Educação > Com ensino médio estagnado, MEC já planeja mudanças no currículo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. hortzertz

    A verdade é a seguinte: ha décadas o ensino no Brasil esta falido, acredito que mais ou menos uns 40 anos, e por quê? Porque o aluno NÃO TEM VONTADE, o professor NÃO TEM VONTADE, os pais NÃO TEM VONTADE e o Estado NÃO TEM VONTADE, simples assim. Essa balela de só aumentar salário é pura mentira, o mal é mais em baixo, generalizado, crônico, estamos todos acomodados e, de todos esses, a maior culpa é a nossa, do povo que só fica de reclamaçãozinha infrutífera. Que Deus nos salve.

    Responda
  2. Lau

    Logico que isto mais cedo ou mais tarde iria acontece! Ex mixistro preocupado com Xit Flôr, e não com o ensino, imagine no que poderia dar? AnaUfabetos Funcionais ! Tudo Começa assim: Os professores são mau remunerados.Os pais não educam seus filhUs.As escolas não ensinam as crianCas a lerem, escrevem e entenderem.Os três goves (estadual, federal e municipal), não investem no processo educacionaR cognitivo; conclusão : PreZidios lotados e uma nação de ignoLantes.

    Responda
    1. Lau

      Mão de obra é tudo ! Tenha em seu quadro de funcionarios pessoas desmotivadas e verás o resultado no final do mês. E, para te confirmar os fatos, o brasil anda importando mão de obra de varios paises, como Portrugal, espanha, EUA etc.

  3. Jose Antonio

    Para melhorar o desempenho diminuem as matérias na grade curricular e criam cotas no ensino superior.

    Responda
  4. Rê

    Ah, temos o "pior" ensino possível e acham que 13 matérias é muito?É, querem isso mesmo, que sejamos um bando de pessoas sem a menor capacidade de pensamento e raciocínio.E "pior? estão conseguindo com grande sucesso.

    Responda
  5. ClaudioTC

    Desde há muito tempo nós brasileiros somos manipulados e iludidos pelos governantes que só conduzem o povo pelo trabalho e pelo estomago e leis que não servem para nada em beneficio da sociedade. Geram muitos impostos que ñ retornam. O resultado é essa tragédia que estamos vendo passivamente e vai piorar ainda mais. Acho que o ensino começa quando aprendemos a pensar com o cerebro e não com o estomago. E é justamente isso que os governantes ñ querem pq com certeza vão perder esse TETÃO.

    Responda
  6. SysRq

    Claro que o MEC não vai fazer o seu "mea culpa", não vai se acusar de ter contribuído para isso, com a prática nefasta do petismo de inserir disciplinas alegando "formação cidadã", quando na verdade o objetivo é fazer a cabeça dos adolescentes do ensino médio, é doutrinar de acordo com o "livrinho vermelho-pink do coroné Lulu". Estou falando de "sociologia", por exemplo, "filosofia", por exemplo, e outros breguetes. Tiraram aulas de outras disciplinas pra isso. Taí o resultado.

    Responda
    1. SysRq

      Meus alunos da escola particular chamam essas aulas de "Horário Vago"... pra se ter uma ideia do que estou tentando dizer. Outra coisa nefasta é achar que o ENEM é uma prova que desafie os alunos. O medo deles, hoje, é que os vestibulares retornem, pq exigiam muito mais deles. Tudo lindo no mundinho piegas do petismo, mas,não formamos cidadãos, e com mais um pequeno detalhe: incompetentes, academicamente. O reflexo disso já está por aí: 38% dos alunos de curso superior são analfabetos funcionais

  7. lalico

    NÃO ADIANTA MUDAR CURRÃCULO. O ENSINO Tà SUCATEADO COM PROFESSORES DESPREPARADOS E DESINCENTIVADOS. A FUTILIDADE TOMOU CONTA DA MOÇADA QUE Jà NÃO SABE MAIS ESCREVER À MÃO, LER E NEM AS TABUADAS... E ESSES SERÃO OS PROFISSIONAIS DE AMANHÃ.

