Painel do Leitor > Leitor defende reformulação curricular do ensino médio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Continuando, sugiro, aos leitores, que assistam a palestra em inglês com legendas em português (19min19s de duração) no Youtube, intitulada As escolas matam a criatividade.
Trabalho há muitos anos naformação de professores para os NÃveis Básicos de Ensino. Particularmente, naformação de professores de matemática. O que muitos não percebem é que, com a formação estremamente limitada dos professores desses nÃveis, não há reforma que funcione. Basicamente, reformar, agora, sem preparar, decentemente, os educadores representará dispêndios inúteis... O Brasil passou por isso diversas vezes. A grande maioria desses educadores têm pouca criatividade, por exempl
..É sempre a mesma baboseira..reformular no brasil significa, simplificar, avacalhar..todas as reformas feito no ensino só pioraram a qualidade do ensino médio...não adianta ficar nessa pasmaceira pedagogica terceiro mundista com fundo ideológico...é história para boi dormir.
Sabe o que está errado? A sociedade criou estudantes mentalmente folgados, sem disciplina e horas de estudo não funciona nada! Agora, inventam reformulações só pra passar alunos. O problema é estrutural não só da escola, mas da sociedade. Quem é dedicado se dá bem e passa com a ajuda de bons professores.
Concordo em uns pontos. Está enraizada uma visão retrógrada de esquerda nas universidades, uma lavagem que os pequenos burgueses, muitos de universidades Federais, aceitam e que repetem em sala, transformando o conhecimento em doutrinação e revolta para com as "elites". Uma vitimização eterna que só cria animosidades. Talvez o problema não esteja nas disciplinas em debate, mas no profissional que ainda vive a guerra fria.
Respeito a opinião de todos, mas o que ninguém ainda colocou em foco, é que o pessÃmo desempenho do segundo grau esta diretamente atrelado ao desempenho do primeiro grau, é um sequencia e portanto uma consequencia. Hoje as escolas em busca de um IDEB alto, fazem um verdadeira "farra do boi" nas aprovações em conselho de classe, sem se preocupar em identificar as reais dificuldades dos discentes. Na disciplina de matemática conheço casos de alunos que foram aprovados em conseho desde a 5ª sér
Sempre tem um papabÃblia para vir encher o saco.
Os "papabÃblia" deveriam começar processar quem viesse com esse tipo de preconceito!
Vou escrever com minhas palavras um texto que li a quase 2 (duas) décadas e que marcou o inÃcio do meu curso de graduação. O texto é "tudo que se tem hoje (p.ex.: avanços médicos; tecnologias) foram conseguidos com a EDUCAÇÃO tradicional de gerações passadas. O que as 2 (duas) ou 3 (três) últimas gerações estão deixando de legado para as gerações futuras?". Lembremos que EDUCAÇÃO DE QUALIDADE tem que ser conduzida por pessoas com conhecimentos em EDUCAÇÃO e
Para mudar ou reformar algo é preciso que este algo exista. SE tem coisa que não existe no Brasil é um modelo de educação nacional,objetivo e voltado para o bem estar do cidadão e do paÃs. PRIMEIRO é necessário inplantar um modelo educacional nacional, e depois se propor mudanças , SEMPRE para melhorá-lo. Fora isso é só mais um blá,blá,blá.
Fico preocupado quando se excluem da educação as matérias de formação social com religião, e conhecimento da biblia do bem.No lugar disso vem as filosofias, as sociologias, e a doutrina a favor de ser gay, e a liberdade para usar drogas como a cannabis.Uma vergonha só falta ensinar aos filhos dos ba ndidos a praticarem tir os,
pensei em responder, mas é perda de tempo discutir com alguém tão tapado
Ainda existem pessoas com o pensamento da idade média, vivo. Isso é incrÃvel.
O Brasil se perde no futuro, perde o futuro a evolução do ser Humano por interesses clientelistas.Não se pode admitir uma educação que não eduque e só pense em formar pessoas de acordo com os interesses do poder, escravizar direitos e formas uma grande boiada onde o boiadeiro Rei é o Senhor Feudal dono do Poder.Hoje não encontramos mais qualidade e sim interesses de dominio e poder na educação e no assistencialismo, o que transforma a formação em uma vergonha sem vergonha.
O que se busca é a melhoria ? Por que as escolas militares de ensino médio, claro nem todas, mas a maior parte lideram o ranking do Ideb ? A perfumaria continua, mas os resultados até aqui tem sido fracos, para ser educado. MEC abra os olhos e mire-se no sistema militar. Lá as notas e os alunos são infinitamente melhor capacitados.
