Educação > Escolas particulares ameaçam ir à Justiça contra cota em universidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Ouvir comentários contra ao acesso de todos a educação, de gente menos instruÃda, é até normal, mas ouvir isto da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) é realmente um sinal de que estamos vivendo na idade da pedra. Estão tentando manter um sistema de castas, onde uns tem direito a tudo e outros a nada. As universidades publicas federais, são mantidas com o dinheiro de todos os contribuintes do Brasil, então porque servir apenas a uma parte da população ?
A escola privada está, no fundo, preocupada com os prejuÃzos financeiros desta medida. Todos os semestres, um grande número de matrÃculas acontece desses mal preparados alunos que sustentam a escola, sem a necessidade de investimentos, por pelo menos um ano.A escola privada não se interessa pela recuperação desses alunos, pois sabe que o processo se repete todos os semestres. Nada soa mais falso que essa justificativa de adoção de medidas judiciais. É mais ou menos o seguinte:quanto pior,mel
ESSE POVO QUE É CONTRA AS COTAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DEIXE. DE SER HIPÓCRITAS, POIS NÃO TEM COMO FAZER UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO DE UM DIA PARA O OUTRO E A GERAÇÃO DE JOVENS ATUAL NAO PODE SER PENALIZADA PELA FALTA DE COMPROMISSO HISTÓRICO COM A EDUCAÇÃO BÃSICA E DE NÃVEL MÉDIO PUBLICO. E ESSE POVO QUE ESTUDA EM ESCOLA PARTICULARES PODEM MUITO BEM "ESQUENTAR OS BANCOS DAS UNIVERSIDADESE FACULDADES PARTICULARES".
A MELHOR PROPOSTA SERIA ENTÃO TRANSFERIR GRANDE PARTE DAS VERBAS DAS UNIVERSIDADE FEDERAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUDAMENTAL PÚBLICO SUCATEANDO AS UNIVERSIDADES FEDERAIS. QUERIA VER SE ESSE POVO DAS ESCOLAS PARTICULARES AINDA FARIA TANTA QUESTÃO DE DEFENDER O FIM DAS COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS.
O dia em que o filho da faxineira da escola particular tiver as mesmas chances de cursar medicina na USP que o aluno dessa mesma escola cota alguma será necessária. E não venham me dizer que, sim, eles têm a mesma chance, porque seria kanalha demais afirmar isso.
PolÃtico é assim, só quer distribuir benefÃcios indiscriminadamente, nem que prejudique outros. E até para mascarar a incompetência de governantes, como é o caso da educação, reconhecendo que a escola pública está muito abaixo do desempenho das escolas privadas e por isso quer punir quem estuda em escola privada e não melhorar as escolas públicas. Outro exemplo é os acidentes de trânsito, sempre é culpa do motorista e nunca das más condições da rodovia, da sinalização precária, etc...
As cotas são importantes para corrigir distorções enormes que se arrastam desde a escravidão em que negros, Ãndios e pobres são tratados a pano, pão e peia. É muito interessante essa burguesia não vai para a escola pública no ensino básico e quer garantir o ensino público superior para seus filhos.
Quase 50 anos e estou ralando na faculdade publica, fazendo trabalhos no almoço e de madrugada, vaga conseguida por mérito no vestibular, e o jovem saudável precisa entrar pela porta do fundo?. Ralei muito na escola publica quando ainda existia com valor e não concordo com esta palhaçada. Já temos PROUNI e daqui a pouco estaremos pagando HARVARD para o malandrinho ficar no Face e no Orkut com bobagens.Historicamente prejudicado uma ova, historicamente usuário da lei de Gerson!
Eu fiz meu 3º ano do ensino médio em escola pública e sei que não é necessário nem assistir aulas e nem realizar provas para ser aprovado. A aprovação é automática em São Paulo. Conheço colegas que ficaram os 2 semestres sem aparecer na escola e foram aprovados?! Graças a facilidade consegui conciliar com um cursinho e ser aprovado em Universidade Pública. Está decretado o fim do ensino médio de qualidade. Daqui p/ frente teremos cursinhos de 3 anos ao invés de ensino médio.
