Educação > Com ensino médio estagnado, MEC já planeja mudanças no currículo Voltar
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Era previsÃvel.
sistema publico de educação basica precisa ser revisto em sua totalidadenossas crianças nao aprendem a ler e escrever!!!!!!!!! e mesmo assim se formam em nossas escolas publicas!!!!!!!!! somen te $$$$ não adianta tem q mudar todos os métodos educacionais inclusive de alfabetização pois são um verdadeiro fracasso!!!
Essa mudança com certeza tem a intenção de eliminar matérias e demitir Professores, eles vão acabar tendo que acabar com alguns Superiores também. O que tem de ser feito são as Prefeituras e Estados, aplicarem corretamente as verbas destinadas a Educação, isso talvez nunca tenha acontecido no paÃs e, acabar com a corrupção ou, pelo menos diminuir aplicando leis mais severas. Ontem a Presidente Dilma anunciou um pacote de bilhões, ela está fazendo a parte dela, mas muito desta verba não chega
Esses C R E T I N O S , SECRETÃRIOS E MINSTROS DA EDUCAÇÃO, que estão, ou estavam nos governos NÃO SABEM que EDUCAÇÃO É PRIORIDADE?. Sabem desviar, favorecer parentes, amigos, R O U B A M esse pais de Ponta a Ponta. è relamente um PaÃs do faz de conta. L @ D R O E S.
O interessante é que o MEC anunciou que o ensino público é melhor que o ensino privado, e agora como entender que as pessoas querem 50% de vagas nas Universidades públicas para o ensino público alegando que é mais fraco e o governo diz que é melhor.O que deve ser feito no Brasil é atitudes honestas sem previlégios sem discriminillização de Raças e poder aquisitivo e todos serem iguais como diz a constituição.É bom para os polÃticos fazerem ou inventarem leis para a maioria oportunista carent
Lá vem mais "trapalhadas", onde "pedagogos demagogos", "psicólogos desequilibrados" além de "celebridades da cultura brasileira", darão seus pitacos.Não é importante aprender a falar corretamente a lÃngua portuguesa e muito menos se aprender como se deve, matemática.A vergonha nessa estória toda, é que, no fundo no fundo, NADA SE FARà DE BOM PARA QUE SE MELHOREM AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÃSICO, INTERMEDIÃRIO E DE NÃVEL TÉCNICO. O resto... é conversa para boi dormir...
É uma catástrofe anunciada, enquanto vamos mal em matemática e lÃgua portuguesa, o governo cogita incluir a disciplina Ensino Religioso no currÃculo dos alunos das escolas públicas...
Com certeza, quem decide isso não tem estudo suficiente e nem preparo para tal. A hora que se começar a exigir que para ser polÃtico tem de se falar 3 idiomas além da lingua pátria, ter faculdade especializada na área de atuação com doutorado e 5 anos de estágio na função, quem sabe teremos melhores governantes nesse PaÃs que passem a se preocupar mais com a população do que com os seus próprios bolsos!!!
concordo plenamente... e, ao invés de "estágio na função", deverá comprovar trabalho na área por pelo menos 10 anos antes de se candidatar a qualquer cargo eletivo... Chega de eleger o "zézinho do hot dog" e coisas similares... precisamos de polÃticos que tenham conhecimento técnico correto... não precisamos de blá blá blá... precisamos é de ação concreta...
DESCOBRIRAM DA RODA.......COISA QUE TODOS NO PAIS JA SABIAM O MEC DESCOBRIU HOJE...............GENTE...... ....PORTUGUES+MATEMATICA+CIVIS MO, O QUE SOBRAR E O RESTO..............VIVA A BRASINDIA...BRASIL+INDIA
Educação é o mérito do aluno e a capacitação dos professores. O PT não aceita o mérito por considerá-lo coisa de capitalista e nivela os alunos por baixo. Socializam a burrice. É proibido reprovar o aluno mal preparado para não expor a incapacidade do método de ensino no Brasil. Os professores não passariam num exame sério, com exceções. Enquanto o mérito não for o objetivo, necessitaremos de cotas nas universidades para os mal preparados do ensino publico.
