Educação > MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

  1. Eric Cartman

    Ciências Humanas e Suas Tecnologias, mais conhecida como Marxismo e Formação de Militância.

    Responda
    1. Solista

      Marxismo? mais um paranóico.

    2. Crítica Nervosa

      Marcio Santos. Sua crítica é curta e contundente. As mudanças, travestidas de nomes pomposos, só se prestam para alienar os estudantes e fazer apologia às teses das eternas viúvas do muro de Berlim. O conteúdo das disciplinas, sejam elas quais forem, deve ser dominado. O resto é chantily em cima de cocô para parecer bonito e cheiroso. É realmente um país de idiotas...

  2. djavan

    Faz tempo, faz décadas,faz mais de um século. O ensino no Brasil nunca foi prioridade. A 10 anos atrás faltava até merenda escolar para os miseráveis que a elite criou desde sempre.A culpa é só do L u la, do Pt, apesar de nunca terem sido governo até 2002.É tudo herança maldita da arena, do pds, do psdb, do demo, dos presidentes doutres, do tempo em que o FMI mandava no governo.

    Responda
    1. Dalva Maria

      Sem contar que um grande números de professores hoje, atuantes, eram estudantes nessa era maldita de FHC.

  3. luciano

    Infelizmente a educação em nosso País é tratada por demagogos. Onde se viu juntar matérias distintas como física e biologia, é piada...tínha que voltar o ensino da época dos militares, onde a criança aprendia ética, boas maneiras e chegava no ensino superior sabendo ler e escrever..hj chega-se a 5ª série semi analfabeto...é lamentavel..

    Responda
    1. Solista

      Opções: Mianmmar; Coréia do Norte; Irã. A escolha é do freguês.

    2. Crítica Nervosa

      Como sempre digo: SAUDADES (IMENSAS) DA DITADURA...

  4. djavan

    Faz  tempo, faz décadas,faz  mais de  um século. O ensino  no Brasil  nunca foi  prioridade. A  10 anos atrás faltava até merenda  escolar  para os miseráveis  que  a elite criou  desde sempre.A culpa  é só  do Lula, do Pt, apesar  de  nunca  terem sido governo até 2002.

    Responda
  5. Mister Év

    Duas coisas: 1. Para quem já leu "1984" vê claramente um processo de emburrecimento e encurtamento dos conhecimentos humanos. Qual seria o próximo passo? A redução das disciplinas para apenas: "Matemática e Outros Saberes" ? 2. Estranho a idéia da mudança de como isso afeta o professor. E os já formados especificamente em sua area? Alias, encaixar "Filosofia" apenas com humanas? Filosofia é a base de qualquer area do saber (incl. matematica). É um passo para trás gigante

    Responda
  6. Luis Cipher

    Na imaginação é uma maravilha, na prática é mais uma MARACUTAIA ...

    Responda
  7. Mosca

    Isso está me cheirando a enrolação. Mais ou menos como a tese de doutorado apresentada pelo Mercão à banca da Unicamp.

    Responda
    1. Luis Cipher

      Ele apresentou uma tese baseada em um livro já publicado por ele mesmo: Brasil, a construção retomada, entre outros títulos publicados.

  8. luciano

    E a politica do pão e circo continua...vamos deixar a população ignorante que conseguimos mais votos adiante...essa é a tonica do PT..

    Responda
    1. djavan

      Até parece que até o governo FHC a educação era uma maravilha. O Kara, criou 250 novas escolas técnicas, 16 universidades federais,criou o piso do magistério, a hora atividade, fez voltar a sociologia e filosofia no ensino médio, obrigou a educação fisica no ensino noturno, acabou com os escandalos da merenda, comprou 4000 onibus para atender o transporte de alunos .Dilma criou 70 mil bolças para universitários irem estudar no exterior.

