Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Pedro

    Sodoma e Gomorra tem muito o que aprender com as eleições brasileiras.

    Responda
  2. João Pedro

    O poder corrompe; e a política é a concubina dele. Num país em que os eleitores parecem votar mais pela embalagem do que pelo conteúdo, separar o joio do trigo é quase impossível. Sou religioso, mas costumo ter pavor de quem usa o nome de Deus em eleições.

    Responda
  3. Pedro H

    O talibã será aqui!

    Responda
  4. Sr

    E aí, Gilberto: já leu a Pholha hoje, 11/09? 'Senhor, dá a vitória a ele', diz pastor ao lado de Serra em culto"

    Responda
  5. JANTUNES

    As raposas religiosas querem o domínio do céu e da terra... querem ressuscitar a inquisição... é preciso combatê-los com educação e informação para bani-los novamente para as fronteiras de suas igrejas.

    Responda
  6. Janete

    Pessoas...Deus é único..os homens separam tudo em nome do dinheiro..avisem tb os jogadores de futebol...adoro rir qdo eles dizem..ganhamos Deus estava do nosso lado...ALOUUU...POR ACASO ELE NÃO ESTÁ DO LADO DE QUEM PERDEU??...LEIAM A BIBLIA...NÃO DEIXEM QUALQUER BABACA DIZER O QUE VC TEM QUE FAZER COM SUA VIDA..NINGUÉM PAGA SUAS CONTAS..ASSUMA O CONTROLE DA SUA VIDA.bjs

    Responda
  7. Oficial

    Olá Gilberto, permita-me, data venia discordar. Penso que não há como um cristão se dissociar de Deus em sua vida e negócios. O cristão deve refletir o Governo celeste através de sua conduta, caráter e transparência, defendendo o que é certo à luz das Escrituras e se opondo ao erro moral.Com efeito, resistir valores cristãos nos negócios e política, é criar uma dicotomia que não existe na naturezza humana. Não há alma sem corpo tal qual vida social sem tais valores. Guerrato@uol.com.br

    Responda
  8. LeoNard

    Acho que vocês jornalistas tem viajado muito nesse negocio de religião, vamos por parte quem é Haddad? De onde ele vêm? o que ele fez? Perguntas como essa são feitas nas periferias, nada tem haver com religião, a periferia trabalha para ganhar o pão de cada dia, não tem tempo para ficar na internet e muito menos conhecer quem é Haddad, Russomano, tem discurso tipicamente populista defesa do consumidor e bláblábá, isso aliado a rejeição de serra tem feito ele cresce e não porque é de igreja.

    Responda
    1. LeoNard

      Serra é tipicamente rejeitado, seu carisma não é mais o mesmo com os PSDBistas, e Russomano tem se apresentado uma opção para eles, Não tem nada haver com Religião e sim com escolha, analisando Haddad um cara que praticamente ninguem sabe de onde veio, contra um Serra rejeitado até pelos líderes de seu partido, e um cara bem conhecido da Televisão, por sua defesa ao cidadão e todo seu lado populista é logico que neste cenário ele se destacaria perante os outros 2, não existe magica é logica.

  9. Sebastião Simionatto

    Quem usou o nome de Deus em vão e a sua palavra foi a Teologia da Libertação.Mas o cidadão pobre, trabalhador e amoroso para com a sua família percebeu aquilo que nenhum filósofozinho da USP ou Téo-ideólogozinho da PUC nem mesmo artistazinho de teatro ou cineastazinho engajado percebiam.Que em revoluções ELES É QUE levam a pior e os ditos "ZINHOS" levam as reparações milhonárias e os cargos superiores.Aos filhos dos pobres só restaria lágrimas mas escolheram a PAZ e ganharam a presença polít

    Responda
  10. Thomaz

    Meu voto já é certo...NULO!

    Responda
  11. Themístocles Sanches

    O eleitor sabe votar, só não tem em quem votar, senão vejamos:Serra: provavelmente em SP não ganha mais nem eleição p/sindico. Mentiu para o eleitor e deve pagar porisso.Haddad : Só fala o que o chefe manda falar. Não conhece São Paulo e só quer ser prefeito para reforçar o projeto corrupto/politico/partidário do PTOs outros candidatos nem merecem comentários.Russomano: não é melhor que todos eles, mas ganhando nos livrará do Serra, e salvará SP do PT

    Responda
  12. ed

    alias em SP esta muito dificil, pois HADDAD e um incompetente provado, este sr ROSSOMANO esta ligação com igrejas usurpadoras do dinheiro dos fieis e o FIM, e SERRA ja foi.