O texto do artigo está excelente. Como curitibano, concordo integralmente com a análise: sob o governo esquerdista de Roberto Requião, o ensino no Paraná foi fortemente orientado por sua visão ideológica em prejuÃzo do ensino daquilo que é realmente importante aos adolescentes. Não obstante a influência negativa do governo estadual, o fato é que o MEC inflacionou absurdamente o currÃculo que está sendo exigido das crianças, que acabam "sabendo nada sobre tudo". Urge simplificar o currÃculo.
Mais disciplina por parte dos alunos, mais matemática, mais ensino técnico. Respeito as disciplinas de humanas, mas o mercado quer mesmo é trabalhadores bons em matemática, em digitação, elaboração de planilhas e bons mecâncicos. Não quer aluno bom em discutir sociologia. Essa é a verdade.
O pessoal de humanas não assumi que a área não produz tecnologia e, consequentemente, um bem estar à sociedade. Na verdade, é até exagerado chamar de ciência.
Daniel, eu nem sei se o que temos hoje no Brasil pode ser chamado de mão-de-obra. O que existe é uma fábrica de diplomas (alguns reais e outros con$eguido$), porém sem capacitação. Tudo o que não temos e, infelizmente não teremos, são pessoas com senso crÃtico. Somos um povo sem leitura, sem cultura, sem intelectual. Você disse tudo: somos um paÃs curral! O ensino nunca vai melhorar porque a polÃtica se alimenta de um povo sem educação. Somos o paÃs dos Tiriricas, do futebol, do carnaval. E
É, um mercado atrasado e primário como o nosso, realmente, precisa de quem não pensa e q só repete movimento mecânico! Sabemos, contudo, q qualquer paÃs desenvolvido, que é criador de tecnologias, métodos econômicos e sustentáveis de produção, possui uma "mão-de-obra" mais intelectualizada, de senso econômico, social e crÃtico mais desenvolvido pela leitura e discussão (sempre bem vinda). Tecnicismo e alienação é coisa de "paÃses-currais", como o nosso!
Não concordo com o João Paulo, o dever da escola não é ensinar para o mercado de trabalho e muito menos ensinar apenas matemática e ensino técnico. Escola não é uma fábrica de peões, é um ambiente onde se cria um cidadão crÃtico e pensante.
Se pautarmos a educação com "o mercado quer", as escolas públicas simplesmente deixarão de existir. Justamente pelo ensino historicamente elitizado em excesso e voltado à mera formação profissional é que vivemos essa situação lamentável no paÃs todo.
Matemática é importante mas o português é essencial e as demais disciplinas também, como história e geografia. Se for priorizado apenas a matemática não teremos bons profissionais e muito menos bons cidadãos preocupados com o seu paÃs mas sim máquinas operacionais e uma máquina pode ser construÃda com ferro, assim não precisarÃamos formar humanos para fazer trabalhos que dependem de lógica, que dependem apenas de cálculos. Precisamos de pessoas que pensem, pessoas realmente humanas.
A finalidade de uma pessoa não é ser um robô para atender à s exigências do mercado. Na reforma do ensino na década de 70, a escola se resumiu atransmitir uma carga de informações aos alunos, para prepará-los para ovestibular e daà atender à industrialização que começava no paÃs. Porém esse aluno deixou de pensar. Mais matemática sim, mas é preciso ensinar ao aluno a raciocinar matemáticamente, e não abarrotá-los de formuletas. A filosofia não é devanio, é a ciênci
Re@lmente o mercado não quer pessoas que estudam sociologia. Sociologia não traz nem faz dinheiro. Sociologia gera m3nt3s inquietas e crÃticas. O G0v3rn0 não quer isso, e se depender dele que todos fosse analfabetos - m@ss@ de manobra. Vivemo hoje o mesmo que Charles Chaplin mostrou em seu filme Tempos Modernos. Marionetes do g0v3rn0, das indústrias, do consumo. Lamentável seu comentário.Â
Realmente o mercado não quer pessoas que estudam sociologia. Sociologia não traz nem faz dinheiro. Sociologia gera mentes inquietas e crÃticas. O Governo não quer isso, e se depender dele que todos fosse analfabetos - massa de manobra. Vivemo hoje o mesmo que Charles Chaplin mostrou em seu filme Tempos Modernos. Marionetes do governo, das indústrias, do consumo. Lamentável seu comentário.Â
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Leitor defende reformulação curricular do ensino médio Voltar
Comente este texto