Educação > Garota de 13 anos narra problemas de escola em diário na internet Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Capitão Spiff

    OH... POBRE PROFESSORA... NEM SABE O QUE ESTà FAZENDO NUMA SALA DE AULA. Ô TIA, FAZ O SEGUINTE, COMPRA UM TABLET E CRIA UMA CONTA NO FACEBOOK. AJUDE EM VEZ DE ATRAPALHAR. CRIA VERGONHA NA CARA E ACEITE O FATO QUE TUDO NESSE PAÃS ESTà PRECISANDO DE UM APERTO. CAI NA REAL E SAIA DA ESCURIDÃO.

    Responda
  2. Ana Luchesi

    Parabéns garota de 13 anos, mas com espírito evoluido o bastante para mostrar pra nós que, o ensino público está desta forma não é só culpa dos governantes é muito mais responsabilidade dos dirigente e funcionários das escolas que não assumem o papel de educadores e zeladores dos bens públicos.Acredito que está despontando no cenário do planeta Terra, indivíduos embuidos de cidadania e compromissados com o bem estar do próximo,queira Deus que esta menina seja uma govenante do futuro.

    Responda
  3. Tucunare

    Parabéns à garota. É de cidadãs como vc e sua mãe, que este país precisa. Parabéns a vcs. Pessoas corretas, sensatas, honestas. nota 100000000000000000000

    Responda
  4. ferrin

    Queria eu ter a sabedoria e a coragem dessa garota para coloar no facebook os desmando no meu estado e no pais sobre a educação saude e tudo mais, parabens Isadora, é de pessoas iguais a vc que o pais esta precisando, nao desses politicos l a d r o es que estao ai.

    Responda
  5. André Luiz Moura

    Que bom que no caso dela as denúncias funcionaram e eu acho um absurdo eles quererem reprimir a moça. Eu mesmo já fiz dezenas de denúncias sobre vários assuntos e vi várias mudanças ocorrer, mesmo assim, ainda que as coisas não mudem sempre, temos que continuar.

    Responda
  6. Sérgio Neves

    Se essa diretora não for trocada tem boi na linha. Parabéns a aluna e bem que a secretaria de educação podia mandar essa diretora para casa.

    Responda
  7. Edilene

    A escola devia se orgulhar da iniciativa brilhante dessa aluna e dar-lhe seu total apoio, todos sabemos que a instituição escola pública está falida e para os governantes, quanto mais ignorante seu povo melhor pra eles.

    Responda
    1. Sérgio Neves

      Edilene, a escola não se orgulhou porque provavelmente os erros apontados pela aluna eram da professora, dos professores e dos funcionários. Ninguém quer saber de nada nesse país, nem mesmo da educação das crianças, adolescentes e jovens. O dinheiro para essas manutenções deve estar sendo desviado para o bolso de alguém.

  8. Anti Comuna de Rolex

    Tem alguns aspectos interessantes a serem observados: 1 - Florianópolis é a 1ª colocada no IDEB entre as Capitais no ensino público, a única com 6. 2 - Se esta menina tem a capacidade de fazer este blog com 13 anos, a escola apesar dos pesares lhe deu uma boa base em português. 3 - Bem próximo ao Santinho, tem uma das favelasmais perigosas de Floripa, que é a Favela do Sirí, de onde devem vir boa parte dos alunos da escola, e que não devem ter lá muito zelo com o patrimônio púb

    Responda
  9. boe

    SE todos tivessem iniciativa igual á esta estudante, o mundo seria bem melhor, ou pelo menos, alguns problemas que dá para ser resolvido,porém se não for pressionado pela sociedade os governantes as deixam ao esquecimento.Aprovo a atitude dessa aluna.

    Responda
  10. spm

    O Brasil jamais vai mudar se não quebrar esse paradigma:O brasileiroÉ:pacífico/trabalhad or/honesto/generoso. Odiamos a verdade, somos FALSOS. Detestamos trabalhar (quem continuaria trabalhando se ganhasse na mega sena?), somos honestos somente quando convém, ou seja, igual a todo político que criticamos, e só tratamos bem (somos generosos) com alguém que poderá nos retribuir o favor. Educação Cívica, precisamos mudar do "eu tenho direito" para: as pessoas ao redor têm direitos tb.