    Responda
  13. ed

    religião deve ficar fora de politica e dos politicos, ja basta estes pastores retirarem dinheiro dos fieis em nome de DEUS, que blasfemia. Estão querendo bagunçar tudo

    Responda
  14. Themístocles Sanches

    Estado Laico? e pq nas repartições públicas, tribunais, etc. sempre avistamos um crucifixo na parede?

    Responda
  15. picolé

    a posição do Haddad em relação ao envolvimento das igrejas na política é muito coerente, muito sábia.

    Responda
  16. Bira

    O paulistano vai pagar caro, vai vêr o bispo Macedo mamando e sangrando as finanças do estado. Eu quero è mais porque o paulistano è burro mesmo em votar e muitas outras coisas a mais.

    Responda
  17. sula

    Nesse final de semana estava no jornal o Estado de São, que cada pastor das igrejas evangélicas, terão que cumprir a meta de arrecadar 100 fiéis para o SR. CELSO, é ordem e, os pobres fiéis caem pois, caso não façam o céu não está garantido. Isso não dispensa o dizimo não, afinal campanha é uma coisa muito cara.

    Responda
  18. sula

    Tudo teve início pela igreja universal (edir Machedo), $$$, a qual é dona do partido do sr. Celso Russomano. Procurem ler no google: 33 motivos para não votar em Celso Russomano, e me envergonha o Sr. Flávio D urso está ligado a ele, quando exige tanto de nós no exame da OAB e, não é capaz de olhar quem está do seu lado. Esse homem que aparece rezando toda semana no jornal não passa de um charlatão.

    Responda
  19. Curva

    Religião, a flor de papoula dos acéfalos.

    Responda
  20. Tamarindo

    Como diria o Patropí---PÔ meu,você parece que não sei,é pá daqui,e´pá de lá---ou vocês se candidatam para exercer cargo politico,ou então,vão se converter cambada

    Responda
  21. ValveMark

    O Cristianismo Capitalista pregado pela IURD dá o tom da futura administração de Celso Russomano em São Paulo!! "Uma igreja em cada quarteirão". Prefiro uma creche, uma escola e menos fanatismo religioso!!

    Responda
  22. Mathew Paul

    Deveria ser proibido usar seres mitológicos em eleições. "todo dia o otário e o malandro saem de casa, se eles se encontram sai negócio".

    Responda
  23. Cassia

    O pecado de usar o nome de Deus em vão............

    Responda
    1. Mathew Paul

      Ganesha disse para não usar o nome dele em vão!

  24. von kaio

    Enquanto preocupamo-nos com a ascenção da Irmandade M uçulmana no Egito,esque cemos o perigo da evangelização do estado brasileiro...

    Responda
  25. dauner

    "Não tomarás em vão, o nome do Senhor, teu Deus, pois Ele não tomará por inocente aquele que tomar Seu nome em vão" . Está escrito nas Escrituras !

    Responda
    1. Mathew Paul

      Nas escrituras Hinduístas diz que só pode mencionar o nome de Ganesha se for para o bem! Usar o nome de G-Zuis pode em qquer situação.

    2. Jose Antonio

      "escravidão eh aceitável"; "se voce trabalhar durante o sabbath voce sera punido" "felicidade eh esmagar crianças com pedras" "mulheres devem ser subjugadas pelos seus maridos" etc etc também esta nas escrituras. E dai? So por que esta escrito num livro de vários autores anónimos q viveram durante uma época de total ignorancia devemos seguir o q esta escrito? Segue-a você e deixa os outros viverem sem estas superstições, por favor!

  26. Adilson Costa

    Gilberto, sempre há alianças com igrejas, o petê faz também (embora alguns aí abaixo tentem se fazer de santos)... agora o Russomano é um caso diferente, ele é representante direto do Edir Macedo. Isso é grave. Não bastasse ser uma pessoa deshonesta e completamente inexperiente em administração pública.

    Responda
  27. Herdf

    Serra inaugurou em 2010 o uso intensivo da religião em campanhas, agora é vítima do mesmo mal, o feitiço se volta contra o feiticeiro, aliás neste ano mesmo ele já tinha feito uso disso contra Haddad. Não estamos votando para pastor ou papa, então é hora de voltar ao que interessa, o que o sujeito vai fazer no governo ou na prefeitura, o resto é opção de foro íntimo garantida pela constituição e como tal não pode ser imposta a toda a população que tem religiões diferentes.

