Educação > Folha lança ranking universitário inédito Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só de ver a UNIP nessa lista, perde toda credibilidade...alias vira piada até.
A F/o/lha copiou os jornais ingleses (Times, Independent, Guardian) e algumas revistas americanas (US News, Forbes) e lançou um ranking universitário nacional. Como todos os rankings, seu valor é relativo. Pela metodologia, a exemplo da US News, o RUF parece ser principalmente um ranking de prestÃgio (entre acadêmicos e empregadores), mais do que de qualidade (embora esses dois critérios tendam a ser correlacionados). PrestÃgio, entretanto, é um fator importante na escolha de um curso.
É interessante notar também que, na parte objetiva do ranking, que é medida por número de artigos e citações (totais e por docente) e captação de recursos públicos para pesquisa, 5 das 10 primeiras instituições no ranking (USP, UNICAMP, UNIFESP, UNESP, UFSCAR) são do estado de São Paulo, mostrando o desnÃvel que existe São Paulo e o resto do Brasil em produção acadêmica.
Diria que foi o pluto que inventou essa coisa "RUF RUF", mas a julgar que que a fo1h4 está a cada dia com reportagens tontas, "repórteres" que faz redação igualzinho a meu filho quando tinha 11 ano, não me surpreendo que ela está a latir "RUF RUF RUF". Tolice.
RidÃcula a avaliação porque não considera cada curso. O ITA tem os melhores cursos de engenharia e não aparece no ranking, a UFV ficou em primeiro lugar entre as universidades nos últimos seis exames da OAB unificado, segundo o Ig, a Unicamp tem um dos melhores curso de medicina, bem avaliado pela academia e pelo mercado e não aparece entre as 3 melhores. Ou seja, ranking inútil da Fohla seguindo a modinha dos sites internacionais só para gerar polêmica. Vamos fazer uma avaliação menos genér
A USP têm os melhores cursos e TODAS as áreas... sin to muito, mas o ITA está decadente... demais... a USP é única e tenho pena de quem a desconhece e seus egressos são respeitados em nÃvel mundial.
@Joana: o RUF tem também um ranking por cursos e por "grandes áreas". No ranking de engenharia especificamente, o ITA aparece em 4o lugar.
Ou propaganda para determinadas Universidades e suas faculdades.
Reputação no mercado e qualidade no ensino. DifÃcil acreditar nessa pesquisa, já que o ensino fundamental e médio, comprovadamente, são um lixo. Matemática poucos dominam, português pior ainda, imaginem FÃsica e QuÃmica. Com certeza, isso vai estourar no ensino superior, e com a ajuda do ENEN. Por que não fazem um ranking mundial para ver a quantos andam o ensino superior no Brasil?, Aà eu acreditaria. Essa pesquisa é um papo furado.
A USP, primeira do ranking, não tem cotas e não usa o ENEM.
Como vai ser com essa de cotas de 50% em cursos que tem matérias exatas como os principais fundamentos de sua formação.Imaginem uma dessas pessoas não vai sair nunca do primeiro ano e vai ser jubilado.Ou vão fazer com no ensino médio onde todos passam e ninguém roda mais!
Agora vem ai na Republica Democrática do Brasil as primeiras leis totalitárias de interesses populistas e clientelistas.As leis das cotas para 50% nas Universidades públicas para pobres, Ne gros e Par dos.Tudo começou com Neg ros porque eles tinham direitos de reparação social pela escuridão que tinham sido colocados a 200 anos atrás com a escravidão.Não deu muito resultado em votos, vem então o bol sa fami lia a industria do voto e essa sim atingiu os interesses pelo poder.
Mas a industrias das cotas faliu e eles não tiveram limites para reformular para ver se dava certo e assim vem a lei para cotas para: pob res, negr os e par dos.O que seria pa rdo é difÃcil a definição mas devem ser pessoas com a morenas.E colocaram nas Universidades públicas 50% ao dispor dessas pessoas.E para comprovar que são protetoras sociais colocaram no meio dos Ãndios os coitados são usados sem permitir isso.Foram tirados os mesmos a pauladas pela policia do supremo quando aporovou i
É difÃcil de entender os números, a fol ha fala em 190 Universidades no Brasil, é claro que não são todas, mas a 2 anos passados o Lu la fazia propaganda que ele tinha feito 214 Universidades públicas pelo Brasil.Eu não conheço nenhuma dessas Universidades do Lu la, mas se ele diz! governos antes dos militares, militares outros nunca investiram e não fizeram nenhuma Universidade no Brasil.Eu não entendo como nos anos 70 eu fiz faculdades em Universidade públicas.Será que Lulaa mente!