Não entendi... O governo quer pessoas mais inteligentes no nosso paÃs, para quê? Quanto mais ignor@ntes melhor. Um paÃs onde não se sabe ler e escrever, não tem interesse em conhecer seus candidatos, alias, escolhe o seu suposto candidato no corredor da sua zona eleitoral, ali, no dia de votar, já vi muitos, não acompanha nada sobre a polÃtica do seu paÃs, agora sobre futebol...
Pra quê a mulecada do ensino público precisa estudar fÃsica, quÃmica, filosofia, geografia e história? Deixe isso para os filhos do pessoal da Elite, eles é que serão os engenheiros, médicos, advogados e cientistas competentes. O pobre não precisa estudar.
É, e como sempre, a culpa recai sobre os ombros dos fadigados professores, que ao invés de se dedicar com vigor, se desdobra em dois ou 3 cargos para cumprir suas metas de vida. Aposto que as matérias retiradas serão as que criticam e repensam (ciências humanas) esse modelo de sociedade e governo falidos que temos.... Vai Tomar no C...... me sinto melhor desabafando dessa "forma".
E remunerar melhor os professores, para eles ensinarem melhor e haverem mais professores, nada, né? Esse governo só atua no sintoma e deixa a doença intocada, querem só números bonitinhos, não querem que o cidadão aprenda a pensar.
O problema não é a sobrecarga...na verdade esta sobrecarga é fictÃcia, tem muitas matérias no currÃculo mas não são dadas de verdade. Fingem que dão, falta disciplina, falta mais rigor no cumprimento do que é pretendido. Muitos professores ficam enrolando os alunos, dão de qualquer forma(a menos trabalhosa)as matérias. O aluno deve ter o direito de querer uma aula de verdade ou se quer se divertir na escola. A maioria dos alunos gosta de curtição e não de aprender o que realmente é necessári
No ensino medio que eu passei em Holanda, a escola começa com mais disciplinas ainda. Mas no segundo metade, vc terá que escolher 7 ou 8, em que vc vai fazer exame no ultimo ano, sendo Holandes, ingles e matematica obrigatório, e de: fisica, quimica, biologia, informatica, geografia, história, economia, contabilidade, sociologia, alemão, francês, espanhol, latim, arte, vc escolhe 4 ou 5. Realmente, 13 discipl. é demais. O que importa é ter 7 ou 8 com qualidade, que vc vai precisar para sua v
O GRANDE IRMÃO NÃO SE IMPORTA COM A EDUCAÇÃO, POIS IGNORÂNCIA É FORÇA!!
Mauro Correa, Se "essa turma", como você diz, quer deixar o brasileiro na ignorância para se eleger, o que dizer da turma anterior que nem perto desse patamar de educação chegava? Usam tudo para desqualificar o governo atual, mas é o único que mostra avanço na educação. Também é a primeira vez que um governo propõe rever o currÃculo. Como pedagoga posso afirmar que esse é um nó decisivo, nenhum paÃs tem um currÃculo tolo como o nosso, e só posso comemorar que algum governo tenha enxer
É o discurso de sempre: r/o/u/b/a/m/o/s hoje porque os outros r/o/u/b/a/v/a/m antes!
Para os desinformados o resultado do IDEB não é devido alto Ãndice de aprovação e sim ao resultado da prova brasil que é aplicada aos alunos. Leiam sobre o assunto e se informem antes de virem aqui dizer abobrinhas.
A avaliação do IDEB é sobre o quanto eles sabem do que deveriam saber. A nota 10 significa que sabem todo o conteúdo que deveriam saber naquela série. No Brasil a média das notas mostra que a maioria sabe menos da metade do que deveria saber.
Cara Solange ...seu preciosismo foi computado e arquivado pelos MEC.
Eduardo Targino IDEB bom não é devido ao indice de aprovação e sim devido às notas dos alunos na prova Brasil, não estou aqui para defender IDEB ou PDDE, mas acho que as pessoas antes de virem aqui fazer comentários vulgares e sem fundamentos deveriam, sim, ler um pouco mais a respeito do assunto.
