Colunistas - Tony Goes > O torcedor brasileiro não sabe o que é o espírito olímpico Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Danebakiss

    Pois é amigos, mas essa é a típica reação de um povo tão acostumado a levar ferro e sofrer. Ele não consegue ver esperança e felicidade em mais nada! Não culpe o maltratado povo brasileiro, ele é só um pobre coitado q não aguenta mais ver dinheiro sendo gasto com aquilo q não signifique saúde, segurança e educação. Comemorar medalhas é legal quando vc tem disposição pra isso, quando vc tem um país q t permite tempo pra se alegrar. Não é o caso do Brasil. Não culpe o maltratado povo brasileir

    Responda
  2. SpineSenna

    Assim vou ser direto. O brasil passou por fazes politicas, porem a população, inclusive intelectuais sempre foram manipulados. e são até hj. quanto a isso nem ligo. O potencial humano, que pode se falar olimpico ou mão de obra, ou o que quer q se diga no brazil, é o melhor. no brazil existem uns 20 bolt, ou mais e em qualquer modalidade q seja necessario diante de uma organização q deveria ser trabalhada a pelo menos uns 100 anos atras, seriamos uma das maiores potencias. só q o $ vale mais

    Responda
  3. Ostara

    Para mim a sede das Olimpiadas deveriam ser em Londres para sempre, e muita perfeicao e beleza, alem da educacao do povo. Quanto ao brasileiro, nos somos a cultura do insulto e nao do elogio, nao ficamos felizes com a vitoria e o progresso do vizinho, somos invejosos de forma exarcebada e sinceramente nao gostamos um dos outros mas nao e politicamente correto admitir.

    Responda
  4. nanonimus

    5ª economia do mundo e não chega nem ao vigésimo lugar nas olimpíadas, como assim? Sim, isso se chama BRASIL. Como esperar bons resultados numa competição a cada dia mais acirrada sem que o país invista em educação? Nesse ponto os países socialistas (e não sou partidário de nenhuma dessas idéias) saem na frente porque consideram educação e saúde importante no regime deles, mesmo que for pra fazer propaganda "anti-capitalista". Parabéns à China.

    Responda
    1. nanonimus

      Olha os países que estão na frente do Brasil no quadro de medalhas: 12º Cazaquistão (terra do Borat)16º Coreia do Norte (comunistas)17º Jamaica (povo de Jah)19° Cuba (país Culmunista)21° Africa do Sul (aborigenes)22° Etiopia (povo escolhido de Jah)26° Quenia (tribo africana) 28º BRASIL - país do carnaval, muié pelada, futebol, rouba mais faz, atira antes de perguntar, mac=-onhe/; i ro é vagal;bundo, favelas e condomínios de luxo, desigualdade social recorde.

  5. SãoPaulo

    Concordo em parte. Tudo isso que o sr. diz se aplica a parte dos brasileiros, mas não a todos. A generalização é o caminho mais curto para o preconceito. A imprensa também tem culpa, pois quase não cobre os esportes que não tem a presença de brasileiros, como se não pudéssemos apreciá-los por causa disso.

    Responda
  6. Hipocrisia BR

    Parabéns pela matéria.Isto é consequencia da Rede Globo que fez com que o povo sempre tenha um pensamento de melhores do mundo no esporte. Humildade zero. Ai o povo acha que todo atleta brasileiro tem que ganhar tudo senão começam as críticas. Temos de refletir melhor sobre isso. Copa e Olimpiadas aqui está perto.

    Responda
  7. CarlosLins

    ***Sim. você tem razão; principalmente a imprensa... menos a RECORD (TV) que está dando um show.

    Responda
  8. Marco

    O espirito olímpico de Neymar é fora de série, o cara encosta a mão no peito dele e ele cai no chão e coloca a mão no rosto, induzindo o juiz a expulsar o adversário. Será que isto não fere o espírito de honestidade das olimpíadas, acho que não haja vista o número de propagandas que ele esta fazendo, brasileiro n liga para isto

    Responda
  9. Anne Marie Schaim-Sterblitz-

    ih mulher, sabe o que eu acho mais engraçado? VCS COMENTAM AS COISAS DE UM JEITO QUE PARECE QUE NUNCA MORARAM NO BRASIL! Se assustam com "coisas" que já sabemos, já vemos acontecer desde sempre. afff, fala uma novidade, vai.

