Hélio Schwartsman > Saudades do politeísmo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. brunoc

    Oh Marcelo, fala que o cristianismo é pacífico para aquele fundamentalista da Noruega que assassinou mais de cem indivíduos.

    Responda
  2. ROCKER

    Os romanos sendo politeístas perseguiram os judeus e cristãos e outros antes de surgir a igreja católica. A bíblia não omite em relatar fatos históricos violentos, nas Jesus Cristo deixou também claro a divisão a partir da cruz entre a época do "olho por olho, dente por dente" e época da graça e da misericórdia. Justamente para mudar todo tipo de tradicionalismo religioso dos tempos.

    Responda
  3. katz

    Independente de outros conflitos e barbaridades de fundo religioso, aqui vai um pouco de gasolina para jogar na fogueira da discussão: a ligação entre os ataques na Líbia e o tal filme anti-islâmico foi divulgada como certeza, mas é muito questionável. Para acessar, ponha um ponto antes de "org" e/ou antes de "com". alternet org/world/its-not-about-film-r eal-reason-why-middle-east-exp loded rawstory com/rs/2012/09/13/maddow-revea ls-chilling-wikileaks-cable-wr itten-by-killed-

    Responda
  4. O Crente

    O problema não são as religiões em si, o problema são os homens de fé, quanto maior a fé mais perigoso o indivíduo se torna.

    Responda
  5. Rivvyya Seven

    O muslim encontra no livro o conceito de Jih@d, que significa "luta interior". Já, nas regiões remotas conflituosas, os imames tb bebem da mesma fonte para fundamentarem uma jih@d em momentos de crise econômica e social, produzindo assim, guerreiros e homens-B0mba. A questão é: são pessoas que usam lentes de cores diferentes na leitura do livro ou há mais de uma Sura que apresentam conceitos contraditórios de Jih@d?Esse é um contexto que se distingue do contexto da defesa da honra do profeta.

    Responda
  6. Ricardo Candido de Araujo

    Há algum tempo, religiosos radicais por pouco não agrediram fisicamente uma criança em Israel. Da mesma forma, existem várias religiões "cristãs" q pregam alguma forma de violência contra os "diferentes". Vamos ser honestos, é tudo política e nada mais, pois na maioria das democracias a população apoiaria ações legais firmes contra grupos religiosos q cometessem violência como esses radicais islâmicos. Infelizmente, por vários fatores, tais condições políticas inexistem nos países ára

    Responda
  7. Júlio Dalcin

    Não há motivo para radicalismos religiosos, a História da Humanidade precisa ser reescrita, já está provado que Javé, deus de Moisés, Nannar-Sin, da Ur de Abraão, Enlil de Nippur, Marduk da Babilônia (Rá), Adad dos Hititas, Nergal, Ninurta, Ningizzida (Thot), Shamash de Sippar (Júpiter-Zeus-Baal), Isthar de Uruk, Enki de Eridu (Ptah), são anunnaki nefilim de Nibiru, outro planeta do Sistema Solar (VA 243). Enki assumiu a paternidade de Adapa e Ninti (Adão e Eva), e Noé (Ziuzudra-Utnapishtim)

    Responda
  8. Chega de Farsa

    Só mais uma coisa, Hélio: Leia os livros "As chaves do Inconsciente" e "O Inconsciente sem fronteiras" - Renate Jost de Moraes. A ciência do método comprovando que a revelação bíblica não é mera conjectura mas uma verdade humana intrínseca, embora o livro não trate de qualquer questão religiosa. Se quer saber MESMO do que trata a fé cristã, leia-os. Há depoimentos de ateus, inclusive, que atestaram terem sido criados... Saia justíssima!

    Responda
    1. Jose Antonio

      Se vc quiser perder tempo com falacias leia esses livros. A bíblia tem tanta revelacao da verdade humana intrínseca quanto o Quran, Zend Avesta e varios outros trabalhos de outras religiões. A proposito, todas as outras religiões também alegam possuir a mesma comprovação.

  9. Ricardo Candido de Araujo

    Quando li essa coluna na edição impressa de hoje, corri para a internet para ler os comentários. Sinceramen te, achei que haveriam mais radicais de ambos os lados... Mas tudo bem, ainda teremos o intervalo do almoço e o fim do expediente.

    Responda
  10. andrefadel

    O humor do Hélio no último parágrafo é fenomenal! Abraços!

    Responda
  11. Chega de Farsa

    Parece que anda faltando senso de proporção nos 'intelequituais'. O texto:"Para que todo o Israel o ouça e o tema, e não torne a fazer semelhante maldade no meio de ti." Há maldade maior do que o apedrejamento e, portanto, deve ser punida. Trata-se do engano, da fraude, maldade contra outros: a punição era o apedrejamento. Separar o texto do contexto é grosso pretexto. Porém, estudando mais é possível melhorar. Ainda dá tempo.

