Painel do Leitor > Leitor critica 'visão estreita' do Brasil na área da educação Voltar
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Concordo em uns pontos. Está enraizada uma visão retrógrada de esquerdanas universidades, uma lavagem que os pequenos burgueses, muitos deuniversidades Federais, aceitam e que repetem em sala, transformando oconhecimento em doutrinação e revolta para com as elites. Umavitimização eterna que só cria animosidades. Talvez o problema nãoesteja nas disciplinas em debate, mas no profissional que ainda vive a guerra fria.
Um verdadeiro filósofo não é aquele que fez filosofia, assim como um professor de história nos dias atuais no Brasil, não é um historiador. Um historiador precisa de conhecimentos de lÃnguas vivas, mortas e linguagens pictóricas para fazer suas pesquisas e não os atuais que ficam repetindo as idiotices dos livros didáticos tendenciosos. Exemplo: A história de nosso império é denegrida pelos republicanos. A história do capitalismo é denegrida pelos socialistas. Religião é direcionada e castra
Não há incentivospara os profissionais e uma formação de qualidade, depois da universidade. OBrasil não possui um parque cientÃfico com o estreito comprometimento doEstado. Os historiadores estão em sala, repetindo discursos de livrosdidáticos, e não em campo, recebendo patrocÃnios para a realização de pesquisasem benefÃcio nacional. E os profissionais que se lançam à pesquisa, estão nasuniversidades cujo discurso prevalecente é esquerdista retrógada, que refletena sala.
Não se trata de preconceito contra humanas, se trata de lógica. Você aprende advocacia, medicina, engenharia no nÃvel médio? Historiadores, Geógrafos, Filósofos e outros da área de humanas são pessoas de alto nÃvel e não devem ser vulgarizados em aulinhas por professores despreparados. Os alunos de nÃvel fundamental e médio precisam de ensino de base. Cada coisa em seu tempo e lugar. Vocês de humanas se sentem diminuÃdos devido a vulgaridade com que são tratados pelo estado e opinião pública
Filosofia e sociologia exigem amadurecimento mental e cultural do indivÃduo e deveriam ser ministradas no curso superior.Mas,aprender a ler é fundamental.Sem completo domÃnio da linguagem não há como adquirir aprendizado em humanas ou exatas.Ter raciocÃnio lógico-matemático também é fundamental em uma sociedade cada vez mais tecnicista e que necessita cada vez mais do computador.Inglês também se tornou muito importante devido à s facilidades da internet em acessar os melhores livros disponÃve
Nisso o paÃs vai emburrecendo cada vez mais... pois educar virou sinônimo de passar informação, em vez de ensinar as pessoas pensarem... Nisso podemos ficar que nem os grandes paÃses autocráticos, onde ninguém ousa questionar seus governantes... todas foram desprovidos de mente e voz própria!
Mário, ninguém deve ensinar a ninguém a pensar. Isso seria o mesmo que tutelar. Acredito que o correto seria apresentar as várias correntes filosóficas e o cidadão ter cultura e desenvolvimento intelectual que lhe permita uma opção lógica. Mas, para isso precisa realmente saber ler e não ser mais um dos incontáveis analfabetos funcionais existentes no ensino médio e em cursos superiores.
A crise vem do final dos anos 70, ainda no tempo dos generais presidente, e se arrasta até hoje.Desisti de ser professor secundarista por visualisar naquele contexto este que vivemos.As minhas razões foi perceber que socilaizar a educação apenas prejudicava meus alunos, que eram pobres e trabalhavam de dia.Esta socilalização implicou da leniência a omissão ao respeito que o professor merece do aluno e os bons alunos desistiam do curso.A desintegração dos ganhos salariais, completaram a tragé
Caro professor Simionatto: quando o senhor diz "As minhas razões foi perceber", percebe-se que algo se perdeu no ensino já no final dos anos 70... "implicou da leniência"...É, realmente é uma tragédia!
