Painel do Leitor > 'Minha paciência está se esgotando', desabafa estudante da UFPR Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Giorgia Wolf

    A única coisa em que o Brasil fica em primeiro lugar é o "r/e/b/o/l/a/t/i/o/n das p/i/r/i/g/u/e/t/e/s". O ENSINO é um lixo Os POLÃTICOS são um lixo A SAÚDE é um lixo O ESPORTE é um lixo É triste você ter vergonha do seu próprio País.

    Responda
  2. SM

    Meu querido você diz que está no primeiro período do curso de direitonão? Pois bem, saiba que para você chegar perto do nível de conhecimentonecessário para formar um de seus professores (que estão reivindicandoalgo mais do que justo, e de direito, umsalário digno) só faltam 4 anos e meio de faculdade, 2 de mestrado e 4de doutorado isso, se você for fera o suficiente para passar nosprocessos de seleção e nas bancas de defesa de dissertação e tese.

    Responda
  3. bob

    O que dizer então da paciência dos professores, na carreira HISTORICAMENTE MAIS DESVALORIZADA DO SERVIÇAO PÚBLICO? Como o estudante "impaciente" encara o fato de mais de 50% dos servidores de ENSINO MÉDIO terem remuneração SUPERIOR À DE PROFESSOR COM DOUTORADO EM INÃCIO DE CARREIRA? Caro universitário, IMPACIENTE-SE COM ESSE GOVERNO CÃNICO, NÃO COM OS PROFESSORES: o teu futuro profissional será construido por eles! Ah, DIREITO CONSTINUCIONAL À REAJUSTE ANUAL ELES TAMBÉM TÊM, está no ART. 37.

    Responda
  4. bob

    A educação é um direito constitucional; REAJUSTE SALARIAL ANUAL TAMBÉM O É: está previsto no Art. 37 da CF. O governo PROVOCA AS GREVES POR DESCUMPRIR A CF. As aulas retornarão e o problema do estudante será resolvido, em quatro ou cinco anos ele estará com seu DIPLOMA; mas, e o problema dos professores? Quando será resolvido? Quantos zilhões de anos faz que TODO MUNDO SABE que o professor é o profissional MAIS DESVALORIZADO, embora seja protagonista do sucesso de TODOS OS PROFISSIONAIS? /p

    Responda
  5. Tetsuo

    No artigo sexto da Constituição Federal está bem claro esse direito que temos. Sem querer ser jocoso e tampouco querer tirar um "sarro", mas o que é mesmo uma Constituição? Qual é a serventia? Temos Congresso que não legisla e um executivo que é pródigo em editar Medidas Provisórias definitivas.

    Responda
  6. Mellissa Fernanda

    Acredito que os professores tem sim o direito de entrar em greve. Porém, devem fazer isso em todos os setores que atuam. Por exemplo, na faculdade estadual em que estudo, quando os professores entram em greve a única atividade que é paralisada é a aula na graduação. As pesquisas desenvolvidas por estes docentes não param. Os alunos de pósgraduação continuam sendo orientados normalmente. Os ratinhos de laboratório alimentados diariamente.

    Responda
    1. Mellissa Fernanda

      Se for para parar que sejam todas as atividades exercidas pelo docente dentro da universidade.

  7. paulaama

    ah, tá...

    Responda
  8. alcides

    A inconsequência de atos contra a Nação brasileira pelas greves do sistema públicos.Sabemos que os melhores salários da Nação estão nas estruturas públicas e muitos não prestaram concursos para estarem ganhando mais que 12.000,00.Também somos conhecedores que os piores salários estão nas aposentadorias privadas, e que o governo já rou bou desses trabalhadores em torno de 30% de seu teto na aposentadoria para distribuir esse dinheiro ou repartir para os funcionários públicos.O que pensar e di

    Responda
  9. alcides

    Universidades inchadas, com mais funcionários que alunos.Vícios de todos os lados, com uso de drogas proibidas dentro das próprias Universidades e dos Diretórios acadêmicos.O Ódio e a revolta ou a tentativa de esconder o uso de drogas com a proibição da entrada da polícia para combater o Narcotráfico dentro dos campus Universitários.A desculpa de impor uma culpa a falta de liberdade e a arbitrariedade dos meios de segurança.A falta de respeito pelos professores, cidadão brasileiro pais e alu

    Responda
  10. Nicolas

    A mídia está cumprindo muito bem o seu papel de DESinformar as pessoas. E elas, por sua vez, cumprindo muito bem o seu papel de i-diotas opinando sobre aquilo que não tem conhecimento. É muito triste a situação do Brasil... terra de alienados. Quem briga por melhorias é apedrejado. Eu juro que não entendo como pode haver tamanha inversão de valores! Dá desgosto...

