Painel do Leitor > Leitor critica 'política da não reprovação' em escolas públicas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. tuca

    nem vou comentar sobre isso,mas peço que façam o seguinte: tomem a tabuada de algum aluno, peçam para fazer uma descrição,composição,etc... Peçam para ler algo. peçam para interpretar um texto. tenho cunhada e sobrinhos e vejo como é o estudo hoje em dia. tenho amigos proefessores e as coisas que escuta são as mais bárbaras(não no sentido de boas). precisamos parar com essa estória de que crianças tem que ter tudo senão ficam traumatizadas.

    Responda
    1. Danebakiss

      Tabuada não foi a única coisa q o Luiz mencionou, se vc não percebeu. Mas decoreba é elemento do aprendizado, tb, pois vc decorou q o símbolo "2", ou "II", ou a grafia "dois", ou em outra língua "two" traz a ideia do número matemático 2 antes de fatorar ou fazer qualquer outra operação, não é?!

    2. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

      tabuada é decoreba! Eu lembro das fatídicas chamadas orais de tabuada, eu sempre era repreendida por demorar com a resposta... eu fatorava e chegava na resposta, e isso era mal visto pois o professor queria que eu decorasse. Temos que estimular raciocínio e não decoreba.

  2. Banana Republic

    É simples entender esse governo peteba! O que os idEotas querem é quantidade! Mais alunos formados, mais Universidades, mais bolsas e mais cotas. Para conseguir isso, é preciso "facilitar" a vida, dar menos trabalho! Esses acéfalos do governo não estão nem aí para qualidade do Ensino! O importante são as estatísticas! É (mais uma) uma vergonha nacional!

    Responda
  3. capanjo

    A Educação vive um verdadeiro labirito pedagógico, preparar o aluno para as universidades preparar os alunos para o DEUS MERCADO . A situação é critica graças a DEUS alguns já perceberam há de se preparar o aluno é para a vida ser em todos os sentidos um excelente cidadão ( fraterno, humano, solidario,bom, educado) e não o que vemos hoje nas escolas públicas, particulares elas estão formando profissionais divorciados da sociedade em que vivém, perseguindo o sucesso financeiro! e infelizes!

    Responda
  4. Boca II

    este sr é uma lástima.. e o pt suja o meu BRasil.

    Responda
  5. Macaia

    É uma lástima, mas há tempos o Governo vem usando a educação apenas como instrumento de politicagem, de discriminações e de desagregação social; até criou novos grupos sociais, para fazer de conta que está atendendo novas parcelas da população! Com isso, ao invés de povo brasileiro, temos castas sendo atendidas pelo Governo de forma política! E ainda dizem que vivemos uma democracia...

    Responda
  6. porco10

    tivemos presidente analfabeto e ta rico pra que estudar ne mercantande nunca fez nada pelo povo, mas ta sempre no governo.

    Responda
  7. Cacá Barbosa

    Eu votei no PT durante 20 anos...Via eles detonarem, e com razao, a politica do PSDB quanto a educacao brasileira em todos os seus niveis. Costumavam apoiar as greves, mostravam as falhas do ensino, criticavam fortemente o governo quanto a essa questao. Hoje eles estao no poder e vergonhosamente a gente nao ver a Presidente Dilma nem se quer ir na TV e pedir calma aos grevistas! Eh a politica de se fazer de desentido a qual ela aprendeu muito bem com o Lula. Nunca mais eu voto no PT, decepca

    Responda
  8. Elmirio Boaventura

    Senhor Ricardo Cândido.A família é a mais interessada que seus filhos aprendam e sejam homens de bem. Não têm ex-filhos como a escola tem ex-aluno aos montes. Os mais dificeis a escola joga fora, sem precisar explicar nada a ninguém. Os pais fazem o que podem e o que não podem. Quando podem pagam professoras particulares e cursinhos paralelos. Um esforço que não consegue suprir a falta de escola. As famílias não podem fazer nada uma vez que não tem uma instância onde possam reclamar e sugeri

    Responda
  9. Babi

    Eu estudei em escola estadual, e era terrível ver que, enquanto alguns se esforçavam para tirar boas notas e passar de ano, a maioria ia apenas para bagunçar, não levavam nem um caderno, tiravam sempre 0, e passavam de ano também.

