Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pim

    Hélio: estupro é um crime grave sim! Você está parecendo o Maluf com o seu "estupra mas não mata". Vazar documentos confidenciais de um estado pode ser criminoso também. Imagine que durante a 2a Guerra Mundial alguém tivesse vazado o local do desembarque na Normandia. E desrespeitar uma embaixad também é criminoso. a questão parece ser apenas uma: pode a Suécia extraditar alguém por outro crime qe não aquele para o qual ela receberia o Assange?

    Responda
  2. Marcelo

    Primeiro, o crime de que ele é acusado é grave sim. E mesmo que não fosse, isso não daria ao governo do Reino Unido o poder de descumprir um mandato de prisão. Assange não está sendo perseguido por motivos políticos, nem corre risco iminente de m/o/r/t/e ou dano pessoal grave se for extraditado para a Suécia. Assim, o pedido de asilo não se justifica.

    Responda
    1. Marcelo

      Em relação ao segundo ponto do colunista, Assange, como eu disse acima, não está sendo processado por violação de segredos oficiais, mas, se fosse, tanto a lei americana como, mais ainda, a britânica preveem limitações à liberdade de expressão em situações desse tipo. No Reino Unido inclusive, divulgação de segredos oficiais por jornalistas é crime nos termos da Seção 5 do Official Secrets Act 1989.

  3. edsm

    Os absurdos da questão: ser chamado de estuprador por não ter usado camisinha? Parece manobra dos americanos pra o condenar e enforcar. Os ingleses invadirem a embaixada ou um veículo oficial? Abrirá precendentes contra suas embaicadas no mundo. E o considerar criminoso por ter revelado informações do governo americano? Que crime, se todas as informações pertencem ao povo americano e proibe-se ocultações de dados pagos com dinheiro público. Ou seja, só não é santo por ter saido com prostitut

    Responda
  4. Não tem

    O uso do cachimbo deixa a boca torta.O poderio colonial do Império Britãnico praticou mundo afora os crimes que a história registra e agora, volta a manifestar-se contra uma decisão soberana do governo equatoriano. Assange já é um herói da liberdade de informação e a Inglaterra e EUA são os vilôes.

    Responda
  5. nilton vaz

    Valeu, Schwartsman!!! Abraço.

    Responda
  6. Zézinho

    Caro colunista, pergunta fora do assunto: A ocupação da Cisjordânia está correta frente ao Direito Internacional ?

    Responda
  7. ajotage

    É uma situação legal a inviolabilidade diplomática ? Para mim, essa é uma regra internacional e legítima. Qualquer cidadão do mundo, se acolhido por uma Embaixada e Consulado, desde que tenha a sua aceitação, tem a sua garantia de integridade. Se assim não ocorrer, com todo o respeito as regras e leis britânicas, Haia terá que se manifestar e colocar uma pá de cal na questão.

    Responda
  8. Sopmac

    Os EUA e Inglaterra não são democracias, são países que usam a democracia para seus interesses próprios. É democrático fazer experiencias cientificas utilizando pessoas de outros paises como cobaias? Foi democrático lançar 2 bombas atomicas no Japão?

    Responda
    1. Marcelo

      Pessoalmente, se eu estivesse no lugar do presidente Truman em 1945, eu não teria autorizado jogar duas bombas atômicas no Japão. Mas, estritamente falando, o ataque não foi ilegal já que os EUA estavam em estado oficial de guerra com o Japão e esse estado de guerra tinha sido aprovado pelo Congresso americano conforme manda o Art. 1, Seção 8, Cláusula 11 da constituição dos Estados Unidos, tendo portanto legitimidade democrática.

    2. Não tem

      Laécio, você não tem argumentos para discutir o mérito e por isto só faz atacar as pessoas? Poeque foges da discussão do mérito ?

    3. Laécio

      Para você, que passou pela lavagem cerebral das esquerdas, democracia é o que existe em Cuba, não é mesmo, companheiro?