Educação > Dilma sanciona projeto de cotas para alunos do ensino público Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Hawk10

    Com tantas cotas sendo inventadas, vai sobrar alguma vaga para os que verdadeiramente tem mérito e capacidade para entrar na universidade, independentemente de cor, credo, raça ou classe social?

    Responda
  2. Hawk10

    Com tantas cotas sendo inventadas, vai sobrar alguma vaga para os que verdadeiramente tem mérito e capacidade para entrar na universidade, independentemente de cor, credo, raça ou classe social?

    Responda
  3. alcides

    Pode um cidadão eleito presidente e pertencente à classe média baixa, se tornar, em dois mandatos presidenciais, em um bilionário apenas com seus rendimentos e benefícios do cargo ?A resposta é "sim". O ex-presidente Lul a é um suposto e exemplar caso desse milagre financeiro, tendo-se como base as denúncias recorrentes já feitas pela mídia.

    Responda
  4. alcides

    Estou indo mais uma vez pela milésima vez eles me cortam o meu direito de colocar as verdades que ferem os interesses desse partidinho de moleques e corruptos que é o P T.

    Responda
  5. alcides

    O Poder por políticas clientelistas, eis a questão.São bol sas fam ilias, bo lsas Car inhos, mentiras e mais mentiras, e agora vem mais essas a políticas das cotas, e para Raças e a questão social que ninguém sabe como vai ser mensurada.

    Responda
  6. dionesreis

    Em vez de melhorar a base, pra entregar melhores alunos as universidades federais, o governo tenta a solução mais fácil e que dá mais votos. O que vai acontecer vai ser um monte de alunos despreparados e uma nivelação por baixo no ensino destas instituições. Quanto aos ricos, sugiro que eles comecem a fazer uma poupança para mandar o filho estudar no exterior, caso ele queira que o filho tenha alguma chance no futuro.

    Responda
  7. Mistral

    Agora é cota para tudo. O governo acha que instituir cotas resolve os problemas da educação! Se esta ideia prevalecer daqui a pouco teremos cota para comprar pão, carro, casa etc. E se duvidarmos teremos cota até para cagggarrQ!

    Responda
    1. alcides

      Resolver a qualidade do ensino a formação das pessoas isso é claro que não acontece e o governo não está pensando nisso com com esses objetivos.Os obejetivos e jogar as classes mais pobres contra a classe média.Tirar da classe média o direito de ver seus filhos se formando em uma boa Universidade e por méritos deles que em vez de ir para as baladas e ficarem nas escolhinhas de futebol apra virarem jogar, estudaram durante 20 anos.

  8. Osnizinho

    É sempre assim, no ensino normal, os pais fazem questão de manter os filhos em escolas particulares. Mas quando chegam ao ensino superior, onde os custos são mais altos, ai o ensino publico fica interessante, nas universidades federais. Então se sujeitam a gastar em torno de cinco mil reais em cursinhos intensivos (medicina), para mais la na frente economizarem nas parcelas que giram em torno de quatro mil. Em detrimento daqueles que não podem pagar, isto se chama oportu

    Responda
    1. Marcelo

      Apesar de não ser uma opinião popular, todas as universidades públicas ou privadas deveriam ser pagas como nos EUA e na Inglaterra. As universidades poderiam oferecer ajuda financeira aos alunos como nos EUA, ou o Estado poderia pagar "upfront" as anuidades na forma de empréstimo a ser devolvido após a formatura como acontece na Inglaterra, mas o ensino superior não é um direito universal e sim um privilégio condicionado ao mérito e que deve ser financiado pelas famílias ou indivíduos.

    2. Marcelo

      Os alunos da escola particular estão nas universidades porque tiveram desempenho melhor no método usado para seleção (vestibular). Em muitos casos,os pais desses alunos aprovados se sacrificaram (p.ex. adiaram decisões de consumo) para que seus filhos tivessem acesso a boas escolas ou cursinhos e esses garotos aproveitaram as oportunidades que receberam trabalhando duro. Estar em uma boa escola sem perder muitos fins de semana e feriados estudando não adianta nada para quem quer ITA ou MED.

    3. Osnizinho

      Quem pode pagar escola particular, pode pagar universidade particular também.

  9. hilda

    E os brancos das escolas publicas? Melhor ser bons e entrar no 50% fora dos reservados.

    Responda
  10. Dewey

    Pelo jeito a Presidente desperdiçou tempo e dinheiro para visitar Harvard porque não entendeu o que significa educação de qualidade. Educação superior não é direito nem obrigação do Estado, é algo que o indivíduo conquista com muito trabalho, dedicação e sacrifício. Enquanto isso o ensino fundamental, está jogado as traças.

