Luiz Felipe Pondé > Marketing social Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu concordo com muito pouca coisa do que você diz. Minha primeira reação foi ficar indignada mas, refletindo melhor, achei ótimo ter lido esse texto. Ele me obriga a melhorar meus argumentos. Obrigada.
Li e reli, e fiquei assustado com tamanha, ridÃcula, absurda e grande preconceituosa leitura, o que mais me assombra vindo de alguém com um curriculum deste, agora já sei toda vez que algum texto publicado for assinado por este não perderei meu tempo.Será que sou gay por modismo, deve estar na moda mesmo espancar, matar, discriminar, ofender mas isto é culpa minha afinal só estou recebendo o salário do meu modismo e inversão de valores conta outra doutor procure ao menos consultar as pessoas.
Hmmm.... muito saco e pouco conteúdo essa coluna, hein?
Eu até concordo com os comentários 3, 4 e 8. O resto é patacoada metida apoliticamente incorreta. "Mulher precisa de homem" e "aprende-se pouco com os pais" é demais. O Pondé tá cada dia mais engraçado, tá ali como Rafinha Bastos, são os dois grandes filósofos brasileiros.
É lastimável como alguém que detenha uma formação aparentemente boa e seja professor universitário tenha a coragem de escrever um texto em que acredita poder generalizar arbitrariamente as pessoas e seja um texto tão fraco academicamente.
Compreendo a necessidade do debate e como dirÃamos o debate ajuda a mover a sociedade e a mobilizar a auto-reflexão, no entanto os debates podem incorrer a falácias e o debate pode ser prejudicado e, neste caso, não é visÃvel no Pondé um questionamento da sociedade e muito menos uma base cientÃfica razoável, mas um afirmação do sistema de valores e crenças dele. É claro que eu poderia ter mais escrúpulos e analisar as demais obras e os dados ou fundamentos teóricos dele antes de um crÃtica.
... amigo, entenda o Pondé como um provocador de debates. É essa a missão dele, na coluna. Não se lastime, apenas debata ou não.
O Pondé fala do politicamente correto como se essa onda se originasse de baixo pra cima. Quando na realidade, é uma onda imposta de cima pra baixo, afinal de contas os RHs impuseram a babaquice de marketing pessoal. É um cara que usa de um silogismo sem premissa, que se fosse dos tempos de riqueza intelectual, seria achincalhado até mesmo pelo velhote comediante do pirulito e guarda chuva na mão que Pondé tanto se inspira...
Acredito que qualquer opinião possa ser válida, incluindo as deste texto mal escrito. Mas alguém com pós-doutorado, como o autor deste desabafo ressentido, deve saber que uma boa argumentação não se constrói com termos como "todo mundo tem", "ninguém é" e "são sempre". Que boa parte da sociedade seja assim, tudo bem, talvez o tal do "mundo melhor" não seja mesmo possÃvel - talvez, nem mesmo necessário. Um "mundo plural" já está de bom tamanho, onde cada um possa ser idiota à sua própria maneira.
Pondé, o doutrinador de bitolas!
Quer m**da de artigo....
Mais um ótimo artigo de Pondé, sem dúvida, o melhor colunista da FS.
Este artigo maravilhoso fala que o politicamente correto é um rabinho do Marxismo.O Marxismo Econômico (antimaterialismo) falhou.O Marxismo Cultural (politicamente correto) também falhará.É questão de tempo. O que é o politicamente correto?http://espectivas.word press.com/o-que-e-o-politicame nte-correcto/ Vivam suas vidas e não se envolvam com ideologias vãs.Os hippies e a SOCIEDADE alternativa não foram longe. Os gays, solteironas e a FAMÃLIA alternativa tb não.
Cara você não sabe a diferença entre uma cenoura e um melão. A onda politicamente correta vem de cima pra baixo, enquanto os movimentos que não deram certo citados, vieram de baixo pra cima... cuidado com as saladas de palmito.
