têm, ou se julgam superiores aos cotistas.

    Responda
    1. Patrícia

      Ensino público de qualidade deveria ser direito de todos os cidadãos. O problema é a enorme desigualdade social que existe neste país. Acorda, o buraco é mais embaixo.... Os governos têm comprometido 45% do orçamento da União (17% do PIB de 2011) para pagamento da dívida pública que não sabemos de onde vem...provavelmente para salvando do sistema financeiro, absorção de títulos podres, etc...Ninguém discute isso! www.divida-auditoriacidada.org .br

    2. Brasil Somos Nós

      O PT - Partido dos Traidores trata os professores como LIXO, EMPOBRECENDO-OS e condenando-os à IGNORÂNCIA. Comprar livros e manter-se atualizado custa dinheiro. Chegou a vez dos alunos capazes que gastaram o que tinham e o que não tinham para se preparar para a universidade pública. Acabem com o PROUNI que serve para preencher as vagas OCIOSAS de empresários da educação FALIDOS e construam novas universidade PÚBLICAS.

    3. mephisto

      O Brasil deveria investir 0% em futebol, que pertence a empresas privadas e à máfia e investir todos esses recursos em educação. Construir estádios de mais de R$ 1.000.000.000 para entregar de mão beijada para a máfia? Isso é um absurdo.

    4. Veni Vidi Vici

      Tratar como lixo é incluir? Reveja seus conceitos Brasil! E também não concordo com o salário dos professores, porém, greve, de longe é a solução, apenas prejudica, quem???? aos alunos!

    5. Brasil Somos Nós

      Oh Curintias, parece que você gosta Palmerense. Ensino PÚBLICO, UNIVERSAL e GRATUITO já. O professores já estão sendo tratados como LIXO pelo PT - Partido dos Traidores dos Trabalhadores ... Agora é a vez dos alunos.

  35. Bebeto

    Quanto preconceito aqui nos comentários! Quem disse que estudantes de escola pública são menos inteligentes que de escolas particulares. Lembrem que existe cota, mas todos continuarão fazendo vestibular e que vai ocorrer é selecionaremos os melhores alunos oriundos da escola pública. O projeto corrige uma distorção histórica, onde alunos ricos ocupam todas as vagas dos melhores cursos (medicina, engenharia e direito) nas universidades federias, deixando pra "ralé" os menos importantes.

    Responda
    1. Patrícia

      Brasil Alencar, não se trata de diferença de inteligência não, longe disso...O fato é que uma grande parte de estudantes oriundos do ensino público tem apresentado dificuldade na aprendizagem e parte da responsabilidade não é do indivíduo e sim de um ensino de má qualidade, degradado. Mas, acredito sempre na capacidade do ser humano vencer obstáculos com dedicação e desprendimento. A universidade pública deverá encontrar meios para formar bem os profissionais.

    2. Brasil Somos Nós

      Ah, então a COR DA PELE não importa ??? Você não é do Brasil, é de outro planeta.

  36. Pico Brasil

    Será que a Dilma vai assinar esse atestado de burrice????

    Responda
    1. mephisto

      Reafirmo que o sistema de cotas não resolve. Quem nasce para piromaníaco nunca vai ser bombeiro. Não adianta ter dinheiro, chance, e não ter cérebro.

    2. Veni Vidi Vici

      Alvaro, podia dormir sem essa. Qual foi a chance dada ao Ministro e ao goleiro? Foram os mesmos incentivos? Poupe-nos, sua ironia e preconceito não leva a nada.

    3. mephisto

      O sistema de cotas não resolve nada. Quemn nsace para ser como o goleiro Bruno nunca será igual ao ministro Joaquim Barbosa. O sistema de cotas não garante esforço, constância, vontade de progredir ou aptidão. Lá na frente o poderoso mercado de trabalho funcionará como sempre funcionou.

    4. Veni Vidi Vici

      Atestado de inclusão e justiça social. 50% é pouco, o correto seria 100%.

  37. maxsarden

    Investir na base ninguem quer,joga o aluno mal formado nas faculdades e que tipo de profissionais teremos?É gritante a diferença do aluno proveniente das cotas dos que ingressam por merito.lamentável.

    Responda
  38. Bebeto

    Foi a melhor notícia dos últimos tempos no Brasil. Já estava na hora de se corrigir a grande distorção que existia no ensino superior nas Universidades federais, onde 99% dos alunos melhores cursos (Direito, Engenharias e medicina) eram de filhos de pais abastados e que estavam ocupando vagas de cidadãos desassistidos. Isto sim se chama justiça social.

