Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mordaz

    Se mulheres recebem menos pelo mesmo trabalho em produtividade e qualidade os empresários empregariam mais as mesmas. Ou empresário gosta de gastar mais pela mesma coisa, pelo mesmo resultado?

    Responda
  2. Rústico de 1890 outro século

    É difícil dizer que há preconceito no simples fato da pessoas ser de baixa estatura ou não. É um caso para se pensar, o fato é que sempre estamos arrumando soluções para que outros tenham problemas!

    Responda
  3. Capitu

    Pensando desta forma, todo critério de escolha para algo, desde um emprego a um flerte, é um preconceito. Um preconceito involuntário, talvez com elementos orgânicos, relacionado à interpretação que cada um tem do mundo. Um preconceito a favor ou contra, visível ou invisível. A depender do contexto, fica muito difícil estabelecer a fronteira que delimita o excesso ou o senso de justiça, seja para o alvo do preconceito, seja para o direito de quem escolhe.

    Responda
    1. Pedroso

      Ana Macedo, após terminar de ler o artigo do Helio eu pensei exatamente o que você escreveu. Na linha de raciocínio do artigo (que é possível que seja real) toda escolha do cérebro trás imbutido uma escolha preconceituosa, já que retira outras possibilidades de escolha sobre uma mesma temática. Muito provavelmente o caso narrado pelo Helio se deve ao condicionamento operante social, que naturalmente coloca certos esteriótipos que são condicionados como parâmetros para futuras escolhas.

  4. Márcio Coritiba

    Eu acho que este tipo de análise cria paradigmas,lendas etc, que norteiam o modo das pessoas agirem.   Independente de Cor de pele, Sexo, estatura... As pessoas tem que preocupar em se esforçar e lutar por melhores condições.   Por exemplo:Se uma Mulher se sente pouco remunerada como Assalariada, então busque o Empreendedorismo. 

    Responda
  5. Antonio

    Seria interessante que os autores da tabulação desses dados explicassem com são tratadas essas informações... Comenta-se que no mercado de trabalho, são as mulheres as que apresentam maior índice de qualificação, leia-se maio nível de escolaridade, e todos são unânimes em afirma que que que tem mais tempo de estudos, ganha melhor...Alguém poderia justificar tamanha discrepância nesses dados?Será que a presidente da Petrobrás ganha menos que um diretor de alto escalão, só por ser mulher?

    Responda
  6. Tido

    Interessanto notar que os veículos, carros, motos, aviões, helicópteros, caminhões, bicicletas, são criados para acomodar, com conforto e ergonomia, indivíduos com a altura média de 1,70, aliás, a minha estatura. Indivíduos mais altos ou mais baixos, necessitam de realizar adaptações muitas vezes não disponíveis nos veículos de série. Interessante! Os americanos grandões devem ter muita lombalgia e dor nas pernas.

    Responda
    1. Maurilio

      Americanos não compram carros 1.0. Com o mesmo dinheiro que compramos um desses trambolhos por aqui, lá eles compram um carrão bem confortável e seguro.