    Responda
  11. Suelen Albano

    Então vc está cansado de greve? Está com "inveja" de seus colegas alunos de outras universidades? Sugiroq vc vá até o comitê de greve no Sinditest nas 2as ou 4as feiras, solicite cancelamento de matrícula e vá pra PUC ou UP. Você deveria ter vergonha de carregar no currículo o título da graduação pela UFPR. É para ñ ter uma universidade sucateada, um ensino desmotivador que os professores e técnicos-administrativoes estão em greve. Se informe melhor antes de reclamar.

    Responda
  12. gaplo

    Concordo com a estudante da UFPR, já fui professor de Universidade Federal e do IF, mas preferi pedir demissão, porque na verdade poucos professores dedicam o trabalho, muitos querem apenas usar o nome da instituição. Em várias instituições de ensino muitos professores somente aparecem na instituição dois dias na semana e dão as suas aulas e vão embora, isto porque são funcionários dedicação esclusiva. Eles não estão nem aí pelos alunos eles somente querem saber do salário no fim do Mês. /p

    Responda
  13. italop

    E se a paciência acabar? Vai xingar muito no Twitter?

    Responda
  14. italop

    Quase chorei de tanta comoção ao ler o depoimento deste estudante... No fundo, este é só mais um retrato do tipo de sociedade em que vivemos; peça a um sujeito pra olhar só um pouquinho acima do próprio umbigo e ele não verá nada.

    Responda
  15. dirceu

    É triste ver nossos jovens estudantes nesta situação. Possuo um filho cursando engenharia em universidade federal e sinto o quão imensa é a sua angústia. O governo federal tem dinheiro para bancar uma maldita copa do mundo -- que se não viesse não faria falta alguma --,  e não o tem para valorizar concedendo um plano de carreira descente aos professores. É triste tal situação. Não será com este tipo de conduta que o Brasil se tornará uma potência. Quanta insensibilidade do governo. Assim nã

    Responda
  16. Marina Dmas

    típico aluno q está na federal somente pelo status... se ele tem condições de pagar caro em cursinho e sua prioridade na vida é descer para a praia no verão deveria mesmo mudar para uma particular e dar a sua vaga para uma pessoa q realmente não tem condições e q com certeza estaria aproveitando muito mais a oportunidade de estudar na federal! todos reclamam de cotas mas quando estudei na federal os alunos mais aplicados eram os cotistas enquanto o restante estava no boteco

    Responda
  17. As ordens pois não

    Nem todos os professores das univerdidades tem tanta qualificação assim. Um ou outro sim mereceria ganhar salários compatíveis com seu conhecimento, o restante não passam de parasitas e grevistas profissionais. O governo deveria elaborar um plano de demissão para esses preguiçosos.

    Responda
    1. Nicolas

      É mesmo? como você sabe???? Na minha universidade, 100% são doutores, e uma grande parte com pós-doutorado no exterior. A pior coisa é comentário de desinformados.

  18. Edgar Rommel

    Seguinte, já que tá com inveja do seus colegas da Positivo (risos), se transfere pra lá... aproveita e abre uma vaga pra quem precisa e merece estar numa Universidade Pública... tadinho, a greve dos professores vai atrapalhar sua praia em janeiro? Se liga, meu!

    Responda
  19. CIRO

    Caro Leitor decepcionado com a greve? Te vejo no futuro, no mesmo papel dos grevistas.

    Responda
  20. Wagner Junior

    Também estou louco pra voltar a estudar, mas entendo, de verdade, a importância que tem as reivindicações, que o momento é esse e que parar agora é burrice - até porque é minha futura carreira. Então, QUE A GREVE CONTINUE!!!!!