    Responda
  8. Itaquerão

    O ensino médio profissionalizante aqui de SP as famosas ETECs são uma vergonha, professores não especializados dando aulas de física e química e matemática. Em algumas dessas ETECs faltam professores desde de o inicio do ano. Realmente a estrutura existe o PSDB abre várias utilizando escolas mau conservadas e algumas poucas novas e modernas, mas o essencial a qualidade nunca houve, apenas uma entre as milhares se destacou, talvez uma escolhida a dedo para ser referencia, isso é politica. /p

    Responda
  9. RobertoMelo

    Mudar ? Mudar o que ? Não há o que se mudar, simplesmente por que não tem NADA. O ensino previsto na LEI nunca foi implantado. A LDB não passa de letra morta, nunca saberemos se daria certo ou não. As escolas públicas,do ensino fundamental as universidades e faculdades, não passam de depósito de alunos. A sociedade civil organizada, representada por partidos e sindicatos é um fracasso monumental.

    Responda
  10. rodneyfrt

    eu tenho a impressão que não só este governo que ai esta como os anteriores, fizeram de proposito, acabaram com a educação de qualidade no pais, pois assim fica mais facil garantir o voto da massa que fica feliz com uma misera bolsa, as pessoas sentem que o pais melhorou mas não tem a real dimensão do que é melhorar, nada mudou, o pais continua capengando em diversas areas, e agora com o fim da mare mansa sentiremos falta do que não foi feito.

    Responda
  11. RobertoMelo

    Valorização dos professores atuais e contratação de novos professores, pagando-lhes um salário digno, compatível com a responsabilidade deles, responsáveis que são pela forrmação educacionl e técnica .das novas gerações. Atualização e desenvolvimento tecnológico em busca do bem estar do país. NEMPENSAR, NÈ Sa nta.

    Responda
  12. Moacir Bororó

    Escutei ontem na rádio uma menina reclamando que um dos professores que ela tinha chegava bê-ba-do na sala de aula e falava besteiras para os alunos. Tomando como exemplo esse caso, apesar de ser a favor do aumento do salário dos professores, acredito que está na hora do MEC mandar pra rua milhares e milhares de pseudo-professores que só têm contribuído para piorar o ensino no país. Bons professores merecem sim bons salários. Pseudo-educadores merecem rua.

    Responda
    1. rodneyfrt

      isso é um absurdo, concordo que devemos observar com muito cuidado o que acontece em nossas escolas, mas me coloco no lugar dos professores que precisam lidar com jovens cada vez mais alienados e ridiuclos, que não tem familia para ensinar o basico da educação e do convivio social, temos uma geração praticamente perdida no pais, e ver isso de perto e ainda ter a obrigação de ensinar não deve algo facil.

  13. Jean Pierre

    Pela ordem, Santa Catarina, São Paulo, Minas, Paraná e Goiás são os melhores em educação. Quatro governados pelo PSDB e um pelo DEM. Por quê será?

    Responda
    1. Lau

      Jean, o que na verdade falta em nossa nação é um patriota ilibado e honrado que mude radicaRmente os rumos desta nação e nos conduza a um porto seguro.

  14. Morcego

    É estranho,ms até inteligível,a falta completa de cuidado dos governos sucessivos na questão da educação.Acho q isso deve ser falta de inteligência da própria elite,q olha para seus filhos estudando no exterior e se esquece da formação dos empregados dos seus filhos bonitinhos!O resultado:falta de mão de obra qualificada.A Coreia do Sul é um exemplo de investimento em educação,qdo o Lul/a foi lá receber prêmio,ele deveria ter aprendido como uma sociedade pode sair da pobreza rumo à prosperid

