Luiz Felipe Pondé > Contra os comissários da ignorância Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sempre existiram diversas tendências polÃticas modernas, republicanos, democratas (o antigo PD no EUA), liberais (os originais ingleses), conservadores (os aristocratas ingleses), os socialistas, os anarquistas, os trabalhistas, os democratas cristãos, os nazistas, fascistas, imperiais (japoneses), etc.
- Wathac yah smoking bro ? - Nothing, not a thing ... - Yeah right ... - Yah know, yah should write the "Not to trip, tripping Manual - How to" Nóia.
Pondé não é imparcial, aliás, é um maniqueÃsta que detona a liberdade de opinião, pois para ele, ou vc está em um extremo, ou em outro. Não sabe o que é liberdade... Esse papo de direita/esquerda é da época da Guerra Fria. Faz "só" 20 e poucos anos que findou. Liberdade é não se apegar a determinada corrente, e desenvolver suas próprias ideias. Essa estupidez quando se refere à "esquerda" e o eufemismo barato quando se refere à "direita" só nos diz uma coisa. "Falso moralismo"
Pondé, o que acha: o mundo se americaniza ou se abrasilianiza? Concordo,não existe partido "liberal-conservative" no Brasil, só esquerdafanática e corruptos de esquerda e de direita. Mas não será o Brasil um "espelho alegórico" do mundo contemporâneo? Tudo se resume a economia e mercado? Quem tem razão? O racionalismo exagerado e ultrapassado, que prioriza a peste e o medo e ignora a orgia, a celebração e o supérfluo. Parece que os dois se atraem e se reforçam para o melhor e para o pior. /
Enquanto fazia os cursos no Brasil esse cara era brilhante,foi pra israel ficou T O N T O, Esses autores do texto naum criaram nada, desenharam o que existia.
Que exercÃcio mais estéril. Quando o mundo quebrou no livre mercado em 29 quem pagou a conta? Depois de 29 houve outros trancos que o livre mercado deixou no colo da sociedade. Quando o Lehman Brothers e levou seus irmãos menores não foi o livre mercado que abriu a carteira para bancar os excêntricos, muito pelo contrário. Quando você fala dos milhões que foram sacrificados deveria lembrar dos milhões que hoje são também. É fácil defender o conservadorismo e entre
*Quando o Lehman Brothers quebrou... * deveria lembrar-se....
Pára de frescura, Pondé! A dona Maria e o tiozinho aqui da periferia, que votam em candidatos dito conservadores, estão pouco se lixando para as suas citações. Já outros tipos de conservadores, como os intolerantes que quebram lâmpadas nas cabeças de gays na Paulista, não estão preocupados necessariamente com essa dicotomia politica e econômica mas em conservar os chamados "valores morais tradicionais." Mas é claro que você sabe disso.
Adoro ler a coluna do Pondé toda segunda-feira! Primeiro, você é levado à reflexão por um texto invariavelmente inteligente escrito pelo autor. Depois, você lê os comentários revoltados dos "inteligentinhos" e chora de rir, pra começar a semana muito bem humorado!
Agora Pondéeee que éééee o Emissário contra os Comissários (sic) da Ignorância tem um orgasmo intelectualconservadorà direita eneoliberal!
mas a China todo mundo adora , elogia, monta fábrica.... o capital/mercado precisa efetivamente da liberdade individual de pensar? ou a só de comprar? Voce comprando acha que esta exercendo seu poder individualista de ser? Te vendem isto.
Pondé. Os comentários aqui postados, principalmente os mais agressivos,são de conservadores. Conservadores do pensamento arcaico da esquerda. LAUROMELO.
Pondé, Vc, vacilante coroinha que vê luz onde só há treva, de uma igreja que condena o uso de preservativos (!) em pleno séc. XXI - vc, querido, com esse verniz moral de mau gosto (o seu texto cheira a mofo), não está apto para falar muito sobre "comissários da ignorância". Continue lendo Ratzinger, senhor. (E, sim, os mais obtusos conservadores são babões, sejam os de fachada ou os escancarados). (Antes de alguém mencionar sobre o texto, saiba mais sobre o "histórico" do "mestre").
Tá desesperado pra virar templário ...
'Todo oevangellho de Karl Marx pode ser resumido em duas frases: Oddeie oindivÃduo mais bem-sucedido do que você. Oddeie qualquer pessoa queesteja em melhor situação do que a sua'. Henry Hazlitt. Ainda não acredito que li algo assim neste panfleto partidário, vulgo Follha.
