Educação > MEC quer substituir Prova Brasil pelo Enem na avaliação do ensino médio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pior do que isso é vincular todo ensino no paÃs a um exame sem sentido. Se qualquer ministro do governos Dilma, qualquer mestre da USP, qualquer gênio da Ciência conseguir responder 100 % das questões posso mudar de ideia. Mas para esses gênios de plantão somente o estudante tem de resolver essa prova!!!! Joga outro sofá fora porque apareceu outro amante!!!!
Finalmente o MEC aceita que a ideia do PAS-UnB é francamente superior. Não precisa nem perder muito tempo ou gastar muito dinheiro com isso: basta juntar os programas de avaliação seriada da UnB, da UFRGS e UFU (Uberlândia) e submetê-los a uma comissão realmente entendida em avaliação da aprendizagem... Curioso e achólogo não vale!
As notas do ENEM são melhores porque é um exame feito por alunos que querem ingressar em um curso superior via SiSU ou ProUni e que, geralmente, se preparam para as provas (inclusive através de cursinhos). Se o ENEM se tornasse um exame obrigatório feito por todos os alunos formandos no ensino médio, o resultado seria tão ruim ou pior do que na Prova Brasil. Ao trocar a Prova Brasil pelo ENEM, o governo pretende apenas muda uma amostra boa (equiprovável) por uma amostra maior, mas viesada.
As crianças não aprendem nada? Mude-se o currÃculo. Os adolescentes chegam à idade adulta sem saber que dois mais dois são quatro? Amplie-se o sistema de cotas para que metade das vagas nas universidades sejam reservadas aos egressos de escolas do governo. O paÃs amarga um bisonho o 88° lugar no ranking da Unesco? Conteste-se a metodologia utilizada na avaliação.
Os piores alunos nas escolas públicas e os alunos em geral das piores escolas normalmente não se inscrevem no ENEM, mas podem e frequentemente são sorteados para fazer a Prova Brasil. Ao mudar da Prova Brasil para o ENEM, o governo usa uma amostra qu deliberadamente exclui os alunos e escolas ruins criando assim uma impressão artificial de melhoria no sistema. Eu concordo com a mudança se o ENEM se tornar um exame universal obrigatório.
Só complementando, o objetivo da Prova Brasil é fazer uma radiografia daquilo que os alunos aprendem independemente de eles estarem comprometidos ou não com o ensino. Trata-se de uma avaliação da escola, não do aluno, ao contrário do que acontece no ENEM que tem outros objetivos. Ao afirmar que a vantagem do ENEM é avaliar apenas "alunos comprometidos", o ministro implicitamente assume a intenção de viesar a amostra.
Ideb mostra ensino médio ruim? Muda-se o IdebMEC anuncia intenção de substituir Prova Brasil pelo Enem no cálculo do Ãndice. Só o PT, mesmo, tsc tsc tsc
Ideb mostra ensino médio ruim? Muda-se o Ideb! Isso é PT!
me lembro da historinha velha: marido chega em casa e flagra a mulher com outro no sofa e para resolver o problema vende o sofá. eite ministrozinho medÃocre. Ô ministério ridÃculo, eita governozinho corrupto! eita povinho sem vergonha que baba esse partidozinho ridÃculo.
O que ele pretende é maquiar os Ãndices, a fim de aproveitar o rendimento dos estudantes da rede particular, no entanto o ensino público que era medido pela Prova Brasil continuará relegado ao esquecimento.
Como sempre vão mudar as moscas, mas a p0rcaria vai continuar a mesma.... Mudam o nome, destroem o currÃculo, inventam um novo exame para maquiar Ãndices, mas a escola vai continuar ruim do mesmo jeito. O braziu até parece a história do marido que chega em casa e vê a mulher o traindo no sofá. Para resolver o problema o traÃdo joga o sofa fora.... Pois bem, o paÃs vem jogando sofas fora há muito tempo...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > MEC quer substituir Prova Brasil pelo Enem na avaliação do ensino médio Voltar
Comente este texto