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      Aplausos!!!!! JUSTIÇA SOCIAL, o pior é a crítica dos 'abastados' por temerem não entrar nem nos 50% restantes.

  39. Veni Vidi Vici

    Parabéns ao governo que finalmente usa de medidas de inclusão que poderão definitivamente beneficiar a população em algo que fora criado para servi-la. Universidade pública é para estudantes de rede pública. Quem critica, que coloque seus bibelôs para estudarem no exterior, deixando então tais instituições a quem de fato têm direito. 50% é pouco!!!!!

    Responda
  40. canibal

    ..em um pais onde mais de 60% dos alunos são @n@lfabetos funcionais, esse tipo de projeto só serve pra dar é voto.

    Responda
    1. Veni Vidi Vici

      Sim, assim como os 'bolsas escola, família' e agora o Bolsa estádio. Porém, com exceção do bolsa estádio, os demais têm tirado pessoas da miséria extrema.

  41. leojuca

    Se o Governo estivesse realmente preocupado com a educação, teria investido nesses 10 anos do PT no poder, na educação básica de ensino fundamental e médio. Ao contrário essa educação encontra-se sucateada. Cada vez é mais decepcionante o PT no poder, cheguei a votar nessa proposta de governo, mas fomos traídos!!

    Responda
    1. Pico Brasil

      Leo, não existe ensino fundamental e medio FEDERAL, e sim municipal e estadual, então pense quem teria que ter investido na educação?? R.: São os governos municipais e Estaduais. quer que desenhe??

  42. RA48

    Isso é o famoso "tampar o sol com a peneira", não ajuda em nada, é assumir um ensino fundamental e médio públicos de péssima qualidade e forçar a entrada de pessoal despreparados nas universidades. O correto seria investir de forma inteligente na educação básica e fazer o pessoal que sai das escolas públicas concorrerem de igual para igual com os que saem das escolas particulares...Forçar estatísticas, isso é velho..!!!

    Responda
    1. zilcou

      Não é só tapar o sol com a peneira. é a irresponsabilidade de estar transformando este país em um pais com o povo dividido. Este governo deveria saber que as nem sempre pagam escolas particulares porque são ricas. Muitas vezes estes contribuintes pagam escolas particulares para seus filhos porque as escolas pulblicas da cidade que moram não tem qulidade no encino e muitas vezes ficam 110 dias em greve como foi na Bahia.Como é que estes alunos vão competir de igual

    2. Veni Vidi Vici

      Isso resolveria o problema talvez, num futuro muito distante, não o problema de AGORA.

  43. Fallout

    Há vários motivos para sermos contras as cotas, mas quero salientar que o desempenho acadêmico dos cotistas tem sido muito bom, alguns cursos elitistas como medicina vão ter que se adaptar às mudanças fisosóficas.

    Responda
    1. Fallout

      João Bruno Netto, suas colocações são perfeitas.

    2. Brasil Somos Nós

      A PATRULHA VIRTUAL do PT está ativa. Esse pessoal deveria estar ESTUDANDO para ganhar mais do que MIGALHAS. E, se são brancos JAMAIS vão ingressar numa universidade pública.

  44. Jony

    Eu, homem, branco, trabalhador e que nunca fui fichado ou preso, que trabalha 8,5h por dia para pagar o financiamento de uma casa que não é em terreno invadido ou favelas, e que paga IPTU e todas as outras taxas correspondentes, que trabalhou durante 5 anos somente para pagar a faculadade que fazia durante a noite após as 8,5h diarias de trabalho. Que deixa mensalmente 1/3 do meu salario para o governo. Quando terei algum beneficio ou cota? Ou pelo menos as obrigações mínimas do governo? /p

    Responda
  45. Ligia Norberto

    Finalmente uma atitude corajosa dos nossos políticos as universidades darão oportunidade a quem sempre ajudou o seu financiamento isso a academia não fala todos através de seus impostos financiam as universidades seus doutores, mestres etc....

    Responda
    1. willy_shakes

      Exatamente o ponto que defendi. Sem uma base educacional não conseguirá continuar.

    2. Veni Vidi Vici

      O cidadão, só por ingressar na faculdade obterá seu diploma? Não terá de estudar como os não cotistas? Não terá de passar por exames, e os mesmos que os outros? Não irão aprender do mesmo conteúdo e não se formarão apenas se obtiverem a nota mínima? Acho que acabaram seus argumentos para se manter esse preconceito.

