Educação > Jovem de 17 anos ganha provas internacionais de física, linguística e astronomia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Grande me*****.eu na idade dele fazia muito mais e ainda nem tinha cara de velho!!!!
Quantas asneiras estão dizendo, fica claro que ele é um Menino ProdÃgio, um menino "especial" assim como existe muitos outros neste mundo afora, que em paÃses de primeiro mundo, são tratados com muito carinho no processo de sua aprendizagem, onde a famÃlia também participa de tudo, tendo o maior cuidado na sua formação, onde tanto eles como a famÃlia recebem diversos atendimento "especiais" para não gerar expectativas exageradas sobre eles.
Tão bom quanto ver que o rapaz está muito acima da média dos estudantes da sua idade, seria saber que existe um programa especial para estes jovens. Quero dizer, no Brasil, claro...! Mas o que vai acontecer, já sabemos. Uma boa escola, muito provavelmente nos Estados Unidos, o CONVIDARà para estudar lá. Te desejo felicidade !!!
Como ele é riquinho, nunca ganharia bolsa no Brasil, e ainda corre o risco de ficar fora de uma boa universidade. Mas lá fora, onde predomina a meritocracia, ganhará bolsa e vaga onde escolher.
Lá fora ele ganhará vaga nas melhores instituições de ensino e com direito a bolsa de estudos. No Brasil, não teria direito a uma boa universidade muito menos bolsa, essas são apenas para ne gros, Ãn dios e bu rros. O ensino superior esta nivelado por baixo.
Meus parabens Ivan. É de pessoas assim que o Brasil precisa. Tenho uma filha pequena, desde muito nova, mostrava uma grande aptidão para números além de uma memória fantástica. Agora, com 10 anos, começou a participar das OlimpÃadas de Matemática, tendo tirado o 1º lugar no colégio. Mas porque deste comentário? Porque alem do incentivo irrestrito, sempre mostramos a ela, que inteligencia sem esforço e dedicação, não leva a nada. Foi isso que levou vc ao topo e, pode levar qq um de nós
Muitos estudam em escolas particulares mas não têm metade da dedicação desse jovem. Parabéns a ele e a seus pais, seus maiores incentivadores. Que as famÃlias valorizem mais a educação. Não devemos cobrar incentivo apenas do governo ou das escolas. Pais que se dedicam de fato aos filhos e valorizam de fato a educação, é disso que o mundo precisa.
Parabéns, Ivan! Um orgulho não só para seus pais, mas para o Brasil!
os humanos que progridem são sempre os humanos curiosos ou os humanos corruptos... admiro os curiosos! sempre!
Ivanzinho, parabéns por mais esta conquista. Não o conheço pessoalmente mas conheço seus pais, excelentes médicos por sinal, da época em que os visitava em Lins como propapandista médico que ainda sou, e participava da comemoração da sua familia, principalmente sua mãe, com cada etapa que vc conquistava, incluindo sua primeira medalha internacional que vc conquistou mesmo sendo mais novo que os outros candidatos. Parabéns.
Parabéns, Ivan!!! Sua dedicação, responsabilidade, entusiasmo engrandecem o Brasil. Que medalha de OURO MARAVILHOSA.
Aqui (Brasil) o que tem valor é polÃtico e outros tramps
Realmente o garoto tem razão. Não é necessário ser superdotado. Basta ter dedicação. E paz nos estudos para ter essa dedicação. Paz que não se consegue estudando numa escola pública, com professores mal remunerados, alunos imersos em ambientes familiares degradados, sem acesso ao básico para a sobrevivência. Houvesse investimento maciço em educação (hoje em 5% do PIB) e não em pagamento da dÃvida pública (47%) inúmeros outros jovens brasileiros repetiriam o desempenho. Talento não falta! /p
Parabéns a esse rapaz. Parabéns aos seus pais, que devem estar muito orgulhosos. Esse é o verdadeiro exemplo para a rapaziada.