    Responda
  28. Jose Antonio

    Sou ateu, "graças aos deuses", pois eles se fizeram impossíveis de serem acreditados ja q nao mostram evidencias de q existam, q tenham função na realidade do universo. Porem tao pouco sou contra q as pessoas creiam em deus (qqer 1 dos mais de 1000) ou mesmo q tenham religião. Sou completamente contra religiosos fundamentalistas q insistem em impor a toda sociedade a ignorância de escrituras com seus dogmas e superstições Que cultivem suas falácias religiosas mas deixem a sociedade progredir

    Responda
    1. Jose Antonio

      Nao necessariamente rochmaster! Os católicos rotulam o pluriteismo c/paganismo mas na realidade o proprio cristianismo foi e eh influenciado por varios rituais e superstições pagans. Na verdade o q me leva a ser ateu, alem da inexistencia de evidencias, eh a idiotice q ha em certos deuses. Por ex. o deus biblico eh punitivo, genocida, infanticida e completamente imoral. Em relação esse tipo de deus sou 100% ateu. Porem poderia ser agnostico-ateista em relação a outros deuses. Abcs.

    2. Rockmaster 1964

      Se é graças aos deuses, você não é ateu e sim pagão.

  29. kaka

    GD, sabes que sou crítico voraz quando o tema abordado ultrapassa limites do aceitavel à inteligência. Mas neste seu texto de hoje acertaste a mão na medida certa, tanto na abordagem quanto na forma. Parabéns pela análise. Nada a acrescentar. Falaste tudo. Ricardo J Fontes Almeida

    Responda
  30. Fábio

    E pior do que isso, a falta de um dispositivo legal que coíba a existência dessas organizações congêneres.

    Responda
  31. Fábio

    O grande problema de tudo isso chama-se Igreja Universal do Reino de Deus. Na verdade eu acho que Edir Macedo deveria ser preso por estelionato e curandeirismo. Aquilo não é religião, é uma espelunca.

    Responda
    1. Jose Antonio

      Nao faz sentido acusar uma so igreja quando todas fundamentalmente tem atitudes similares. Nao diria que todos os religiosos sao iguais no mal sentido, pois sao os fundamentalistas religiosos que ao final acabam invalidando o que ha de bom nas religiões. Portanto em vez de combater uma religião especificamente me parece que devemos combater o extremismo que ha dentro de todas elas.

  32. Ueliton Dias

    Religião misturada com política traz o retrocesso ao Estado, como aconteceu na Idade Média, quando a Igreja Católica comandava a mãos de ferro na Europa. Como está ocorrendo em países islâmicos, por exemplo Irã, cujos regimes políticos são teocráticos; e o fanatismo religioso esconde do povo as hipocrisias, a corrupção, exploração social.

    Responda
  33. Junior

    Nossa quando vejo as pessoas comentarem sobre os evangélicos até me assusto!!!Logo irão comparar evangélicos vs Islâmicos vs Judeus logo dirão que se o Celso ganhar será a caça aos Homo sexuais aos da turma da macumba.. o voto e pessoal e se cada um vota em quem quer.. exemplo de que qualquer um com menos inteligência pode ser manipulado e o caso do Bolsa Família. alguém duvida que esse povo vota no PETE?

    Responda
  34. Jose Antonio

    Gilberto, usar o nome de deus (qqer um dos mais de mil criados pela imaginação humana) sempre sera em vão. Deuses nao fornecerão nada de bom para a sociedade ate q possam provar q eles existam e q interfiram nas nossa vidas. Os candidatos precisam urgentemente apresentar projetos p/tornar a sociedade mais ética e melhor em termos de educação, saúde, segurança e convivência. Os políticos q prometem o "paraíso celestial com 72 virgens" devem ser varridos para fora da vida publica. Assim espero

    Responda
  35. Guilherme Torres Godoy

    Gente vamos falar de foma sincera e honesta (será que é o mesmo sincero e honesto ?) o nome de Deus já foi invocado pela inquisição, por senador que chorando no senado falo "eu não fiz isso, juro por deus, por missionario vendendo cotas para TV, por padres pedofilos, por pastores pedindo votos e muitos outros casos, aqui não da espaço para tanto, se fosse assim no inferno não tinha vaga pra politico brasiliano. Vamos para de ser bobos PO.

    Responda
  36. pita

    Gilberto não se preocupe. Deus não sobe em palanques!

    Responda
  37. AlexGreek

    Excelente artigo Gilberto! Decisões políticas devem ser tomadas sem a influência das religiões. Política e religião não combinam. A História está cheia de péssimas consequências sobre esta triste combinação.... ESTADO LAICO SEMPRE!