    Responda
  11. Marcelo

    Mesmo em cursos de alta procura e com baixa porcentagem de vagas reservadas, a média dos ingressantes por cotas já era entre 10 a 30 % mais baixa do que a dos não cotistas. Com reserva de vagas de 50 %, a diferença deve aumentar. Aliás, o próprio ministro Mercadante admitiu que as universidades terão que oferecer "cursos de nivelamento" para receber os cotistas. Na prática, o 1o ano ou pelo menos o 1o semestre será transformado em um "cursinho" para suprir as deficiências do ensino médio. /

    Responda
  12. chilli pepper

    os governos municipais e estaduais são os maiores responsáveis pela péssima qualidade da educação até o ensino médio neste país... os recursos desaparecem, os professores ganham mal.... sou a favor das cotas sim para alunos que estudaram a vida inteira em escolas públicas! mas não sou a favor de cotas para negross! pois assim um branco pobree concorre com um branco rico, e um negroo rico concorre com um negroo pobree... é injusto isso! e como definir quem é negroo ou branco no

    Responda
  13. Chato

    Vocês que estão na universidade hoje, prestem atenção: se estudarem seriamente, daqui a 10 anos simplesmente não terão concorrentes à altura. Nós professores seremos obrigados a baixar mais o nível das aulas e avaliações. Com o nível baixo, aproximamos os bons dos ruins e os charlatões que defendem as cotas dirão que os cotistas têm desempenho semelhante aos que entraram por mérito. Anotem aí: daqui a uns 2-3 anos surgirão as cotas para bolsas.

    Responda
  14. Osvaldo M

    Deveria haver um sistema de cotas para que cargos no executivo e legislativo fosse ocupados por pessoas honestas.

    Responda
  15. JASON

    Será que até os burgueses vão querer por os filhos em escolas públicas agora? será a falência das escolas particulares?

    Responda
  16. esculapia

    A educacao no Brasil vai de vento em popa ,passa-se de ano alunos sem condicoes de aprovacao, empurra-se alunos sem condicoes para dentro das universidades (le-se sem condicao intelectual),professores mal remunerados ,universidades sem estrutura elimina se materias curriculares por falta de professores qualificados,formam se alunos despreparados para o mercado de trabalho e ainda se gabam de dar esta educacao mequetrefe a todos igualmente ,quanta hipocrisia!!!!!

    Responda
  17. Osnizinho

    As universidades publicas federais, até agora, foram abarrotadas de filhinhos de papais, que só conseguiram chegar la , graças a cursinhos intensivos ( que diga-se de passagem, aprovariam até papagaios pelo simples esforço de repetição e memorização), tirando este artificio, são burros como uma porta. Então o que o governo esta tentando fazer, é democratizar estas vagas em universidades publicas, pagas com o dinheiro de todos os contribuintes, mas desfrutadas apenas por alguns.

    Responda
    1. joaojoao

      Olha dois petralh@s , defendendo atos da petralhad@ .

    2. chilli pepper

      concordo com vc! conheço várias pessoas que estudaram nas melhores escolas e são umas amebas alienadas, competitivas, egoístas e fúteis, passaram super bem no vestibular mas sua contribuição pro bem e crescimento da sociedade é zero.

  18. Mauricio Motta

    Tenho forte sentimento de que essa lei é inconstitucional. O problema é que o governo é incompetente ou se faz de besta pra ganhar voto, mas o que o STF decidiu sobre cotas é a PERMISSÃO para as Universidades adotarem as cotas. A lei é uma IMPOSIÇÃO do governo, o que fere a autonomia constitucional das universidades. Isso vai dar mer.. lá na frente!

    Responda
  19. célio rodrigues

    Durante a campanha de 89, o então torneiro-mecânico declarou que se fosse eleito presidente, iria criar um modelo educacional que daria ao FILHO DO FAXINEIRO DA USP DISPUTAR, EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES, UMA VAGA COM O FILHO DO REITOR DA USP. Dez depois o filho do faxineiro da USP não tem a mínima chance de disputar a vaga na USP com o filho do reitor... .

    Responda
  20. Marcz

    Isto vai fazer o Ensino Público melhorar tanto no nível fundamental quanto no médio. Parabéns a todos que fazem esta luta há mais de 20 anos. Chegou finalmente uma hora em que os políticos não conseguiram evitar.