Deus deu inteligência a todos, e todas as pessoas tem inteligência, agora poucas sabem usar, ou procuram desenvolver sua inteligência em algo produtivo e positivo! Esse garoto, uma das poucas pessoas que trilha em algo positivo, mas temos muitos exemplos diariamente de inteligentes destrutivos no Brasil, principalmente no meio polÃtico, de como enganar, mentir, roubarr... Ótimo ver alguém aqui como esse garoto, mas que futuramente não se dedicará a polÃtica, pois a própria população exclui
É um garoto inteligente, que sabe usar sua inteligência. Inteligente igual a ele no Brasil há muitos, muitos mesmo! Mas que estão se perdendo por falta de incentivo, e trilhando caminhos errados. Pena que pessoas inteligentes, assim como esse garoto, quer distância de polÃtica no Brasil, pois já sabe que no Palácio do Planalto não há espaço para pessoas assim, apenas para os mal intencionados.
Pelo que se nota e ele mesmo confessa, não é um superdotado, mas um autodidata com percepção apurada de adequar o metodo que melhor se encaixa para seu aprendizado de qualquer ramo de atividade e como todo jovem ainda está indeciso de qual carreira seguirá, mas logo, logo irá descobrir. Henrique Sandres
Não se trata de aluno se foi formado em escola pública ou privada. Tanto faz. Tudo depende da pessoa, do estudante. Como disse o prof. Horta, uma boa escola se faz com bom corpo de professores, mas sobretudo com bom corpo de alunos. Em ambas, públicas e privadas há excelentes alunos. O que ocorre é que há manobras nas ofertas de entretenimento, que inteligentemente desviam mentes, e oferecem opções aos jovens que são presas fáceis. Assim, fica mais fácil dominar, como sabia Gandh.
Perfeito, João Netto. Com um martelo sem cabo e com pregos enferrujados não se constroi uma boa casa, mesmo que a mente tenha potencial para construir a melhor delas. Sem ferramentas adequadas (educação de primeira) fica-se no meio do caminho. As cotas vieram para distorcer mais ainda, alçando pessoas despreparadas pelo ensino público piorado para nÃveis que elas não foram bem preparadas para alçar, mesmo que os alunos tenham competência inata. O português mal aprendido vira um
Certamente este é um daqueles q não se diverte, não tem amigos e passa o tempo, depois dos vinte, pode cometer um d3lito enorme ou virar racker e ainda culpa os outros por não ter lhe dado a atenção.
Tinha que ter um comentário escroto, não é possÃvel ser tão idiota assim.
Ou como tantos outros que não estudam, não são ninguém e cometem delitos enormes, e culpam um excelente aluno que sobresaiu porque sua frustração também é enorme. E dá-lhe dor de cotovelo. Lastimável.
com certeza ele é muito inteligente, mas como ele mesmo disse não é um gênio! é um garoto que escolheu se dedicar arduamente aos estudos, não são todas as pessoas que estão dispostas a isso. parabéns para ele! quem dera que ele não fosse uma exceção no brasil.
pegando um gancho no comentário do Roterdã, observamos que o estado de SP está expulsando para o exterior seus talentos.
Segundo dados do IBGE, ele é um dos 23 milhões de brasileiros entre 14 e 17 anos. Um em 23 milhões é muito pouco. Mas a equipe de marketing do governo, logo, vai arranjar um jeito de convencer o povo, de que o Brasil tem os melhores estudantes do mundo. Consequentemente o melhor ensino do mundo, também.
E em astronomia, o que ele fez? Está faltando isso na matéria!
Caro José Carlos, o chato a que refiro é o Laercio Civali, com seu comentário, e não ao aluno Ivan, ao qual, parabenizo, já dei aulas no passado, vi muitos alunos com enorme potencial nas escolas públicas e privadas, desisti em tempo, minha matéria atraia poucos, fÃsica, sempre defendi a tese de ter classes diferenciadas para alunos desse tipo, 3º mundo é isso aÃ, em breve ele irá embora.
Não fale assim. Quem sabe um dia vc precisará trabalhar para ele.
Mas que cara chato.
O garoto é um gênio. A facilidade com o uso da lógica não deixa dúvidas a respeito. Quantos com esta capacidade temos no Brasil que não possuem a mesma estrutura econômica, como aquele garotinho que venceu a olimpÃada de matemática dos luso-falantes. Necessitamos, urgente, de escolas com estrutura e professores que possam perceber estes diamantes e encaminhá-los. "Sucesso e genialidade são 10 por cento de inspiração e 90 por cento de transpiração". (Albert Einstein). Parabéns,Tadeu!