Se já está comprovado que o ensino particular é melhor. Por que então não usar o metodo usado nas escolas privadas nas escolas pública? Mas a verdade é que o ensino aplicado nas escolas públicas é uma vergonha nacional!!!
Para resolver o problema de vez, que tal extinguir o ensino médio? Para acabar com a superlotação nos presÃdios, já extinguiram algumas penas e o problema foi resolvido.
Como serão os futuros formandos das quo tas? Porque o Brasil, ao invez de criar essas famig eradas quotas, que na realidade premia o analfa beto funcional, não segue o exemplo dos tigres assiáticos, China e outros paÃses aonde o ensino é prioridade? Tinhamos um candidato a presidente (Cristo vão Buar que) que tinha um excelente programa para resolver esse assunto, mais nós, infelizes brasileiros, resolvemos eleger um analfa beto funcional para nos presidir...o resultado está aÃ!
Primeiro: co tista não é sinônimo de analf abeto funcional. Tenho um amigo que foi co tista e que hoje é mestrando em Ensino de Ciências. Além do mais: nem todo analf abeto funcional é co tista. (que o digam alguns dos alunos de escolas particulares que já tive!) Segundo: "Tinhamos um candidato a presidente (Cristo vão Buar que) que tinha um excelente programa para resolver esse assunto, MAIS nós, infelizes brasileiros, resolvemos eleger um analfa beto funcional para nos presidir..." Mais...
O Plano deDesenvolvimento da Educação (PDE)...e uma palhaçada...igual ou superiorem valor e este tal de IDEB...me digam ...IDEB bom, e devido a taxas deaprovação maiores...qual governo vai deixar aluno ser reprovado para terum IDEB ruim?...nenhum...agradeço muito ao Sr.FHgagaC...ele que fezeste crime adotando a "aprovação automatica" para melhorar indices...uma geração inteira perdida.
Pergunte aos autores dos mais raivosos comentários deste fórum, o nome do livro que o filho deles está lendo. A pior situação que enfrentamos se chama 'deserção pedagógica' . As famÃlias não educam mais seus filhos. Os especialistas sabem disso há anos. Vide a entrevista do prof Julio Groppa Aquino da faculdade de educação da Usp no café filosófico da Tv cultura. É chocante o relato. Educar filhos saiu de moda, hoje os adultos querem competir com os jovens, não educá-los. O resto é ressentim
vocês não entendem nada de ensino. Meu telefone é 64-36551666 e meu email é ltbreyner@hotmail.com . Se quiserem fazer algo que presta procurem-me, sou aposentado como professor de matemática, tenho 32 anos de saula de aula e muito sucesso. Não cobro nada porque não preciso. Dou consultoria de graça. Isso que está aà é uma droga. merece ir para o lixo, junto com o ministro da educação.
9 anos de PTralhas no governo... não precisamos falar nada! Não é necessário a mudança do currÃculo, é necessário investir pesado na estrutura educacional!
E Sr. José Mesquita, te convido à visitar as escolas municipais de Foz do Iguaçu, garanto que vai mudar de idéia sobre as professoras, de uma olhada no Ãndice do IDEB da nossa cidade. Não generalize, por favor.
Pois é Silas, também concordo com a valorização, mas enquanto professora não posso deixar estas querelas atrapalharem o bom desempenho da minha função, pois as crianças não tem culpa e nao merecem receber uma educação sem qualidade em virtude da má remuneração do professor, uma vez que escolhi esta profissão, já tinha conhecimento do quanto ela não é valorizada, mas apesar de tudo, amo o que faço.
O problema está longe de mudança de currÃculos. Tem que se apresentar projetos para reestruturar toda a Educação neste paÃs. O Brasil não tem a Educação como estratégia de Estado, porque não a valoriza como um elemento fundamental para o desenvolvimento do paÃs. Esse blá blá blá já se escuta por aqui há pelo menos 100 anos. Enquanto isso, paÃses como o japão possuem metas de estrutura nacional de educação para os próximos 100 anos. Somos um paÃs condenado ao subdesenvolvimento.