    Responda
    1. Nicolas

      Se deixar como está, o rumo será esse mesmo. Por isso estão fazendo greve.

    2. alcides

      Wagner eles estão matando tua carreira.Com certeza no futuro não vai existir mais Universidades públicas todas serão privatizadas para serem administradas com responsabilidade e eficiencia.

  21. Dimas

    A GREVE É UM DESGASTES ENORME PARA ALUNOS (DE GRADUAÇÃO) E PROFESSORES. POUCOS PROFESSORES SUSTENTAM A GREVE, POIS A MAIORIA NÃO ENVOLVE. ESTA GREVE PRECISA TERMINAR Jà E MANTER, COMO TEM HAVIDO, DIALGO PERMANENTE COM O GOVERNO PARA OS ENCAMINHOS DAS DEMANDAS DA CATEGORIA.

    Responda
  22. Augusto Augustus

    Acho engraçado. As pessoas criticam fortemente as faculdades particulares no país. Estas mesmas pessoas se esquecem que a maioria dos médicos, engenheiros, enfermeiras, jornalistas e advogados que trabalham neste país foram educados nestas faculdades particulares! Pergunta: o que aconteceria se elas não existissem?

    Responda
    1. Marcelo

      Está explicado o baixo nível da maioria dos médicos, engenheiros, enfermeiras, jornalistas e advogados do país ! O problema é que, com algumas poucas exceções como a PUC R/i/o e a FGV, as faculdades particulares são horríveis comparadas às top públicas como a USP. Se tivéssemos particulares como nos EUA, sem fins lucrativos, com professores doutores dedicados a pesquisa e seletividade na admissão de alunos, elas seriam uma alternativa viável para a classe média.

  23. Beth

    Com tantos problemas que o país enfrenta por causa das greves ... e ele está apenas preocupado com o fato de que os amigos poderão ir pra praia em janeiro e ele não!!

    Responda
  24. Tatazo

    Meu filho tá em casa , a quase 2 meses por conta dessa greve que não acaba nunca. Enquanto isso,vou pagando o aluguel, a luz, a água, e o condominio de seu apartamento que está fechado,pois ele voltou pra casa, uma vez que não está tendo aula. Agora surgiu uma oportunidade dele trabalhar, mas não pode pode, devido a greve,pois não concluiu o quinto período.Pergunto, que culpa tenho eu nessa queda de braço entre professores e governo. Enquanto eles brigam eu vou pagando despesas e impostos.

    Responda
    1. Nicolas

      Caro Douglas, estão entupindo as universidades com cada vez mais vagas ao ano, apenas para constar números a mais nas estatísticas. Professores sobrecarregados. Não conseguem contratar. Não há laboratórios, e às vezes não há nem campus!!!! Aulas em canteiros de obras e em conteiners. Que diabos de expansão é essa? Estão fazendo com as federais o mesmo que fizeram com as escolas do estado. A greve não é só por salário. O podre das federais ninguém mostra, só quem e

    2. dpolo

      Mentira. Estão brigando por dinheiro no bolso. Se se preocupassem com ensino não prejudicariam os alunos dessa forma. Todo mundo quer dinheiro agora ser avaliado ninguém quer. Dinheiro não é solução para educação. Enquanto tivermos esse sistema podre e caro de funcionalismo público ensino e outros serviços continuarão horríveis.

    3. Nicolas

      A censura do jornal aos meus comentários denuncia sua parcialidade. E, sr. Pai: Os professores estão em greve para brigar por uma educação de qualidade para o seu filho, já que esta é a única forma de tentar dialogar com o governo. Ou o senhor prefere uma universidade nos moldes da deteriorada escola do estado?

    4. Nicolas

      "não podem serem demitidos" Querido, está vendo só como educação é importante? É para não permitir bizarrices desse tipo.

    5. alcides

      E os salários deles, afinal eles são funcionários públicos Estatutários que não podem serem demitidos.E ainda querem o FGTS que é uma lei perversar que dá a oportunidade de patrões privados demitirem um funcinário com 5 ou 10 anos de serviços e colocalos com o FGTS na Rua.O dinheiro que o governo rouba ao remunerar a 3% ao ano o trabalhador sendo que o dinheiro é do trabalhador e vai parar na mão dos empresários e banqueiros.Entender como esse Brasil mercantilista e corrupto.