  9. sérgio lopes

    Uma mudança desta natureza não é coisa para acontecer do dia para a noite. Começa que este ministro não sabe onde tem o nariz e o assunto do MEC demanda conhecimentos e vivências específicos de especialistas. O PT e seu desgoverno está completamente perdido pelas pastas e fazendo besteiras das maiores. Essa medida, como proposta, fará cair mais a qualidade do ensino porque tende a ser um "resumão" como nos supletivos e isso é pecaminoso para o ensino. Abaixo o PT e seu desgoverno.

    Responda
  10. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

    Companheiros (?), Vocês se lembram da foto com uma MONTANHA DE DINHEIRO SUJO do Escândalo dos ALOprados do PT ??? Era dinheiro da campanha de ALOízio MERCADANTE ao governo de SP. Esse mesmo que, ao invés de investir no ensino público, RETIRA as matérias do currículo. ALOprados, ALOízio ... ALOprados, ALOízio ... Alô, você NuliHADDAD ! Você é tão "inteligente" quanto o ALOízio ALOprado ??? e tão HONESTO quanto ele ??? O seu sucessor no Ministério da E

    Responda
  11. marcos souza

    pergunta para o sr ministro. qual o nome do botânico que descobriu a raiz quadrada? quimica e biologia com muita dificultadade poderiam ser integradas. biologia com fisica só pode ser brincadeira.

    Responda
  12. Renato Dias

    Não sei em que medida a unificação das matérias na classificação do ENEM seria positiva, talvez ajude na compreensão da interdisciplinaridade, o que auxilia principalmente os alunos do sistema público interessados nos vestibulares das universidades federais e estaduais. Pelo menos á uma tentativa, agora essa fixação dos docentes não me parece muito boa, levando-se em conta que muitas vezes a procura por outras escolas é um reforço salarial, será que virão reajustes?

    Responda
  13. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

    Gente, Retirando conteúdo, os alunos terão de aprender no ENSINO SUPERIOR o que deixaram de aprender no ENSINO MÉDIO. Essa providência NEFASTA, junto com as COTAS RACIAIS vai deixar o nível dos FORMANDOS mais sofrível do que é hoje. Coisa do PT (Partido dos TRAIDORES).

    Responda
  14. beth

    O digníssimo ministro não está falando nenhuma novidade, basta ler os Parâmetros Curriculares, bom na teoria, mas na prática... O que nossas escolas estaduais necessitam é de seriedade, compromisso, continuidade. Por que a escola particular funciona? Por que é paga? E a pública não somos nós contribuintes que bancamos, tendo ounão filhos estudando nela? Se colocarmos no papel é mais cara que a particular pelo deserviço que presta à população.

    Responda
  15. Bruxo

    Eu nao quero ser um reacionàrio, mas eu pergunto: Qual è o louco que vai estudar Licenciatura curta em BIOLOGIA, FISICA, MATEMÀTICA PARA DAR AULAS por uma mìsèria de salàrio. Vou trabalhar de pedreiro de obra que eu ganho muito mais e ainda posso a ascender ao cargo de mestre de obras. RRSSS. O Ministro Mercadantes que "se deje de hoder" e lute para o governo meter 12%do O PIB na educaçao, aì sim eu posso sonhar com um apis do futuro. sem burros, s. mieseràveis, s. ignorantis 1 primeiro mund

    Responda
  16. Mari Fer

    Sou professora de História e não sou habilitada para trabalhar muitos dos conteúdos de Geografia, Sociologia e Filosofia, assim como um professor formado em Química não está totalmente preparado para dar aulas de Física. Existem as especificidades de cada disciplina e do ensino delas. Justificar a baixa qualidade do Ensino Médio pelo número de disciplinas é um equívoco, até porque os alunos não estudam as 13 disciplinas na mesma série.

    Responda
  17. carenzi

    Ou seja, abdicou descaradamente do ensino superior, não criou mais Universidades, não incentivou o acesso dos estudantes do 2ºgrau para ensino superior. Não adianta ter todo o dinheiro do mundo aqui, para que se não é revertido realmente para o futuro do país! Falo porque isso já vem de 30 anos atrás e até agora NÃO SE MUDA NADA, OU MELHOR APENAS PIORA! TEM DINHEIRO ESTUDA,NÃO TEM AZAR!