Bom, a solução de mercado é muito simples, ao invés da classe média gastar rios de dinheiro em educação de qualidade no ensino médio farão seus filhos estudar em escolas públicas de péssima qualidade e terão que investir em cursinhos ($$$) para compensar a defasagem do aprendizado. Por outro lado ao invés do governo se empenhar em melhorar a qualidade do ensino básico e médio (a verdadeira causa do problema), se empenha em diminuir a qualidade do ensino superior. Em suma uma solução rÃdicula
Querem estudar em universidade pública filhinhos de papai? Simples: estudem mais, vocês tem uma vida de privilégios, claro que não podem concorrer em igualdade de condições com um preto que estuda em escola pública né? Meritocracia é entre iguais, entre desiguais é perpetuação de injustiça apenas.Só mimimi #classemediasofre
Esses polÃticos estão cada vez mais descarados. Dessa vez eles mataram dois coelhos com uma cajadada só: garantem mais votos pelo aumento da ignorância da população (pela deterioração do ensino) e aumentam os rendimentos dos amigos estelionatários do ensino (donos de faculdades, os principais beneficiados com essa "lei").
A Educação não é mercadoria, é um dever do Estado, se o governo esta fazendo isto é para cumprir sua obrigação. Manter a forma atual de educaçãom mercantilizada, so favorece o comércio. Nas escolas particulares, o dinheiro vem em primeiro lugar, tenho pago escola para meus filhos e atrasei o mês passado. Foram impedidos de entrar na escola, bloqueram sua carteirinhas. Perderam dois dias de aula, apesar de já haver entregue o cheque em pagamento. Não visam ensinar, apenas
Na verdade o "governo" do p"t" beneficia novamente as universidades privadas. Alunos das particulares vao optar cada vez mais pelas mesmas. Depois do PROUNI, de abrir mao dos de impostos das universidades particulares (privadas é mesmo mais apropriado e de sentido mais amplo), agora vem isso. Há, mais um ano eleitoral....
Mais uma da República Soviética do Brasil!
Escolas particulares valorizam ensino superior Publico e execram ensino superior Particular, mais interesssante ainda e que grande parte do ensino superior particular tem escolas de ensino basico e medio.Sou bom até a metade, da metade pra cima sou horrivel. Acompanhado dos salarios medios deprimentes que as Particulares pagam e que grande parte dos professores dessas particulares não conseguem passar em concurso publico qual o segredo dessa superioridade.Talves a seleção de alunos para exam
A Educação no Brasil, é lastimável, desde o Regime Militar é História de longa data, lembro que estudava em Escola Publica, o professor de História formado pela USP, só falava dos piolhos da familia real, entre outros disparates, o Governo deve filtrar os bons professores, todos os anos os professores devem prestar uma prova para continuar lecionando, o mais estranho dessa história toda, é que mudei de escola e aprendi História, só que esse professor era da Universidade São Judas.
Deveriam ser todas confiscadas pelo governo e nunca mais na história deste paÃs haver escolas particulares... Mas, utopia tem limites.
E o que fazer com alunos do COTUCA, por exemplo, que é um escola pública e ao mesmo tempo a melhor escola da cidade de campinas, entre particulares e públicas? Tanto COTUCA, ETECAP etc são escolas de excelente nÃvel e públicas.. onde estudam alunos ricos que prestam uma prova na oitava série e conseguem o melhor ensino de graça! Alunos de escolas públicas dificilmente conseguem ingressar nessas escolas para cursar o ensino médio pois competem nas "provinhas" com alunos de escolas excelentes!
vão criar uma regra excluindo os alunos do Cotuca da cota.