P.S. Pondé (infelizmente) se leva muuuuito a sério.(2) Por isso é tão divertido discordar de Pondé. Olha o tÃtulo do artigo dele. Pondé, Pondé, acha que é algum general das Cruzadas... ô, coitado...rsrsrsrrsrsr Pondé, Pondé, Pondé, Pondé é luz que vem Iluminar os comissários (sic) da ignorância!!! Pondé tá querendo roubar a vaga do Dimmy (Dimenstein), pelo visto.
Pondé, nem mesmo os conservadores levariam vc a sério. Por exemplo: vc, com seu brinquinho e ar moderninho acha que seria benquisto nos braços dos conservadores? Deve ser por isso que, inconsciente e involuntariamente, as únicas coisas boas que se aproveitam de seus artigos bestas, são aqueles em que vc fala dos preconceitos. Autodefesa? Seu artigo só contém giros antigos para justificar a D., mas o pior é seu fanatismo, esse mesmo que tb existe na esquerda - e que deve ser igualmente
*Deve ser por isso que, inconsciente e involuntariamente, as únicascoisas boas que se aproveitam de seus artigos bestas são aquelas em quevc fala dos preconceitos.
Puxar Hume e Smith para as fileiras do conservadorismo ou é má-fé ou não saber do que, e de quem, se está falando.
Ele sabe quem são mas naum sabe se estão brincando com a cara dele ou naum.
Inovação??? o cara faz um milhão de voltas pra fingir que não é um papagaio de Friedman, e passa a ser considerado um inovador... rsrs. É sobre liberdade a coluna. Não existe liberdade, sem educação. Não existe liberdade de expressão se os leitores são ignorantes.
O Brasil é assim: se alguém apresenta uma leitura inédita, ou autores inéditos, que colocam em questão as certezas impostas pelo "senso comum acadêmico", é visto como malvado, falso, coronelista, dinheirista, capitalista, e muitos outros "ista" (com a sublime exceção da alcunha de PTista). Engraçado como levam tão a sério um colunista que não se leva a sério. Que abre um espaço para a inovação num lugar com muita informação, mas pouca novidade. Que falta de criatividade produz a serie
Faça uma pesquisa na USP, Unicamp, UNB e congêneres e tente encontrar quem realmente tenha lido os autores citados ou outros com ideias semelhantes. É a isso que se referiu o André Souza.
Me parece muito claro que o objetivo de Pondé na coluna é esclarecer o termo "conservador", muitas vezes usado de forma errada tanto pela direita quanto pela esquerda. Daà vem uns fanáticos por polÃtica aqui dizer que Pondé quer pedir votos pro PSDB ou sei lá o quê. Deixem o cara em paz e se atenham ao texto. Não sei se perceberam, mas Pondé critica os dois extremos polÃticos do Brasil. E os seus autores, aliás, seguem a mesma linha: criticam qualquer extremo polÃtico. Enfim, liberdade é isso.
Artigaço, Pondé. Parabéns. Vou relê-lo muitas vezes. Obrigado.
Extremamente elucidativa, muitas vezes confirmada, a existência de ações de temerários simpatizantes de Marx, sob a análise que o senhor considerou: "Marx nada mais... que costuma "amar a humanidade, mas detestar seu semelhante" (Burke)." e   "O resultado prático desse "amor abstrato" é a maior engenharia de morte...: as revoluções marxistas que ainda são levadas a sério por nossos comissários da ignorância que discutem conservadorismo na cozinha de suas casas para
Essa coluna é um sopro de ar fresco que vem tirar daatmosfera dos nossos jornais o odor demarxismo encruado. Quem sabe está emcurso o desmantelamento do reinadoesquerdista na nossa imprensa. Dizia o escritorMartim Vasques da Cunha, citando o filósofo Eric Voegelin : " aprimeira manifestação da corrupção social está na corrupção dalinguagem, que se torna uma "lÃngua de madeira", vazia de sentido real, como aque caracterizou igualmente o governo totalitário soviético"
Carocolunista entendo como democracia, a liberdade de acesso ao conhecimento e a educaçãode qualidade, e isso nem nossos conservadores e nem nossa esquerda corruptos nãoquerem.
deve ser justamente por saber disso que o colunista citou a nossa direita conservadora (coronelista) no parágrafo final.O problema não é nem direita nem esquerda, mas a sede de poder e o egoÃsmo presente desde a camada mais baixa à mais alta de nossa sociedade.