    6. Nicolas

      Os professores brigam por uma universidade de qualidade para o seu filho estudar. Ou você prefere universidade nos moldes da escola do estado? Reclame com o governo.

  25. Nicolas

    E filhinho de papai vem dizer que vai perder o verão na praia? É mesmo esse o maior problema? Dá licença...

    Responda
    1. João Souza

      É isso aí amigo. A paciência do ilustre "aluno" deve estar no limite porque o seu bronzeado deve estar meio esvaido. Que peninha.

  26. Nicolas

    Verdade seja dita! Conheço professores doutores com pós doutorado no exterior ganhando menos de R$8mil. De onde tiraram R$15mil? Só titular. E a estrutura da carreira docente só permite uma pequena porcentagem de titulares por universidade, ou seja, a grande maioria vai aposentar sem conseguir alcançar o topo. Parem de afirmar o que desconhecem! Hipócritas...

    Responda
    1. Nicolas

      Prezado Geraldo, Diz-se "Dedicação Exclusiva". Assim, com X! Que incrível, não?

    2. gaplo

      Não tem nada de hipocrisia. A maioria dos professores só querem receber o salário, mas trabalhar não. Muitos muito nem aulas dão, mandam substituto para fazer o que é de responsabilidade dele. Isto porque se dizem que são dedicação exclusiva. professores vocês precisam trabalharem mais para poder ter um salário melhor. Tem muitos professores que são dedicação esclusiva, mas aparece na universidade muito mal para dar as aulas, isto quando aparece. Se está ruim, peça demissão e vai para o priv

    3. Leitor

      Ricardo Santos, não diga besteira sobre o que não conhece: 1) o salário de 7.600 é um salário para um profissional que, além de graduação, tem mestrado e doutorado; ou seja, pelo menos 6 anos de formação a mais do que outros profissionais. 2) o CNPq não completamenta o salário dos docentes; ele concede bolsas de produtividade a uma ínfima minoria; mesmo assim, a bolsa mais alta é de 1.500. 3) o salário final de um professor, que não é alcançado em menos de 15 anos, hoje

    4. Ricardo

      Não são tão poucos assim, não. Um professor que ganha 8 mil está no início da carreira, pois o salário dos docentes é complementado pelo CNPQ ( há professores que ganham mais de 20 mil). Experimente consultar os salários dos professores no site do CGU, talvez assim, com um adequado conhecimento de causa, você deixe de se comportar como um adolescente ridículo.

    5. Ricardo

      Um professor universitario que ganha 8 mil por mes, ou acabou de ingressar na carreira ou e um diletante que as agencias de fomento se recusam a remunerar. vou dar uma dica: entre no site das universidades, consulte o nome dos professores e depois consulte os salarios no site da CGU. Voce ira se surpreender. E tambem nao dira bedteiras como os outros. Ha professores que ganham 20 MIL.

  27. Savina

    Mas de que planeta essa pessoa veio? Claro que estamos todos cansados com essa greve, nós e nossos colegas do Brasil inteiro, mas meu querido, esse conteúdo é absolutamente ridículo.Ah! Que horror, você não vai pegar sua praia no verão. Enquanto isso esses professores estão há anos com salário sem ser reajustado. Vá então pra outra faculdade, pelo visto nem se você estivesse em Harvard ia dar jeito na sua formação

    Responda
    1. dpolo

      Que vá para Harvard? Por que esse bando de férias não vai? Mamata.

  28. Nicolas

    Fiquem atentos! Acabaram de propor 50% de cotas para alunos da rede pública (sucateada, segundo reportagem deste mesmo portal, onde diz que aluno de ensino médio público é inferior ao 9º ano particular). E estão sucateando, digo, AMPLIANDO! as universidades federais. Será que é para se adequar ao novo público?! Isso aqui vira um lixo já já, igualzinho o estado, e meu diploma vai valer menos que o das uniesquinas da vida... Acorda Brasil!