Pode-se mudar o que quiser - o resultado não será alterado. Por que ? Porque educação é trabalhoso por natureza. Quem vive ou viveu no ramo sabe disso ... Educar um aluno, exige bons conhecimentos, energia, paciência, acompanhamento dentre outras coisas (recursos não humanos, por assim dizer). A não valorização do professor anula qualquer iniciativa !
sistema publico de educação basica precisa ser revisto em sua totalidade nossas crianças nao aprendem a ler e escrever!!!!!!!!! e mesmo assim se formam em nossas escolas publicas!!!!!!!!! somen te $$$$ não adianta tem q mudar todos os métodos educacionais inclusive de alfabetização pois são um verdadeiro fracasso!!!
Após o fim das olimpiadas 2012, nosso lugar no ranking olimpico é o seguinte: no ranking da corrupção e ineficacia dos serviços publicos: 1o lugar no ranking do IDH Brasil ocupa 84ª posição entre 187 paÃses no IDH 2011 agora no ranking da educação e saude publicas quem frequenta a perfiferia e suburbio das grandes cidades não tem duvida nenhuma: estamos na rabeira! nossas crianças nao aprendem sequer a ler !!! brasil 1 paÃs de tolos
Basta um cálculo para mostrar o absurdo de excesso de disciplinas. Temos 13 disciplinas, temos 5 dias por semana e 5 aulas por dia, totalizando 25 aulas. 25:13 = 1,09 aulas por semana de uma disciplina. Quem consegue aprender alguma coisa com essa carga horária? Se as pessoas pensassem, os textos de português e Inglês poderiam ser de História, Geografia, Botânica, Zoologia, astronomia, etc. Mas não, ficam aà perdendo tempo com escritores inúteis e pobres de conteúdo. Isso sim, é lavagem cere
25:13=1,92
A julgar pela comparação (ensino público x particular) o leitor acredita que a nossa "salvação" enquanto massa crÃtica está assegurada. Sincerament e ... não penso assim ! Os "clientes" de escolas particulares gastam muitas vezes mais e nem sempre conseguem obter excelentes resultados em suas vidas profissionais e até mesmo no PISA. Não digo todos, mas uma boa parte desses estudantes "sortudos", deseja mesmo é viver numa boa com resultados bem aquém do investimento feito
Na minha juventude, lá pelos anos 60, fiz o cientÃfico voltado para exatas e nem por isso me julgo um alienado. Sempre li filosofia, religião e polÃtica. Participei da vida polÃtica em minha cidade. Não concordo que uma pessoa voltada para ciências seja menos cidadão do que um estudante de disciplinas da área de humanas. Aliás, o exemplo que nós temos no Brasil é que os menos politizados e úteis à nação são pessoas advindas das áreas de humanas.
Anotado seu preconceito emrelação aos profissionais de humanas; pergunto-lhe, os "uteis" estãofazendo alguma coisa pelo Brasil, a sua geração o fez? Ah, desculpe, estavamatrás de crianças com armas nas mãos, adquirindo sucatas bélicas da II Guerra eendividando o Brasil. Sim, vocês foram muito uteis, como o são os de hoje.
Concordo plenamente, desde que com "Filosofia, Sociologia e História" você esteja se referindo a uma visão completa e abrangente dessas matérias, que analise autores clássicos e modernos, liberais e conservadores, "esquerdistas" e "direitistas", deixando o aluno tomar conclusões por si só. Agora, se você estiver se referindo apenas ao lixo marxista endossado pelo petê que contamina nossas universidades e está se alastrando para o Ensino Médio... melhor ficar só nas exatas e no Portugu
Concordo com o Sirva. O que falta, e vai continuar faltando porque é o que dá votos, é educar cidadãos capazes de pensar, discernir.Nunca chegaremos lá, infelizmente. SaÃmos de uma ditadura na qual ainda se aprendia pelo menos a ler e escrever corretamente e entramos na perversa ditadura do proletariado, que cultua a ignorância e, conseqüentemente, a alienação.Só falta queimarem todos os livros em praça pública, deixando apenas os marxistas para as aulas de uma suposta "Sociologia".
Não sou marxista. E sei do que está falando. As universidades estão contaminadas, realmente. Concordo com a primeira parte do seu texto. Abraço.
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