    Responda
  21. maria rodrigues

    Está feito...enfim a "estrelinha vermelha" conseguiu colocar a classe média em extinção!Agora somente quem tem chances de entrar numa faculdade federal são os negros, os pardos, os indígenas, os classe D e os ricos. É muito preconceito! Será que os negros, os pardos, os indígenas, as famílias que ganham 933,00 por cabeça não tem !capacidade de entrar numa faculdade federal pelos seus méritos???? Já imaginaram o choque dentro de uma sala de aula entre os "beneficiados" e os ricos?????

    Responda
  22. catão

    Justiça social de uma presidende g@ucha !!! Que vergonha, que constrangimento....

    Responda
    1. chilli pepper

      querido... a dilma é mineira caso vc não saiba

  23. Gustavo

    Não basta a Universidade ser Pública, de graça para quem tem mérito, agora forçam a entrada de indivíduos despreparados para faculdade, sendo que não conseguiriam nem se formar no colégio se a coisa fosse séria. VERGONHA! Melhore o ensino público das escolas!! Vão sucatear as universidades federais como fizeram com a escola pública.E a classe média, que se esforça para pagar o colégio dos filhos? Agora estes, que não são miseráveis, tem cortado 50% das vagas..ou seja...INJUSTIÇA TOTAL!

    Responda
  24. Brasil: campeão mundial em Mortes no Trânsito

    Eu pergunto: cota para neg ros e pardos não é uma forma de discriminação?

    Responda
    1. esculapia

      Voce pode me responder onde ha descriminacao racial neste pais onde 80% 'e mulato ou pardo???????

    2. medicocansado

      Ela está assinando o atestado de que negros e pardos(eu ) somos seres inferiores.Eu, que ralei para chegar onde cheguei, sou tratado ,agora, como ser inferior. Graças a nossa presid@nta!!!

  25. alcides

    O Brasil esta preste a se transformar em uma mechornia, o que é mechornia: uma cruza de mer da com chorar que é o que fazem as instituições corporativistas e Racistas de representantes das Raç as Negr as e Pard as.O que vai dar tudo isso, hoje tem vagas em quase todas as instituições públicas de 20% para a Raça Ne gra e Pa rda.Agora com 50% garantido no ensino público essas vagas vão terminar e vão ter que fazer concursos público como todo o brasileiro normal!

    Responda
    1. alcides

      cuidado guri, negativar gaúcho é um perigo.

    2. PIXA-in

      Ops, te negativei, desculpa ai GAUCHÃO.

  26. Ruben

    tem que colocar no diploma da pessoa que se formou pelo sistema de cotas "profissional de segunda classe"

    Responda
    1. alcides

      Qual empresa privada ou multinacional que vai contratar os privilegiados com cotas, pessoas totalmente despreparados.O governo tem que repensar nessa cotas que não vai adiantar só cotas, tem que fazer um sistema como o ensino que todos os cotistas não podem serem prejudicados com provas que mostrem suas qualidades e tem que passarem sem serem prejudicados por um ensino que cobre qualidade dos mesmos.A solução seria fazer do Brasil uma nova Grécia e colocar os cotistas nas empresas públicas.

  27. EuMesmo

    Discriminação racial e por motivo de cor contra brancos, institucionalizada com a anuência dos sinistros do STF. Parabéns Brasil, você vai criar igualdade racial discriminando raças, é a coisa mais coerente que já vi na vida.

    Responda
  28. Francisco Ouro

    Esse critério de favorecer determinada raça é injusto para os que são de outras raças, mas de baixa renda e muito mais injusto ainda para os que são afro-descendentes, mas de alta renda. O critério mais justo seria o de nível de renda, não o racial. Já pensou o filho do Pelé ou do Neymar participando de cotas raciais, sendo que ambos são ricos? Imagine um filho de um casal branco pobre....coitado!!

    Responda
    1. chilli pepper

      até agora o único comentário sensato!as cotas deveriam ser pra escolas públicas e ponto.

  29. alcides

    Os projetos do P T para se perpetuarem no Poder não tem limites, ética e vergonha moral. É oportunista, gerando a violência, ódio e destruição social.Os projetos são com visão oportunista e corporativistas, sem limites para se perpetuarem no poder.Um absurdo que enterra a democracia, onde quem paga tudo não tem mais direitos de verem seus filhos que estudam que se dedicam, em vez vagabundiarem e jogarem futebol, tendo direitos iguais por méritos.A maior hipocrisia e o Rac ismo das cotas. /p

    Responda
    1. alcides

      Ser brasileiro e trabalhador leva a indignação, quando nos deparamos com os interesses corporativistas e clientelistas de uma Ra ça proletáriada que não tem limites sobre seus interesses pelo poder.