De Dimenstein..... " A injustiça contra os ricos"...kkkkkkk
Agora, menos alunos das escolas particulares vão entrar na Universidade pública. Que peninha...
É falso o argumento do representante das escolas particulares de que "o governo deveria melhorar a qualidade das escolas públicas". Na verdade, tanto escolas particulares como públicas são medÃocres; as públicas padecem da falta de continuidade pedagógica, pois têm uma gestão mais polÃtica, infelizmente. Na verdade, conforme indicam os testes internacionais, todas as escolas precisam melhorar, mas se é para alguém usufruir de educação grátis, que sejam os pobres e não quem é treinado para pr
Bananas de pijamas.... parece que só existe partido politico na visão da grande maioria de brasileiros. Ninguém vai contra isso? a culpa é só do Pt ou do psdb? Os brasileiros que deixam isso de lado são os que se saem melhor.
O governo deveria dar graças a deus por existirem escolas particulares, e por existir gente disposta a pagar. Queria ver se todos os alunos de escolas particulares exigissem seu direito de ter uma vaga em escola pública. O sistema entraria em colapso, não haveria vagas nem para 10% dos alunos da rede particular.
Nossa, até que, enfim, vão lutar e entrar na justiça. Chega de ficarmos parados observando os absurdos estatal do PT. O Brasil está copiando a Russia, socialismo e ditadura disfarçados.
Às escolas particulares, interessa os alunos com dinheiro, para cursar o ensino médio e entrar nas faculdades públicas, onde ele não vai pagar nada e ter uma excelente formação. Que se acabe com isto. Quem optar por escola particular, que conclua todo o curso em particular. E quem optar por escola publica, que faça o vestibular entre todos os candidatos, apenas da escola pública. Chega desta esperteza de pagar pouco no ensino médio e depois estudar de graça na faculdade
Na realidade o governo não tinha que ter Faculdade. Faz igual nos States. Lá tem ensino público para todos na escola. Na faculdade é particular. Cada um que faça sua poupança desde cedo e senão, tem a chance de através dos esportes, poder cursar sua faculdade. É preciso acabar os privilégios. É preciso acabar com o jeitinho. O cara se forma na pública e não dá nenhum retorno depois. Para que isto então?
Pagar pouco no ensino médio? Sabe quanto custa a mensalidade de um colégio de ponta? Mais caro que a maioria das faculdades.
Antes era tudo escola pública. Daà surgiram as particulares, que era uma forma de entrar na esola superior pública. Ou seja: Estuda pagando no ensino médio, mas se forma não pagando mais nada, na faculdade. A escola particular desfruta disto, mas se esque que o ensino é obrigação do Estado. Sou à favor da extinção das escolas particulares. E se o aluno estudar em particular, deverá concluir o ensino também em particular. Parabéns ao Governo por esta rasteira nas ganancio
A "nova CRASSE MÉDIA" não aproveita as oportunidades, prefere comprar carro novo financiado em 60 meses, trocar de celular todo ano, pagar TV por assinatura, do que pagar um ensino decente para o filho... Depois reclama que não consegue entrar na faculdade.
Sabem por que as universidades públicas eram boas? Porque entravam apenas os melhores alunos!E como vai ficar agora, em que annalfabbetos funcionais serão "empurrados" pra dentro ?Futuro sombrio desta republiqueta.
Engano seu Republiqueta.Quem consegue as vagas de direito,medicina,engenharia nas melhores escolas públicas do paÃs,são em sua grande maioria,quem pode pagar por ensino médio, fundamental e cursinho de qualidade.Nada garante que estes sejam os melhores alunos,porque a competição se dá em condições desiguais.Sobram para os demais,carreiras menos valorizadas.Só um ensino fundamental e médio de qualidade para todos pode distribuir de forma democrática as vagas nos cursos superiores mais concorr
Vejo os comentários aqui e fico com nojo, na boa. O Brasil sempre foi atrasado em TUDO, inclusive educação, colocar a culpa no partido A ou B, pra mim é no minimo ser leviano...aprovo a atitude do governo, do jeito que está não pode ficar...