    Responda
    1. Augusto Augustus

      a proposta é mais do que pertinente. Já apontei neste bate-papo uma proposta mais ousada. 50% dos títulos de bacharel concedidos anualmete deveriam ser reservados a cotistas. Analogamete, 50% dos títulos de doutor reservados para cotistas. Finalmente, porponho que 50% das vagas de professores universitáros sejam reservadas para cotistas.

  29. marconesmacedo

    Como se faz para demitir essa gentalha e inunda as universiades públicas em busca de trabalho fácil, altos salários e vários benefícios, além da segurança de emprego? Vamos tirar esses desgraçados do serviço público!

    Responda
  30. Gabinete do Dr Montenegro

    Ui, cuidado que a paciência do estudante aí está se esgotando! "Reitero, não estou julgando em momeno algum os motivos da greve, " Mas é isso que vc fez ao longo de todo o artigo... Vc é muito incoerente. Quando for, finalmente, "descer pra praia", não esqueça de usar o filtro solar. É importante.

    Responda
  31. tati

    Bom, meu querido, onde estão esses dados que vc diz que existem tantos funcionários assim, eu não sei quanto um professor com doutorado ganha, nãos sei se chega a esse valor, sei que os que eu conheço não chega, mas em alguma universidade possa chegar a esse valor. Quem se esquiva é vc, que me parece que só quer brigar por causa própria não vê o contesto num modo geral. São muitas coisas erradas, mas temos que ver como um todo e tentar mudar as coisas não vir retratando coisas sem ter base.

    Responda
  32. Nicolas

    Na minha universidade, daqui a pouco terá vestibular para disputar vaga numa disciplina. Não consigo entrar em Ãlgebra Linear tem 3 períodos! Não há professores suficientes! Mas enfiam cada vez mais alunos todo ano! Números! É o que vale! País de hipócritas.

    Responda
  33. Augusto Augustus

    !!!!!! ATENÇÃO !!!!!! Sou pesquisador do Institut Max-Planck na Alemanha e tenho 2 (dois) doutorados!!! Existem alguns problemas que devem ser esclarecidos: 1) Aluno deve estudar, não opinar. A lição mais importante que aprendemos nas Unis é a capacidade de sermos independentes. Não dependa de aulas, FAÇA!!! 2) É fundamental acabar com a isonomia salarial. Profs. mais competentes e esforçados devem ganhar mais! 3) O governo deve adotar uma postura ma

    Responda
    1. Joaninha

      Discordo, afinal se for para aprender tudo em casa, ser autodidata então que se fechem de uma vez as universidades como no máximo ensino a distância para aplicar só avaliações! O professor qualificado é fundamental, o que desanima são os muito pic aretas, os não vocacionados, que com titulações inúteis e apadrinhamento passam nos concursos para sugar nossos impostos!

    2. Nicolas

      O comentário desse infeliz aluno mimado da UFPR não corresponde à visão dos demais discentes, que também deflagraram greve em apoio aos professores.

    3. Nicolas

      Prezado senhor, Antes de ser aluno, sou cidadão brasileiro, pagante de impostos - pois trabalho para me sustentar - e preocupado com os rumos da educação no meu país. Tenho total direito de opinar sobre algo que faz parte do meu cotidiano, e faz parte do futuro da nação.

  34. Nicolas

    Ser contra a greve é ser automaticamente à favor do sucateamento do ensino federal. Não culpem os professores, que lutam por um ensino de qualidade. Culpem o governo por conduzir o Reuni até o ponto que chegou! Pesquisem sobre o Reuni e concluam que não passa de estatística para enganar o povão o-tário desse Brasilzinho. "X universidades federais criadas!" Com aulas em conteiners ou em canteiro de obras e sem laboratórios! Faça-me o favor...

    Responda
    1. dpolo

      Me perdoe, mas esses professores lutam apenas por salários e não por um ensino melhor. Esse país tem mania de fazer paralisação total. Greve assim é injusta. Greve serve para incomodar, que façam operação padrão mas não paralisem tudo. Se os professores se preocupassem com o ensino eles não prejudicariam a parte mais fraca que são os alunos. Essa é uma greve por dinheiro e não por educação melhor - e dinheiro está longe de ser a solução.