    Responda
    1. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

      O dinheiro de nossos IMPOSTOS não é revertido em SAÚDE e EDUCAÇÃO ... é dado aos grandes CAPITALISTAS a título de "incentivo". Para a DILMAlvadeza o Estado é só para recolher impostos e distribuí-los entre os "companheiros".

  18. Cris

    De novo:Em outras palavras, já que os alunos não aprendem, o ministro Mercadante quer parar de ensinar. Para especialistas, a medida seria desastrosa. "Se o objetivo é melhorar somente o Ideb, excluamos todas as disciplinas e deixemos apenas português e matemática, as únicas avaliadas pelo índice", ironiza Romualdo Portela de Oliveira, doutor em educação e professor da Universidade de São Paulo.(USP). "Do ponto de vista educacional, porém, isso é ridículo."

    Responda
  19. Fabião

    Vejam só, unificando várias matérias o aluno que ia mal, por ex. em Física, agora poderá compensar a nota ruim com as outras disciplinas que forem melhores, pois a nova matéria Ciências da Natureza e suas Tecnologias juntou Física, Química e Biologia numa nota única, ou seja, se tirar 3 em Física, mas 6,5 em Biologia e Química, terá média superior a cinco. Genial, assim o aluno que não entende nada de Física agora poderá ser aprovado. Só podia ser ideia do PT. KKK...

    Responda
    1. Mister Év

      Não vejo o problema nisso.

    2. Mvone

      Hehehehe! Isso acontece no Enem! xD Não entende nada de Química? Compensa com outras matérias! Seu pensamento está totalmente certo.

  20. carenzi

    Exmo. Senho Ministro da Educação, Todas as iniciativas para melhorar e consolidar a educação em todo o território nacional é sempre bem vinda, pelo menos na minha modesta opinião. Já agora gostaria de fazer uma observação se me permite, tenho 47 anos e não pude cursar e concluir o ensino superior no "nosso" pais, graças a falta de vergonha na cara ,visão de futuro e escrúpulos de muitos políticos deste país, que literalmente entregaram o ensino superior nas mãos da iniciativa privada.

    Responda
    1. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

      Sim, Luiz, Veja o NuliHADDAD, ex-ministro da Educação, candidato do PT em SP: Ao invés de CONSTRUIR MAIS UNIVERSIDADE PÚBLICAS ele prefere PAGAR aos empresários da educação FALIDOS, ocupando suas VAGAS OCIOSAS em universidades PARTICULARES de BAIXA QUALIDADE de ensino com o PROUNI. Enganando os estudantes pobres com a ILUSÃO de que sairão "formados".

  21. Ricardo

    O que realmente importa é se o "Itaquerão" estará pronto para a abertura da copa.

    Responda
  22. Olavo Leite Bastos Cafunga

    A educação e formação escolar pública no Brasil é uma piada. Causa enorme indignação a forma como é tratada essa área fundamental para a vida das pessoas. O fundamento para uma transformação social, de fato, somente se dará com o foco das políticas sociais em educação fundamental e média. Os "iluminados" e as elites econômicas deveriam retirar os freios que relegam as classes populalres à escuridão da ignorancia.

    Responda
  23. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

    Meu Povo, Vocês se lembram da foto com uma MONTANHA DE DINHEIRO SUJO do Escândalo dos ALOprados do PT ??? Era dinheiro da campanha de ALOízio MERCADANTE ao governo de SP. Esse mesmo que, ao invés de investir no ensino público, RETIRA as matérias do currículo. ALOprados, ALOízio ... ALOprados, ALOízio ... Alô, você NuliHADDAD ! Você é tão "inteligente" quanto o ALOízio ALOprado ??? e tão HONESTO quanto ele ??? O seu sucessor no Ministério da Educação

    Responda
  24. Joaninha

    Tirando os comentários obtusos, o problema que vejo não é o conteúdo em si. É até bom a interdisciplinariedade porque o aluno vai aprendendo a relacionar idéias, conceitos...Mas o problema vai ser a má formação dos professores..As universidade públicas já não ensinam nesse sentido, imagina então as faculdades particulares que nem o básico das disciplinas com qualidade ofertam...