    2. rubensrocha

      INSPIRADO

  30. robinson jamil

    o p-t ta baixando o nivel em tudo,nao consegue nem educar as crianças, entao facilita a entrada em universidade,que vai formar profissionais que nao sabem somar,escrever,ler direito e por ai vai,ate onde vamos ficar olhando este povo acabar com o pais,previlegiando os ban-didos e punindo os honestos.

    Responda
  31. alcides

    Uma hipocrisia uma vergonha sem vergonha de políticos que fazem mais uma industria para o seu populismo dividindo o Brasil e fazendo classes sociais e a cor da das pessoas serem motivos de confrontos e ódios entre os brasileiros.Está na hora de dar um basta nessa pouca vergonha que o P T esta fazendo com o povo brasileiro, dividindo o mesmo de acordo com interesses.Uma falta de tudo, não existe justificativa a não ser o crime de destruir com a Republica democrática do Brasil.

    Responda
    1. rubensrocha

      UAU! QUANTA ABOBRINHA...

  32. JASON

    COLÉGIO PARTICULAR = UNIVERSIDADE PARTICULAR COLÉGIO PÚBLICO = UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Responda
  33. JASON

    Não se preocupem, o que ocorrerá nos próximos anos será que o nível de ensino nas universidades particulares irá melhorar, assim como já ocorre com os colégios particulares em relação aos públicos.

    Responda
  34. Jack Daniel's

    Se for candidata em 2014 a Dilma só vai ganhar o que a Luzia deixou atrás da orta!

    Responda
  35. JASON

    Se tivéssemos 10% do PIB bem investidos em educação não seriam necessárias políticas de cotas.

    Responda
  36. rubensrocha

    A DIREITA escrevinhadora deste jornal poderia fazer algo de mais produtivo para o BRASIL: poderia mudar-se de vez para MANHATTAN e servir de alvo para futuros membros terroristas da Al QUAEDA

    Responda
  37. JASON

    Sou contra cotas, mas quem tem condições de pagar colégio particular com certeza tbm tem condições de pagar uma universidade, já quem estuda em colégio público nem sempre tem condições de pagar uma universidade privada. Universidades públicas deve ser para quem não tem condições de pagar uma particular. O que ocorrerá nos próximos anos será que o nível de ensino nas universidades particulares irá melhorar, assim como já ocorre com os colégios particulares em relação aos públicos.

    Responda
    1. Iago Gandolfi

      .. o povo fica todo contente olhando o número de pessoas que entraram na universidade pública direto do colégio público.. tsc, tsc, mal sabem vocês o nível dessas pessoas e se por acaso todas elas se formaram. Essas cotas são ridículas!! O critério racial é o maior racismo que eu já vi.. um branco e um negro vindos de uma mesma escola pública tem oportunidades diferentes??? RIDICULO!

    2. Iago Gandolfi

      Quem disse que quem pode pagar um colégio particular pode "com certeza" pagar uma universidade?? Essa é uma afirmação totalmente errada!! Não sei quanto à você e sua família, mas conheço muitas, muitas pessoas mesmo que fazem de tudo pra conseguir manter o filho num colégio particular o que é MUITO mais barato do que uma faculdade de MEDICINA, não acha? As crianças estudam em colégio particular porque o governo ao invés de melhorar o ensino básico, fica facilitando a entrada no superior e da

  38. rubensrocha

    I-N-A-C-R-E-D-I-T-Ã-V-E-L Conseguimos enfim dar o primeiro passo rumo a um sistema de Ensino Público Integrado! Sou professor da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo há 20 Anos e cansei de saber que uma política de inclusão como esta pode elevar a autoestima dos alunos a patamares impensáveis, após a ressaca de uma década inteira de aprovação automática. Agora é necessário aprovar de vez a lei dos 10% do PIB para a Educação e cobrar os municípios para investir pesado no Ensino Básic

    Responda
  39. apelido

    Uma vez quebrei o braço, 30 anos , um médico queria operar na hora para não ficar aleijado, parente de amigos, brnaco formado na usp, procurei outro médico, que disse só poder operar depois de um mês devido ao processo traumático ter gerado uma infecção, se operasse na hora poderia gerar uma infecção generalisada.Segui meu tratamento com o segundo, detalhe, médico formado na usp, ne gro, não precisou de cotas, aliás também oficial da força aérea.Já pensou se eu fosse preconceituoso.Cotas, fo

    Responda
  40. alcides

    Que absurdo, era uma vez uma Rep ublica Demo crática, agora vem a hora e a vez do proleta riado inv adir e tomar conta de tudo juntamente com Ne gros e Par dos.O absurdo maior ainda é jogar as classes soc iais e Ra ças umas contra as outras.A Dil ma e o Lu la estão conseguindo fazer o Brasil um País em conflito entre seu cidadões.Acirramento de classes sociais, o Nascimento de um Rac ismo, praticados pela desigualdade de direitos e pelos sistemas corporativistas das de Ra ças.