    Responda
  15. pedro candido

    primeira coisa a fazer é ensinar ler escrever e interpretar texto, ai sim esta alfabetizado temos doutores que não sabem fazer isso, advogados que não sabem escrever,ai ficam com balela sem saber ler escrever e conhecer tabuada não vao lugar nenhum

    Responda
  16. Hawk10

    O problema não é este. Quanto mais facilita, menos o povão aprende. Antigamente, não havia calculadora científica, computador, internet, DVD, iPad e outros "acessórios". E no entanto as pessoas aprendiam portugues, matemática, geografia, história, etc.. A questão de fundo é que as pessoas chegam na escola vindas de lares onde muitos não tiveram um mínimo de educação, não respeitam os professores, não são disciplinados. Os professores são mal pagos, ameaçados por alunos e pasmem, até p

    Responda
  17. Fellipem

    E ai vem um cara e inventa cota em universidade, ta na cara que isso é pra mascarar as escolas publicas. Você cria cota pra escola publica na universidade, e ai diz que o ensino melhorou porque a maioria dos estudantes de escola publica conseguiu entrar na faculdade...

    Responda
  18. Astrogildo Fanho

    Durante muitos anos, mas principalmente nos últimos oito anos, o Brasil foi severamente deseducado. É impensável num país sério, assuntos relacionados a ho mo fo bia entre outras vul ga ri dades sejam temas patrocinados pelo MEC. A educação no Brasil está intrinsincamente ligado a má qualidade de tudo: Do político a seca no nordeste e aos demais atrazos que tanto prejudicam o nosso país.

    Responda
  19. socupau

    @ Brasil ladeira abaixo! ### O VALOR DO ESTUDO! ### Ora, prá que estudar se o governo dá bolsa-família?

    Responda
  20. socupau

    @ Brasil ladeira abaixo! ### O VALOR DO ESTUDO! ### Ora, prá que estudar se qualquer semianalfabeto pode se candidatar e ser eleito para qualquer cargo legislativo, até para presidente da república, onde ganhará muito dinheiro para fazer nada?

    Responda
  21. barpuri

    O sr. Ministro da Educação afirma que são 13 as disciplinas obrigatórias. Pergunto: quais são? Pelo que sei são 4 de Linguagens e tecnologias (Língua Portuguesa, Artes, Uma língua estrangeira e Educação Física), 4 de ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), 3 de Ciências da Natureza e suas tecnologias (Física, Química e biologia) e Matemática e suas tecnologias. Qual é a 13ª disciplina obrigatória? O MEC pouco conhece sobre o que se passa na aula do

    Responda
    1. rodneyfrt

      13 é o numero do PT, mas essa disciplina com certeza deve ser relacionada a corrupção.

  22. Geli

    Tudo é parte de um jogo nefasto para que se aprenda (compreenda, analise, critique) cada vez menos... Quais as disciplinas que seriam excluídas do Ensino Médio? História, Filosofia, Geografia, Sociologia? Já vimos esse filme, mas ao país falta a memória... A geração que se vê hoje nas escolas é o sonho de qualquer governo: não conhece o passado de seu povo, não se interessa pelo estudo e coloca a culpa no professor pela má Educação. Massa de manobra do governo. Povo marcado, povo feliz... nã

    Responda
  23. tadeu

    O que me deixa mais indignado é que os "apresentadores" de notícias da globo, da bandeirantes, globo news e outras, divulgam os números (ridículos) sobre a avaliação da educação no país e não ficam sensibilisados até parece que não sabem do que estão falando. Sugiro informar a estes profissionais que o poder de um reporter pode mudar o rumo da história, portanto, eles não podem perder a oportunidade, pois se não forem mais ousados, no futuro, serão lembrados como leitores de informaçõ

    Responda
  24. Caldas

    As reformas do MEC são sempre assim, as cotas e agora a redução do curriculum, como a aprovação de qualquer modo. |O povo continua com uma educação de baixa qualidade.