    Responda
    1. Ipomac

      Acho que vc não entendeu a proposta, não vai ser retirado conteúdo, e sim integrado de uma maneira interdisciplinar, o problema,ja foi dito, como um professor com formação especifica vai ensinar de maneira multidisciplinar?

    2. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

      Joaninha, Retirando conteúdo, os alunos terão de aprender no ENSINO SUPERIOR o que deixaram de aprender no ENSINO MÉDIO. Essa providência NEFASTA, junto com as COTAS RACIAIS vai deixar o nível dos FORMANDOS mais sofrível do que é hoje. Coisa do PT (Partido dos TRAIDORES).

  25. zecaconde

    penso que, portuges, matematica fisica,quimica, geografia e historia do brasil,deveriam ser mantidas separadas , introduzir o ingles desde fundamental iniciando-se por conversação e apartir do 6º ano iniciar a gramatica, educação fisica mas com exercicios de solo volei basquete pq nossos professores so dão futebol, e bom lembrar do jarbas passarinho, pq com educação não da p fazer testes, pq levamos uma geração p buraco q e irrecuperavel

    Responda
  26. Grego

    O aspecto mais importante desse projeto é o da integração do conhecimento. Dividindo em 4 áreas é mais fácil fazer com que o aluno faça essa integração do que com uma fragmentação em 13 disciplinas. A dificuldade é estabelecer currículos adequados e integradores, além da divisão operacional dos professores pelas novas áreas. Só quem não tem qualquer intimidade com a educação formal que é ministrada na atualidade é que pode ser contra o projeto.

    Responda
    1. Mvone

      Certamente, Milton! Mas... É complicado, viu? Ensinar tudo junto de supetão assim. Se, por exemplo, no 1º e 2º ano do ensino médio se estudasse fragmentado e no 3º ano se integrasse, aí eu acharia ótimo! Você já tem o conhecimento, basta criar as ligações. Seria muito mais fácil, viu. Digo por experiência própria. Mas olha... Nem toda matéria possui ligação.

    2. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

      Só pode ser a favor desse projeto quem está sendo pago pra FINGIR que é a favor.

  27. Mvone

    Ai! Meu Deus! Eles vão acabar com o Ensino Médio! Esse modelo é utilizado no ENEM, mas não serve para ensino! Não, não, não!

    Responda
  28. Cris

    Em outras palavras, já que os alunos não aprendem, o ministro Mercadante quer parar de ensinar. Para especialistas, a medida seria desastrosa. "Se o objetivo é melhorar somente o Ideb, excluamos todas as disciplinas e deixemos apenas português e matemática, as únicas avaliadas pelo índice", ironiza Romualdo Portela de Oliveira, doutor em educação e professor da Universidade de São Paulo.(USP). "Do ponto de vista educacional, porém, isso é ridículo."

    Responda
  29. Moacir Bororó

    Seguno o Ideb, o ensino médio em SãoPaulo piorou. Segundo o globo.com, a violência aumentou em SãoPaulo, sendo que o roubo aumentou mais de 22% na capital e 19% no estado.

    Responda
  30. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

    Gente, Vocês se lembram da foto com uma MONTANHA DE DINHEIRO SUJO do Escândalo dos ALOprados do PT ??? Era dinheiro da campanha de ALOízio MERCADANTE ao governo de SP. Esse mesmo que, ao invés de investir no ensino público, RETIRA as matérias do currículo. ALOprados, ALOízio ... ALOprados, ALOízio ... Alô, você NuliHADDAD ! Você é tão "inteligente" quanto o ALOízio ALOprado ??? e tão HONESTO quanto ele ??? O seu sucessor no Ministério da Educação ???