    Responda
  41. Joaninha

    Entendo que exista em nosso país desigualdade social e racial..Mas será esse o caminho para a inclusão? Se as universidade públicas são boas é por causa dos alunos que correm atrás, independentemente de sua condição financeira ou racial. Quem estuda em IFES sabe. Se abrirem as porteiras como ficará esse ensino? O ensino médio público já foi bom no passado, mas banalizaram e universalizaram...Ora, nem todos querem estudar! Como ficará o diploma de alguém saído de uma IFES se o ensino dela dec

    Responda
  42. puta que pariu

    eu que sempre votei nos candidatos do pt, se DEUS quizer nunca mais votarei nessa raça de menti  rosos.....esperar o que de uma presidente pé grande...governo pt so fazem leis para g-l-s -negro-- e pessoas mediocres... se os nossos profissionais ja estao meia boca, imagine daqui a alguns anos com uma turma entrando pela porta do fundo....eco..

    Responda
  43. alt

    Acho que um pai que sempre pagou R$1500 por um filho na escola particular, tem toda competência para pagar R$ 3000 ou R$ 5000 para o filhinho mimado fazer faculdade particular de medicina. Xô! rsrsrsrsr

    Responda
    1. Carol Qualquer

      Nunca vi tanta mer da junta numa única frase.

    2. Joaninha

      E quem tem bolsa de estudos? Reflita...

  44. pelanca

    Interessa ao P@T UM POVO SEL INSTRUÇÃO PARA MELHOR MANIPULA@OA

    Responda
  45. Leandro

    O critério de cota racial é desonesto. Imagine um negro rico concorrendo com um branco pobre. Dupla injustiça.

    Responda
  46. Caubi de Gusmão

    "Depois disso, haverá revisão do tema com o objetivo de verificar se o modelo deu certo." Isso depois de 1o anos? Esse governo já classificou o ne gro como cidadão de segunda classe quando fez reserva de quotas, determinando que o ne gro tem menos inteligência que as demais ra ças...agora vai verificar que daqui a 10 anos formou um monte de profissionais sem nenhuma condição, do mesmo como esses alunos terminam o ensimo médio..é esperar para ver......

    Responda
    1. sambaez

      Que comentário mais ridículo.

    2. alt

      Opinião non sense: as mulheres sempre preferiram um médico ne gro que um fisioterapeuta (ou congeneres) bran co. perdeu burguesada!

  47. kosmos

    Na IFE em que eu trabalho, em função da completa falta de base dos ingressantes dos conteúdos do ensino médio, o que seria o 1º semestre letivo virou o 2º, o 2º virou o 3º e assim por diante. E no "novo" 1º semestre, a medida para receber os ingressantes que o ENEM produz consiste em inventar disciplinas que são revisão do que deveria ter sido o ensino médio. Se não fizer assim, reprovam e desistem em massa, pois não precisaram estudar muito para ter sua vaga, como era no meu tempo de

    Responda
  48. pelanca

    Mais uma vez a folha censura nosso comentário pois vou repetir interessa ao PT uma população sem instução para melhor manipular

    Responda
  49. alt

    Sugiro que os alunos das escolas particulares virem professores da rede pública, isto para melhorar o ensino público! e se contentarem com médicos e advogados VERDADEIRAMENTE públicos. Perdeu burguesada!!!

    Responda
    1. Joaninha

      Professor público: aprovado em concurso público. Médico público: Médico aprovado em concurso público. Advogado público: Defensor público aprovado em concurso público e no Exame da OAB. Confio mais nos melhores, em alguém que estudou e passou em um concurso independentemente do ensino e cotas, pois testou seus conhecimentos previamente..Seus argumentos são ridículos

    2. VouNessa

      Seria uma boa. Se não professores em salas de aulas, pelo menos em extensão, tipo reforço. É tudo uma questão de competência e formação.

  50. Luis

    A questão das cotas é mais um remendo para demonstrar a incompetência dos governantes na oferta de ensino de qualidade. Tentam agora com essas medidas conserta o problema na porta das Universidades. Agora só falta ser aprovado que as provas das disciplinas devem ser diferenciadas para contistas e não-cotistas. Queremos é QUALIDADE, e geração de oportunidades iguais independente da condição socioeconômica, cor ou credo dos vestibulandos.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.