Ele falou que fez 214 Universidades, procure ver as mentiras desse despreparado e mentiroso hipócrita.
A maioria foram campi de universidades e institutos federais. Procure se informar antes de postar.
IncrÃvel como quem não tendo o que fazer e não entendendo do riscado, inventa coisas anacrônicas. Dá até pra acreditar que tem alguma grande universidade patrocinando esse monstro de sete cabeças. Qualquer um que entendesse um pouco desse ramo veria a inutilidade e incoerência dessa proposta. Parem enquanto há tempo.
Uma inutilidade total! Todos sabemos que as Instituições de Ensino Superior no Brasil ou são cabides de emprego (as públicas) ou são caça-nÃqueis (as particulares). As primeiras produzem Ciência obsoleta e as segundas produzem toneladas de diplomas sem valor!
CONCORDO PLENAMENTE!!!!!!
Discordo de sua opiniao. Graduei-me em Engenharia Eletrica pela USP de Sao Carlos e consegui trabalhos em empresas de grande porte como a Siemens do Brasil e de Munique onde trabalhei por tres anos como engenheiro de sistemas. Atualmente trabalho em um banco em NY com consultor de TI. O meu irmao se formou no mesmo curso dois anos depois e conseguiu emprego na Motorola do Brasil para depois se transferir para a Motorola dos Estados Unidos onde trabalhou por quase 12 anos.
Edu ardo Gia nnetti falando sobre o Ensino Superior do Brasil: "os professores fingem que ensinam, os alunos fingem que estudam e tudo termina em diploma".
Como "cabide de empregos" se são preenchidas por concurso público? Você sabe o que quer dizer cabide de emrpego? Tenho certeza absoluta que voocê nunca estudou numa federal. E por que ciência obsoleta? Muitas federais sediam eventos cientÃficos internacionais, em que o pessoal de fora vem falar e ouvir. Por favor, comente apenas sobre a qualidade do capim que você come!
O ranking é interessante, mas ainda assim, entendo que comparar escolas brasileiras entre si é o mesmo que olhar um mesmo parreiral e dizer - olha aquela uva é melhor do que essa - e por ai vai. O bom mesmo é comparar "uvas" de distintas plantações e principalmente a qualidade do "vinho" produzido.
Duas coisas são curiosas: 1 - Consultar profissionais de RH acerca da qualidade das universidades e dos alunos destas. Queria eu saber em que universo isso faz sentido, sem desmerecer a capacidade destes profissionais, mas essa competência não lhes cabe. 2 - Há uma dispersão muito grande no cenário educacional: como se comparar e agregar no mesmo ranking universidades (que se dedicam à pesquisa) e instituições voltadas para o "mercado". A iniciativa é boa, mas quero ver
Essa classificação, não contando com análise ponderada pelo número de docentes/pesquisadores, vai privilegiar as instituições maiores, lamentavelmente. Ao buscar inspiração internacional deveriam ter observado as falhas das avaliações por aà afora, não precisamos copiar o que é ruim...
O ensino brasileiro ,em toda sua graduação é lamentavel.
A idéia é boa, mas a metodologia utilizada não é. Favorece grandes instituições (independentemente de serem boas ou ruins), em detrimento de pequenas instituições (ainda que sejam muito boas). Por exemplo, uma grande universidade, com cursos raros como arqueologia e mumeologia, terá uma grande produção. Institutos concentrados em uma só área, como institutos de matemática e fÃsica, que não estejam ligados à uma universidade, vão ter uma produção pequena, se comparada à u
Qualquer q seja o ranking e a metodologia adotada, nosso paÃs fica lá na rabeira..
Ahh vá, então por isso se chama ranking universitário? (sarcasmo)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Folha lança ranking universitário inédito Voltar
Comente este texto