No futuro, quando for um profissdional, espero que não se contamine com a politica de Brasilia e seus governantes........ parabéns, um orgulho para nossa juventude aos quais minha geração não conseguiu deixar nada. Um abraço e seja feliz.
Parabéns pela conquista, e sucesso!!
Participo como docente da Escola Avançada de Energia Nuclear (EAEN), realizada anualmente desde 2008 no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP) para alunos do ensino médio que se destacam em olimpÃadas cientÃficas. Notei uma tendência crescente entre eles no sentido de cursar universidades estrangeiras renomadas. Até recentemente, talentos cientÃficos promissores emigravam na pós-graduação, mas com o mundo cada vez mais globalizado, tal evasão começa a ocorrer muito ant
Será que ele tem uma mente que jura que o homem não foi à Lua? Que o efeito estufa não existe? Que existe uma conspiração de cientistas do mundo inteiro que fizeram uma farsa e o Curiosity não está em Marte, mas no Alabama? Muitos jovens brasileiros pensam tudo isso e se acham inteligentes e bem informados, mas são mesmo ignorantes, não estudam, não tem boa vontade de questionarem e aprenderem o conhecimento real, dá pena. Esse jovem é a prova de que ainda temos esperança (se as cotas
A realidade dos alunos no Brasil é muito diferente. Isso não reduz em nada o mérito do Ivan. Ocorre que no Brasil alunos com diferentes habilidades e perfis são obrigados a cumprir um currÃculo igual. Sou a favor de algum conhecimento universal, mas não obrigar um aluno com talento para artes ou lÃnguas a se matar para passar em fÃsica ou quÃmica, trata-se de uma perda de tempo irreparável e um desistÃmulo ao desenvolvimento individual. E isso tem nome: burrice!
Parabéns Ivanzinho!!! Parabéns aos seus pais!!! Grande mérito, maravilhoso destino. "Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos." (Albert Einstein)
Alô Folha...o brasileiro não "Ganhou" ele VENCEU ...se tivesse ganho não seria através do seu esforço. É complicaaaado.
Parabéns ao jovem e a sua famÃlia.Por experiência própria visto que com 5 anos já sabia ler e deduzia naquela época como processar qq operação matemática,fui submetido a testes vocacionais e nortearam o meu caminho para ciências exatas, aprendi inglês,cursei Engenharia e fiz mestrado em estabelecimentos públicos.Hoje já estou aposentado e sou consultor.Lógico que os tempos mudaram, todavia, se a opção, ao que parece,for a que escolhi,temos Instituições de Excelência como o IME.Nos EUA o MIT.
Isso é Brasil umjovem deste não tem apoio de ninguém, governo,clubes etc. por que?Porque o Brasil é um paÃs que não dá valor a educação ainda mais quando teve um presidente analfabeto.,
" À tarde, o jovem estuda por até seis horas. Mas têm dias em que o esforço se limita a ler 20 páginas de algum livro." ---rsrsrs 20 páginas por dia ! Limita-se a esse "pouco". Quantas pessoas lêem 20 paginas de um livro por dia. Nâo são muitas. SUOR, DEDICAÇÃO, PLANEJAMENTO, DEDICAÇÃO, DEDICAÇÃO, DEDICAÇÃO. Isso é tudo que ele passa para os jovens . Vamos torcer pra queles saim dos seus "Eu quero chu, eu quero cha" e do " tchê, techê re re tchê tchê !" ou ainda " Ai se eu te p
Minha esposa é prof. no Estado.Eles dão livros de grandes autores brasileiros,uma caixinha com 3 livros ótimos,ano passado sobrou a maioria porque os alunos não querem.A escola tem descarga quebrada,lampada queimada e outras manutenções a fazer.Tem o $$ da APM para isso,mas a diretora não pode usar porque não encontra pais dispostos a participar do conselho da APM.E a vida segue assim é mais facil reclamar de que fazer.Parabéns ao Ivan e a todos que escolheram o caminho da dedicação
Vamos investir mais na educação...principalmente a pública. Enquanto isso não acontece, parabéns meu jovem, tenho muito orgulho de você.
