-
Pedroso
Dia desses estava pensando no futuro dahumanidade. Naturalmente há uma concepção positiva do futuro. Muito doque você narrou creio que irá de fato acontecer. A minha dúvida comrelação ao futuro diz respeito ao ser humano na sua subjetividade! O quese esperar de jovens que passam boa parte do dia em jogos virtuais,facebook, twitter, ipad e etc?? Jovens que não se relacionam de fato?Uma sociedade claramente adepta da medicação e da superficialidade?Deixo a dúvida.
-
Pedroso
Interessante o teu artigo. Dia desses estava pensando no futuro da humanidade. Naturalmente há uma concepção positiva do futuro. Muito do que você narrou creio que irá de fato acontecer. A minha dúvida com relação ao futuro diz respeito ao ser humano na sua subjetividade! O que se esperar de jovens que passam boa parte do dia em jogos virtuais, facebook, twitter, ipad e etc?? Jovens que não se relacionam de fato? Uma sociedade claramente adepta da medicação e da superficialidade? Deixo a dúv
-
Sebastião Simionatto
O verão de 1914 foi um dos mais agradáveis da Europa.Nunca se tinha sentido um clima tão fagueiro e agradável como naqueles dias.Havia alegria no ar, despreocupação e ninguém imaginaria que em poucos meses um estudante universitário(do tipo hora produzido na FFCLH da USP)chamado Gavrilo Princip vitimaria o casal de príncipes da Áustria em Seravejo.O resto de 1914 a 1918 sabemos!Inclusive do segundo ato de 1939 a 1945.
-
Sebastião Simionatto
A idade das trevas findou lá pelo ano 900, já no ano 1200 as cidades floresceram a economia também assim como a população pois o clima foi um dos mais agradáveis da Europa e os campos produziam muita comida.Bebia-se vinho ao invés de água e glutomania virou mania.No ano 1225 uma chuva contínua por anos trouxe fome, aí veio a peste negra e as hordas de cavaleiros templários.Só no fim do século XIV a Europa começou a voltar a ter prosperidade.
-
Sebastião Simionatto
O início do primeiro centenário do primeiro milênio da era cristã foi premiado pelo mais agradável clima que a Europa já teve.Lá pelo ano de 1200 bebia-se vinho e não água e a glutomania se tornou uma mania.Óbvio que a população européia cresceu!Viver a vida era agradável e os negros anos das trevas se foram, florescia a economia e as cidades.Em menos de 30 anos, o clima mudou e choveu anos seguidos, não tinha mais colheita, e aí veio a peste negra.Dizimou 25% da população européia.
-
Al
Tenho certeza de que o Sr. sabe que o otimismo de Pangloss é diferente do sentido com que a palavra é entendida hoje, por não se referir ao futuro, mas à condição humana atemporal.Mas, apesar do exemplo da telefonia celular, não penso que haja razão para acreditar que as conquistas da tecnologia sejam assim tão distribuídas por todas as classes sociais. É utopia tão ingênua como foi a dos socialistas.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.