Pondé, uma rarÃssima luz nessas trevas a sul do Equador. Perfeito.
O ilustrÃssimo colunista filósofo finge que não sabe que há distinção entre o conservadorismo moral eo econômico. Os grandes defensores do liberalismo econômico, entre eles Voltaire e Stuart Mill, defendiam também as liberdades individuais, muitas das quais são cerceadas pelo conservadorismo moral, que quer impedir gays de serem gays e trancafiar mulheres nas cozinhas. O divertido é que nunca li nenhum texto seu condenando esse tipo de conservador pró-livre mercado e contra liberd. individua
Ele colocou "conservador" como sinônimo de "conservador econômico", esquecendo que o conservadorismo se distingue entre conservadorismo moral e conservadorismo econômico. Parece que VOCÊ não leu o texto, porque se tivesse lido, veria que ele sempre evoca a palavra "conservador" esperando que o leitor leia nas entrelinhas "conservador econômico".
Paulo, o artigo se refere somente ao pensamento econômico. Parece que você não leu.
Pondé. Todo o perÃodo final de seu texto (Conservador não é gente que quer que pobre seferre....................... .) é soberbo. Parabéns, concordo em gênero número e grau. LAURO MELO.
"Não existe liberdade individual e polÃtica sem liberdade de mercado na experiência histórica material". Para o Brasil, isso é uma mentira! Nossos conservadores não pensam como os conservadores americanos, que defendem o direito à liberdade de expressão mesmo discordando de seu conteúdo. Os conservadores br são derivados do Coronelismo enraizado brazuca, defensores da ditadura, ao passo que defendem a liberdade de mercado. São falsos moralistas, porém, quando convém, liberalistas. Pondé tamb
O mundo se americaniza ou se abrasilianiza? Não será o Brasil um "espelhoalegórico" do mundo contemporâneo? Tudo se resume a economia e mercado?Quem tem razão? O racionalismo exagerado e ultrapassado, que prioriza a peste eo medo e ignora a orgia, ou a celebração e o supérfluo? Parece que os dois seatraem e se reforçam para o melhor e para o pior.
Roberto, discordo de ti quando falas que ele está sendo parcial, porque acho que como tu, o Pondé entende que não existem conservadores de verdade no Brasil. Não existe direita no Brasil. Quem está no Brasil defendendo a liberdade de mercado?
Gustavo, li o artigo até o fim. Pondé não é imparcial, aliás, é um maniqueÃsta que detona a liberdade de opinião, pois para ele, ou vc está em um extremo, ou em outro. Esse papo de direita, esquerda é da época da Guerra Fria. Faz "só" 20 e poucos anos que findou. Liberdade é não se apegar a determinada corrente e desenvolver suas próprias ideias. Essa estupidez quando se refere à "esquerda" e o eufemismo barato quando se refere à "direita" só nos diz uma coisa. "Falso moralismo"
Roberto, parece que você não leu o artigo até o fim. Pondé deixa claro que "Conservador não é gente que quer que pobre se ferre, é gente que acha que pobre só para de se ferrar quando vive numa sociedade de mercado que gera emprego. Não existe partido "liberal-conservative" no Brasil, só esquerda fanática e corruptos de esquerda e de direita."
É João Queiroz, o problema é que Pondé age como todo falso moralista. Qual a intenção dele em repercutir o conservadorismo americano e não tocar no brasileiro... que é onde vive..Rabo preso? Ou seria apoio as práticas? Tá parecendo a Gl0bo, enquanto o bicho pega aqui ficam mostrando o terrorismo no oriente médio... Mas e o terrorismo brasileiro? Vai perguntar ao Sarney se ele se acha parecido com os outros corruptos, certamente terá seu discurso pronto. "Filósofos" maniqueÃstas seriam corrup
Pondé te disse. Não existe conservadores liberais no Brasil. Os chamados conservadores no Brasil são estatistas fanáticos por isso aliaram-se à esquerda fisiológica. Ou o que você acham que fazem juntos Lula, Sarney, Dilma, Maluf, Collor, José Dirceu e Delfim Netto?
Bingo! E eu respondo, Pondé também.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Contra os comissários da ignorância Voltar
Comente este texto