    Responda
  25. sheila santos

    tão brincando né só pode em vez de tentar melhorar vão abolir alguma materias porque tadinha da criancinhas estão super carregadas com tanta materia e por isso essa nota... meus deus ... quero o bolsa asilo urgente preciso ir embora desse país urgente e levar meus filhos enquanto é tempo esse partido no poder esta acabando com o país e naum vejo a sociedade se mobilizar só sabe reclamar em comentarios de jornais.. querem emburrecer ainda mas a nação

    Responda
  26. rashid

    Há tantas leis e parâmetros, que a educação ficou deseducada. Mas, fica evidente a causa principal da estagnação, a falta de investimentos. O Paraná, foi um estado com referencia na educação, de-repente desandou completamente.

    Responda
  27. João Pedro

    Há dezenas de mudanças que deveriam ter sido implementadas ao longo dos anos e não foram. Agora, vão cometer o mesmo erro básico de sempre: implementar tudo de uma vez. É mais ou menos como encontrar uma tribo que ainda vive igual na idade da pedra lascada e querer que, em três anos, ela passe para a democracia e livre comércio sem os estágios intermediários. A própria implementação do sistema de ciclos já mostra como o governo complica tudo.

    Responda
  28. Maria Teresa

    Moçada...morram de inveja.Não do salário da pré aposentada rsrsrsr,esperando a só assinarem.Vou para a praia andar meus 10 quilometros.Bom trabalho para todos

    Responda
  29. Arnld

    O problema é fundamental, exige muita ousadia e interessa a todos. Parte 1. - Privatizar o ensino superior e investir no fundamental e médio não vai dar, porque criança não pode votar e universitário pode; - Transferir metade do que gastamos com o poder legislativo e investir no ensino fundamental, nem pensar. Vai prejudicar o fortalecimento das "instituições";

    Responda
    1. Arnld

      O problema é fundamental, exige muita ousadia e interessa a todos. Parte 2. - Então tá. Fazer com que os profissionais formados nas federais deem retorno ao investimento que a sociedade fez neles também não vai rolar. Vai deixar a classe A insatisfeita, e ela não vai deixar nada disso passar no Congresso; Não podemos ignorar que todo assaltante, anter de fugir da cadeia, fugiu da escola.

  30. Maria Teresa

    Verdade Marcelo.Tínhamos opções ,como em algumas universidades têm aqui.Mas, por exemplo, tínhamos que escolher ou História Francesa ou História Africana.Mas, tínhamos que ter História.Tenho alunos, na favela, que adoram mitologia grega.Tem um deles que ama Victor Hugo e, um caso mais estranho é o menino,com pais analfabetos,que leu tudo de Machado de Assis,disponível naquela mísera biblioteca escolar.Acabar com essa única chance é desumano.

    Responda
  31. CLEO - DF

    Se a educação é a arma para mudar o mundo, estamos no abismo!

    Responda
  32. Anti Comuna de Rolex

    Mas é claro que ira dar nisso, resolveram empurrar sociologia e filosofia para a garotada, assim, em boa parte das escolas tiveram que reduzir a carga horária de matemática e português.Para a esquerdalha psicopáta, não importa saber conjugar um verbo ou fazer uma regra de três, mas sim, ler livro da Marilena Chauí, achar que todo mundo deve ser gay e o que o cumunismo é o melhor regime de governo. Olhá só que deu.Este é o efeito do Nós pega o peixe.

    Responda
    1. Solista

      Piscopata não tem acento. É tanto assunto relacionado junto que creio que só faltou você por a culpa nos Marcianos. Bem esquizofrênico; tiraria 0 em qualquer redação.

  33. Mauro

    A educação é um obstáculo para esse governo, pois educados, os brasileiros saberão escolher melhor seus representantes e isso acabaria com o projeto nefasto de poder dessa turma. Se não bastasse acabar com as provas e avaliações com notas nas escolas públicas para simplesmente melhorar as estatísticas (não há repetência) agora vão diminuir o conteúdo ensinado aos alunos. Tática facista.