    Responda
  31. chucki

    As empresas adoram fazer, dar novo nome as caixinhas, nada muda, mas fica tão bonitinho com nomes pomposos.

    Responda
  32. pedro volpe

    Chegará um dia em que a esquerda se renderá ao óbvio e irá admitir CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE O PROBLEMA SOMOS NÓS. As crianças precisam aprender inglês, português, ciências e matemática e não proselitismo socialista barato...

    Responda
    1. pedro volpe

      e vocês estão lá pra ensina-los a votar no Ptê.

    2. Mvone

      Desculpe, mas não aprendemos "proselitismo socialista barato" em Sociologia, História ou Filosofia.Que ciências? Física? Química? Biologia?"As crianças"? Estamos falando de Ensino Médio. Não temos mais crianças lá, não.Aprender Filosofia, Sociologia e História é tao importante quanto aprender inglês, português, ciências e matemática! É por não darmos a devida atenção a matérias assim, que nossos alunos se tornam cidadãos que não saber votar!

  33. Sherlock Holmes

    Não se trata de melhorar a qualidade e sim reduzir o número de professores. Ou alguém acha que juntar Língua Portuguesa com Educação Física faz algum sentido?

    Responda
    1. Mvone

      Bah! Pior! Educação Física deveria ficar com Biologia, Física e Química.

  34. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

    A DILMAlvadeza DEU R$ 300 BILHÕES em RENÚNCIA FISCAL e BNDES aos grandes CAPITALISTAS. Depois, vem Aloízio MERCANDANTE, ministro da Educação, e seu antecesor NuliHADDAD, dizer que não dá para aplicar 10% do PIB na Educação. Mas os RICOS estão rindo à toa. E para resolver o problema da IGNORÂNCIA dos alunos, retira-se as matérias que os alunos não aprendem por falta de investimento público.

    Responda
  35. Wasny Eliphaz

    É de arrepiar essa notícia de que o MEC prepara uma reforma no currículo escolar do ensino médio. Em vez de aprofundar o ensino nas matéria hoje reinantes, estão propondo uma ensino mais "leve" das matérias. E pensar que isso tem a aprovação de um Professor de faculdade e Ministro Mercadante. Bem, é claro que tem segundas intenções aí. Jamais acreditaria que um partido político (PT) pudesse acabar com o Brasil porém, estou vendo que sim.

    Responda
  36. Fernando

    A Educação nos últimos 10 anos vai de mal a pior. Os resultados só pioram, pois apesar das notas melhorarem um pouquinho, o efetivo aprendizado dos alunos, que é o que interessa de fato, piora a cada ano. Haja visto a vergonha quando essa turma chega nas faculdades! A questão está no ensino que é de péssima qualidade. Agora com essa medida de mudar o currículo, vão baixar o nível do ensino para que as notas melhoram. Além disso não vai ser mais possível comparar com anos

    Responda
  37. Edu

    Ao invés de se preocupar em maquiar o ensino unificando disciplinas, o governo deveria levar educação mais a sério pensando em aumentar o tempo do jovem na escola e pagando de forma decente o professor.

    Responda
  38. diogo

    A Educação só terá qualidade qdo investirem em professores e na filosofia como ciencia elementar, esta é base de todas as demais ciencias, infelismente ela (a filosofia) foi colocada no esquecimento durante um período e só recentemente voltou ao curriculo como figurante dos componentes curriculares. Fora isso é tudo retórica politica.

    Responda
    1. Martha Verissimo

      filosofo defendendo o pirao dele detected

  39. Beira Mar

    Os professores nao estao preparados para isso. Vai virar uma bagunça e nao trará resultado algum. A solução é aumentar o para seis horas o tempo de estudo na escola. A dilma-má nao tinha prometido isso na campanha?