    Responda
  12. SrConservador

    Colocando todas as religiões no mesmo saco, HS joga para a galera, sempre pronta a desdenhar da Igreja Católica e do Cristianismo em geral. Ele não menciona as mudanças pelas quais o Cristianismo passou nos últimos dois séculos resultando em uma religião pacífica e voltada a temas espirituais na maior parte do tempo. Há muito tempo o Ocidente enterrou conflitos religiosos. Ficaram os políticos. Só o Islã, ainda vivendo no ano 600 d.C., se encaixa na crítica do HS. Mas isso ele não diz.

    Responda
    1. Fernando

      É isso mesmo Marcelo a mídia modo geral se borra de medo de dizer alguma alguma coisa que 'ofenda' o Islã.

    2. mavite

      Claro que antes era melhor. Afinal podiam sentar e conversar a vontade, não se matavam por diferenças de religião, não haviam sacrifícios de crianças, escravos e demais espólios humanos de guerra em nome de seus deuses, claro que não né...E claro que a culpa é toda da religião, Pol Pot e Stalin (que não se filiavam a nenhuma religião) são apenas exceções a regra e a historia dos povos não precisa ser levada em conta...

    3. SrConservador

      O Iluminismo não tem nada a ver com isso. O Iluminismo foi o começo das ideias radicais que desembocaram no banho de sangue da Revolução Francesa e, mais tarde, na Revolução Russa, Nazismo, etc.

    4. tsfernandes

      "...por aqui, passamos por um processo de secularização que teve início no Iluminismo e afastou a maioria dos fiéis de interpretações literais da Bíblia."Ele diz, sim

    5. Jose Antonio

      Se o islamismo vive no seculo VII, os cristãos com sua bíblia e superstições vivem em pleno século II ou III. Acordem todos voces para passarem a viver no seculo XXI. Deixem toda essa ignorância bíblica onde ela sempre deveria ter permanecido, nos contos infantis e supersticiosos. O cristianismo julga ser o dono da verdade mas igual ao islamismo esta baseado no medo do deus punitivo e nas superstições contidas nas suas escrituras. Na essência sao similares que adoram diferentes deuses.

    6. SrConservador

      Não há, portanto, razões para que alguém tenha "saudades do paganismo", tempo aliás arbitrariamente estabelecido por algumas pessoas e que não corresponde à um período particular da História. Sem mencionar que as benesses desse tempo fictício são sumamente idealizadas.

    7. Rivvyya Seven

      Não houve esse "abandono das interpretações literais das passagens 'cruéis'" com advento do Iluminismo. Há mais de 2.000 anos não se apedreja pecadores.

    8. Renato

      Acho que vc não leu com atenção, Marcelo. O Hélio disse exatamente isso: que o Cristianismo evoluiu, abandonou as interpretações literais das passagens 'cruéis' e tornou-se uma "religião pacífica e voltada a temas espirituais na maior parte do tempo", como tu diz. Tudo isso, enquanto o Islã se mantém.

  13. Paulo Andrade

    Nos tempos do panteon romano, com quase 30 mil deuses, os cristãos eram jogados aos leões. Nada especialmente contra os cristãos - Era só por diversão - Tanto assim que outros credos também viravam alimento dos felinos. A cena não poderia ser repetida em escala, atualmente, dada a escassez de leões. O conflito maior está nas religiões expansionistas, o islamismo e o cristianismo que, além de reinvindicarem o monopólio de deus, querem massacrar quem não é do bando. Essa briga ainda vai longe.

    Responda
    1. SrConservador

      Que massacres de milhares fez George Bush? No Iraque os muçulmanos morrem pelas mãos de homens-bomba muçulmanos. O atirador da Noruega (e não Dinamarca) não matou nenhum muçulmano. O massacre dele tem a ver com raça, cultura e não religião. Em termos de violência o islamismo radical é imbatível.

    2. Jose Antonio

      Que "santinhos" sao os cristaos. Todos merecem 72 virgens ao chegar no paraiso. Ah desculpa pois essa superstição pertence ao islamismo. Vocês vao direto para o ceu para toda eternidade. O conflito na Irlanda no norte; o massacre de milhares que Bush filho levou a cabo em nome do deus bíblico, massacre na Dinamarca cometido por um cristao entre outros. Independente dos 300 anos que voce quer alegar, eh fato e evidente que as religoes pregam o odio contra tudo e todos que pensam diferente del

    3. SrConservador

      Aponte, por favor, um massacre de pessoas de outras religiões perpetrado pelos cristãos em tempos recentes (300 anos, pelos menos). Simplesmente não há. A única religião expansionista no mundo é o Islã.