    Responda
  10. Vinicius Larangeira

    Tenho uma opinião completamente diferente deste assunto que relato abaixo: 1) O Brasil possui um centro de treinamento para atletas de alta performance do mundo com todo apoio que o atleta precisa ou seja o problema é a massificação do esporte e não falta de centros de excelência para preparação ou falta de apoio; 2) Atleta tem colocar na cabeça que ele não está na Olimpiada para competir. Ele está lá para ganhar. Afinal esse é o trabalho dele!Patrocinador quer vencedores

    Responda
  11. Maromba

    Os caras querem pautar agora o que uma pessoa gosta ou não gosta...eu acho CHATO Olimpiada e nem assisto e dai?...eu assisto o que EU QUISER.

    Responda
  12. nel

    Me descuilpe Sr. tony, mas ainda bem que o brasileiro não sabe desse  tal espírito olímpico e vou além: Já é um absurdo parar o país com o carnaval, campeonato de futebol disso, copa daquilo e ainda mais com  medalha deste ou titulo daquele. E tudo isso agregando exatamente o que para o país? Não precisa dizer, eu respondo, servindo de uma manobra até que inteligente para desviar a atenção do país para assuntos realmente relevantes para o país.

    Responda
  13. Depaula

    Há um certo exagero nas generalizações. E o 'espírito olímpico' nos demais países não chega a ser uma maravilha, aliás, o 'espírito-de-porco olímpico', geralmente velado, é marca registrada dos países da Europa outrora 'intelectualizada' e agora em crise, sem colônias e superada pela China. Os torcedores brasileiros somos brasileiros e não há como mudar isso da noite para o dia, em apenas 4 anos. As universidades da sexta(?) economia do mundo estão paradas há 3 meses... Espírito olímpico! Ba

    Responda
  14. NP

    Sem dúvida, o jornalista exagera.É claro que há , nas redes sociais, individuos irresponsaveis que ofendem sob o escudo do anonimato.Mas a profunda decepção é causada exatamente pelo jornalismo esportivo que não sabe ou não quer informar sobre a real competência dos atletas brasileiro.Narradores e comentaristas tentam "levantar o espetáculo" apresentando cada brasileiro como um medalhista em potencial. E isso é mentira.

    Responda
  15. Jorge Amaro

    Na Inglaterra os jovens (e não só) ficam bêbados, vão para as ruas sair na p0rrada como forma de diversão, sem contar o constante quebra-quebra após os jogos de futebol na Espanha, Alemanha, Portugal, Itália... Enfim, em toda a Europa acontecem desordens de todo o tipo, mas esse senhor prefere "destacar" uma suposta falta de espírito Olímpico do brasileiro, só porque fazem críticas pelo baixo desempenho de alguns atletas. Os ingleses vaiam os brasileiros, mas nós temos que lhes cheirar o rab

    Responda
  16. Latino Santos

    Estou de acordo com esta matéria.

    Responda
  17. Latino Santos

    O Brasil já não é mais o país (isolado) do futebol. Por outro lado, é uma potência do volei também, é importante lembrar.

    Responda
  18. Pedrito

    Fresquinho,fresquinho saido do forno o sentimento (não confissado da maioria...) este é a MANCHETE-CHAMADA de um colunista da UOL (tal Voloch) : 10.08.2012 - 17:03 Covarde, Itália treme como de hábito; Brasil agradece presente dando espetáculo

    Responda
  19. Dereck

    Em geral esse colunista escreve muita bobagem sobre BBB e novelas, mas esse texto está muito bom! Parabéns.

    Responda
  20. Eric Cartman

    sem o ilusionismo da Globo, que inseria os eventos em sua programação normal, com a transmissão mais abrangente da Record, vemos que o brasileiro em média não gosta, não pratica e, consequentemente, nem conhece da maioria dos esportes, uma vez ou outra entra num oba-oba para ver se algum representante nacional fatura medalha, e só. Nos Eua, sem baseball ou futebol americano, a Olimpíada bate recorde de audiência em videotape, lá gostam e praticam, o resultado aparece: 43 ouros.

    Responda
  21. Maurilio

    Pelo jeito, não são só os torcedores brasileiros que não sabem o que é o espírito olímpico, se é que isso ainda existe. A imprensa também. Dizer que o Brasil é só futebol é ignorar o vôlei, por exemplo, classificado para disputar o ouro nas duas categorias. E o boxe, o judô, a natação, etc. Claro que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. E isso só vai acontecer quando todos os esportes fizerem parte da grade curricular dos estudantes, a partir do ensino elementar. Como faz os EUA.

    Responda
  22. ABCD

    Excelente texto! Gostaria muito que o Brasil deixasse de ser o país do futebol e dessa batucada insuportável, mas sinceramente não tenho muitas esperanças... Um país que não valoriza a educação, mesmo com melhora econômica será sempre uma merd@ de país...

