Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Matheus.silva

    Nossa, que senso comum para um comentarista! Só generalizações e estereótipos. Se for para fazer só propaganda ideológica: parabéns! Caso contrário, é bom se informar sobre o art. 37, inciso X, que afirma que a remuneração dos serviddores deve sofrer uma revisão geral anual, sendo esta solenemente ignorada há anos pelo governo federal. Discussão honesta se faz de ambos os lados. Se não há uma base comum para a discussão, vale tudo, não é mesmo?

    Responda
    1. Alex

      haja corporativismo e choro de barriga cheia hein? por mim mandava essa cambada embora e chamava gente que ta afim de trabalhar.

  2. Evans

    Gilberto acerta no número, no gênero e no grau. De fato, somos réfens do Estado e de sua máquina. Barnabés ganhando muito mal e funcionários cujo ganho é desfalque na sociedade. Fala-se em aumento, sem estabelecer uma forma de equalização dessa distorção. Alto ou baixo, o aumento vai para todos, e muito mais aos privilegiados. Logo, não há que se discutir aumento, mas critérios de aumento, não só reduzindo as desigualdades, mas também, periodicamente, preservando seu poder de compra.

    Responda
  3. robs

    A greve resulta de 2 coisas:1-o gov Lula inchou a máquina com concursos e cargos comissionados,ficandodifícil dar aumentos maiores hoje.2-o gov atual não sabe negociar.Não adianta falar decrise e não querer dar nada.No mais,nem todo func.público ganha bem.Tem,de fato,os privilégios,principalmente no legislativo e judiciário.Já as carreiras exclusivas de estado do executivo ganham apenas um bom salário,proporcional a sua importância e só querem manter o poder de compra,com reposiçã

    Responda
  4. AIL

    Cidadania frágil é se colocar contrário ao direito de greve de seja lá qual categoria for, no setori público ou privado. Os servidores públicos em greve estão há muito sem aumento, e só ganham mais trabalho. As principais carreiras, vitais para o desenvolvimento do país, cada vez mais perdem profissionais, pois a rotatividade está em níveis absurdos. Antes de escrever besteiras como essa, que tal dar uma estudadinha na questão, para não reproduzir acriticamente o que se fala por a

    Responda
  5. josé durval drugovich

    Pagamos impostos abusivos e taxas escorchantes para financiar políticos corruptos e funcionários públicos ineficientes, burocratas e prepotentes. Recebem altos salários, excesso de direitos e não tem o menor respeito com o cidadão. Simplesmente entram em greve e pronto. Cirurgias canceladas, vidas em jogo, reagentes e remédios em falta, filas imensas em aeroportos, carne e alimentos se perdendo............vergonhoso , triste e humilhante. Grevistas irresponsáveis e parasitas.

    Responda
    1. carcará

      E a culpa é do funcionalismo? a culpa é do governo que não em uma política de pessoal e que não se antecipa aos problemas e quando surgem não se dispões a resolvê-los. Os funcionários do Legislativo e da Justiça ganham bem, mas os barnabés ganham muito mal. Faltam hospitais, médicos, enfermeiros e isso acontece por que pagam muito mal e ninguém quer ser funcionário público. E os que querem vão para as áreas retromencionadas. E pensar que essa senhora tem alta aprovação... só Deus na causa!

  6. zoloft

    pelos serviços prestados a populaçao diriam que os servidores publicos ganham ate demais,fora da realidade brasileira,mas tenho uma opçao para eles venham trabalhar no setor privado,na primeira reclamaçao ruaaaa!!!!

    Responda
    1. zoloft

      ESSA FOI PRA VOCE JOSE ROBERTO CARDOSO...

    2. zoloft

      SOU EMPRESARIO SUSTENTO OS SERVIDORES PUBLICOS ATE DEMAIS E GRAÇAS A DEUS GANHO BEM,MAS COM MEU SUOR E TRABALHO,TRABALHO 12 HORAS POR DIA SENDO QUE 6 PARA PAGAR IMPOSTO!!A CONSTITUIÇAO DE 88 NAO TEM COMO SER PIOR!!VC ACHA CERTO UM CHAVEIRO DA CAMARA DOS VEREADORES GANHAR 15MIL POR MES,CORONEL DA PM GANHAR 250MIL POR MES,ACHA CERTO QUE MILHARES DE PESSOAS FICAREM RICOS COM IMPOSTOS DA POPULAÇAO?CADE A EDUCAÇAO,A SAUDE GENHO QUE TER PLANO DE SAUDE,PEDAGIOS PRA TODO LADO CADE O RETORNO??