Sou a favor de polÃticas que permitam o acesso ao ensino de qualidade para alunos de classes mais carentes. Não acho que definir cotas seja o caminho, preferindo algo como acréscimo na pontuação com um fator de multiplicação ou pontos adicionais. Isso permite um aumento no número de alunos vindos de escola pública sem perda de mérito ou qualidade do aluno.
Esta medida fere muito mais do que a autonomia das universidades...fere a nossa inteligência e nossos direitos como cidadão.
Ah tá....então o Médico, engenheiro, etc. que se formar em universidade pública deverá também não cobrar nada, já que teve as despesas custeada pelo Estado. O brasil cada vez mais indo pro buraco.
Voces deveriam capacitar os homens pelo tamanho do Bilau! e não pela inteligencia deles! Viva a BURROCRACIA
Cotas para a meritocracia, que anda cada vez mais negligenciada.
O que esperar? Governo burro, atitudes e soluções burras!!Â
O próximo passo do desgoverno é obrigar o Fasano a servir PF!!
Esta proposta é um verdadeiro absurdo! o PT esconde atrás dela a sua verdadeira incompetência em dar uma escola pública de qualidade para os nossos jovens, fazendo com que alunos totalmente despreparados tenham acesso à universidade à toque de caixa. Na realidade é mais uma polÃtica de fazer média com a sociedade. Nesse aspecto eles são imbatÃveis.
O ensino básico (fundamental e médio) é obrigação de estados e municÃpios. Ao governo federal cabe definir o que deve ser ensinado (diretrizes curriculares), que são as mesmas para escolas públicas ou particulares. Assim, a culpa do ensino básico ruim não é do PT, assim como não foi do PSDB antes dele. É culpa, isto sim, dos governos estaduais e municipais. Fica fácil ver quem está fazendo um bom serviço ou não.
Se tem condições de pagar o ensino básico e secundário, continue pagando o ensino superior! Universidade pública para alunos da rede pública.
No Brasil tudo que tem PUBLICO nome virou sinonimo de POBRE, COITADINHO, COISA de BAIXA QUALIDADE. Pagamos impostos caros, e o ESTADO nos devolve nada.
Queremos escolas públicas de qualidade para não termos que arcar com as particulares e todos terem iguais oportunidades, isso ninguém apóia. Estão tapando o sol com a peneira e ainda aplaudem. Lamentável.
Essa matéria nos leva à conclusão de que as Universidades Providas poderiam melhorar a péssima qualidade de ensino para concorrem com as públicas. Assim, aqueles que pagaram o ensino de base, continuarão fazendo o mesmo no ensino superior, desde que as universidades privadas prestem um serviço de qualidade. Outra coisa, caso o governo, como de fato já deveria ter feito há muito tempo, aprimore a qualidade do ensino de base público, perguntamos: sobrará espaço para as escolas particulares? Ei
hahah parabéns, Márcio, ótima analogia, mas assim como o Roberval, não sabes sequer interpretar um nick. És um prodÃgio. As escolas são ruins, mas vc que estudou nelas, conseguiu passar e se formar, ué????? Como vc conseguiu? passe a fórmula do sucesso. O Roberval eu já desisti. É tapado d+...
Muito bom Márcio, fez uma analogia perfeita! Quem sabe ele entende agora.
Que tal criar cotas pra Pernas de pau no seu amado CURINTIAS? Pois é isso mesmo que as cotas fazem, colocar gente que não sabe a tabuada pra estudar cálculo. Não tem como dar certo. O vestibular é a forma mais democrática de selecionar quem tem CAPACIDADE pra ingressar no curso superior. Eu sou formado na USP e estudei minha vida toda em escola pública, é uma grande mentira dizer que pobre não entra na USP, o problema são as escolas públicas que são péssimas.