    Responda
  10. Patrícia

    Assino embaixo!

    Responda
  11. Ricardo Candido de Araujo

    Se bem me lembro, não foi durante uma Administração do PT que foi introduzida a progressão continuada, ou foi? Ela aconteceu, em SP, em 1997, durante a Administração dos "mais preparados". Não concordo com ela, mas também não concordo com o antigo método "mata e esfola". Por outro lado, como já bem disse uma pessoa aqui, onde estão as famílias? O que mais pesava no tempo de estudante era o empenho que meu pai e minha mãe, pessoas de origem humilde, cobravam de mim, e ass

    Responda
    1. robertopacinoo

      Como que o primeiro foi em 97 se em 96 eu estudava pelo estado de sp e já não havia mais. Conversinha fiada a sua hein, tuca. nalha

    2. davi ramiro

      É impressionante como os pe.tra.lhas gostam de tirar o deles da reta não é mesmo? O erro dos outros justifica o d.este governo? Isso que estão fazendo é tão absurdo quanto o que foi feito anteriormente. Que partido fez ou quem ficou RICO com a medida é irrelevante pois o que está em risco é o futuro das crianças do Brasil. Acorda meu amigo!!!!

    3. davi ramiro

      É impressionante como os pe.tra.lhas gostam de tirar o deles da reta não é mesmo? O erro dos outros justifica o d.este governo? Isso que estão fazendo é tão absurdo quanto o que foi feito anteriormente. Que partido fez ou quem ficou RICO com a medida é irrelevante pois o que está em risco é o futuro das crianças do Brasil. Acorda meu amigo!!!!

    4. Marcelo

      Na verdade, a progressão continuada (que é uma ideia muito boa se bem aplicada) foi introduzida pela primeira vez na rede municipal de São Paulo pela prefeita Erundina, na época do PT.

    5. Robson

      Ricardo, Perfeita a sua colocação, mas como sempre gostam de atribuir a responsabilidade sobre todos os problemas no governo federal.

    6. WanderMac

      GOVERNO DE SÃO PAULO. A partir de 1998, com base em indicação do Conselho Estadual de Educação (Indicação CEE nº 8/1997), sustentado pelo que dispõe o artigo 32 da LDBEN, foi implantado em toda rede pública estadual o regime de progressão continuada.

    7. Babi

      Sim, foi na época do Covas, exatamente em 1997. Eu estava na 7ª série, e me lembro que antes eu me matava de estudar para não repetir em matemática, mas lembro claramente que a partir da 7ª série eu tirava nota ruim e mesmo assim passava, não tinha nem recuperação. Só fui me esforçar melhor por causa do vestibular, porque, na escola mesmo, eu não precisava nem fazer as provas, bastava responder a chamada e pronto, pois só podiam reprovar os alunos por falta.

  12. luciano

    Devíamos voltar a educação quando era na época dos militares, onde professores eram respeitados, havia cobrança para que o aluno estudasse e se não tirasse nota reprovava. Hj o aluno não estuda nada, só faz baterna e se o professor reclamar é dispensado de seu emprego..uma vergonha...

    Responda
  13. luciano

    O lema do PT é o seguinte: Se o molusco não estou e chegou a presidencia, então não precisamos de ensino médio no País. Essa é a leitura deles..

    Responda
  14. Elmirio Boaventura

    Nunca se reprovou tanto como nesses últimos dois anos. Reprovação e expulsão aos montes a ponto de fechar escola ou escola funcionando com 5 alunos por sala, enquanto outras estão superlotadas com 40 alunos por sala.Falar de Progressão Continuada sem saber o que se trata, e afirmar que a culpa é do aluno que não é reprovado é um absurdo.

    Responda
  15. Elmirio Boaventura

    Os equívocos e a má fé continuam pelas opiniões a respeito da escola pública, que responsabiliza o aluno pelo seu fracasso. A mesma coisa dizer que o sistema de saúde está falido por culpa do paciente. Aluno é reprovado, sim. Aos montes e em massa.Tanto é que se fecha escola no estado de São Paulo aos montes. Só na gestão Chalita fecharam 300. Paralelamente se torna necessário e urgente a construção de presídios que está com a lotação triplicada.