    3. carcará

      Me desculpa, mas você deve ser daqueles frustrados que não consegue passar em um concurso público. As greves surgiram no setor privado e são onde elas são mais fortes e mais organizadas. Veja o exemplo da CUT e das outras centrais sindicais. O País tem um constituição, tem leis que regem as relações trabalhistas, principalmente nessa área. Nas empresas privadas também há mal atendimento. Os barnabés ganham mal demais e esses atendem bem. Quem atende mal são os marjás (Judiciário e Legislativ

  7. zoloft

    o brasileiro é um zumbi eleitoral,vota sem lógica sempre,pagamos carissimos impostos para sustentar esses funcionarios publicos que ganham uma fortuna em cima de nós,tem gente que ganha ate 250mil por mes e nao é pouca gente não,enquanto que a educaçao,saude e assistencia social do estado é pessima,mas infelizmente o povo brasileiro é muito ruim de serviço.

    Responda
  8. Jack Daniel's

    Hoje com a divulgação dos salários dos servidores no Portal da Transparência, os meus olhos foram abertos em alguns aspectos. Às vezes há servidores que reclamam de barriga cheia, pegam o contracheque e só reclamam. Por curiosidade fui olhar os salários de alguns servidores que trabalham no órgão do qual sou funcionário. Há Engenheiros com 10, 15 anos de casa que ganham até R$ 15.000,00. Há funcionários que mal sabem escrever um texto simples que ganham quase R$ 7.000. Será que não está bom?

    Responda
  9. SuperNena

    Gilberto Do jeito que está colocado, parece que TODO funcionário público ganha muito bem e tem baixíssimo desempenho. Não dá p/ generalizar, isso só reforça o preconceito contra o funcionário público. Na greve dos federais há reivindicações exageradas, mas outras são justas. Embora não esteja no foco, veja a situação dos funcionários administrativos da PMSP, que há quase 20 anos não recebem SEQUER a correção da inflação. Pelo seu raciocínio, a educação de São Paulo deveria ser exemplo

    Responda
  10. Oliveira

    Concordo plenamente, penso que analisando a situação é pior, pois o funcionalismo público que detem todo o poder dos serviços domina o governo, e sob os olhos do judiciario e do legislativo pouco ou nada fazem para conter o crescimento desse poderio; pois responsáveis em atualizar a legislação que regula a dinâmica de operação e trabalho do funcionalismo, são totalmente complacentes com a situação; uma vez que também se beneficiam desse embróglio, e simplesmente permanecem calados sem nada f

    Responda
  11. Ludibriada

    Prezado Gilberto, sou funcionária pública e não tenho correção em meu salário já faz,m 4 anos, ao menos a inflação. Pra ser funcionária, tive que prestar um concurso dificílimo, que me consumiu enquanto que o governo pode aumentar o bolsa família e antecipar o 13 antes uns dias da eleição!O funcionário não é a desgraça do estado, a desgraça do estado é a politicagem, o assistencialismo sem vergonha!

    Responda
  12. Marcel

    Você tem razão quanto às greves. Mas nós não somos reféns apenas dos grevistas. Nós somos reféns do governo. Mas focando em greves, isso é apenas uma prova que o serviço público nunca será qualificado. Ele sempre será mais caro e menos eficiente que o serviço oferecido pela livre concorrência. As greves deveriam mostrar ao governo que a educação, assim como outros serviços públicos, deveriam ser privatizados e a entidades sem fins lucrativos, garantir a isenção de impostos.

    Responda
    1. Antonio

      Essa é uma visão que merece cautela. Veja, por exemplo, o caso das telefonias e de outros setores da economia privada. São caras e ineficientes. Causam um enorme transtorno para a população. Por outro lado, veja as instituições públicas de pesquisa e ensino em nível superior. O Brasil está em 13º lugar na produção de publicações internacionais graças principalmente a elas. Não se pode dizer que a ciência mundial não é competitiva! Já a maioria das faculdades particulares...