Pelo seu nick já se percebe sua ignorância...
ÓTIMA ANÃLISE. Porém os demais preferem se preocupar """como irão colocar seus pupilos nas faculdades públicas a conviverem com os de escola pública? """ Hipocrisia de sobra.
Excelente medida. Como os ricos e afluentes desse paÃs terão agora que estudar em escola pública se quiserem maximizar suas chances de entrar numa universidade federal (que são as melhores). O efeito disso é óbvio: a educação pública agora será objeto de atenção de verdade. Não sei se era essa a intenção do governo mas o resultado será o que todos nós querÃamos: que o poder público nesse paÃs levasse a sério o ensino público. Haverá pressão agora pra isso.
Os filhos dos Politicos, Senadores, Procuradores, etc... estudam em escolas publicas?Não. Os Homens que fazem o ESTADO nao confiam nos proprios serviços que o ESTADO oferece aos cidadaos
Esplêndido comentário.
Educação no Brasil é sinônimo de negócio, aliás, tudo no Brasil é tratado como negócio. Não há por parte da população a consciência de que um paÃs só se desenvolve com educação. Ao invés de todos brigarem por causa de quotas, porque a discusão não se volta para a necessidade de construirmos mais faculdades? Se houvesse faculdades boas e gratuÃtas para todos, conforme determina a constituição, não haveria a necessidade de quotas. Quem vota errado, merece ser tratad
Gratuitas, não "gratuÃtas".
Ateh que enfim uma democracia de verdade.Os iguais devem ser tratados iguais e os desiguais devem ser tratados desiguais!Eh uma pena que a grande maioria ainda não consegue entender a importância dessa decisão.Para estes estudar ciências sociais, polÃticas e aprender uma outra lingua ler livros de filosofia e história de paÃses como Suécia, Dinamarca e UK para que vcs possam criticar com fundamento não simplesmente por opinião formada através de lavagem cerebral das novelas globais, acordem
Não é a pessoa que estudou em escola pública que é menos inteligente, é o nÃvel da escola pública que tem muito a melhorar, para essas pessoas concorrerem com igualdade com os demais, e não rebaixando o nÃvel de universidades como se vem fazendo.
Não eh isso que ocorre na Inglaterra nem na Dinamarca, muito pelo contrário, a sociedade soh tem a ganhar com a troca de informações. O cara que estudou em escola publica não eh menos inteligente que o cara que estou em uma escola particular, as oportunidades financeiras foram diferentes. Hoje existem milhões de pesquisas provando que a pessoa que passou por necessidade durante a vida, tem muito mais coneccoes cerebrais do que aquelas que não. Estude de opinião critica com fundamento
educação com igualdade só vai acontecer quando o investimento e a melhoria for na base, isso ai só vai nivelar por baixo e deixar a qualidade das federais pior que as uniesquinas.
A Educação no Brasil continuará defasada. Todos sabemos que o investimento efetivo em educação deve ser feito no ensino de base.
Se aFenep é contra e a grande maioria dos leitores daqui também são, meu Deus, algo de bom deve estar acontecendo.
Pouco a pouco o stalinismo vai sendo implantado. Pretensa igualdade comunista. Igualdade para todos os desiguais. Do jeito que é ja chegam analfabetos nas universidades, imaginem como vai ser depois dessa mer@@@@. Digo com conhecimento de causa, fui professor por 45 anos.
Que tal as janelas de transferências?
Exatamente, estimado professor. Resta também perguntar se o estudante de escola pública, pobre, que tem que trabalhar o dia inteiro para se sustentar ou ajudar a famÃlia, consegue acompanhar o ritmo de uma universidade pública, onde as atividades, muitas vezes, consomem muito tempo fora do horário em sala de aula. Haverá desistências e, posteriormente, um número expressivo de vagas remanescentes? O que acha?
