Educação > Dilma vai sancionar projeto de cotas nas universidades federais, indica ministro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. alcides

    teste

    Responda
    1. Não financio comunismo

      123 testando

  2. Ronaldo

    Acontece que a classe media já paga o ensino fundamental e básico dos filhos, se eles fossem para a escola publica, faltaria vagas, portanto o governo deve agradecer a Deus por isso,... alem disso, no ensino superior não tem vagas suficientes para todos, se fosse tão fácil vagas no ensino superior quanto é no ensino médio particular, poderíamos ate aceitar as cotas sem concordar com elas, muitas vezes o aluno pode pagar mais não terá onde estudar, pois as vagas foram dadas para as cotas

    Responda
  3. Osnizinho

    Corretíssimo, as universidades publicas federais, são mantidas com o dinheiro de todos os contribuintes do Brasil, então, porque continuar servindo apenas uma parcela da população ? Quem teve condições de pagar escola particular para o filho, pode perfeitamente pagar uma universidade particular e abrir espaço para que outros tenham acesso a educação também. Brasil, um pais de todos.

    Responda
    1. Osnizinho

      Na verdade, João Antonio, entram nas universidades publicas, estudantes cujos pais tem condições de pagar um bom cursinho, que na verdade, entrega as soluções mastigadas para o aluno. No mais, não são nem um pouco mais inteligentes, basta ver que quando estes alunos fazem protestos, cometem erros grosseiros de gramatica em seus cartazes.

  4. Samuel

    Aí está uma medida louvável deste governo, afinal dá oportunidades a grupos socialmente marginalizados. O interessante é que as pessoas que acham esta medida absurda creem ser normal que haja poucos negros ou índios dentro da universidade, ainda que estes também paguem impostos.  

    Responda
  5. VASCO VASCONCELOS

    Se o Presid da OAB declarou TV Câmara Prog. Participação Popular de 19.08.2011 q não fez Exame OAB, ele não tem moral p/ exigir dos seus colegas Bel. em Direito (Advs), essa excrescência. Srs.mercenários um bom advo. se faz ao longo dos anos de militância forense, tanto é verdade que nenhum dos juristas favoráveis a essa excrescência submeteu a esse bullying social.Exame da OAB tem credibilidade? 02 braços OAB Demóstenes e Perillo rejeitram PEC 01/10 PLS 186/06 q iriam banir o cassino da OAB

    Responda
  6. Dewey

    Contrário aos países desenvolvidos, gastamos 4 vezes mais em educação superior em relação a educação fundamental. É um dos motivos pelos quais temos problemas sérios na educação fundamental e consequentemente na educação superior.

    Responda
  7. Rodrigues

    Ótimo exemplo de socialismo e seu conceito deturpado de "justiça social". Tira-se de quem merece para dar para quem precisa. Parte-se do pressuposto de que quem tem dinheiro é burguês, opressor, ao invés de esforçado, trabalhador, gerador de emprego. Qualquer ambição não deve ser incentivada, mas combatida. Você não tem o direito de se sobressair, principalmente quando rodeado de mediocridade. Tudo em prol de forçar igualdade entre pessoas que se esforçam e merecem resultados diferentes. /p

    Responda
  8. Marcos Pavão

    As pessoas estão reclamando de que? A classe média deveria ter visto isso quando arruinaram com o ensino público e a parte da sociedade que tinha voz mais forte escolheu por colocar seus filhos no ensino particular e usar do "jeitinho brasileiro" pra dizer que aquele problema não era deles... bem, hoje o problema atingiu a classe média e no futuro vamos lidar com o resultado da tal progressão continuada que até agora também tem sido ignorada por todos. Já pensou + 25% de cotas pra corrigir?

    Responda
  9. Rodrigues

    As pessoas vão começar a refletir se há razão em pagar escola particular. Melhor matricular na pública e pagar reforço a tarde. Os colégios particulares (punidos por terem ensino melhor) vão diminuir, e vai faltar assento na escola pública. Quando o governo perceber isso vai colocar cotas também para o ensino médio. Aì você que é branco e paga mais impostos que a maioria vai perder completamente o direito a receber educação grátis. Esse é o conceito de "justiça social" do PT. Gostou? Vota ne

    Responda
  10. alcides

    O que prepara o jovem para o vestibular não é o fundamental é o secundário e sim os cursinhos que todos fazem quando estão no terceirão.A pergunta que fica é a seguinte, se o jovem é de uma escola publica e o outro de uma privada e os dois fazem o mesmo cursinho, será que o da pública vai ter vantagem sobre o outro!geralmente e muitas vezes o jovem que estudava na escola privada tem menos dinheiro do que aquele jovem que estudava na escola pública por desleixo de seu pai.