    Responda
  38. Cebola

    Na entrada de Carapicuiba existe um totem "Carapicuiba é de Jesus, patrocinio Marabraz". Acho que esse é o retrato do país... Enquanto os caminhoneiros forem dispensados das aulas de geometria, matemática e física as pontes continuarão sendo derrubadas em nome de deus: "não faz mal que meu caminhão tenha 4,60m de altura e a ponte 4,40m... deus ajuda a passar!

    Responda
    1. sandrobarreto

      excelente!!!!!

  39. Jose Antonio

    Eh c/tristeza q vemos a contaminação religiosa na política Gostaria de ouvir a opinião de analistas políticos, pois esse fato nao parece salutar aa democracia Eh interessante notar a situação de 2 potências ocidentais No EUA ha contaminação embora estado e igreja sejam separados p/constituição No UK a igreja anglicana tem participação parlamentar, mas nao parece haver tanta contaminação Talvez a existência de grupos fundamentalistas religiosos extremista seja uma explicação p/a contaminação?

    Responda
  40. Alex M

    Estado é estado. Igreja é igreja. Ninguém é obrigado a acreditar em nada, mas todos são obrigados a seguir as leis. Se um grupo acredita uma deterrminada entidade sobrenatural os mandou agir de certa forma, e eles decidem viver de acordo com esta crença, tudo bem. A isso chamamos "liberdade religiosa". Se este grupo passa a exercer o poder e decide que as "ordens" desta entidade sobrenatural devem ser as leis que governam toda a sociedade, independente de crerem ou não,

    Responda
  41. Sr

    Por que em 2010 essa Pholha também não saiu em defesa do laicismo na campanha? Curioso que se essa parcela do eleitorado estivesse ao lado do candidato deste jornal - e tentativas não faltaram de "conquistá-lo" por parte da sua campanha com a conversinha inicial do kit gay - eu não estaria lendo essas análises por aqui. TOMEM VERGONHA NA CARA!

    Responda
  42. Francisco Almeida

    .Gilberto, à semelhança dos demais, também os segmentos religiosos têm direito a tentar alavancar ferramentas políticas em defesa dos temas que necessitam e acreditam, para modificá-los ou implementá-los, como por exemplo: - Leis que limitam a atividade religiosa, - Leis que implementem políticas de enfraquecimento dos costumes familiares,- Leis que implementem políticas de intromissão nos costumes familiares,- etc ... Sim, Gilberto . Estamos numa democracia !!!

    Responda
    1. Jose Antonio

      Francisco, vc se confunde nos "direitos". Qualquer segmento social tem direito de debater problemas sociais, mas nao de impor seus dogmas e superstições a toda sociedade. O direito da tua religião termina no direito dos outros interesses sociais. Teu argumento falacioso da brecha p/q segmentos p.ex trafico de drogas, se achem no direito de usar ferramentas políticas. Democracia eh debater avanços sociais e nao superstições religiosas q se tornaram obsoletas p/a sociedade moderna.

    2. Francisco Almeida

      (cont.) Porque você defende calar a voz do segmento religioso? Não é o canal político o único disponível para fazer ouvir o clamor dos segmentos sociais todos? Por exemplo Gilberto, você é a favor do aborto, enquanto o segmento religioso é contra. Se você tem direito a um palanque, porque não o segmento religioso? Assim, por ser coerente, porque você também não advoga fazer o mesmo com o segmento dos homossexuais, para tentar calar a voz das reivindicações

  43. ribeiro

    ANTES DE IR AS URNAS O ELEITOR DEVE DAR UMA REPASSADA NAS VOTAÇÕES DO SR RUSSOMANO,NÃO HOUVE UMA VEZ ,UMA SEQUER QUE ELE NÃO VOTOU CONTRA O TRABALHADOR,....DIFICIL POR ENQUANTO ,VOCE ESTA ENTRE O ESPETO RUSSO E A BRASA SERRRRA,...

    Responda
  44. Ronaldo Amorim

    Felizmente vivemos em um estado laico e religião deve ficar fora de qualquer tipo de assunto politico. Políticos que colocam religião no debate automaticamente perdem o meu voto. Um pais deve respeitar todas as religiões mas nunca pautar suas ações embasados em qualquer tipo de crença.

    Responda
  45. Júlio Dalcin

    Ainda mais, quando já se sabe que o Deus bíblico é um extraterrestre.

    Responda
  46. Crasse Média

    Olha aí...Conde preocupado com Deus...(eu não voto nele, mas) russomano (com érrinho mesmo) "mecheu" com o establishment !

    Responda