Até concordaria com as cotas, se esses alunos que fossem beneficiados conseguissem uma nota igual aos outros concorrentes. Neste caso as cotas serviriam como critério de desempate. O que o PT quer, nivelar os futuros profissionais por baixo. O PT e o PSDB estão acabando com o ensino no paÃs. Aqui no interior de são Paulo não há mais profissionais interessados em seguir a carreira do magistério. As escolas estão ficando sem aulas.
"Universidade boa e grátis, todo mundo quer"Grátis tudo bem a boa vai acabar, já que será necessário ensinar as 4 operações fundamentais e a ler e escrever, com muita gente despreparada, o nÃvel dessas universidades ficarão piores até que as uniesquinas, não é assim que se resolvem as coisas, tem é que se investir muito no ensino médio e fundamental para existirem oportunidades iguais para todos, mas como o PT quer um paÃs de analf4betos para se perpetu4rem no poder, o caminho é esse
quem está saindo agora que se esforce e vai estudar.
Educação melhorada 'na base' irá resolver o problema futuramente, e quem esta saindo agora do 2° grau? Dê-nos sua solução OH GRANDE SÃBIO!!! Ah, quem tem se demonstrado um ignorante no tópico a debater não sou eu, quem sequer sabe interpretar um nick, não sou eu, portanto, quem deve sair? Voto nulo? hahahaha, mais uma disparidade, isso resolve o quê mesmo?
santa ignorância, educação se melhora pela base, investindo no ensino fundamental e médio, melhorando a qualidade para essas pessoas concorrerem em pé de igualdade com os demais, não rebaixando o nÃvel de faculdades, com alunos que na maioria todos sabem não tem a menor condição de frequentar um curso desses, amigo vai comentar de cúrica nas páginas de futebol. E quanto a PT e PSDB são farinhas do mesmo saco. VOTE NULO!.
Colocar, metade dos alunos, que jamais teriam chance de entrar em uma universidade é 'querer perpetuar o analfabetismo'? Preste atenção nas bobagens que escreve. Se está tão revoltado com a opção que o governo está oferecendo aos jovens carentes, ou é pq faz parte da máfia das escolas-cursinhos particulares, ou quer mesmo é que somente os ricos continuem a frequentar boas e grátis universidades. QUEM ESTà DESTA FORMA QUERENDO PERPETUAR A IGNORÂNCIA DA MAIORIA MESMO?
Foi o PT quem instituiu a 'educação continuada'? PAREM DE OBSERVAR TUDO PELA ÓTICA DA POLÃTICAGEM, BEIRA O RIDÃCULO!!! SE ESTIVESSEM REALMENTE PENSANDO NA POPULAÇÃO, NÃO UTILIZARIAM TAIS TERMOS PEJORATIVOS, ROTULANDO OS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS COMO IGNORANTES. QUEM NÃO DEVE SABER AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS E JAMAIS PRESTADO UM VESTIBULAR NA VIDA DEVE SER O SR., ROBERVAL.
Se eu tivesse filhos pequenos hoje,colocaria em escola estaduais, pagava R$ 500,00 por mes cada filhos em escola particulares. Mas hoje não é mais vantagem temos que deixar nossos filhos concorrerem com as vagas de colegio do Governo. O Ensino esta retrocedendo. VIVA O BRASIL. Hoje tem vagas para tudo, estão novelando por baixo. Minha empregada fez faculdade de Farmacia na UFRGS sem vagas, estudou e foi aprovada. quem quer estudar se dedica. Paguem bons professores para 2 grau para todos. /
A coisa mais bizarra é...quem estuda a vida toda em escola pública de péssima qualidade tem que pagar faculdade e os filhos de papai que estudam a vida toda em particular, entra nas faculdades publicas...parabéns a justiça, claro que deveria melhor o ensino fundamenta/médio público, mas já que não melhora...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Escolas particulares ameaçam ir à Justiça contra cota em universidade Voltar
Comente este texto