    Responda
  23. newsfrombrazil

    Os exageros, a grosseria e as reclamações com que os torcedores brasileiros tratam nossos atletas fracassados refletem antes de tudo a enorme insatisfação do povo brasileiro com a (ausência de) política esportiva em nosso país. AFINAL,PARA QUE SERVE NOSSO MINISTÉRIO DOS ESPORTES?!! RECLAMEM COM OS GOVERNANTES, NÃO COM OS ATLETAS, que já fazem muito! Sobre o futebol, Tony falou bobagem, pois é assim no mundo todo; menina, vá ver novelas e ouvir Lady Gaga!

    Responda
  24. Marcelo-Goiânia

    Eu pretendo estar em um país bem distante quando ocorrem as olímpiadas de 2016. Com certeza vai ser uma esculhambação total, como foram os jogos Panamericanos do Rio de Janeiro. Alguém lembra do Oscar, ex-jogador da Seleção Brasieira de Basquete, berrando nas arquibancadas "Cai, cai, cai, cai" para os atletas de outros países nas competições de ginástica? Vou mais longe que o colunista. Creio que para o brasileiro tudo é uma rinha de galos ou um jogo de bingo, de eleições a esportes.

    Responda
  25. ANTONIO CARLOS GOMES OLIVEIRA

    Temos que estar cientes que não é em quatro anos que vamos nos transformar numa potencia Olimpica em 2016 vamos sofrer do mesmo jeito que estamos sofrendo em Londres e muito possivelmente em 2020, 24, 28,32......................... .....

    Responda
  26. ANTONIO CARLOS GOMES OLIVEIRA

    Ele fala como se só o brasileiro fosse assim é claro que estamos num patamar muito abaixo dos outros competidores mas ninguem no mundo tem esse tal de espirito olimpico todos querem ganhar a qualquer preço isso é do ser humano que é movido a ganancia. Quanto aos jogos de 2016 é pagar para ver.

    Responda
  27. Udi

    Espírito Olimpico é ir para uma Olimpiada para ganhar OURO e não para participar.

    Responda
  28. Thomaz

    Qdo estava no ginásio, isso mesmo ginásio, era obrigado a ter aulas de educação física, resultado.... passei a odiar aquilo.... ia por que era obrigado.... tinha dias que até chorava de raiva, qdo completei 14 anos, começei a trabalhar, estudar a noite, me livrei da tortura... uffffffffaaaa!!!! Hoje, tenho horror a qualquer tipo e esporte, passo longe, não vejo...não torço.... e tô pouco me lixando para as olimpíadas, sejam elas em Londres, RJ ou na PQP.... Por que será hem????

    Responda
    1. Santista Iratiense

      Você será sério candidato a sofrer uma trombose, um AVC, um ataque cardíaco e osteoporose. A partir dos 50 anos teu bilau não fará volume em suas calças quando você observar uma bela mulher e etc. Tá bom Tomatinho?

  29. Muraro

    Texto muito bom. Reflete bem o meu sentimento frente ao que tenho visto Só não concordo com a frase no final, que "O importante é competir". Esta é uma meia verdade, pois a FORMA como se compete é o importante. Perder com garra, dando o sangue é uma coisa. Agora, colocar a culpa no vento (como no hipismo e no salto com vara), ou ficar a mercê da clara falta de preparo psicológico em diversos esportes, já é outra história. Olímpiadas é sonho de atleta. Competir é importante. MAS

    Responda
  30. Jorge Andrade

    Reportagem completamente equivocada, na minha modestíssima opinião. Basta consultar os noticiários na internet para ver que também na Espanha, na Ãndia, na Alemanha, na Nova Zelândia e até na Austrália, as críticas aos atletas são iguais às nossas. Sim, o importante é competir, mas competir com garra.

    Responda
  31. Jander

    Outra coisa. Não defendendo o COB e nossa captação e treinamento de atletas, da escola até a ponta (muitas vezes inexistente), coloco aqui a falta de memória do brasileiro. Até 88 (busquem na história dos jogos) não ganhávamos nada. De 92 pra cá a evolução é evidente. Em 2008 o Brasil competiu em 24 modalidades e agora competimos em 32. Todo dia tem brasileiro competindo. Acabamos de chegar pra festa, já queremos ganhar?

