Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Martha Verissimo

    "É bom que se diga: na sua essência, as cotas dão a um estudante que tirou nota mais baixa o lugar que iria para outro, que teve nota melhor. Alguma diferença tem que haver, senão a política seria inócua" Siplesmente falso. A cota (digamos, de x% para o grupo Y) garante que x% das vagas será necessariamente preenchido por pessoas do grupo Y. Nada garante que as x% melhores notas do pessoal no grupo Y estão fora do grupo de notas que seria selecionado na ausência de cotas. Se eduque fi

    Responda
  2. Elomar

    A coisa funciona assim: o governo nao consegue dar educacao de qualidadeaos estudantes do ensino publico. Assim, esses nao conseguem entrar nasuniversidades publicas, gratuitas e as melhores do pais. Solucao:aoinves de resolver o problema da educacao basica, estabelece-se um sistemade cotas onde as universidades publicas sao obrigadas a aceitar alunosque, de outra forma, nao passariam no vestibular.

    Responda
  3. RS

    sistema publico de educação basica precisa ser revisto em sua totalidade nossas crianças nao aprendem a ler e escrever!!!!!!!!! e mesmo assim se formam em nossas escolas publicas!!!!!!!!! somen te $$$$ não adianta tem q mudar todos os métodos educacionais inclusive de alfabetização pois são um verdadeiro fracasso!!!

    Responda
  4. Trovão Azul

    Pra quem é da turma da "boa aparência", deve achar a coisa mais normal do mundo entrar numa faculdade e ver só pessoas iguais a eles, mas pra quem não é, soa a apartheid tupiniquim. Desafiei todos meus amigos q são contra as cotas q tirem seus filhos das escolas particulares (algumas bem caras, por sinal) e os coloquem em públicas. Até agora, nada... Assim é fácil dizer que o que tem q valer é o mérito...

    Responda
  5. Sebastião Simionatto

    Eu jamais em sã consciência será contra cotas mas as intenções não acompanham os discursos. Sobre capacitação de professores, em 1988 realizei um estudo informal e após 180 dias treinando prof.' s com idade média de 40 anos reportei ao meu superior imediato: É possível sim ensinar programação a professores. Naqueles dias a plataforma Windows ainda não era comum e programávamos com linguagem Basic do Apple.

    Responda
  6. miself

    As pesquisas indicam que os cotistas tem desempenho muito inferior que os demais alunos. Não falte com a verdade, não é dessa forma que o senhor vai convencer alguém a deixar o mérito em segundo plano.

    Responda
    1. Sente o Tchelis

      Leandro, se alguém está faltando com a verdade aqui é você, um estudo da UFRGS comprovou que cotistas tiveram desempenho acadêmico superior à seus colegas não-cotistas.

    2. Trovão Azul

      Leandro, Na verdade há 2 pesquisas com resultados opostos: uma mostrando que os cotistas têm desempenho igual ou levemente superior, e outra que têm desempenho inferior. Se não me engano, uma do Ri0 (UFF) e outra de Brasília. "Muito inferior", ainda não vi...

  7. Zé Silva

    Pior do que a demofobia é a democratite, doença infantil que ataca o Brasil desde 1988. Muitos direitos e nenhum dever. Isso corrói a sociedade.

    Responda
    1. Pablo Mereles Ruiz Diaz

      Democracia é democracia, meu caro. O resto é totalitarismo