UMA PENA PONDÉ PENSAR ASSIM, MINHA MÃE É SOLTEIRA E NÃO FOI POR FALTA DE RELACIONAMENTOS AMOROSOS, É SOLTEIRA E NÃO É NARCISISTA, ESCOLHEU SER SOLTEIRA POR CAUSA DE UMA SOCIEDADEZINHA QUE PENSA COMO O SENHOR........GENTE DO TIPO QUE ACHA QUE PODE JULGAR OU ROTULAR PESSOAS...... REALMENTE UMA PENA ESTE ARTIGO.....
Caro Giuliano, é claro que o autor não quis ofender sua mãe, mas é impossÃvel delimitar caso a caso, por isso a linguagem generalizada, que representa a maioria e não uma situação concreta.Além do mais, a crÃtica não foi contra as mães solteiras, mas contra sim contra quem defende que isso seja bom. Se você realmente não teve pai, provavelmente sofreu com isso, e é esse, creio eu, o ponto que o autor quis demonstrar.No mais, o artigo é bem escrito e cumpriu seu objetivo.
O curioso é que Pondé fala sempre daquilo que o irrita, e os leitores sempre vão seguindo. E "seguir" aqui não significa concordar nem discordar. Esse texto me pareceu um resumo de "Contra um mundo melhor", do próprio Pondé. É a eterna imbecilidade do brasileiro de comprar qualquer ideia, seja uma sacolinha biodegradável, seja um Facebook... E ainda tem gente que não entendeu. E nem vai entender! Francamente... Mais debates e polêmicas em: monopattia.blogspot.com
Pronto! Descobriu o Brasil!!! Tá saindo pior que Paulo Coelho para chamar a atenção e tentar vender livros para continuar sendo, no fundo, que nem todo mundo... É o politicamente incorreto às avessas, frio, calculado, e cheio de autorressentimentos. Vai passar... Ou então é de outro planeta!
Com tanta coisa interessante uma pessoa tão inteligente como o Ponde tem para dividir com os pores mortais seus leitores, e sempre voltando ao mesmo assunto! que pena.
Pondé é o maior incentivador disso que ele finge odiar. É o Caco Antibes do jornalismo brasileiro.
Opinar contra este 'marketing socia', criticá-lo ou depreciá-lo é jogar gasolina na fogueira.Como sempre é mais fácil jogar pedras do que consertar as coisas. Dentro da direita e da esquerda (o que dá no mesmo hoje em dia), existe a esperança de que as soluções apareçem do nada. Coisas como o tal marketing social são uma destas tentativas. analisessin taticasdarealidade.blogspot.co m.br
Pondé, vai tomar no seu cool-zinho, vai!
É a resposta perfeita, ponto.
Apoiado! Para bom entendedor, meia palavra basta hahah
A resposta perfeita para quem não tem a menor argumentação - mas, mesmo assim, discorda e nem sabe direito por qual motivo. É a geração do "vontade de gritar, nada pra dizer".
Pondé Acho que as escolas deveriam ensinar as criancinhas desde bem cedo o método do questionamento socrático. Antes mesmo de aprenderem que 1 e 1 são 2. Porque depois que crescem com preguiça de usar o cérebro dificilmente mudam pra melhor. É mais confortável aceitar o senso comum, o banal, e seguir a manada... Abraço
Se até platão teve que crescer, cada anta genial que nos aparece....
Hahahaha. Bobinho. A melhor manada é a que acha que é boiadeiro.
Por acaso afirmar tudo isso contribui para alguém ser melhor? O que faz parte do mundo pessoal de cada um não diz respeito a ninguém.E pra quem critica e concorda com tudo isso, acho melhor colocar a mão na própria consciência. Qual o interesse em criticar a forma como uma pessoa escolhe viver a vida Ãntima dela? É fácil suportar as dificuldades do dia-a-dia?As pessoas têm defeitos, mas nem por isso elas precisam ficar mergulhadas nesse poço de amargura. E quem quiser viver de ilusão, que vi
Eu tenho preconceito por quem não tem preconceito. Gente sem opinião é que nem cerveja sem álcool. Melhor não ouvir, melho não beber.
então opinião e preconceito são a mesma coisa agora? juro que não entendo de onde as pessoas tiram essas ideias...
