Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANK JAAVA

    Hélio, atuo profissionalmente em ambiente de UTI, e lhe digo uma coisa: a distanásia produz sofrimentos em magnitudes (intensas, altas) inéditas na história da vida sobre a Terra. É pior do que tortura, porque nesta última, classicamente falando, o sofrimento cessa com uma parada cardíaca. No caso da distanásia não: sempre há alguém para trazer o moribundo de volta, por meio de reanimação.

    Responda
  2. Pensador

    Decidir, após algumas meditações, que Deus não existe já é um exercício metafísico. Afirmar que a ciência é o único conhecimento possível, assim como postular a realidade da "matéria" - positivismo - já é uma posição metafísica. Kant afirma que o homem é um ser metafísico naturalmente, tal qual Jung, em seus estudos empíricos de casos, declara que o homem é um ser, necessariamente, portanto, por estatuto ontológico, religioso. Toma-se um posição metafísica para negá-la? Petição de princípio.

    Responda
  3. Observador 9

    "O bonito dessa solução é que, ao não impor crenças externas a ninguém, maximiza a liberdade de todos." Impor não, mas apresentar crenças para que pessoas escolham, sim. As palavras do filósofo são temerárias e fruto de pensamento raso.

    Responda
  4. Médico

    Hélio, você não está 100% correto, bem como não está 100% errado. Pra começar, desconheço que não haja fronteiras claras entre a ortotanásia e a eutanásia. Além do mais, um paciente doente tem o seu humor deprimido, o que poderia levá-lo a querer morrer. Porém, se ele se curar em virtude do tratamento, seu humor pode melhorar e ele não querer mais morrer. Concordo que os pacientes decidam não receber tratamentos invasivos e desnecessários no fim da vida, mas não se iluda

    Responda
  5. hugolpr

    Na realidade, essa deveria ser a idéia de base de toda e qualquer lei que envolva o cerceamento de liberdades individuais, como aborto, eutanásia, uso de drogas, etc. Triste é quando o estado quer ser o super-pai protetor e mete-se na vida de seus cidadãos.

    Responda
  6. pcosta

    perdão sr. helio, mas o senhor comete um erro grave em seu raciocínio, pois o que seria senão metafísica afirmar que cada pessoa é dona de sua vida, e o que seria determinar que cada pessoa deveria dispor de sua vida como quiser senão a imposição dessa crença em particular - todos argumentam facilmente que o problema do mundo são as religiões, mas na hora de raciocinar, como o senhor o fez, acaba-o fazendo tal qual a metafísica de todas as religiões -

    Responda
  7. Airdel

    Sr Bacharel em Filosofia, somente as religiões fundamentalistas tem esse tipo de conduta que no fim do texto quis expressar como se isso fosse indigno por parte do paciente. Se tenho o meu direito individual de decisão, não será a religião ou metafisica como queira, que irá impedir-me de solicitar ao medico a minha escolha. Lamentável, um ateu, a assim escrever em uma coluna. Trate o assunto como ele deve e merece, isso eu concordo, mas não faça salada com o assunto. Respeitar para merecer.

    Responda
  8. Jose Antonio

    A recomendação do CFM ja eh um avanço e no futuro proximo espero que a eutanasia, mo/rte assistida, ortotanasia e aborto sejam uma realidade no Brasil. Claro, respeitando a preferencia das pessoas envolvidas.

    Responda
  9. sml

    Concordo plenamente com seu ponto de vista, sobre esse assunto. Espero que seja apenas o começo, para poder aliviar a dor dos pacientes terminais e, seus familiares e amigos.

    Responda
  10. Depaula

    Argumentos absolutamente irreprocháveis.

    Responda