Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maçarico

    Quando leio os comentarios dos ptistas sobre São Paulo me lembro da Fábula da Raposa e as Uvas.

    Responda
  2. cassiooliveira

    que são paulo tem potencial exuberante, não se duvida. ocorre que, infelizmente, ainda não teve prefeitos que pensassem a cidade para além de obras vultosas e duvidosas que garantam futuros cargos públicos. imaginem transformar a brigadeiro luis antônio em uma broadway paulistana; bixiga e liberdade poderiam ser valorizadas como os centros turísticos e culturais que são. faltam pequenas casas de shows espalhadas pelos bairros... falta pensar cultura em sp!

    Responda
  3. Moreira Guimarães

    A maior cretinice que fizeram com São Paulo foi o povo eleger Serra-Kassab para surrupiar os cofres da Cidade!!! Agora Aguenta!!!

    Responda
    1. Metralha 1313

      E a maior cretinice que fizeram com o Brasil foi eleger o molusco por duas vezes e, em seqüência, sua fiel escudeira. 12 anos de cretinice. Agora aguenta!!!!

  4. Moreira Guimarães

    A maior cretinice que fizeram com São Paulo foi o povo eleger Serra-Kassab para surrupiar os cofres da Cidade!!! Agora Aguenta!!!

    Responda
  5. celinhogomes

    É bem natural que turistas, que geralmente não passam mais de uma semana na capital, não vejam os problemas que a população vive no dia-a-dia. Turista não usa transporte público, hospital público, não precisa da segurança pública e não se hospeda em áreas sem qualquer infraestrutura.Como sempre, mais uma bola fora do colunista.

    Responda
  6. celinhogomes

    É bem natural que turistas, que geralmente não passam mais de uma semana na capital, não vejam os problemas que a população vive no dia-a-dia. Turista não usa transporte público, hospital público, não precisa da segurança pública e não se hospeda em áreas sem qualquer infraestrutura.Como sempre, mais uma bola fora do colunista,

    Responda
  7. celinhogomes

    É bem natural que turistas, que geralmente não passam mais de uma semana na capital, não vejam os problemas que a população vive no dia-a-dia. Turista não usa transporte público, hospital público, não precisa da segurança pública e não se hospeda em áreas sem qualquer infraestrutura.Como sempre, mais uma bola fora do colunista,

    Responda
  8. LUIZ RUIVO FILHO

    ACHEI sensacional a reportagem porque mostra para os brasileiros a pujança de São Paulo e, consequentemente, do Brasil no concêrto das cidades mais importantes do mundo, apesar das mazelas denunciadas do Poder Público. PARA não cometer injustiça não vou citar nomes, mas recordo-me da declaração de um jornalista ou de um escritor, enfim um cidadão e que cai como luva por ser atual quando disse: "O Brasil reconstroi à noite o que os máus políticos destroem durante o dia". Parabéns Gilberto. /

    Responda
    1. Bruno de Fora

      Olha, quando voltar para Europa meus amigos sempre me perguntam "onde que se mora? Ah, S@o Paulo, já ouvi dessa cidade." Então, pujança ... espera um pouco. Para mim SP ainda é muito provincial em muitos sentidos. Começa com o mercado do trabalho, muito corrupto, o cv e a qualificação não são o mais importante aqui mas quem você conhece. Por isso, nas universidades e nas empresas tem infelizmente muita gente medíocre e também incompetentes. Bem mais que em Nova York ou Paris ou Berlim.

  9. João Pedro

    Antigamente me falaram que qualquer um poderia ser prefeito de São Paulo. Hoje eu tenho certeza.

    Responda
  10. Stanilaw

    Tem gente que gosta.

    Responda
    1. Stanilaw

      A missão do Dimenstein é melhorar a imagem dos atuais donos da cidade. E viva o status quo.

  11. Artes

    Sim SP é tudo isso mas para quem está à margem (na periferia) a SP real é outra, com o processo elitização das regiões centrais mandando para a periferia da periferia aquilo que não se quer mostrar o abismo social está cada vez maior, a periferia resiste e cria porque a raça que nasceu dela tem o couro duro, filhos, netos e bisnetos de quem veio de longe construir essa cidade para desespero da elite paulista.