    Responda
  11. Ferballes

    Ela, a garota, está certíssima, está na hora dessas escolas levarem a sério a vida e o currículum escolar dos estudantes, nenhuma entidade educacional é de graça, nem as públicas porque são custeadas com verba do povo, dos trilhonários impostos arrecadados. A justiça deve ficar de olho nesses retaliadores.

    Responda
    1. Ferballes

      Tamos sim que usar as redes sociais para revolucionar esse país, já que governantes de legisladores não o querem. Vamos usar o Faceboock para agilizar uma reforma ampla nos códigos penal e processual, além da educação brasileira. Reforma já!!!

  12. ifotac

    Quando uma criança chega a apontar esses tipos de problemas é porque há descaso nessas obrigações e, então, o melhor é gerar um constrangimento tornando pública a situação. Represálias à aluna, azar direção da escola porque, quanto maior a represália, maior a repercussão sobre a questão. Pagamos escolas públicas e privadas e, por isso, temos que exigir o melhor para nossos(as) filhos(as). Sem exigência não há qualidade. Vide A Prática do Azar no Blog: encontroconsigomesmo.spaceblog .com.br

    Responda
  13. João Pedro

    Sou professor de escola pública (há mais tempo do que gostaria) e aprovototalmente a transparência dentro das escolas. Desde despreparo e faltade material até vandalismo e trafico dentro dos muros escolares. Issomelhoraria a educação; técnicos de governo tomando decisões dentro degabinetes, não.

    Responda
  14. Gabinete do Dr Montenegro

    Parabéns à menina. Que o FaceBook sirva de plataforma para divulgação de tais atos. Mas não pode parar na política, tem que entrar nas empresas que descumprem o código de defesa do consumidor, por exemplo. (Na verdade, o que ela fez é o que o ProtesteJá do CQC faz.) Se continuar assim, não vai demorar muito até que alguém proponha uma Lei para fechar a Internet no Brasil. Não tenham dúvidas.

    Responda
  15. JASON

    Nossa, essa garota merece um prêmio! Já pensou se todos brasileiros fossem assim? Seríamos a maior potência do planeta.

    Responda
    1. Sérgio Neves

      O brasileiro não consegue nem votar direito, a maioria vende o seu voto. Como podemos ser potência com essa mentalidade? Ele mal consegue perceber de onde vem o dinheiro que paga a saúde, a educação e a segurança. Se querem mudança, é preciso mudar o voto. Essa mudança começa com o povo.

  16. Rê

    Que garota incrível!Se todos os jovens fossem assim... Eu tentei fazer algo parecido e fui presa na estação de trem da CPTM...

    Responda
    1. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

      É permitido filmar e fotografar na cptm, mas não no metrô. Na cptm vc só não pode usar comercialmente as imagens.

  17. monja

    Graças ao E C A infelizmente os professores pouco podem fazer, a direção da escola tem que agradecer a esta menina. Pelo menos ela teve coragem de mostrar o que quase todos os alunos fazem: Destruir escolas, patrimonio público.

    Responda
  18. Adriano Souza Almeida

    Sou professor e acho excelente a iniciativa desta aluna. Talvez, quando escancararmos a realidade do ensino público, a sociedade se dê conta dos tremendos erros cometidos nele - a começar pelos salários vergonhosos dos professores, e indo até o péssimo curriculum, à contratação de maus profissionais (por economia), e à tolerância com o vandalismo, grosseria, desrespeito e desinteresse de uma parcela de "alunos" que só depredam e perturbam a todos.