    Responda
  11. alcides

    O primeiro ato do PT para destruir com a Republica Democrática é o sistema de cotas que eleva privilégios e destrói direitos de igualdade.Segundo o PT vai vir com um projeto de aposentadoria para quem ganha o bol sa fam ilia.Terceiro absolver os crim inosos do mensalão.E por ultimo a reeleição do Lu la seu idolo como o Romário.

    Responda
  12. alcides

    Meu Deus o que o PT está fazendo com o Brasil isso é uma vergonha algo estarrecedor.O PT está destruindo com a Republica Democrática, destruir com um sistema politico para fazer valer suas doutrinas comunistas.Meu Deus isso é um crime mais violento que o mensalão.

    Responda
  13. alcides

    E as pessoas que tem condições de manterem os filhos em escolas privadas e por interesses de querer manter aparências sociais com carros do ano e eventos sociais na alta burguesia mantem seus filhos em escolas públicas e no ano dos vestibulares pagam para eles cursinhos privados para passarem nos vestibulares vão ter esses previlégios.Vai ter tantas ações na justiça para fazer justiça para essas injustiças de direitos que essas tais de cotas vão gerar.

    Responda
  14. alcides

    Se sancionar esse projeto oportunista, vai se recolher a sua mediocridade e seu despreparo político e administrativo.Fazer politicagem de acordo com interesses clientelistas, é um ato de destruição da democracia.

    Responda
  15. Luciano

    "Pela primeira vez na história, as melhores universidades vão se abrir pros alunos da escola pública..." Sério mesmo que ele disse isso? Antes o vestibular era restrito aos estudantes de escola particular? O Brasil é uma piada de mal gosto...

    Responda
    1. alcides

      Luciano, era para aluno que estudava, era um sistema de direitos iguais, e hoje vai ser de privilégios, estão enterrando com a democracia no Brasil.

  16. Alves

    Acabo de receber o boleto de matrícula 2013 da minha filha que cursará o 8º ano. R$ 1063,00. Sabe quanto eu posso deduzir no meu IR...kkk você sabe né? Pago quase R$ 1.000,00 para manter o plano de saúde meu e da minha familia,pago previdência privada ,além claro do INSS, IPVA, IPTU, ICMS ....sabe por que pago uma escola descente para as minhas filhas? Por que eu sou um esnobe! O ensino público é excelente no Brasil ! Eu estudei numa escola pública. Hoje é impensável! Por favor D I L M A pen

    Responda
    1. alcides

      Enquanto tu dedica tua vida profissional ao respeito de tua família, não tendo carro do ano, não saindo em grandes eventos sociais, tua filha não vai ter mais direitos iguais aos outros, que matém aparências sociais e não ligam para os filhos colocando ao ensino público.Isso é injusto e todos fazem o mesmo cursinho privado para preparar para o vestibular!Como vai ficar isso dona Dil ma, e os corporativistas e oportunistas de plantão.

  17. Cris

    Planalto vetará artigo da Lei de Cotas para que Enem seja critério de seleção OESP

    Responda
  18. Paulo Prado

    Até o final da matéria estava concordando, mas discriminaram as próprias cotas dando prioridade "dentro" das cotas para ne/gros, ín/dios e pardos. Se o indivíduo estudou sempre em escola pública mas não se enquadra como ne/gro, ín/dio ou pardo vai ter que concorrer pela outra metade das vagas com os alunos mais bem preparados. Eu pergunto: Qual a diferença entre um branquinho, negrinho ou pardo dentro de uma escola pública? Não é a mesma professora? O mesmo diretor?

    Responda
    1. Cris

      PAULO CESAR: VC CHEGOU AO CERNE DA QUESTÃO. OS PETEBAS SÃO RACISTAS ATÉ O FUNDO DA ALMA. PARTEM DO PRINCIPIO DE QUE INDIOS E BRANCOS SÃO TÃO, MAS TÃO INFERIORES, QUE PRECISAM SAIR COM VANTAGEM SOBRE QUALQUER BRANCO.