O colégio particular, a atenção da famÃlia, a cor branca, nada disso influencia se o aluno não quiser estudar e se dedicar. Veja o rapaz, tem uma jornada de estudos como se fosse de trabalho. Planeja, executa e obtém os resultados. O que falta para a maioria dos jovens brasileiro é uma escola pública de qualidade, presença familiar e muita, muita vontade de estudar. As cotas universitárias nivelam o ensino por baixo, como tudo que os governos fazem. Parabéns, garoto!
Se uma universidade tem qualidade, ela tem condiçoes de formar, qualificar e "selecionar" o estudante durante seus anos acadêmicos, o problema é que no Brasil, a baixa exigencia universitária entrega o diploma no momento da matrÃcula. O resultado se vê com um Ãndice insatisfatório em exames de médicos recém formados, os quais passaram supostamente por um processo extenuante de seleçao pré-universitária. O problema nao está no metodo pré-universitário de avaliaçao, mas no intra-universitário.
A Joao J: nao se preoculpe Joao , pois estudando no Objetivo ele está mas que em condiçoes de concorrer por uma vaga em uma universidade Pública.
Pois é, e pessoas como ele terão menos vagas para ir adiante por causa das tais cotas.
Esse tipo de pessoa não interessa para o governo, eles querem gente que ouve funk, pagode e forró e ficam va-di-an-do a noite toda pelos butecos da cidade sustentados pelo b0ls@f@mili@ que deveria chamar vale pinga...
Muito bom! Parabéns Ivan! E que isso sirva de exemplo para nossos governantes de que educação é progresso e sem educação não há progresso. EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE JÃ!
Parabéns ao campeão em discplinas tão diferentes quanto fÃsica e linguÃstica. Pena que, numa matéria sobre tanto esforço intelectual, o autor tenhadito coisas como: "O dia começa... Vai até 12h50..." (o dia doestudante termina nesse horário?). "têm dias" e "O rapaz que pensa estudar em Harvard..." (a restritiva pede uma vÃrgula para melhor clareza).
Parabéns ao rapaz....mas como sabemos...não é de interesse dos petebas gente assim....povo com ensino de qualidade é um grande risco aos cumpanheiros...
Parabéns, Ivan. Descobriste cedo o valor e maneira correta de estudar,além do exemplo de compartilhar, o que dá real valor (utilidade social) ao teu conhecimento técnico. Thomas Jefferson disse que esforço é 1% de talento e 99% de transpiração. "Outliers - fora de série" é um livro de Malcom Gladwell que corrobora isso, citando vários exemplos de sucesso em que o esforço/dedicação estiveram como suporte decisivo. Não é propaganda, é aprendizado útil. Pesquisem e leiam pelo menos o resumo. /
Guilherme, alguém já deve ter respondido, mas em todo caso, teria sido o Thomas Alva Edison, inventor, quem fez essa afirmação("esforço é 1% de talento e 99% de transpiração"). Obrigado pela indicação de leitura.
Parabéns ao garoto, o que ele diz sobre capacidade de todos para alcançar feitos iguais é verdadeira. Posso dizer com propriedade porque conquistei tudo que podia em termos acadêmicos não porque nasci gênio mas porque propus a estudar e aproveitar bem o tempo de estudante. Aguentar gozação e bullying por ser bom aluno não é fácil, mas hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz. Acho que ele tem mais é que estudar no exterior, as opções daqui são parcas, limitadas, desanimadoras... viva o esfor
Parabéns ao jovem e aos pais e sigam com boa vontade sem esperar apenas pelo governo.
Cara NÃvea Maria só dinheiro "jogado na carta dos filhos" não faz "verão" algum. Se faz necessário a participação efetiva dos pais no desenvolvimento dos filhos e não apenas financeira. Veja o exemplo do filho do Eike Batista. Em menos de um mês se envolveu em dois casos com com carros. o primeiro com uma Mercedes conversÃvel atropelou e matou um ciclista; o segundo com uma Ferrari, rodando sem documentos e tudo isso antes dos vinte anos. Dinheiro ele tem e orientação dos pais (??).
Armindo...Alunos de escolas particulares tbm fazem tudo isso.Jovens não gostam de estudar.Ao contrário desse moço aà da matéria.O ambiente de uma escola pública não estimula ninguém...já uma escola particular,o dindin gasto pelos pais que são jogados na cara dos filhos a todo momento é um otimo estimulante.