    Responda
  19. caca

    Aluna de coragem, pois a internet, sendo usada pra as coisa boas e melhor ainda, pois na internet é vista por muitos e de uma maneira bem rápida, ao contrario das nossas autoridades e representantes do povo que estão andando pra tráz, na justiça as coisa são lentas demais viram novelas sem fim, como no caso do mensalão, a internet a serviço da verdade nua e crua se remendos o qual já preocupa os mal administadores e certas alas do governo, que nunca funciona assim com eles também não funcion

    Responda
  20. MH

    Entretanto, hoje, a necessidade de discutir e defenderdireitos está sendo feita por via indireta. É uma atitude perigosa e quepoderia, supostamente, definir a formação da cidadania sob concepções malconstituídas. O cidadão, que identifica o seu direito e conhece as regras desua instituição, não necessita criar um "tribunal de defesa" prévia, para lutarpor seu direito. Maria Helena

    Responda
    1. MH

      Adriano, Boa tarde. Quando me refiro ao perigoso é na direção de que o cidadão,assim formado, não tem poder, capacidade e liderança para realizar um enfrentamento"cara a cara" ao fazer valer o direito. Necessita buscar anônimos. Abre mão de lutarao lado de sua comunidade. E, de certa maneira, subverte normas. Seria o conviteà implantação da não obediência civil posteriormente.

    2. Adriano Souza Almeida

      Concordaria em tese contigo, mas acho isso ótimo e não perigoso. Quanto mais a população busca defender direitos por via indireta, mais isso é sintoma da falência das instituições. O povo em geral começa a organizar-se para conquistar aquilo que lhe é negado por autoridades de péssima qualidade, corruptas e lentas. Veja o ECA, essa ABERRAÇÃO, que resultou na geração de adolescentes semiselvagens de hoje, ou a "progressão continuada", que destruiu o ensino. Como calar-se ante tudo isso?

  21. MH

    É necessário, jamais, calar-se frente ao que é direito do cidadão e nãoé observado. Para tanto, em qualquer esfera pública, ou, privada há instrumentolegal conduzido por grupo colegiado, para solucionar a imperícia de agentes quedesprezam o direito do cidadão. Escola- tem um colegiado, ou, grupo colegiado para ondedevem ser levadas todas as irregularidades , além de um órgão regional e central(secretaria educação municipal ou estadual dependendo da rede). (continua)

    Responda
  22. MH

    Entretanto, hoje, a necessidade de discutir e defenderdireitos estão sendo feitos por via indireta. É uma atitude perigosa e quepoderia, supostamente, definir a formação da cidadania sob concepções malconstituídas. O cidadão, que identifica o seu direito e conhece as regras desua instituição, não necessita criar um "tribunal de defesa" prévia, para lutarpor seu direito. Maria Helena

    Responda
  23. MH

    Entretanto, hoje, a necessidade de discutir e defenderdireitos estão sendo feitos por via indireta. É uma atitude perigosa e quepoderia, supostamente, definir a formação da cidadania sob concepções malconstituídas. O cidadão, que identifica o seu direito e conhece as regras desua instituição, não necessita criar um "tribunal de defesa" prévia, para lutarpor seu direito. Maria Helena

    Responda
  24. MH

    É necessário, jamais, calar-se frente ao que é direito do cidadão e nãoé observado. Para tanto, em qualquer esfera pública, ou, privada há instrumentolegal conduzido por grupo colegiado, para solucionar a imperícia de agentes quedesprezam o direito do cidadão. Escola- tem um colegiado, ou, grupo colegiado para ondedevem ser levadas todas as, além de um órgão e central(secretaria educação municipalou estadual dependendo da rede). (continua)

    Responda
  25. Lúcio Almeida

    Só não entendi a estória do "vai processar...". O que alegariam no processo? Nós devemos processar os políticos e responsáveis pelas verbas destinadas ao colegio que não executam um serviço adequado condizente com o valor que pagamos em impostos. Eu falo e repito, nós cidadãos devemos ter consciência que o funcionário publico e os políticos são nossos funcionários e devem SIM satisfação a nós. Não fez o serviço direito tem que ser demitido como acontece no setor privado.

    Responda
  26. Jorge

    Isadora Se alguem te processar (duvido que alguem seja tao parvo pra fazer isso, mas vai saber...) , pode abrir uma vakinha na internet para bancar os custos de um bom advogado que eu ajudo, e tenho certeza que um monte de outras pessoas ajudarão. Você está apenas exercendo a sua cidadania, os seus direitos. E é claro que tem incompetente que nao gosta de ser cobrado por resultados. Continue sem medo pois milhares de brasileiros tem os olhos em você.