    Responda
  12. Nunnes

    Dimenstein, vai ver é porque, desses reclamões, boa parte, não seja formada por autênticos paulistanos.

    Responda
    1. Bruno de Fora

      Autêntico Paulistano é Paulistano quem não sai do bairro e não sabe comparar com outras cidades do mundo?

  13. Crasse Média

    GD, el míope !

    Responda
  14. zapelão

    Alquem tem que avisar ao Sr Gilberto que os "NATIVOS" foram extintos ou quase não resta nenhum "NATIVO"..apenas algumas aldeias de indios em São Paulo.

    Responda
  15. von kaio

    Fica comprovada a vocação desta terra dos Bandeirantes.Assumir o poder,e liderar a transição para o progresso,com a mão forte que calou Ganga Zumba,e o coração valente que lutou em 1932 clamando pela Constituição...

    Responda
  16. Bruno de Fora

    Caro Dilmenstein, sua ingenuidade me lembra essa de Thomas Friedman no New York Times. Você realmente acredita que SP é uma das 50 melhores cidades para estudar?! A cidade, ao menos as partes mais seguras e com acesso a transportes públicos como o metrô são tão caros que na Europa ou os EUA; os transportes públicos são insuficientes; quartos para estudantes são quase inexistentes no campus; a infra-estrutura para estudantes estrangeiros é quase inexistente; não tem cursos em inglês; bolsas?

    Responda
  17. newsfrombrazil

    Creti nice é ver apenas a São Paulo dos 10% mais ricos, Dimenstein! QUEM tem acesso aos bons restaurantes? Quem tem acesso à USP e Unifesp? Quem tem acesso à alta cultura? Quem são os publicitários? Resposta única para todas as questões anteriores: E LI TE Caro jornalista, sua incapacidade de enxergar a realidade da imensa maioria dos paulistanos é ver go nho sa

    Responda
  18. ValveMark

    Caro Gilberto, Excelente texto, e vou além dizendo que tudo que é ruim em São Paulo ou seja, educação, segurança, saúde, infra-estrutura, no restante do Brasil ainda é muito pior!! Realmente o que estraga o Brasil é o povo não ser mais inteligente na hora de votar.

    Responda
  19. Eustaquia

    A cidade é ótima, tirando a violência cujo alvo principal são os mais fracos. Mulheres que moram na periferia e tem de levantar cedo para trabalhar e idosos que precisam ir ao banco pegar a pensão. A violênc1a é a grande mald1ção daqui e exige medidas desesperadas. Vivemos enjaulados, gradeados e vigiados. Está na hora do Estado de SP ter mais autonomia política pois o Estado Brasileiro não funciona mais.

    Responda
  20. Clima

    Nasci e morei em São Paulo. Naquele tempo eu também tinha uma postura crítica em relação à cidade. Agora, depois de vários anos morando em Brasília descobri que São Paulo é muito melhor do que eu imaginava, inclusive o trânsito, a segurança, etc. Melhor que muita cidade bajulada pela mídia. Concordo com o colunista, acreditemos mais na nossa cidade.

    Responda
  21. Garçom

    Sr.GD, juro que não entendo. Veja aí no teu arquivo pessoal quantas vezes o senhor escreveu colunas falando justamente o contrário. O senhor é um dos que esculhamba com São Paulo. Devia seguir o exemplo do leitor abaixo e se mudar para o Rio.

    Responda
  22. Eustaquia

    Nosso derramamento de sangue maior que no Oriente Médio, é uma questão que exige a mudança na mentalidade dos 3 poderes. Crescemos com a idéia de que a violênc1a era por causa das condições sociais. Culpa do Estado que não dava assistência ao pobre. Hoje no Brasil das creches públicas, 15 anos de escola e bolsas de comida o mortic1nio é maior. Qualquer cidade aqui seria um paraíso se a gente pudesse sair sem medo.