    Responda
  32. klopes

    Parabéns pelo artigo, irretocável e perfeito. O simples fato de participar de uma olimpíada já é por si só um feito memorável para qualquer atleta, a maioria esmagadora dos medíocres que vociferam seus montros nas redes sociais contra os vencidos sequer chegarão perto disso. E como culpar um atleta brasileiro por uma derrota? A culpa é nossa, do país que se pensa nessa droga de futebol e vira as costas para os demais esportes. Não temos o direito de cobrar-lhes nada.Devemos sim é parabenizá-

    Responda
  33. Krüger

    Em termos, Tony! Nossos atletas são os primeiros a transgredirem esse espírito. Durante 4 anos posam como semideuses olímpicos (na grécia antiga isso só acontecia apos as vitorias). Esquecem de treinar, e pior, não abrem espaço para renovação. Nessas olimpíadas, as medalhas estão vindo de onde não havia medalhões como diegos hipolitos, rodrigos pessoas (colocando culpa no cavalo), etc. Humildade, base do espirito olimpico, é artigo escasso, na nossa delegação.

    Responda
  34. Alex

    Ninguém aqui está exigindo que nossos atletas ganhem ouro, prata ou bronze. O que pedimos sim é coragem e um mínimo de respeito com os Brasileiros que torçem por eles. Esse espirito olimpico que vc fala faltou em alguns de nossos representantes.

    Responda
  35. Jander

    Existem casos e casos. Dentro do limite,a torcida tem sim, direito de cobrar. Agora, brasileiro vai vibrar quando um ginasta de outros países se esborrachar no chão. Confundem tudo! E não é só a torcida, não! Dirigentes não cumprem o seu papel.Na Copa de 2010 a seleção foi abandonada pela CBF nos aeroportos, ao contrário da AFA, que mesmo com a derrota,levou todos os jogadores de ônibus para a sede da entidade para despensa-los.A torcida pode receber os atletas que bravamente defenderam o país!

    Responda
  36. Maria Claudia de Lima

    É infelizmente a falta de respeito com a maioria dos atletas Brasileiros é muita, e só se da valor se ganha. Acho bom o governo começar a investir pesado no incentivo ao esporte, caso contrário vai ficar difícil ficarmos bem no quadro de medalhas.

    Responda
  37. Carlos Martel

    Engraçado essa de "O Importante É Competir". Vejamos o quadro de medalhas: qual o critério para a supremacia na tabela? O NÚMERO DE MEDALHAS DE OURO! Ou seja, se um país conquistar cinquenta medalhas, simplesmente vai ficar atrás de um que tenha ganho, digamos, quinze, desde que o número de ouros seja menor. Estou enganado?

    Responda
  38. sergei pesar

    Quem enxovalha os atletas? São exatamente as redações da mídia onde milita o crítico. O torcedor é mais puro e nem sequer tem meios para a prática apontada. Acho excesso de cabotinismo se lançar um título como o usado que, que atingindo a totalidade dos brasileiros, procura insinuar que quem tem o tal espírito é o autor... tem a doença de um ex-presidente.

    Responda
  39. Gustavo

    A imaturidade a respeito do assunto começa pela própria imprensa. Veja este jornal, p.ex, que todas as noites, ao apresentar um resumo do dia olímpico, faz questão de relatar como "fiasco" o fato de não termos levado o ouro na modalidade X, o fato do nadador Y não ter vencido a prova, o fato da atleta Z não ter superado tal marca... É lamentável. A imprensa é um extrato da sociedade, com as mesmas falhas, as mesmas "verdades", a mesma falta de educação. Não admira só falar de futebol.

    Responda
    1. Rosi Marli Souza Teixeira

      DISSE TUDO.

  40. nel

    Me desculpe Sr. Tony, mas discordo eu vou alem. Ainda bem que brasileiro não entendeu o espirito olímpico, senão seria algo mais para parar o país e desviar mais ainda a atenção de assuntos verdadeiramente pertinentes ao país. Ja basta o carnaval, e o futebol fazendo isso todo ano. Preferiria mil vezes, que todo brasileiro fosse mais participativo na política do que nos esportes por uma questão de lógica. Afinal o que muda para o país o campeonato desse, medalha de ouro daquele ou copa do o

    Responda
    1. Jander

      Mas uma coisa não está ligada com a outra! Uma é o camarada não participar politicamente, outra é o cara entender o espírito olímpico ou torcer por seu país ou clube. O camarada que só fala de política também é outro cego. Todos devem participar politicamente e separar um momento para o lazer. E no lazer, além de filmes, tv, teatro, livros, está compreendido o esporte. No twitter tem gente que fala de política o dia todo, de madrugada, nem dorme! Ponderação...