    Responda
  27. Iza010509

    PAREBÉNS !!! VAMOS FOTOGRAFAR BRASÃLIA PRA VER SE RESOLVE TAMBÉM !

    Responda
    1. Lúcio Almeida

      Iiiiiiiiiiiiiiii, lá nem fotografando, pegando em flagrante ou até mesmo o sujeito confessando ( vide R0bert0 Jefers0n ). Os caras falam que fizeram uso de dinheiro publico em beneficio proprio e o processo r0lla durante anos com investigações inuteis e declarações de "eu não sabia". Bannd0 de sem vergonha

  28. Felisberto Pilon Queiroz

    Vergonhosa a reação dos profissionais do estabelecimento de ensino!

    Responda
  29. Marquys69

    Parabéns garota. Tão novinha e já fazendo a diferença. Afinal é para isto que existem tantas ferramentas ao dispor de todos. Entretanto, nem todos tem disposição coragem e vontade de fazer uso corretamente. Sua atitude corajosa, foi para beneficiar toda uma comunidade indiferente e conformada com os problemas com os quais convivem.

    Responda
  30. Marquys69

    Parabéns garota. Tão novinha e já fazendo a diferença. É isto mesmo que todos deveriamos fazer. As ferramentas estão ai ao dispor de todos, mas nem todos tem disposição e vontade de usar corretamente. Afinal sua atitude foi para beneficiar toda uma comunidade indiferente com os problemas que os afeta no dia a dia.

    Responda
  31. J Alex

    POR ACASO...a Diretora já teria chamado os pais de algum aluno que depreda ou pixa essa escola? Claro que não!!! Ela se apoia no ECA....

    Responda
  32. Ricardo

    Menina de grande valor a ser copiado pelos brasileiros. Coloco muita fé que essa geração pode melhor essa nação.

    Responda
  33. Atila o Huno

    O exercício da cidadania no Brasil tem, como consequência imediata, o repúdio agressivo dos que se sentem em casa ou se beneficiam da barbárie. A blogueira em questão é criança e não sabia disso, por isso agiu como cidadã. Mas qualquer adulto que fizer o mesmo deve estar preparado para sofrer consequências pesadas. Pode perder o emprego, amigos, vida social. Ou pior, como acontece com Yoani Sanchez, Julian Assange e Ricardo Gama, só pra citar alguns dos que correm risco de vida.

    Responda
  34. Observador_anônimo

    Quem quebrou a fechadura? Quem arrebentou o 'espelho' e puxou os fios da caixa de passagem? Quem quebrou as mesas? A escola onde minha esposa leciona foi reformada no final de 2010, 3 meses depois já não existia mais um único vaso sanitário, portas e divisórias no banheiro dos meninos... Quem quebrou?

    Responda
  35. Simona

    Ouvi uma discussão numa rádio sobre a degradação do patrimônio artístico e cultural do Brasil. Igrejas caindo aos pedaços em lugares como Olinda. O padrão é esse: deixem as escolas o patrimônio apodrecer. A maioria do povo não se importa. Quando vou a Florença ou Veneza e vejo preservados igrejas antiquissimas, obras de arte de 500 anos, palácios de 1000 anos nos quais é possível entrar p/ visitar, sinto vergonha de nós. Desgosto profundo do Brasil. Nem escola q preste podemos esperar ter aq

    Responda
  36. Anderson Souza

    Quem exerce cidadania no Brasil é perseguido. O país tem a cultura do "deixa pra lá" e quem vai atras dos seus direitos é arruaceiro, é baderneiro, etc. Parabéns à garota e à sua mãe. Se 1% dos brasileiros fizessem isso teríamos um país muito melhor.

    Responda
    1. Ricardo

      O silêncio e a omissão são as armas da corrupção. Todos temos que participar e colocar a "boca no trombone".

    2. Ricardo

      O silêncio e a omissão são as armas da corrupção. Todos temos que participar e colocar a "boca no trombone".