Prezados redatores e amigos  leitores , o nosso ensino médio já deveria ser profissionalizante a muito tempo , o aluno saà do ensino fundamental fica sem rumo e perspectiva de futuro e achando que sómente uma faculdade vai mudar o status ou melhoria de vida para sua familia . Neste hiato entre o ensino fundamental e ensino superior nossos jovens ficam a disposição dos cafetões , cafetina , traficantes e quadrilhas em geral . Precisamos de ensino médio técnico Jà em perÃodo&
min. da educação ta parecendo time de futebol joga troca o tecnico, não adianta alterar nada enquanto não envestirmos pesado no eixo da educação o PROFESSOR este profisional e mal pago mal dirigido, ele foi mal formado e não se atualiza pq tem dar tres turnos de aula p ter faturamento minimamente decente, observei e comparei com minhas professoras dos anos 50 eram elegantes e bem vestidas, hoje são todas mal arrumadas deselegantes falam girias cabelo parece um fua,
Um pais onde um "ministério" é ocupado por neófitos não surpreende pelo fato do ensino ser um dos piores do planeta...,fico a imaginar d'aqui alguns poucos anos a economia do pais sendo administrada por @n@ lf@ betos...
cadê o piso nacional dos professores................dev eriam primeiro valorizar os professores...............dá a eles um bom salário.................e melhorar as condições de trabalho..............em pleno século 21 ainda observamos que muitas escolas ainda usam "quadro de giz"...................absurdo .
Qual o problema especÃfico do "quadro e giz"?
Apoiado em genero, numero e grau...
Sou funcionária publica municipal em Foz do Iguaçu-Pr. minha cidade ficou com a melhor nota do Brasil entre as escolas municipais, trabalho em uma escola com 700 alunos de 5 à 12 anos, e conseguimos atingir a meta com muito esforço e dedicação. Existe uma coisa chamada "amor ao que se faz", se brasileiro reclamasse menos e trabalhasse mais garanto que as coisas melhorariam para todos.
PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!
MEC?!?!?! Aquele do Haddad e das provas do ENEM. O mesmo da cartilha que diz "nóis pode... 7+4=10". O PT depende da ignorância do povo para se manter no poder às custas de bolsas-esmolas. FORA PT!!! FORA COMUNAS CORRUPTOS!!!
É VEXAME ATRÃS DE VEXAME NUMA POLÃTICA EDUCACIONAL DESASTROSA e CAÓTICA. NO DF, há uma polÃtica de ACELERAÇÃO para os estudantes que ficaram pelo caminho, onde alunos são colocados em sala e são empurrados "guela abaixo" para suprir o tempo perdido, conclusão: é o maior desastre educacional que esse PaÃs já teve. Acabaram com as polÃticas boas do passado e a democracia-anarquista trouxe o falecimento da educação. Professores mal pagos e sem polÃticas efetivas de um melhor ensino.
Isso lembra aquela anedota do marido que encontrou a mulher traindo-o no sofá da sala. A solução? Mandou tirar o sofá da sala!!!
Pela ótica do governo, deveria-se ensinar apenas matemática e português. Assim atingirÃamos a meta rapidinho. O problema é a falta de interesse entre os jovens. Façam uma pesquisa para medir o interesse pela educação entre eles. Quem se arrisca. Alunos desinteressados implica em professores desinteressados que implica em alunos desinteressados. O segredo é quebrar este ciclo. Retirar conteúdos vai afundar ainda mais a formação, porque vai dificultar a escolha de vida futura dos alunos.
Você está trocando causa e consequência. Os alunos são desinteressados, pois a escola é precária. Os alunos têm uma desinteresse enorme em ciências exatas devido à fraca preparação em matemática no ensino básico. A culpa é dos alunos não se interessarem por algo que nem entendem as aplicações?
Enquanto adotarem o critério de nomearem ministros somente pelo partidarismo (e não pelo mérito) seremos sempre os últimos nas pesquisas de desenvolvimento, em qualquer campo. Acorda Brasil !!!