    Responda
  23. pedro volpe

    Essa que você mostra é a SP DOS RICOS, dos ongueiros = a você, que moram em bairros confortáveis, que chegam no serviço (quando trabalham) as 10h, que tem dinheiro pra museu, restaurante chic e estudam humanas na USP. Coincidentemente são vocês que tornam SP ruim: é protesto quando a polícia mata ban.did0 ou prende usuário, faz reintegracao de posse, aborrecem com seus infindáveis protestos...a sua são paulo é a do rico. Vá conhecer os pobres, eles não querem teatro nem ciclovi

    Responda
  24. Sr

    Realmente, cretinices. O lado bom, seja sua efervecência cultural, de pesquisa ou gastronômica convive com uma cidade realmente saturada e neurotizada. São Paulo, quando além do mundinho idealizado pelo colunista, é outra cidade e o pior: é lá que vive a esmagadora parte da população.

    Responda
  25. Evandro Loes

    Sou de SC e adoro São Paulo. Seria uma cidade para morar. Claro, na área mais próxima ao centro. Mas acho que SP tem seus problemas, porém, avançou muito nas últimas décadas.

    Responda
  26. João Progresso

    "O que lamento é que poderíamos ser mais, muito mais, se o poder público pudesse estimular essa criatividade, facilitando a abertura de negócios, criando incubadoras para os jovens, desenvolvendo parques e polos tecnológicos, melhorando o ensino público e reduzindo a violência." Concordo! infelismente os dois primeiros colocados não nos dão essa opção!

    Responda
  27. Denis um brasileiro

    Não me recordo de um ano eleitoral onde olho à volta e não vejo absolutamente ninguém em quem votar.Como na eleição de 2010, o laicismo foi novamente deixado de lado.

    Responda
  28. Metralha 1313

    Sofre, São Paulo, as conseqüências da mediocridade que se apossou do país, posto que o município não é uma ilha e nunca será. Aos paulistanos resta sonhar com melhorias que facilitem a sua rotina e que possibilitem o acesso livre e seguro às facilidades que São Paulo oferece e que a colocam em distinção a nível mundial, como vc bem disse. É como se fosse um excelente quadro enclausurado em um quarto escuro onde não pode ser apreciado. Assim se tornou São Paulo.

    Responda
  29. bode

    O real problema não são as soluções - são os incompetentes que se negam a investir na cidade e no seu desenvoilvimento pleno. A política é uma espécie de camarilha, aonde o poder é dividido e usufruído pelas quadrilhas partidárias. analisessi ntaticasdarealidade.blogspot.c om.br

    Responda
  30. Júlio Kusaba

    Caro Dimenstein... Vivemos no país de ALICE... um faz de conta, onde as aparências são privilegiadas... Tenho esperança de que, a essência, um dia irá prevalecer, para afastar a hipocrisia social, política, religiosa entre outras... Como um icone você poderia encampar uma campanha do BASTA... Basta de corrupção... Basta de caos na educação, na saúde, no trânsito, no transporte público, na segurança pública. Basta de impostos absurdos sem qualquer contraprestação do Estado......

    Responda
  31. Cidadão

    Parabéns pelas observações e obrigado por revelar coisas boas de nossa cidade. Melhor seria se pudéssemos ir e vir com mais fluência, em ruas limpas e arborizadas, com transporte público de qualidade e boas escolas da rede fundamental. O resto é papagaiada.

    Responda
    1. Bruno de Fora

      @Diego: para você Nova York é um exemplo? A cidade ainda tem bastante criminalidade, a divida pública é um problema, os transportes públicos são antigos, a segregação social e económica não é como em SP mas para um país rico ela é enorme. Acho que melhor exemplo seria Paris, Berlin, Tóquio ...

    2. crtsky

      A locomotiva, mesmo com tantos obstáculos e percalços no meio do caminho, segue seu trilho.... Imagina se na esfera estadual e federal tivessemos politicos honestos e com indole, seríamos um país muito melhor de se viver...

    3. Biloxi

      S. Paulo seria comparavel a Nova Iorque se fosse melhor administrada. Agora é um bom momento para reciclagem politica. Faxina geral

  32. Claudio Praia Grande

    Gilberto ! Imagine como poderia ser melhor, não é ? É como nosso País, é grande ainda que tanto o roubem. Muita falcatrua ! Quando imaginamos que "pior que está não fica", os caras conseguem se superar. rsrsr... O que fazer meu amigo ? O caminho do conserto está ficando cada vez mais difícil de ser vislumbrar.

    Responda