  37. Mzlmauricio

    Leciono em uma escola da perifeira de São Paulo, a situação é identica. Parabéns a aluna que fez denuncias. Nota zero a direção e corpo docente, que achou ruim ! Além disso, graças ao "ECA", alunos que destroem o patrimonio público,infelizmente são quase que inimputáveis!

    Responda
    1. DuLima

      Só acho que ela nãoo pode filmar aulas. Mas parabens pela iniciativa.

  38. Simona

    Às vezes acho q p/ viver no Brasil temos q ser selvagens. Todos os dias no caminho para o trabalho eu vejo a imundície e a degradação, carro estacionado sobre faixa de pedestre, lixo no chão, até lixo hospitalar vejo na calçada, gaze com sangue q o povo vai arrancando e jogando na calçada (trabalho na frente de um hospital). A pessoa civilizada sofre pq não consegue se adaptar a esse chi queiro. Sinto pena dessa menina pelo espírito que ela tem. Seria mais fácil não ser civiliz

    Responda
    1. nADA

      Nossa Sra. Si Macari, não vejo motivo algum para se ter pena da menina, ela está fazendo o que muitos descontentes com suas cidades, bairros, escolas, etc. deveriam fazer. A senhora, por exemplo, poderia tomar uma atitude dessas em vez de desejar ser como os "selvagens" que a sra. relata em seu depoimento. é tempo de mudar sra. Si Marcari, e não se conformar sra. Si Macari, não se conformar...

    2. Márcio Della Rosa

      Se o motivo de nossa vergonha fosse somente a imundície... Passe, então, pelo Largo São Francisco e pela Praça da Sé, por exemplo, e verá que o problema é ainda mais grave... nesses lugares há PESSOAS espalhadas pelas calçadas! A POBREZA é subproduto da Sampa industrial, mas parece que a prioridade por aqui ainda é melhorar o tráfego de veículos...

    3. Simona

      Eu sei disso, mas eu sinto pena. É mais fácil viver no Brasil se a pessoa é aquele tipo porca que suja rua. Gente civilizada como essa menina sofre aqui. Às vezes eu chego ao trabalho chorando, de tanta imundície que eu vejo no caminho de casa até aqui. Eu seria mais feliz se fosse uma porca que toma coca-cola e joga a latinha no gramado da praça.

    4. Maurilio

      Engano seu. Ela luta justamente contra tudo isso que você disse, justamente porque tudo no Brasil passa pela melhoria na educação.

  39. reynante

    Está mais do que na hora de todos fazerem isso com tudo. Transporte, saúde, educação. Infelizmente nesse mundo de jovens só essa menina se levantou para protestar...

    Responda
  40. monja

    Se a escola ta péssima a culpa é de quem???????????? dos animais que nela estudam, há excessões claro, mas a grande maioria não quer saber de nada a não ser destruir tudo

    Responda
    1. rbelli

      E os professores se acomodam nesta situação e usam isso como desculpa (não todos) para não fazerem nada...

    2. Maurilio

      Não é o caso de saber de quem é a culpa, é o caso de perguntar quem é que tem em mãos os meios para resolver esse panorama. E essa menina, com apenas 13 anos de idade, já descobriu o que muitos vivem uma vida toda e não vão saber nunca: o Brasil só vai mudar para melhor no dia em que melhorarem a educação. O resto é conversa fiada.

    3. Thiago Soares

      Sim, animais iguais a você, que até hoje não aprenderam que exceção se escreve com 'ç', e não com 'ss'.

    4. EuMesmo

      Você é a funcionária da escola que está perseguindo a garota?

    5. Alessandra Marselha

      Pode até ser que existam alunos que danifiquem a escola e sejam responsáveis pelo seu estado. Mas será só isso que tem nessa página do Facebook? Será que a liberdade de expressão virou crime? Hoje se pode falar de tudo via facebook, incluindo fazer reclamações que rapidamente tem soluções. Pode-se falar mal do governo, da prefeitura, do vizinho e não se pode falar de uma escola que precisa de alguma iniciativa para melhorar? Eu vejo que essa aluna está preocupada c o que

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.