Ai está uma prova que o brasileiro enquanto coletividade é uma "m...", mas individualmente tem seu valor; e a quem interessa isso?? Certamente as elites e aos polÃticos profissionais deste paÃs. Fazer o quê? Se enquanto coletividade não nos organizamos , temos que nos defender na individualidade: "CADA UM POR SI E, SEI LÃ, POR TODOS". Se aluno de escola pública desejar se desenvolver, oportunidades lhe são oferecidas sim. Eu só estudei em escolas públicas, do primeiro ano até a faculdade. /
O que a Terezinha escreveu vale sim para pais de periferia que ganham salário mÃnimo com filhos que estudam em escola pública. Não adianta educação de alto nÃvel sem dedicação. Se bastasse, terÃamos centenas de estudantes de colégios considerados de excelência ganhando olimpÃadas internacionais. É muito fácil cobrar do governo e não cobrar dos próprios estudantes.
Conheço a escola pública. Os alunos recebem livros, merenda, alguns - transportes, computador para estudar e sabem o que eles gostam? de jogar bola, fumar um baseado, dançar, namorar e estudar que é bom(!?) fica pra depois. Sabem que se não fizerem as provas depois passam no conselho de classe.
Diga isso pros moradores de periferias, para pais que sustentam seus filhos com um salário mÃnimo...pra estudantes de escolas públicas...
Se os governantes querem melhorar a educação no Brasil, e sem precisar gastar muito, leiam os livros do professor Pierluigi Piazzi, e abandonem esses pedagogos que não conseguem nem ensinar uma criança a ler direito. O que é necessário, é que as crianças aprendam a serem auto-didatas, que dediquem um tempo ao estudo solitário e à resolução de muitos exercicios. E que leiam, leiam, leiam e leiam até não aguentar mais, leiam de tudo. Eis um super resumo das teorias do prof
Adoro os livros do Prof. Pier, tenho todos. Nunca precisei que meus pais ficassem me mandando estudar. Se tinha dificuldade em alguma matéria, me dedicava mais à ela até aprender; é simples, mas vemos muitos estudantes que não se responsabilizam pelo próprio aprendizado.
Enquanto isso, nossos meios de comunicação premiam os participantes do BBB, A Fazenda, A dança dos Famosos, etc. O Criança Esperança ensina a molecada a requebrar e tocar tambor no Olodum. Acho que isso responde porque somos um paÃs do terceiro mundo.
Parabens Ivan ! Siga sempre assim ! A projecao do Brasil aqui fora e de Crime, Corrupcao, Impunidade, Quadrilheiros das Mafias e da Politica, Gente da Lei Gerson de "Tirar Vantagem em Tudo" e o resto .....bom o resto que se...... Voce e uma rarissima excecao ! Voce e um orgulho, e um marco, e um Icone: siga assim, e inspire muitos mas muitos jovens mesmo na sua linha : "nao e so competencia: e dedicacao, entrega a um projeto, e executar um plano com dedicacao/raca/Amor". Parabens Ivan !
Legal ver que temos brasileiros competindo e atingindo classificações ótimas. Até a mÃdia e as secretarias de educação deveriam divulgar mais o feito deste rapaz. Incentivaria muitos. Seria bom mesmo se tivessemos alguém da escola pública. Quanto potencial desperdiçamos por não dar educação de qualidade para nossos jovens. Bom seria se pudessemos nos orgulhar mundialmente de nosso sistema de educação e saúde ao invés de carnaval, mulheres e futebol(este último já nem tanto. Dalto
Qualquer professor - professor mesmo, não curiosos - de lÃnguas sabe que as estruturas linguÃsticas são absolutamente lógicas. Um dos problemas do ensino e da aprendizagem de lÃngua portuguesa, em profundidade, reside na incapacidade de transitar do "concreto para o abstrato". Quando se encontra alguém com essa capacidade, surge um "geniozinho" desses. Parabéns aos professores, pais e aluno!
Parabéns a ele e aos paÃs... infelizmente a chamada é "Brasileiro ganha", quem ganhou foram ele e os pais. Ele apenas nasceu brasileiro, pois se dependesse do nosso governo ele teria que frequentar escolas públicas que não ensinam nada, e depois vem uns p/t/s e querem instituir cotas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Jovem de 17 anos ganha provas internacionais de física, linguística e astronomia Voltar
Comente este texto