    Responda
    1. Adriano

      É bem isso. Quanto menos o povo souber pensar, mas fácil se torna manipulá-lo.

  34. lelita

    Governos que não governa nada, nada e quanto burro o seu povo for melhor para eles. Até quando vamos aceitar tamanha vergonha?????

    Responda
  35. Max Rudolf von Sydow

    É mais fácil criar "cotas" nas universidades. Ao invés de melhorar a qualidade do ensino, parte-se para a demagogia barata (e revoltante). Falam tanto de discriminação: quer coisa pior que cota racial e cota para alunos da rede pública!? Isso não resolve! Tem é que pagar bem ao professores, contratar professores capacitados e melhorar a estrutura das escolas! Vamos cortar as verbas de gabinete, verba para o terno, verba para passagem aérea... imagina quantos professores poderiam ser contrata

    Responda
  36. Maria Teresa

    Teresa Os critérios de avaliação é que assustam.Hoje,até se o sujeito cortou a unha do pé,no banho é considerado.Triste,não?

    Responda
  37. Maria Teresa

    PF,não acho um país miserável,não.Nosso país é maravilhoso e ,com pessoas maravilhosas.E mais, o planeta todo é habitado por pessoas iguais a nós.Nem pensar que se atravessar a Linha do Equador o ser humano muda.Somos uns melhores e , outros melhores.Não tenha a ilusão que se muda de país,você terá tudo funcionando.Falta luz,falta água, você fica na fila, é assaltado, é xingado no trânsito tudo igual.Só muda nossa imaginação.

    Responda
    1. Max Rudolf von Sydow

      acho que vc NUNCA saiu do Brasil.......

  38. Tereza Batista

    Decadência não exige esforço, só incentivo. Reduzem as matérias, "flexibilizam" os critérios de avaliação... É oportuno questionar qual é o papel da escola: atender um postulado constitucional, apenas? Quantidade em número que atenda as exigências de organismos internacionais?O sistema educacional brasileiro é péssimo, a começar pela nenhuma valorização dos profissionais da área, passando pela estrutura profissional que compõe a escola hoje e estrutura física. Seremos colônia de quem dessa v

    Responda
  39. Maria Teresa

    A minha pergunta é:por que a diversão tem que ser castigada?Não entendo essa relação com futebol, carnaval,etc.O ser humano tem que se divertir e por favor desconectem esses rancores religiosos do "mea culpa".Carnaval é bom, futebol é bom, andar na praia é bom, viajar e ser rico é bom.Estudem, se esforcem ,leiam que dá certo.Sem chorinho infantil,por favor.

    Responda
  40. bolha imobiliaria

    mudaram as estações, nada mudou...... e daqui 20 aanos qual vai ser o comentario em rrelação a educação? e qual vai ser a desculpa do governo? a notícia será igual? .....

    Responda
  41. Diedrich

    QUER ELIMINAR MATÉRIAS PRA MELHORAR O ENSINO??? ACABA LOGO COM PORTUGUÊS E MATEMÃTICA, Jà QUE NINGUÉM USA MESMO! DEIXA SÓ EDUC. FÃSICA! NÃO SOMOS UMA SUPERPOTÊNCIA DOS ESPORTES??? ESQUEÇAMOS TUDO! ESSE PAÃS É UMA BRINCADEIRA!!!!!!!!!

    Responda
    1. Francisco José da Silva Neto

      Neste caso, acho melhor o MEC ir acabando com alguns cursos superiores, no caso de Docência e Capacitação, isso tá cheirando a eliminação de matérias e Professores, ou seja, mais desemprego. O que precisa neste país é acabar ou pelo menos diminuir a corrupção, o dinheiro que deveria chegar sempre fica muito pelo caminho, as Prefeituras e Estado não usam a verba corretamente ou desviam para outros fins, enfim, a corrupção é que atrapalha todo o processo democrático do país.