    3. T

      O Sr. Curintia (acima) garante a boa qualidade dos ensino público fundamental/medio do nosso país para afirmar que os estudantes dessas instituições estão preparados para encarar uma universidade pública?Preconceituoso é o Sr., pois ensino público de qualidade em todos os níveis é direito de TODOS os cidadãos. Parafreseando o colega Willy, "A universidade não é um serviço social, é um serviço educacional para todos".

    4. willy_shakes

      Falo por experiência, sou professor há 35 anos. A universidade não é um serviço social, é um serviço educacional para todos. Desperdiçar vagas com quem não tem competência, independente de sua origem social, é desrespeitar a cidadania de todos. Saiba também que os melhores professores do Brasil ensinam, também, nas faculdades publicas, não pelo dinheiro, mas pelo prestigio, o dinheiro eles ganham das privadas, garantindo boa qualidade do ensino publico bancado de novo pelas "elites" que vc o

    5. Veni Vidi Vici

      Temos aqui um Nostradamus, quanta sabedoria do futuro, é um prodígio. Provavelmente, após o papai bancar seus estudos básicos no melhor colégio particular, fora prestigiar a universidade que deveria servir somente ao público desprovido de recursos financeiros. Pena que ao invés de aprender cidadania e inclusão, tornou-se um hipócrita, egoísta e preconceituoso. Quem pode afirmar que não acompanharão? Está mesmo a prever o futuro hein Sr. Willy, ou será seu medo, não passar nos outros 50%? /p

    6. willy_shakes

      Esses alunos "cotistas" não vão segurar o ritmo e o conhecimento prévio necessário para cursar uma faculdade. apenas tirarão espaço de quem esta qualificado. Depois de 6 meses, 1 ano, irão desistir por não conseguir acompanhar.

  46. tunico

    Isso é que é racismo.Em vez de lutarem por uma escola pública dígna,COM ENSINO DE QUALIDADE, como nos anos 60,esses idiotas de brasília aprovam essa burrice.Vamos continuar formando profissionais analfabetos,e muitos despreparados para a vida social e profissional.Eta cambada de políticos incompetentes,sÔ!!!!!

    Responda
  47. Fallout

    Com a intenet seria possível elaborar um curso secundário completo online ,que deveria ser disponiblizado de graça, com aulas ministradas pelos melhores professores e apostilas atualizadas passíveis de download. Isto colocaria os alunos da rede pública em pé de igualdade, e custaria muito menos que um estádio de futebol.

    Responda
    1. Fallout

      Dirceu, temos que lutar para que todos tenham.

    2. Ferba

      Vc realmente acredita que todo aluno de escola pública tem acesso a internet??? Vc se surpreenderia com as condições das escola públicas no pais.

  48. Rebeca Souza

    Inverte-se o racismo.... Se todos estudaram na mesma escola por que negros, indios e pardos devem ter prioridade??? Deveriam todos ter os mesmos direitos...ou alguem acha que os negros, indios e pardos recebem menos atenção dos professores??? Essas divisões por raças são absurdas!

    Responda
  49. cerebroocta

    esse é o jeito do PT e seus politicos no Congresso,perpetuarem-se no poder.Quem se favorecer deste sistema com cotas,vai sempre votar neles. E viva a ditadura civil populista.

    Responda
    1. Ferba

      Quer dizer que vc é contra, por exemplo, em aumentar o sálario minino ao valor aceitável (2.000), pois assim todos votariam no p/t... Seu argumento é totalmente inapropriado.

    2. Veni Vidi Vici

      E dentro da espécie humana, a subdivisão por raças, como a raça ne gra e indígena, que vcs tanto querem manter afastados das universidades.

    3. willy_shakes

      vc pensava errado, não existe "raça humana", existe "Especie humana". Vai ver vc faz parte dos estudantes dessas cotas.

    4. walkman

      E Eu que pensava que só existia uma raça; a HUMANA. Agora graças aos atuais políticos e ao PT descobri mais três raças....Vivendo e (des) aprendenso....

  50. RobertoMelo

    Não somos mais ig uais perante a Const ituição, independente de se xo,cor,ra ça,rel igião,clas se so cial e econ ômica. E o ensino continuará sendo desigual e medíocre. Há mais de 50 anos atrás foi dito, " o Brasil não é um país de HOM ENS sér ios ". De lá para cá tudo mudou. PARA P IOR . VOT O NU LO em massa.

    Responda
    1. Brasil Somos Nós

      Rafael, votar na DIREITA é votar no PT ... .... PT é o maior expoente do NEOLIBERALISMO neste país atualmente.

    2. cerebroocta

      se vc votar nulo, o povo do PT agradece. Votem,para tirar essa gente do PT do poder. Votem na direita.

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.