Ainda gosto da tese de Voltaire: "Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o direito de dizê-las"
Perfeito!! Traduziu meu sentimento em relação a essas questões.
Que horror, Pondé. Como é que você se permite brandir o frio gume do intelecto descarnando naipes de comportamento humano, nesse obceno desfile de órgãos avulsos de nosso psiquismo ? Que é da beleza ? Que é do pudor ? Que é da virtude ?
Realmente, a cada dia a hipocrisia fica mais entediante. São discursos prontos, que se tornam dogmas para manter o controle social. Isso sempre existiu; o problema é a divulgação massiva através dos novos meios de comunicação, que acelera o processo.
O segundo tópico do primeiro parágrafo ficou um pouco ambÃguo. Ao ler a tese contrária se esclarece a ideia, mas sua formulação poderia ter sido mais clara. De resto, mais uma excelente provocação.
É sempre refrescante ler os artigos do Pondé! Adoro! Eu, que costumo mentir e não tenho vergonha de ser politicamente incorreta à s vezes, me sinto em casa quando leio. É incrÃvel ver como é gostoso quando alguém consegue dar forma ao pensamento...
Concordo contigo Paola, todos temos o lobo e o cordeiro dentro de nós mesmos, negar isso é mentira.Mas com certeza a Natália e o Romero são pessoas perfeitas, e não são reacionárias, apesar de se prontificarem a te criticar por ser sincera consigo mesma e reconhecer seus defeitos.
pois é, Romero, e além disso ela ainda se gaba de ser mentirosa e preconceituosa! Paola Manella, seu comentário está no mesmo nÃvel desta pérola de coluna (dica: isto não é um comentário apreciativo).
Ou seja: você é preconceituosa, reacionária (dicionário, ráaapido!) e burra, porque precisa que outros formulem suas ideias para você. Um grande elogio à sua imbecilidade o seu comentário. Hahahahahaha.
Podia falar sobre outros itens, mas vou me ater ao 4. Pergunto: só pessoas "de esquerda" são preconceituosas?
Vitor, li perfeitamente, tanto que vou transcrevet: "todos temos preconceitos. Esses aqui são ruins (lista de preconceitos de esquerda). Eu também tenho e eles são... exatamente as idéias que defendo nesse artigo". Entende o que eu quero dizer?
Ele disse que "Todo mundo tem precoceito". É só ler e terás tua pergunta respondida.
Concordo com todas as dez colocações. Mais um belo artigo a se pensar das tantas hipocrisias que norteiam o nosso dia a dia. O tópico "3" é genial. Vivemos cercados por uma legião de esquerdistas de plantão pregadores de uma "transformação social" onde o capital (la plata, R$, U$ e etc (..)) deixará de ter a importância que lhe é dado pelos capitalistas! Mas é só cutucar os ganhos deste povo que viram feras capitalistas!!! O que tem de comunas antiamericanos com "ipad" e carro novo é uma fes
Em que bolha esse cara vive. Me diga uma pessoa que não dê valor ao dinheiro, eis o público alvo do Pondé, o lubrificador de bitolas
"Politicamente incorreto" é o termo politicamente correto para filho-da-p.u.t.a.
Rodrigo e Raimundo, perfeita a colocação de vocês! Eu não poderia concordar mais, e fico muito feliz (e aliviada!) em ver que há quem enxergue isso também.
Poxa Raimundo, a frase perfeita. Para quem acha que ser "p. incorreto" é ser intelectualmente provocador....
Eu geralmente gosto dos textos de Pondé, mas neste, o seu "anti-politicamente correto" pecou pelo excesso oposicionista. P.ex., nem tudo se aprende com os pais, o meio social é muito mais amplo do que isto, mas a qual "dignidade" ele se refere? Ficou por demais impreciso. Ou a moral pública que ele diz "fundada na hipocrisia", o que é um completo contrassenso, pois a hipocrisia não aponta para seu inÃcio, fundamento, mas sim para seu fim. O texto consegue apenas uma caricatura à guisa
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Marketing social Voltar
Comente este texto