    2. sachs

      Olá Fernando. A eliminação de matéria não se refere às disciplinas básicas (língua portuguesa e matemática) e sim aquelas que são incluídas para atender à grupos corporativos e que tem fragmentado os currículos.

  42. Maria Teresa

    Marcelo, eu estudei nos EUA,claro que nos anos 70.Minhas filhas estudaram lá e se formaram.Uma delas foi,aos 25 anos, Defensora Pública do Estado da Califórnia.Foi mamãe e exonerou-se.Estudaram lá muito,no colegial e era um desespero de tanta matéria e compromissos com a escola.O que nó temos na sala de aula é o reflexo dos pais.O que se deve fazer com uma mãe que nem quer saber aonde está uma filha de 10 anos,às 23h00,na favela?e o pai frustrado que quer ver o filho no comando?

    Responda
    1. rashid

      Excelentes colocações.

    2. Marcelo

      Por último, o sistema escolar americano é, ao contrário do Brasil, altamente decentralizado. As escolas são mantidas por distritos escolares locais com administradores eleitos, não pelo governo central, e os distritos têm controle sobre o currículo e contratação de professores sujeito entretanto a certas "guidelines" e, mais recentemente, "state-wide standardized testing" dos alunos.

    3. Max Rudolf von Sydow

      Amiga, seu referencial é outro... vamos cair na real... não dá para comparar seu mundo com o mundo desses infelizes que estudam na rede pública... seu comentário chega a ser ridículo.....

    4. Marcelo

      Continuando, nos EUA há tb diferentes "níveis" de matéria conforme o interesse do aluno. Um aluno pode se formar apenas com o mínimo necessário (que é menos do que no Brasil), mas quem quer ir para a faculdade, especialmente as mais seletivas (Ivies, MIT, etc.) quase sempre cursa "AP classes" que cobrem conteúdo que, no Brasil, só seria visto na faculdade como por exemplo cálculo integral e diferencial (AP Calculus AB and BC). Além disso, as escolas lá são integrais (até 3 e meia da tarde).

    5. Marcelo

      Eu também conheço bem os EUA porque vivi e estudei lá (embora não no ensino médio). Deve-se lembrar que o ensino médio americano não é exatamente o melhor modelo por ser um dos piores entre os países ricos, mas de qualquer forma, as escolas lá têm currículos altamente flexíveis. Quase todos os alunos têm que cursar 4 anos de matemática (até pré-cálculo), 4 anos de inglês, 3 anos de ciências e uma matéria de "social studies" para se formar na High School; fora isso, quase tudo é optativo. /p

  43. Rato, o subversivo;)

    Depois que 'inventaram' esse método de apostilas de editoras, que na verdade não passam de uma revista cheia de figurinhas, conteúdo duvidoso, o nível de aprendizado só tende a cair, sem contar os pseudos professores que aí estão, muitos não conseguem acompanhar nem o material robótico que 'inventaram'.País miserável!

    Responda
  44. Chega de corrupção corrupção

    Brasileiro ficou chateado, gritou, x/i/n/g/o/u e esperneou porque o Brasil ficou em 8º lugar na c/o/p/a do m/u/n/d/o. Mas não ficou indignado quando ficamos em 53º lugar em educação!O Brasil segue entre os piores colocados em ranking internacional de ensino. Brasileiro merece isso e muito mais, porque não faz manifestação por melhoria de nada, só visa as coisas em beneficio próprio e nunca pelo coletivo.

    Responda
    1. WF

      Infelizmente, terei que positivar seu comentário, mas gostaria de ter podido discordar. Triste verdade, o que vc disse...

