Hélio Schwartsman > Abundância e otimismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Dia desses estava pensando no futuro dahumanidade. Naturalmente há uma concepção positiva do futuro. Muito doque você narrou creio que irá de fato acontecer. A minha dúvida comrelação ao futuro diz respeito ao ser humano na sua subjetividade! O quese esperar de jovens que passam boa parte do dia em jogos virtuais,facebook, twitter, ipad e etc?? Jovens que não se relacionam de fato?Uma sociedade claramente adepta da medicação e da superficialidade?Deixo a dúvida.
Interessante o teu artigo. Dia desses estava pensando no futuro da humanidade. Naturalmente há uma concepção positiva do futuro. Muito do que você narrou creio que irá de fato acontecer. A minha dúvida com relação ao futuro diz respeito ao ser humano na sua subjetividade! O que se esperar de jovens que passam boa parte do dia em jogos virtuais, facebook, twitter, ipad e etc?? Jovens que não se relacionam de fato? Uma sociedade claramente adepta da medicação e da superficialidade? Deixo a dúv
O verão de 1914 foi um dos mais agradáveis da Europa.Nunca se tinha sentido um clima tão fagueiro e agradável como naqueles dias.Havia alegria no ar, despreocupação e ninguém imaginaria que em poucos meses um estudante universitário(do tipo hora produzido na FFCLH da USP)chamado Gavrilo Princip vitimaria o casal de prÃncipes da Ãustria em Seravejo.O resto de 1914 a 1918 sabemos!Inclusive do segundo ato de 1939 a 1945.
A idade das trevas findou lá pelo ano 900, já no ano 1200 as cidades floresceram a economia também assim como a população pois o clima foi um dos mais agradáveis da Europa e os campos produziam muita comida.Bebia-se vinho ao invés de água e glutomania virou mania.No ano 1225 uma chuva contÃnua por anos trouxe fome, aà veio a peste negra e as hordas de cavaleiros templários.Só no fim do século XIV a Europa começou a voltar a ter prosperidade.
O inÃcio do primeiro centenário do primeiro milênio da era cristã foi premiado pelo mais agradável clima que a Europa já teve.Lá pelo ano de 1200 bebia-se vinho e não água e a glutomania se tornou uma mania.Óbvio que a população européia cresceu!Viver a vida era agradável e os negros anos das trevas se foram, florescia a economia e as cidades.Em menos de 30 anos, o clima mudou e choveu anos seguidos, não tinha mais colheita, e aà veio a peste negra.Dizimou 25% da população européia.
Tenho certeza de que o Sr. sabe que o otimismo de Pangloss é diferente do sentido com que a palavra é entendida hoje, por não se referir ao futuro, mas à condição humana atemporal.Mas, apesar do exemplo da telefonia celular, não penso que haja razão para acreditar que as conquistas da tecnologia sejam assim tão distribuÃdas por todas as classes sociais. É utopia tão ingênua como foi a dos socialistas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Abundância e otimismo Voltar
Comente este texto