Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. James

    A Matemática é apenas uma abstração do homem para representar os diversos fenômenos da Natureza, e não o contrário, como dá a entender o último parágrafo.

    Responda
  2. Gonça

    A rigor, não existem nem leis naturais nem equações matemáticas. A fisica de hoje pode não ser a fisica de amanhã.

    Responda
  3. José Nascimento Barreto

    23.9.12 - 11:05 Se até agora todas as pesquisas da ciência apontam para um universo sem a necessidade de criador ou criadores isso não impede que cada um tenha a sua concepção e ache que tudo foi gerado do NADA por Deus. Só que o NADA é uma concepção do estágio atual da energia/matéria, que não existia no Big Bang, onde tempo e espaço, antes e depois, também não existiam. Pode-se falar que a energia sempre existiu, mas o ANTES do Big Bang é terreno que a ciência ainda não alcançou. /

    Responda
  4. José Nascimento Barreto

    23.9.12 - 11:00 Com a evolução da ciencia, a metafísica(filosofia ultrapassada) e conceito dogmáticos, como a existência de deuses, ruiram por completo. Nada pode ser tido com verdade sem provas e sem explicações que possam ser traduzidas em termos matemáticos, físicos e químicos. Einstein criou uma concepção revolucionária do universo, da matéria e da energia, que não necessita de criadores, e cujos mistério devem ser buscados pela pesquisa e não pela atuação de deidades, jamais dete

    Responda
    1. Paulo Siqueira

      José, sou engenheiro eletrônico formado pelo ITA, adepto da ciência. Vivo dela. Deus é detectado por mim todos os dias. O motivo pelo qual muitos não o detectam é que Ele é uma pessoa, e não uma coisa. Ele não se revela aos que não creem nEle. Aos que acham que tudo veio do nada. Há um nome para isso, que prefiro não usar aqui. Quem queser pode ler em Tiago 4:6. A pergunta que se faz no final do artigo tem como resposta exatamente o Criador. Mas preferem procurar por respostas sem Deus. Em v

    2. Tadeu

      H²0 não é descoberta humana, assim como a fórmula de Einstein. Água, Massa e Energia e fórmulas são apenas revelação daquilo que já existia. Eles não criaram, apenas decifraram. Quanto aos deuses, eles realmente não criaram nada. Mas o criador, esse sim, criou todas as coisas, ainda que você não creia. Ele nunca precisou da opinião humana para existir. Quer nós creiamos ou não Ele sempre existirá. É só aguardar. Em algum dia lembre-se dessas palavras.

  5. paranaense

    Continuando...Descartes resolveu o problema dizendo o seguinte: "eu descubro o meu "eu" pelo exercício da razão. Ao descobrir o "eu", veja a limitação em que me encontro. Contudo, nesta limitação, vislumbro a ideia de Deus, que é infinita. Se o finito chega ao infinito, não foi pelo próprio finito, mas pela influência infinita de Deus. Daí, as três substâncias: a substância pensante (alma ou espírito), a substância extensa (o corpo) e Deus, substância infinita criadora".

    Responda
  6. paranaense

    Prezado Hélio, o Universo ou seria o Multiverso só existe porque há um Ser extremamente inteligente por aí, não? A ciência ou empirismo usa a experiência, a percepção sensorial. Mas, para entender Deus ou Inteligência Suprema temos que usar a percepção extra-sensorial. Essa visão auxilia sobremaneira a ampliar e aprofundar nossa visão de mundo, física, mental e espiritual.

    Responda
  7. jotaefe

    Completando, o físico Paul Hewitt afirma que, as condições de vida humana avançaram significativamente após a integração da ciência e da matemática.Continua dizendo que, quando as descobertas sobre a natureza são expressas em linguagem matemática, torna-se mais fácil de serem comprovadas através de experimentos.

    Responda
  8. jotaefe

    Com relação ao seu último parágrafo, atrevo-me a comentar que a matemática é a ciência que dá consistência às demais.

    Responda
    1. Ricardo

      A rigor, a matemática não é uma ciência, pois ela não tem um objeto de estudo. A matemática não é mais que uma ferramenta, imprescindível para o estudo e a compreensão das coisas e fenômenos estudados pelas "demais" ciências.