  45. Maria Teresa

    Pérolas da faculdade on line que faço .Tenho muita idade e, faço isso hoje para não encontrar com o alemão amanhã rsrsrsrs.São as futuras professoras no fórum que participo e, dou muitas broncas.Algumas frases que copiei: no comesso,amiga foi dicifio,mas melhoro.Espero que nesse simestre....Voceis nem sabe que me aconteseu....O geito foi eu estuda.......O abitate do homem é a terra (medalha de ouro)......estou dando aula a 2 mezes....querem mais?vou pesquisar.

    Responda
    1. WF

      Esta é uma constatação grave, Teresa: há professores que podem ter nível de conhecimento pior do que aquele dos alunos. E é neste ponto que concordo com algumas criticas de outros comentaristas, no sentido de que os governos deveriam investir na infra-estrutura do ensino, incluindo recursos humanos. Professores deveriam ser bem remunerados, mas cobrados pelos resultados que proporcionam. Meritocracia com infra-estrutura.

  46. p1T3RsOn

    E o povo preocupado com o Mano Meneses... Um país educado é um país evoluído! Tem coisas que só o Brasil faz por você!

    Responda
  47. Chega de roubo do erário

    Governo não consegue e não tem intenção de melhorar e dar uma educação digna e de qualidade para o povo! Resumindo,como é fácil governar um povo semi-a/n/a/l/f/a/b/e/t/o e com medo!. PT não investe em educação no Brasil e PSDB acabou com a educação em SP, só perguntar para qualquer professor o que o PSDB fez com a educação em SP!

    Responda
    1. WF

      Pergunte para o IDEB, pesquisa quantitativa feita pelo Ministerio da Educação e que colocou SP em posições entre 2a e a 4a, dependendo do nível de ensino. Cara, essa estória de que os governos querem o povo bu//rro para poder mandar e desmandar é um papo do tempo do Brasil-colônia. Nos tempos de internet, não dá mais para usar a ignorância como fator de dominação.

  48. Maria Teresa

    Acho um pouco infantil ficar nessa discussão que é PT X PSDB.A educação de gerações é mais do que isso.Sei,claro, que são eles que decidem.Mas vamos nos focar no que é real.Salários péssimos, péssimos professores,péssimas faculdades,péssimos pais,alunos comprometidos.Trabalho em uma favela que a autoridade máxima não é a instituída pelo estado.Então "o que você quer ser quando crescer?"A resposta e´.......

    Responda
    1. WF

      Bem colocado, Teresa. Culpar o ministro ou os secretarios de educação, ou partidos, é um jeito fácil de fazer criticas, mas não leva a muita coisa, principalmente se continuarmos sentados em nossas poltronas, assistindo novelas e futebol, empurrando os problemas da educação para outros (incluindo professores). Gerar cidadãos educados é mais do que discutir disciplinas em sala de aula.

  49. Mauricio Moura

    É uma boa iniciativa. mas temos também que acabar com a promoção automática que existe em São Paulo e que faz com que na universidade cheguem os analfa be tos funcionais.

    Responda
  50. Maria Teresa

    O currículo básico é único porém, as regiões,cidades,comunidades podem adaptá-los.As Diretrizes Nacionais te dão essa oportunidade.Ele é bem mais democrático do que imaginamos.Afinal, uma comunidade indígena não pode o mesmo currículo do que uma comunidade do interior de Pernambuco.O que não concordo é com a diminuição de matérias.Na escola em que trabalho fico colocando bilhetinhos nos murais sobre a etmologia de palavras de origem latina.Escutamos ópera na sala de aula e eles gostam.

    Responda
    1. Marcelo

      12 ou 13 matérias obrigatórias em uma escola que tem apenas 20 aulas por semana significa menos horas em sala de aula e menos horas de estudo em casa de português e matemática e menos ainda de história, língua estrangeira, física, química, etc. Enfim, é um modelo "para inglês ver" que, no fim, ensina pouco e o pouco que ensina é coberto de forma superficial. Nenhum país importante do mundo (EUA, Inglaterra, França, Alemanha, etc.) tem um número de matérias obrigatórias tão alto.

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.