  19. HuqqerT

    Depois que um 4n4lf4bet0 funcional chegou à presidência, pergunta-se: para que estudar?

    Responda
  20. Não financio comunismo

    Será que vão fazer teste de DNA? Só assim para saber a sua real origem

    Responda
  21. Zamoth

    Atentem para esse trecho: "As universidades vão ter que se preparar para receber esses alunos. Porque onde necessitar um nivelamento, vai ter que fazer um nivelamento. Vai ter que ter um período [de adaptação] pros alunos, inclusive nas férias. Nós temos que desenvolver políticas para acolher esses alunos, e dar condições plenas para que eles se desenvolvam na universidade" Pergunta: - Porque não fazer isso no ensino médio? Não é o ensino médio que deveria preparar o aluno para a Univ

    Responda
    1. Ordem e Progresso

      É que o Guverno "num tem dinhero sabe".É muito caro melhorar o ensino básico e médio. Então toma-se medidas paliativas jogando todo o peso histórico de educação primitiva no Ensino Superior, que demanda alunos já com conhecimentos básicos, interdisciplinares e científicos.Mas nada disso é importante pro G.ov.erno. O importante é "incluir", formar o mundo de aparências. Como o L.ula não precisou de ensino básico para se tornar Dotô, então o povo n precisa tb. Seremos tds sindicalistas preside

  22. Rodrigues

    "... agora os estudantes da escola pública vão poder estudar nas melhores universidades do país..." É Mercadante, será que depois dos da substituição dos critérios meritocráticos de seleção por critérios políticos as Federais vão continuar sendo as melhores universidades do pais? As universidades americanas disputam os melhores alunos a tapa não é a toa. Elas sabem que é a presença deles que define e mantém a qualidade da universidade. Não tem mágica: alunos ruins, universidade medíoc

    Responda
  23. Fábio

    Conheço pais q tem propriedades, desfilam em camionetões e não ligam a mínima p a educação dos filhos, jogando eles em qquer escola pública gratuíta. Eu q ando de carro 1.0 e pago aluguel sou penalizado por fazer sacrifício de pagar um colégio particular e dar uma boa base p meu filho. Governo medíocre!!

    Responda
  24. HuqqerT

    Como sempre a demagogia é a ferramenta desse governo nojento.Como sempre o coitadismo prevalece sobre a meritocracia.Como sempre o poder se concentra nas mãos do funcionalismo público, que trabalha mal entre uma licença e uma greve.Como sempre, a educação, a base do desenvolvimento de qualquer país decente, é jogada no lixo.

    Responda
  25. jose Sampaio

    Ensino das escolas públicas "meia boca" - 50%- , para conseguir um diploma meia boca, para conseguir um emprego meia boca, para formar uma nação ...meia boca...

    Responda
  26. Nina

    As universidades vão ter que se adaptar aos cotistas????? Como assim???? Será que nossa educação já não foi nivelada por baixo o suficiente????

    Responda
  27. FC

    Estou preocupado com minha filha: - Ela é branca; - Pago 27,5% de IR, logo não tenho bolsa de nada; - Estuda em escola particular Acho que vou mudar para a Noruega...Aqui minha filha não vai ter acesso a nada...

    Responda
    1. Osnizinho

      Quanto coitadismo, quanto vitimismo, quanta arrogancia. Então quer dizer FC, que as portas tem que ser fechadas para os filhos dos outros para que a sua tenha sucesso ? Todos neste pais pagam impostos, isto não é um mérito exclusivo seu. E de verdade, quem não esta satisfeito no país, tem mais é que se mudar mesmo.

    2. Cris

      FC: Sua filha também é hetero? É alfabetizada completamente? É cristã? Chi.... Então danou-se. No Brasil, branco, hétero, cristão e alfabetizado plenamente não têm chances.

    3. Cris

      HUMBERTO: MUITOS MAIS DO QUE VC IMAGINA! PARE DE FALAR NOS NEGgROS COMO SE FOSSEM RACA INFERIOR, DE COITADINHOS INCAPAZES.!

    4. Holtzuc

      Para começar a pagar uma alíquota de 27,5% no IR você precisa receber no mínimo 14 salários mínimos. Verificando, aguarde...