  35. reynante

    Se tranfere para uma universidade paga e conclua seu curso, depois vá na Atlética beber com seus amigos...

    Responda
    1. O FIM DA ERA ESQUERDOZÓICA

      VOCE É PROFESSOR?

  36. Nicolas

    O jornal censurou meu comentário. Pq? Existe excesso de horas-aula por professor, impossibilitando empenho do docente em pesquisa. Cobram "x" publicações por ano, mas não há tempo hábil para desenvolver artigos com qualidade. Nem laboratórios existem em algumas instituições! E "dar aula", para quem não sabe, não se trata apenas de entrar numa sala de aula por 2h, há muitas horas por trás disso, como leitura de material, preparação das aulas, elaboração de listas de exercício, provas,

    Responda
    1. Nicolas

      Não há tanta concorrência não meu caro, existem muitas vagas que não são preenchidas em concursos, pois não há interesse. Os que podem, vão para o exterior. Procure uma matéria deste jornal chamada "25% de concursos para docentes em federais de SP não tem aprovados" (não consegui colocar o link) Informe-se antes de opinar, amigo! Está falando muita besteira aqui...

    2. dpolo

      Se professor é tão coitadinho pq há tanta concorrência nos concursos? Os caras entram sabendo quanto vão ganhar e depois param de trabalhar - greve sendo pago = férias

    3. Nicolas

      O resultado é que alguns docentes acabam optando por dar uma aula excelente, mas a pesquisa fica de lado, e outros professores dão uma aula de péssima qualidade, e utilizam seu tempo para a pesquisa. No momento não é possível ter as duas coisas, infelizmente! Poucos professores em relação ao número de estudantes, que aumenta a cada ano. E a superlotação e milhares de provas e trabalhos para corrigir? Quem critica é porque não tem a mínima ideia da situação desesperadora das uni

  37. RS

    sistema publico de educação basica precisa ser revisto em sua totalidade nossas crianças nao aprendem a ler e escrever!!!!!!!!! e mesmo assim se formam em nossas escolas publicas!!!!!!!!! somen te $$$$ não adianta tem q mudar todos os métodos educacionais inclusive de alfabetização pois são um verdadeiro fracasso!!!

    Responda
  38. Gabriel Campanini

    "[...]fiz novos amigos e pretendo fazer parte da Atlética no futuro." Leia-se: quero encher a cara nas festas da Atlética com o dinheiro do meu pai. Casse média sofre.

    Responda
    1. Edgar Rommel

      Classe média nada... o rapazinho aí tem grana.... papai e mamãe advogados famosos...

  39. Nicolas

    Prezados, Na condição de estudante de universidade federal, venho aqui expor alguns pontos de vista. Ressalto que sou apartidário. 1) Em que país professores ganham R$15mil?! No Brasil, às vezes não chega nem R$5mil liquido. Cuidado com informações equivocadas. 2)Algumas universidades chegam ao ponto de ter aulas, pasmem, em conteiners. Esse é o preço do Reuni, que aumentou o número de UF's "por decreto", com qualidade duvidosa, em prol de meras estatísticas. (aliás, eit

    Responda
    1. Nicolas

      Justamente, meu caro. USP paga 12mil. Federais? Não chega a R$8mil. Professor com doutorado.

    2. reynante

      Está aberto concurso público para professores na USP com salário base de mais de R$ 12000,00 com doutorado. Professor de universidade tem que ter doutorado obrigatóriamente, caso contrário vira uniesquina...

    3. Nicolas

      obs.: esses salários mencionados são para professores em sua maioria com pós-doutorados, alguns inclusive no exterior. Está justo estudar tanto, dar aulas em salas superlotadas, fazer pesquisa sem laboratórios e não ter nem R$5mil líquido no fim do mês? Socorro!

    4. Nicolas

      cont. 4) a soma de todos esses fatores nos encaminha para um ensino federal equivalente ao que observamos nas escolas do estado: completamente sucateado. É isso o que queremos?