  14. marsilv

    O problema é a ignnorância que ainda reina no planeta. Há mais de dois mil anos atrás um filósofo calculou (com erro desprezível) a circunferência da Terra utilizando apenas noções básicas de matemática e trigonometria. Peça para qualquer pessoa hoje fazer o mesmo! Vc vai perceber que o conhecimento ainda é restrito a uma elite. Nada mudou. A crença em seres sobrenaturais ou paranormais (como deuses, anjos, gnomos, fadas, mulaa-sem-cabeça) só cessará com a democratização

    Responda
  15. Júlio Dalcin

    Saudades do politeísmo! Onde cada deus astronauta tinha o seu povo. Era mais transparente.

    Responda
  16. marsilv

    "Bom mesmo é o a-teísmo que nunca matou ninguém na URSS, em Cuba... " Seguindo pelo seu raciocínio, é como tentar atribuir ao cristianismo as morttes causadas por Hittler. Não confunda morttes causadas por indivíduos de uma religião com morttes EM NOME de uma religião.

    Responda
    1. EVERTON FIGUEIREDO

      Você se esqueceu da Coreia do Norte!!!

    2. Aníbal Oacisto

      Realmente, Stalin matou milhões sem nem mesmo precisar de religião para isso...

  17. marsilv

    Ridículo! O ateísmo não causou nenhuma mortte nesses países. Nunca se mattou na URSS ou em Cuba para difundir o ateísmo; todas as morttes foram devido à luta de ideologias políticas, não religiosas. Tanto é que os cristãos ortodoxos ainda são 59% da população na Rússia. Se o que vc diz fosse verdade, teriam sido todos morttos...

    Responda
    1. Chega de Farsa

      Ah, claro! Foi tudo obra do acaso... Lembremos algumas pérolas: "A religião é o ópio do povo!" - Marx; "Enquanto houver cristianismo, o comunismo fracassará" - Michail Gorbachev. "Compre os padres; se não conseguir, matte-os, sai mais barato" - Fidel Castro a Hugo Chávez. O espaço não permite escrever tanto. Há padres e pastores pregando o 'evangelho marxista' na Venezuela, enqto os verdadeiros cristãos são m0rt0s pelos cumpanheiros.

  18. pbs1

    Bom mesmo é o a-teísmo que nunca matou ninguém na URSS, em Cuba...

    Responda
    1. Chega de Farsa

      Ok, Nene Jr. Que tal este: O comunismo pretende abolir a existência de Deus - Marx. E, como consequência, exterminam os religiosos por via das dúvidas... Procure outra desculpa, essa não é válida.

    2. Nene

      A diferença é que eles não mataram em nome do ateísmo. Este argumento não é válido, procure outro.

    3. marsilv

      Ridículo. O ateísmo não causou nenhuma mortte nesses países. Nunca se mattou na URSS ou em Cuba para difundir o ateísmo; todas as morttes foram devido à luta de ideologias políticas, não religiosas. Tanto é que os cristãos ortodoxos ainda são 59% da população na Rússia. Se o que vc diz fosse verdade, teriam sido todos morttos...

  19. pbs1

    Bom mesmo é o a-teísmo que nunca matou ninguém na URSS, em Cuba...

    Responda
  20. Tido

    A mente humana funciona procurando um viés lógico. Até que o cérebro não encontra um ponto de apoio, aquele que pensa sofre das torturas do Inferno. (falei em religião!) Vejam, a religião é o ponto de apoio para o ritual, para a existência do bode expiatório, e finalmente para a vítima sacrificial. É um produto direto do processo civilizatório, que delimita culturas. As antipatias intelectuais são as mais elevadas. Portanto, o melhor caminho é deixar a cren

    Responda
  21. cezzar

    O mundo só será feliz quando acabarem todas as religiões e supertições que envenenam a mente humana e tornam as pessoas escravas de idéias mumificadas e sem nenhum fundamento cientifico, porque Deus é o maior cientista, mas os hipócritas se recusam a admitir. César.

    Responda
    1. Jose Antonio

      Primeiro teremos que definir o que significa "feliz" pois eh um sentimento originado por fatores diferentes para pessoas diferentes. Agora, que o mundo seria bem melhor, bem mais unido sem religiões nao tenho duvida!

    2. SrConservador

      O mundo NUNCA será feliz. Todas as tentativas de criação de um "mundo melhor" resultaram em desastre, geralmente perpetrados por ideologias pseudo-científicas e não-religiosas. Cobrar fundamento científico de religiões mostra muito seu amadurecimento sobre o assunto. E, finalmente, o sentimento religioso é inerente ao ser humano. Não há como destruí-lo sem destruir as pessoas.

