Ruy Castro > Frouxos de riso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ricardo

    Minha filha iria ser nomeada "Otacília", mas minha esposa não concordou...

    Responda
  2. José

    Até o final da década de 1980, as listas de nomes de candidatos aprovados nos vestibulares dedicavam página inteira pra José e Marias. Hoje, há listas em que não aparece nenhum! O diabo é que se eu me inscrever nesses vestibulares também não serei aprovado.

    Responda
  3. mary nunes

    Nas minhas pesquisas achei uma LEIDEDAIANE,jovem,que odiava o nome p onde era chamada todos olhavam pra ela.Expliquei à mae que lady era um titulo de outro país,equivalente aqui no Brasil a prefeito,barao,governador,etc. Quase que nao me faço entender.

    Responda
  4. mary nunes

    Otimo seu texto e ja fiz um trabalho sobre isto.Nomes duplos só no Nordeste:Fabia Cristina,Edson Jose,geralmente mistura dos nomes de pai e mae.Antigamente os nomes eram tirados dos calendarios de santos,por isso,Maria do Scorro,Maria de Fatima,devido a religião catolica.No sul,com a colonizaçao europeia,nomes curtos,Ingrid,Erica,etc.A pesquisa é mto interessante e poderia escrever muito.Mas,o que dizer de alguem que se chama CUNEGUNDES.?Pois é,existe.

    Responda
  5. HOMEM DE JAVA

    O assunto dos nomes bizarros para pessoas, sempre tratado da forma cômica que aliás merece, tornou-se um grave problema social e cultural no Brasil. Um problema que deveria ser pelo menos objeto de uma ação educativa em conjunto das mídias, das instituições governamentais etc. Os líderes religiosos também poderiam ajudar em muito nessa questão. O nome, para além de um distintivo da pessoas, é também sinal de pertença do indivíduo a uma cultura, a um povo etc., o que se perde nesses casos. /

    Responda
  6. Sbb

    Olá, Ruy! Dia desses eu e uma amiga de trabalho conversávamos justamente sobre isso: os nomes em desuso. No meu caso, quando era criança, era fácil ver nas listas de chamadas das salas de aula mais do que uma Sandra. As Sandras que conheço estão na faixa dos seus 30, 40 anos, pra mais. Já foi um nome da moda (nos anos 60 e 70), atualmente não é mais.

    Responda
    1. mcd1400

      Olá! Sandra... Tenho como nome Maria Cristina. Seria Sandra. Uma semana antes do meu nascimento nasceu o que seria minha prima e com o nome Sandra. Meu "padrinho" logo substituiu por Maria Cristina. Hoje penso: Tenho cara de Sandra?

  7. Florbela

    Olá, Ruy. Meu nome é Adelaide.Fiquei feliz em não vê-lo associado a personagens grotescas, mas a algo bonito e em extinção. Grata pelo reconhecimento e sensibilidade.

    Responda
  8. Madureira

    Pois é, Ruy. A minha filha se chama Leonor. Não é lindo? PS.: É adolescente.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.