    5. Nicolas

      cont. 3) Há excesso de horas-aula, impossibilitando empenho do docente em pesquisa. "Dar aula" não se trata apenas de entrar numa sala de aula por 2h, há muitas horas por trás disso, como leitura de material, preparação das aulas, elaboração de listas de exercício, provas, etc. Alguns acabam optando por dar uma aula excelente, mas a pesquisa fica de lado, e outros professores dão uma aula de péssima qualidade, e utilizam seu tempo para a pesquisa. No momento não é possível ter as duas

  40. Zé da Sirva

    Ao estudante da UFPR autor do texto: pelo seu sobrenome (quem é da área do Direito sabe de quem eu estou falando...), seus pais com certeza podem pagar uma Unicuritiba ou uma PUC. Então, meu conselho: fuja enquanto é tempo.

    Responda
    1. Zé da Sirva

      Sim, claro, a escolha é dele e se ele quiser continuar lá que continue. Por isso mesmo é que eu utilizei a palavra "conselho". Só estou dizendo que competência - algo que, imagino eu, o estudante deva ter de sobra - não adianta de nada perto de um monte de im.becis co.mu.nis.t@s que se dizem professores, dão duas ou três aulinhas de mierd@ e fazem uma gre.ve por ano. E sim, sei do que estou falando: me formei exatamente no mesmo curso e faculdade que ele.

    2. aaronbrollo

      Independente do estudante ter pais com poderes aquisitivos ou não; o estudante teve Competência para ser aprovado na universidade escolhida...

  41. amarelo

    Aos estimados estudantes: Apoiem a greve, pois assim não se repetirão a curto prazo. São equivocadas as notícias que professor ganha R$15.000,00, assim como dados sobre o plano de carreira, atual e proposto pelo governo na mesa de negociação. Prédios caindo, pondo em risco a vida e integridade física de todos - alunos, funcionários e professores - são parte das reivindicações da greve - melhorias nas instalações - assim como plano de carreiras técnico e viável. Um dia vocês lecionarão,quem s

    Responda
  42. Zeca

    A muitos anos o ensino superior público vem sendo sucateado. Os professores estão no limite. Infelizmente nesse caso, e em outros semelhantes, alguém sai prejudicado, ou seja, os alunos. Esse é o único jeito (?) que os professores tem para forçar a negociação, é uma queda de braço. No passado o PT criticava as greves, hoje eles não sabem lidar com elas...

    Responda
  43. alcides

    Na verdade o povo é rou bado por essas instituições públicas e suas estruturas de pessoal.

    Responda
  44. Observador_anônimo

    "Em janeiro, quando era para estar descendo para a praia, estarei indo para a aula." Olha só a preocupação da 'criança' qual é... E outra, parceiro, em lugar algum da CF consta direito específico à educação superior. Pede transferência! Vai pra particular! Teve $ pra bancar cursinho, tem $ pra bancar particular!

    Responda
  45. alcides

    E a estrutura dessa Universidade quantos funcinários e quantos alunos tem!Será que tem 30.000 funcionários para 30.000 mil alundos!O interessante que em lugar nenhum conseguimos ter essas informações.

    Responda
  46. alcides

    Criticas ao estudante que está coberto de razões, uma vez que quem paga os salários dos funcinários e professores são os pais desse aulo.

    Responda
    1. Observador_anônimo

      Você, eu, o estudante e os pais dele pagamos os salários dos políticos e nem por isso a gente fica 'esperneando'.

  47. alcides

    São Estatutários e não Celetistas, por isso eles tem estabilidade no emprego.O interessante que eles são tão ignorantes que querem o FGTS que é a indenização do funcionário público que depois de 5 ou 10 anos e demitido para o empresário colocar um mais novo e com salários menores.Essa é a lei do Cão para os funcionários das empresas privadas e sob a tutela do FGTS.Esse mesmo que tantos funcionários públicos imbecis que não sabem o monstro que é querem.

    Responda
    1. Edgar Rommel

      Ignorante... quem quer FGTS? se informa antes de sair falando besteiras por aí...

  48. Marcia

    Prezado estudante,Como professora da UFPR concordo com você em partes. É certo que esta greve está afetando pessoas envolvidas, mas é certo que muitos estudantes adoram este "estado de férias". Mas este não é o ponto central. O que deveria estar acontecendo agora, em meio a tantas categorias em greve, é uma discussão nacional da carreira do funcionalismo público, livre do corporativismo desagradável dos sindicatos, mas tratando com dignidade os profissionais bem formados e competentes.