  22. Tchelo

    O texto que comento e os comentários que mencionam que com o paganismo havia mais tolerância, respeito, etc, etc, é de um desconhecimento da História abjeto e além disso de um preconceito sem fim. Por um caso, assírios, babilônios, incas, vikings, etc, etc, eram sociedades democráticas e tolerantes? Por favor estude mais antes de falar tamanha bobagem. Chega a ser ridículo. Era democrática e tolerante a prática de jogar os cristãos às feras no coliseu? Faça-me o favor.

    Responda
    1. sergio moreira

      Parece que o colunista não quiz dizer que o paganismo é um centro de paz e amor, ao estilo hippie. Quiz simplesmente dizer que não gerava conflito entre povos em defesa de seus dogmas e crenças. Qual o conflito que se conhece, na antiguidade pagã, que tenha se originado na religião puramente? Agora, para os adeptos das religiões abrraâmicas....

    2. sergio moreira

      Parece que o colunista não quiz dizer que o paganismo é um centro de paz e amor, ao estilo hippie. Quiz simplesmente dizer que não gerava conflito entre povos em defesa de seus dogmas e crenças. Qual o conflito que se conhece, na antiguidade pagã, que tenha se originado na religião puramente? Agora, para os adeptos das religiões abrraâmicas....

    3. Jose Antonio

      A "democracia" do cristianismo iniciou com o estabelecimento da "santa inquisição" e embora esta ja tenha sido extinta ha muito tempo, a mentalidade da igreja catolica continua a mesma.

  23. Jose Antonio

    Nao precisa ser nenhum teólogo p/perceber q os 3 deuses, representando o cristianismo judaísmo e islamismo sao sanguinarios punitivos p/os q nao lhes dao credito. Basta ver o primeiro mandamento dessas religiões: "nao terás qqer outro deus alem de mim" Logo no 1o mandamento foi plantado o ódio entre as religiões e claro a todos aqles q crêem em outros deuses ou aqles q nao crêem em nenhum dos mais de mil deuses inventados p/superstição humana. Lennon estava cheio de razão qdo fez imagine! /

    Responda
    1. Jose Antonio

      O teu texto ignora o que esta escrito na bíblia pregando guerras infanticidios genocidios. Ignora o conflito politico-religioso na Irlanda. Ignora o 11 de setembro. Ignora outros tantos genocidios motivados por diferenças religiosas no leste europeu. Nao penso que o "sentimento" religioso seja inerente ao ser humano. Vejo religiao mais como um resquício da mente infantil do ser humano. No momento que passamos a ter um cerebro adulto deixamos de uma vez por toda as superstições religiosas. /

    2. SrConservador

      Seu texto ignora completamente as tentativas e sucessos de diálogos inter-religiosos estabelecidas nos últimos 100 anos. Guerras religiosas não existem no Ocidente há quase 400 anos. Budismo, religiões africanas, kardecismo, xintoísmo também são religiões pacíficas. O Islã ainda está na sua infância e á a única religião do planeta que aceita práticas violentas em seu nome. O sentimento religioso é inerente ao ser humano. Privado das religiões tradicionais ele se volta, por ex. à ecologia mil

    3. SrConservador

      Seu texto ignora completamente as tentativas e sucessos de diálogos inter-religiosos estabelecidas nos últimos 100 anos. Guerras religiosas não existem no Ocidente há quase 400 anos. Budismo, religiões africanas, kardecismo, xintoísmo também são religiões pacíficas. O Islã ainda está na sua infância e á a única religião do planeta que aceita práticas violentas em seu nome. O sentimento religioso é inerente ao ser humano. Privado das religiões tradicionais ele se volta, por ex. à ecologia mil

  24. Sebastião Simionatto

    Saudade do paganismo! Infelizmente o catolicismo esfolou viva, esquartejou e queimou a Filósofa Néo-Platônica Hipácia de Alexandria. Culpa de São Cirilo que é homenageado como doutor da igreja católica e introdutor do alfabeto russo.De pois de assistir o filme Alexandria(Agora), embora eu já soubesse da estória de Hipácia, tirei a Bíblia do suporte e coloquei o "Principia Matematica Filosofia Naturalis" de Isaac Newton.Viva o Paganismo!

    Responda
    1. Sebastião Simionatto

      Newton certamente era Anglicano. Na realidade Newton era muitcho doiidãoo, só escrevia insanidades sobre religião. Resultado de se contaminar com chumbo derretido e mercúrio nas suas experiências de química. Alias eu também brinquei muito com mercúrio e chumbo derretido na juventude. Por isso escolhi a mesma profissão!

    2. Chega de Farsa

      Newton era cristão...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.