    Responda
  40. Martha Verissimo

    Haha...ô país sem jeito esse... Só mesmo sendo ingênuo ou ignornte pra achar que renomeando as disciplinas alguma coisa vai mudar. O que precisa é extirpar do currículo inutilidades e focar no que importa pra que o aluno aprenda com profundidade: matemática, línguas (portug e inglês), ciências e uma disciplina civilizatória como existe no currículo britânico.

    Responda
  41. dauner

    Enquanto isso os coreanos, chineses, hindus vão tomando conta do Mundo !

    Responda
  42. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

    Vocês se lembram da foto com uma MONTANHA DE DINHEIRO SUJO do Escândalo dos ALOPRADOS DO PT ??? Era dinheiro da campanha de ALOÃZIO MERCADANTE ao governo de SP. É ... esse mesmo aí ... atual ministro (?) da Educação, que, junto com um tal de NuliHADDAD, seu antecessor, estão promovendo a FALÊNCIA do ensino público no Brasil.

    Responda
  43. bilufe

    É óbvio que é uma jogada do Governo para enxugar a folha de pagamento de professores, pois sabe-se que faltam muitos professores para o ensino médio (em virtude dos baixos salários pagos), e agora enxugando o número de matérias de 13 para 4 é óbvio que não mais irão faltar professores.A questão é: o professor de português, também é capaz de ensinar inglês e espanhol. Mas o professor de matemática será capaz de ensinar química e física? Creio que não!

    Responda
  44. Maria Teresa

    Eu uso a Caminho Suave.Quando vi a cartilha na vitrine da Livraria Nobel perguntei para a vendedora para quem eram vendidas.A moça me disse ,que semanalmente,eram vendidas 40 cartilhas.As mães é que compram e alfabetizam os filhos em casa.Porque as "metodologias "usadas pelas novas pedagogas não deram certo.Entrem no youtube e assistam as entrevistas do Fernando Capovilla, professor da USP.Vocês vão amar.

    Responda
  45. Maria Teresa

    Eu uso a Caminho Suave.Quando vi a cartilha na vitrine da Livraria Nobel perguntei para a vendedora para quem eram vendidas.A moça me disse ,que semanalmente,eram vendidas 40 cartilhas.As mães é que compram e alfabetizam os filhos em casa.Porque as "metodologias "usadas pelas novas pedagogas não deram certo.Entrem no youtube e assistam as entrevistas do Fernando Capovilla, professor da USP.Vocês vão amar.

    Responda
  46. MARRENTO

    Continuo acreditando que é CRIME sonegar a CARTILHA CAMINHO SUAVE, que ALFABETIZA 100% em UM ANO, em detrimento a métodos dos "iluminados" que muitas vezes em CINCO NÃO ALFABETIZA......S I M P L E S . A S S I M

    Responda
  47. Uma opinião

    Muda o MEC que é melhor

    Responda
  48. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

    Se o Estado é incapaz de ensinar português e matemática, então tire essas disciplinas do currículo ! ! ! Esse é o modus operandi dos incomPTentes do PT. Essa providência, aliada às COTAS RACIAIS nas universidades teremos os eleitores PERFEITOS, "cultos", prontos para votar no PT (Partido dos Traidores).

    Responda
  49. SERVIDOR PÚBLICO EMPOBRECIDO

    Se o Estado é incapaz de ensinar português e matemática, então tire essas disciplinas do currículo ! ! ! Esse é o modus operandi dos incomPTentes do PT. Essa providência, aliada às COTAS RACIAIS nas universidades teremos os eleitores PERFEITOS, "cultos", prontos para votar no PT (Partido dos Traidores).

    Responda
  50. MARRENTO

    Continuo acreditando que é CRIME SONEGAR A CARTILHA CAMINHO SUAVE, comprovadamente ALFABETIZA EM UM ANO, aos brasileiros, me perdoem os "iluminados" que inventaram mil métodos posteriores o fato é que muitos em CINCO ANOS não saem alfabetizados..... CAMI NHO SUAVE ( simples assim ). (mas é barato....daí....)

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.