    Responda
    1. dpolo

      Viu. Greve por dinheiro - não por educação melhor. E o pior que quando entraram sabiam quanto iam ganhar.

    2. alcides

      Carol tu não está falando a verdade, mas me diz a fonte para poder pesquisar onde tem os salários deles.Embora é claro 8 mil já é um salário bom e digno.Agora já deu uma olhada nas estruturas de RH das Universidades púlbicas uma vergonha 10 vezes mais funcionários na relação de funcionários e alunos.

    3. nina31

      Não conheço a senhora Márcia, nem a realidade da UFPR, mas na família temos vários professores universitários. Posso afirmar que o salário de um pós-doutor em fim de carreira fica em torno de 8 mil reais e que todos trabalham muito além das 40h semanais do contrato! O trabalho dos professores universitários é a base do país. São eles que vão formar todos os profissionais qualificados para o mercado de trabalho e, mesmo assim, ganham menos que um auditor da receita federal, por exemplo.

    4. alcides

      Dona Marcia, meus parabéns por se identificar, agora um pergunta só!Qual é o seu salário, a senhora quantas horas entra em uma sala para cumprir com suas funções de professora e a senhora esta 40 horas semanais dentro da Universidade em seu local de trabalho.

  49. Elio Ferigato

    A d r o g a é que fizeram coisas na Constituição para a Suécia. Essa das universidades federais então é um acinte com o cidadão contribuinte. Professor e funcionário de universidade deveriam ser contratados pela própria, com funções e remuneração compatíveis com o orçamento dela e com a produtividade, podendo ser demitidos como qualquer empregado quando não trazem retorno equivalente ao que ganham. Funcionário federal, com estabilidade etc. É o fim da p icada.

    Responda
    1. alcides

      Eles são Estatutários e não Celetistas, por isso eles tem estabilidade no emprego.O interessante que eles são tão ignorantes que querem o FGTS que é a indenização do funcionário público que depois de 5 ou 10 anos e demitido para o empresário colocar um mais novo e com salários menores.Essa é a lei do Cão para os funcionários das empresas privadas e sob a tutela do FGTS.Esse mesmo que tantos funcionários públicos imbecis que não sabem o monstro que é querem.

  50. tati

    Vc não perderá suas férias mas tb terá professores despreocupados com sua formação, falo isso pq estudei na PUC-PR e sei q muito da minha formação foi por mim não por professor.Você esta em uma universidade federal uma das melhores universidade do país, esta reclamando da greve, procure ocupar seu tem durante a greve e ser um profissional decente pois um você esta sendo formando com os imposto de uma nação que esta acreditando no seu potencial, não em alguém q vem reclamar das férias de verã

    Responda
    1. alcides

      Carol Rosa, a USP tem 86.000 funcionários e 76.000 mil alunos é uma Universidade Estadual mas esse modelo anomalo a uma administração de qualidade se faz presente em todas as Universidades públicas do Brasil.

    2. nina31

      Só posso rir! Mais funcionários dos que alunos!! essa foi boa!!

    3. alcides

      Tatiana, não respondeu as minhas perguntas, foi evasiva e muito astuta em suas declarações.Para se revindicar um entre aspas direito financeiro temos que ser justo e não querer o irreal para as estruturas públicas.E será que eles estão cumprindo com suas obrigações.Todos sabemos que essas instituições são anomalias administrativas, com mais funcionários do que alunos.E uma proporção justa seria 5 alunos para cada funcionários.

    4. tati

      Bom, agora pode ser uma discussão, mas eles estudaram para ter o salário que tem, mas isso sim seria uma revindicação justa para se mandar para um jornal, professores que não cumprem suas funções. A greve não só pelo salário dos professores doutores, não se esqueça disso, professores que se preocupam com os alunos e na formação deles. Não é generalizando que você vai ter alguma resposta.

    5. alcides

      Sabe qual é o salário de um professor com doutorado!E quantas horas esse coitado entra em sala de aula!E por último será que eles cumprem dentro da universidade as 40 horas semanais!

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.