  41. Moderatô

    O povo brasileiro tem espirito olimpico sim,mas isso não quer dizer que ele vai simplismente ficar elogiando atletas que mal conseguem uma classificação. Eles sabem do grau dos competidores, e o que tal evento representa para eles. Sim,os atletas foram maus,pessimos para não dizer um fiasco olimpico,que venha 2016 e com ele atletas antenados no que eles terão pela frente,se preparem mais e não fique parados na maxima do barão de coubertin.

    Responda
  42. apstech

    Trabalhar como trabalhamos, e pagar os impostos que pagamos, é querer demais que tenhamos espirito olímpico.Esse evento acontece somente a cada 4 anos e no máximo em um mês, e não acrescenta em nada na vida dos brasileiro, apenas os que ganham as medalhas..

    Responda
  43. Cesar Flut

    ahhhh... vamos parar com esta BALELA de o importante é competir. Há muito dinheiro envolvido nisto. Os patrocinadores, em sua maioria, são estatais. É dinheiro meu, seu, nosso.Brasileiro foi acostumado politicamente a ser CONFORMISTA. Taí a corrupção comendo e nós aqui, calados.Acompanhei esta olimpíada e vi muito brasileiro, como o do Decatlo, entrando como se estivesse a passeio: sem vida, sem garra. Contudo, concordo que enxovalhar o atleta não é digno, é deselegante e injusto. Cobrar, si

    Responda
  44. Flavius

    Normalmente nas partidas de tenis onde o silêncio sempre foi regra, no Brasil, TODA vez que realizam partidas internacionais as reportagens e comentários do comportamento sujo do brasileiro torcedor nas quadras é destaque. Gritam como loucos, e quando o oponente ´não brasileiro´ vai sacar sofre uma série de intervenções para lhe tirar a concentração. Brasil, o que esperar ? Aqui as esquerdas são direitas.

    Responda
  45. paulo rocha

    Não podemos generalizar o povo brasileiro não se resume as redes sociais e um bando de mal educados que provavelmente nem irão acompanhar as olimpíadas, o povo mais humilde geralmente e mais educado do que esse bando de revoltadinho da internet.

    Responda
  46. Coelho Prados

    Em momento algum os atletas brasileiros devem ser criticados, um dos grandes problemas do desempenho pífio do país na olimpiada é simplesmente o despreparo das elites dirigentes para investir de forma eficaz e eficiente os recursos para a promoção dos esportes olimpícos brasileiros.

    Responda
  47. Wilbur Wright

    O que esperar de bom de um povinho que se vende por bolsas-voto, elege v@gabund0s repetidamente e mal sabe falar a própria língua? 2016 me dá é medo....... e vergonha antecipada.

    Responda
    1. Ronin

      Quem me dá medo e vergonha é o senhor com sua atitude. Já escutei coisas iguais a sua ditas por gente que se julga superior. É bom lembrar que tinha um povo que se julgava superior na 2ª Guerra Mundial. Gente é gente, não importa a classe social, cor de pele, religião etc.

  48. Thiago

    Não se entra numa olimpíada para ser um "Tony Goes" que ninguém conhece e sim um "Bolt", ou pelo menos morrer tentando, como nosso taekwondista, nossas meninas do vôlei de quadra, o vôlei de praia masculino que jogou com determinação e levou a prata, o basquete masculino que perdeu jogando muito bem e assim por diante. Isso sim, se deve cobrar, e quando não acontece são sim uns fracos emocionalmente e mal preparados, ou será que a segunda maior delegação não poderia fazer melhor??

    Responda
  49. kinho

    A coerência de Tony Goes me impressionou,muito centrado e verdadeiro. Atribuir fracasso dos atletas a uma emissora de tv,chega a ser patético e infantil.Finalmente alguém imparcial,tolerante e  despido de preconceito.É isso que o leitor desse querido jornal deseja ler.Cara,  eu amo a folha,e como já falei em hipótese alguma deixarei de ler.Mas espero que a cada dia ela seja imparcial e traga notícia agregada a credibilidade.

    Responda
  50. MH

    Muito apropriado o assunto. Importante esclarecer à opinião pública, por meio de matérias com esse teor, o que está no âmago central do espírito olímpico. Sabemos, no entanto, como tem sido descaracterizado o objetivo, mediante altos valores mercadológicos e de promoção pessoal "pagos" aos vencedores, principalmente, no futebol.

    Responda
    1. luizflosi

      KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!! !!!

    2. CARAVAGGIO

      Pode escrever normalmente, ninguem liga .

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.