    Responda
  16. SENNA

    O baixo desempenho do ensino médio pode ser consequencias de múltiplas causas que vão desde a situação sócio-econômica dos estudantes até a matriz estrutural física e tecnológica das escolas - tem escola que ainda parece cárcere; fala-se em inclusão digital mas a maioria das escolas estão caindo aos pedações e sem formação adequada ao professor. Cingapura um pequeno país, está há séculos na nossa frente, lá por exemplo o prof para ssumir a docência após estág prático de dois anos, remunerado

    Responda
  17. Observador_anônimo

    Até onde me recordo ensino médio tem reprova anual SIM. Você está doente, vai ao médico, este lhe receita um remédio, você não toma, não se cura. A culpa é de quem? É mais ou menos assim que está sendo medida a educação no Brasil. E, numa analogia, a culpa está caindo sempre em cima do médico e não do paciente (aluno) que não se tratou. Por que esse sistema de aprovação automática funciona fora daqui e aqui (Brasil) não funciona? Cadê a família? Botou no mundo o governo cria?

    Responda
  18. falzem

    Ou seja, vai continuar no Brasil a criação de burros escolares, as crianças vão continuar a não saber ler já que nem mesmo escrever elas sabem. E com isto os políticos brasileiros continuam com a farra, afinal todos os mecanismos existentes para controlar as gastança são mantidos e governados por eles, e infelizmente o povo tá pouco se linchando em saber o que é feito com o dinheiro dos impostos que não é pouco, veja por São Paulo que só em pedágio arrecadou R$ 4.262.991.193,05 isto só este

    Responda
  19. JPs

    Concordo com leitor, e digo mais tem que haver uma exigência e no minimo nota 7, hoje há muito incentivo escolas melhores, internet, merenda, transporte para educação no entanto não exigem esforço por parte do aluno, que futuro queremos para nosso país. Onde já se viu somente ver meta de um índice e não ter nenhuma praticidade na vida de todos. Estamos a beira do caos educacional onde o importante é o volume quantidade em total detrimento da qualidade. POR FAVOR VAMOS PLANEJAR ISTO TOTALMENT

    Responda
  20. rsquinto

    Como tudo que é estatal, a educação pública é tão ruim quanto as estradas públicas, quanto a segurança pública, quanto os hospitais públicos, quanto os bancos públicos etc. Em suma, tudo o que é público é pior, mais caro, mais ineficiênte, mais currupto etc etc etc, do que o que faz a iniciativa privada...basta ver qualquer noticiário na TV. O motivo disso são os incentivos que movem os agentes públicos e a iniciativa privada. Enquanto um quer lucro, o outro não quer nada...

    Responda
  21. Fábio Nogueira

    Concordo plenamente com o Leitor. Quem já foi ou é da área acadêmica está vendo a qualidade do ensino cair dia-a-dia. Um dos principais motivos é aprovação automática. Mas existem outros fatores importantes: pouco investimento na educação e flaha na formação dos profissionais da educação, pouca pesquisa científica. O Brasil precisa se espelhar no exemplo da Coreia do Sul, em vinte anois eles conseguiram ultrapassar o nosso país e agora estão a anos-luz de dianteir

    Responda
    1. babaca

      A reprovação de um aluno nas primeiras séries de ensino, no Brasil, só serve para desestimular o aluno. Além de um ato de suprema covardia do professor contra uma criança. Ao invés de reprovar, o professor tem o dever de ensinar. Ele é pago para isso: ensinar! Quem assim pensa esta transferindo o problema de competência do professor para o aluno. Tanto a grade de disciplinas deve ser revisto quanto o método de ensino dos professores, com contínua cobrança e treinamento.

  22. Gabriel

    Realmente os tempos mudaram, a politica de educação do PT, se é que ela existe, é uma vergonha, é por estas e outras, que hoje temos um monte de analfabetos funcionais. UMA VERGONHA.

    Responda
    1. Robson

      Gabriel, Concordo que esta politica de aprovação automática é vergonhosa, mas não foi o PT que implantou este método e sim o P.S.D.B.

    2. Campeão ou nao... sempre timão!

      Tá mal informado hein. Essa política de educação que vc se refere... foi criada pelo PSDB.. que acabou com a educação e ta aí a 20 anos... e infelizmente a burrice das pessoas vai continuar mantendo o psdb no comando. Se esquecem rápido e nada muda.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.