Educação > Crise e corte de professores fazem PUC-SP perder espaço Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A PUC Já teve em seu quadro docente pessoas como Paulo Freire e Haroldo de Campos.Hoje é vanguarda no campo das ciências humanas, para ficar em poucos exemplos: é a única universidade fora da França a ter os cursos de Michel Foucault dados no College de France; tem um mestrado em parceria com a Sorbonne; tem o mais antigo curso de filosofia do paÃs, com professores de vários cantos do mundo, com respeito idem.Estes rankings adotam modelos unilaterais, de produtivismo tecnológico.
Para entender melhor este declinio da PUC-SP é preciso ter um olhar mais critico sobre sua administração, isto é, a Igreja Católica. Em MG, RJ e SP a administração é da diocese, já no Sul são os Maristas por isso tendem a crescer mais. A Diocese tende a utilizar o dinheiro das Universidades para finalidades outras, sendo este um dos motivos da crise em SP
A propósito, nos rankings especializados POR CURSO da Fo/lha, que não são baseados em produção acadêmica, mas apenas em avaliação subjetiva de profissionais de RH, a PUC-SP ficou em 2o lugar em direito perdendo apenas para USP. O viés "paulista" do RUF provavelmente reflete uma amostra viciada onde profissionais de São Paulo são a maioria entre os pesquisados. Apenas comparando, a PUC-R/i/o, que tem uma atuação mais forte em exatas, é a 3a no ranking Fo/lha de engenharia.
A concorrência com essas Unigrana está deteriorando muito a PUC. Teve o 2º melhor curso de Direito da cidade de SP, depois da USP, ainda como a melhor privada de paÃs nesse curso (pelo menos o foi). Mas a greve dos professores a poucos anos a deteriorou muito, onde muitos docentes de excelente nÃvel se evadiram pra outras. Muitos cursos da PUC nem lotam a metade das salas. Uma pena: a cidade perde com isso, na falta de qualidade de ensino, cada vez mais raro: já é assim no Br e agora na cida
Não vejo decadência. O problema é que rankings que usam publicações e citações como o RUF têm um viés inerente a favor de universidades que têm faculdades de medicina e/ou são fortes em certas ciências básicas como biologia, quÃmica e fÃsica. A PUC-SP é especializada em direito e humanidades onde os pesquisadores publicam em média menos que nas áreas supracitadas e, por isso, cai no ranking. Nos rankings internacionais (ARWU, THES), escolas como a LSE (Inglaterra) têm o mesmo problema.
O problema de endividamento bancário é algo antigo na PUC-SP. Pelo menos, no meu caso, desde os anos 80 ouço falar deste assunto (época em que estudei no Campus Monte Alegre). Por outro lado, as mensalidades sempre foram salgadas e ainda assim, problemas desta natureza viviam e vivem rondando a Universidade.
E quem levou a sério esse ranking? É um ranking de orçamento de universidades (as medidas crescem com o tamanho da uni) e não de qualidade. Bela tentativa, péssima execução.
Esses rankings são um grande engodo! Fiz doutorado na PUC-SP e posso afirmar que sua qualidade é bem superior à de muitas instituições que aparecem em melhores posições em "listões" como o RUF. Lá se faz pesquisa sim, muita e de ótima qualidade, mas não há neurose por publicação. Como resultado, o processo criativo se desenrola adequadamente. Essa corrida pelo número de publicações é doentia... só não vê quem não quer! É a Universidade ingressando numa revolução industrial tardia!
Como pode? a UNIP e a UniNove com nota zero em ensino.... e não fecharam? Propaganda enganosa? Robando o nosso dinheiro??
"ROBANDO"? O que é isso? Por favor, não ROUBEM nosso idioma!
Acho que o amigo universitário quis dizer "roubando".
A PUC-RJ destaca-se em engenharia, economia e ciências exatas (matemática, fÃsica), todas áreas de alta produção cientÃfica. Já a PUC-SP é mais conhecida por seus cursos de direito e humanidades, onde a produção de artigos e citações são baixas. Por isso, ela aparece abaixo da sua correspondente fluminense no ranking. As PUc's em geral entretanto ainda são uma exceção no Brasil como particulares sem fins lucrativos com seletividade no ingresso de alunos e corpo docente voltado à pesquisa. /
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Crise e corte de professores fazem PUC-SP perder espaço Voltar
Comente este texto