A estes alunos mal formados estão reservadas 50% das vagas nas melhores Universidades do paÃs. Lamentavelmente, num futuro próximo teremos profissionais com as mesmas notas.
Para melhorar o ensino publico não é suficiente apenas melhorar o salario dos professores, é preciso melhorar tambem o salario dos pais para que os alunos vão a escola para aprender e não para receber o bolsa familia e outros beneficios paternalistas. è preciso acabar com a educação continuada. Passar de ano o aluno que não aprendeu é um estimulo a malandragens dos alunos que não querem aprender e vão a escola apenas para atrapalhar os que querem aprender
..vamos fazer melhor, acabem com ensino médio assim não precisa de cota nas universidades federais......?
Ensino Médio no sentido público de ensino, é um lugar onde os jovens marcam baladas e seguem uns aos outros no Twitter, a minoria menos que 10% que se esforçam para entrar numa universidade, esses tiram do bolso para estudar novamente em um pré-vestibular o que não aconteceu na pública...
E o sujeito que esteve a frente do Ministério da Educação pelos últimos 6 anos será candidato a prefeito de São Paulo, dá para confiar?
não faz diferença... todos são membros da grande quadrilha que está no poder...
O Haddad disse que a culpa era do FHC, que o problema não era dele, que herdou 500 anos de má educação, que foi a privatária tukana e por último, eu não sabia de nada.
Está claro agora que além de um PIBINHO de 1,8% também NÃO DAMOS ATENÇÃO à s nossas crianças e adolescentes???? Para completar essa situação calamitosa nossas ilustres excelências da câmara alta querem que 50% das vagas em univ. públicas sejam obrigatoriamente destinadas a instituições públicas e mais as vagas de diferenciação étnica! Onde vamos parar? Como queremos elevar o nÃvel com mais doutores no paÃs dessa forma? Lamentável!
Continuação da minha opinião, no antigo primário o aluno de 3ª série já tinha as primeiras noções de matemática com questões que hoje ele irá só tomar conhecimento no 2º grau, resultado não terá base alguma, em português então a falta de ditados, redações e estudos de verbos torna os alunos em verdadeiros analfabetos funcionais, pois deixaram de aprender como fazer uma interpretação de texto, de como fazer uma carta informativa ou qualquer tipo que se refira ao contexto escolar.
Mas tudo o que vemos com a EDUCAÇÃO em nosso paÃs é o resultado de caminharmos sempre na direção errada, no antigo primário um aluno já sai pronto para fazer um exame de admissão ao ginasial, pois a antiga 5ª série era como um cursinho preparatório para tanto, hoje um aluno de 5ª série mal sabe escrever, pois o ensino é muito ruim, de baixa qualidade, e os professores nada tem haver com isso e sim a falta de planejamento na alfabetização inicial que deveria fazer parte desde do começo.
Sr Ministro, em que base de dados se apoia a sua opinião ? Por favor passe pelos menos uma semana como professor para verificar que os problemas da Escola pública são muito maiores do que a quantidade de disciplinas. Daqui a pouco Vossa senhoria vai querer que se ensine apenas Português e Matemática !!! Sinceramente não acredito que irá melhorar o aprendizado, mas o Senhor pode tentar...
Com certeza precisa reformular. É muita coisa sem sentido que é passada. Tabela Periodica, por exemplo, é algo que nunca usei nem vou usar.
"Ah, deixa pra ensinarem na faculdade..." Ótima ideia, assim os alunos nunca saberão o que é quÃmica de verdade e nunca saberão se possuem alguma aptidão pra essa profissão. Entrarão numa universidade como paraquedistas e levarão um choque de conhecimento, muitos dirão que não sabiam que a matéria de quÃmica era assim, que era difÃcil etc... Enfim, é preciso mostrar a matéria, caso contrário, não haverá interessados.
Não é à toa que os ptistas defendem a cota de 50% para as universidades federais... O estranho é que só valem para as universidades federais ruins, pois para o ITA, IME, Academia Naval, que são também federais, as cotas não valem.
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