    5. Alexandre Luiz

      Pois é, pra pagar uma alíquota de 27,5% significa que recebe acima de 4 salários mínimos. Sabia que ne-gros recebem em média 1,5 salário mínimo?

  28. luciano

    vamos iniciar uma campanha pelo sistema de cotas para brancos nos estados onde predomina a raça negra...nada mais justo...

    Responda
  29. Luiz Canedo

    Esta medida será o "emburrecimento" das universidades públicas do Brasil. Por ser uma medida mais fácil e populista, preferem destruir as universidades públicas do que consertarem o ensino médio e fundamental... Patético !!! O mérito e o esforço de cada pessoa é desvirtuado pela implantação das mais variadas cotas. Como engenheiro civil formado pela UFRJ, só existem 2 saídas p/ esta medida: Ou se destrói a qualidade do curso ou nenhum aluno c/ pouca formação básica conseguirá terminá-lo...

    Responda
  30. luciano

    Ao invés de melhorar a educação no País o governo usa o esquema de cotas....palhaçada...fora PT..greve geral já....

    Responda
  31. Osmar

    Essa medida pode ser viável desde que também haja um critério de uma nota mínima para se entrar nas universidades, caso contrário haverá um nivelamento por baixo. Trabalho com ensino médio e tenho excelentes alunos que jamais poderiam pagar uma universidade particular. Quem pode pagar um ensino médio particular, em tese, também poderia pagar uma universidade particular. Assim haverá mais justiça social. Nem sempre os menos favorecidos estão nessa situação por serem acomodados.

    Responda
  32. Ale

    Somos assalariados de classe média, pago 27,5 % de imposto de renda, não recebo nenhum serviço público decente e porque pensamos no futuro de nossos filhos e procuramos as tripas coração dar uma educação de qualidade, vamos ser excluídos da sociedade. O Brasil NÃO É DE TODOS NÃO !!!!!!!!! Governo nojento

    Responda
    1. H Tavares

      Excluídos? Só faça o mesmo que vc faz com os estudantes da rede pública, mande estudar mais.

  33. JUNIOR

    Deveria sancionar como esta ,entrar na faculdade sem vestibular , assim no primeiro ano da faculdade de medicia iria ser alfabetizado , apender tabuada ,etc , essa é a lei do PT

    Responda
  34. Andressat

    Será que podem aproveitar e criar cotas pra quem usa óculos?

    Responda
    1. Nina

      Podiam também criar cotas para baixinhos.....

  35. Ronaldo

    Existem pessoas que pensam que TODOS que estudam no ensino PARTICULAR é rico, esquecem que o pais fazem grande sacrifico para que seus filhos tenham uma boa FORMAÇÃO, ou seja, o OBJETIVO PRINCIPAL não é que o filho passe num vestibular de uma faculdade publica. mas existem aqueles que pensam em burlar o sistema, ou seja, tem gente pensando em estudar no ensino público e, nesse meio tempo, ele reforça o estudo com cursinho pagos, ou será que vai ser proibido alguem fazer isso.

    Responda
    1. Não financio comunismo

      Meu vizinho é pedreiro, troca de carro todo ano, vai pro bar todo dia depois do trabalho, aos finais de semana ele vai para praia com a família e os filhos dele estudam no colegio público ao lado de casa e não declara IR e não paga imposto, eu não troco de carro a mais de 5 anos, quando volto do trabalho vou para casa jantar para n gastar o dinheiro do colégio da minah filha, viajo só quando sobra dinheiro, pago imposto de renda e o filho do vizinho que vai pra Faculdade Federal por cotas /

    2. Ronaldo

      Portanto, resta saber se vai haver vagas no ensino médio público, se não fosse as escolas particulares e os pais dos alunos da classe média, o governo não conseguiria dá conta de financiar o ensino, portanto VETA DIL.MA.

  36. Alexandre Luiz

    Queremos cotas também para ne-gros em concursos públicos. Isso já está sendo feito no RJ.

    Responda
    1. kosmos

      Esse é o pensamento típíco de quem não tem competência para estudar para uma prova legítima.

    2. FC

      Eu também quero COTA para quem tem 32 anos, 1,75 m, 85 quilos, nasceu no dia tal....

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.