Hélio Schwartsman > O julgamento de Chávez Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcos bettini

    Caro Hélio. Você por acaso esteve na Venezuela pós Chaves? Visitei Sabaneta em 2006, próxima a Barinos, terra natal de Chaves. Todo e qualquer espaço público com bustos e fotos do "ELEITO", subdesenvolvimento e miséria, populismo absoluto, controlador e violento, estado aparelhado e incompetente, oposição perseguida e ameaçada, imprensa chapa branca. Fiquei com medo e nojo, ninguém crê que melhorias, exceto os asseclas do Coronel. Se não é ditadura é o quê? Eleições...kkkkk

    Responda
  2. Não tem

    Erradicar o analfabetismo e a fome, diminuir as desigualdades ,aumentar a produção de riquezas e melhorar o sistema educacional são providências centrais para a sustentabilidade do processo civiliztório .

    Responda
  3. Andy

    É possível uma democracia onde somente os aliados do governante podem se expressar livremente? É possível uma democracia onde somente quem está do lado do governo participa de distribuição de renda? É possível uma democracia num país em que o governante manipula as supostas instituições democráticas? É possível uma democracia na qual o líder do executivo não se submete a qualquer outro poder institucional? Infelizmente, meu caro Hélio, desta vez terei que discordar de você.

    Responda
  4. Bruno Ambrogi

    Hahahaha, faça-me rir. Democracia???? Dos exemplos que lembro, quase todas as ditaduras que tiveram mais de um líder possuem ou possuiram eleições. Tirando os exemplos mais clássicos como a Alemanha nazista, com um único líder (na verdade 2 diferentes no último dia de guerra) eleito em eleições diretas e "democráticas"! Qualque r instituição que permita a infindável recondução ao poder de governo perde no ato a "democracia" pois por clareza já não é mais do povo e sim de

    Responda
    1. Não tem

      Roosewelt morreu no exercício do poder no 3° mandato CONSECUTIVO.

  5. LucasdosAnjos

    É brincadeira, existe liberdade de imprensa na Venezuela?Como a Folha paga salário pra uma jornalista desinformar o povo desta forma? 

    Responda
  6. robertopacinoo

    "no longo prazo, países só funcionam quando contam com instituições que promovem o poder político dos cidadãos e lhes permitem tirar proveito das oportunidades econômicas." Concordo com você! Agora, me diga uma coisa, com esse judiciário corrompido, e nossas instituições afundadas em burocracia e gente incompetente, como que a democracia brasileira funciona? SIMPLESMENTE A DEMOCRACIA BRASILEIRA NÃO FUNCIONA! e a solução não é ditadura, é EDUCAÇÃO de qualidade, coisa que o neoliberalismo abom

    Responda
  7. JSS

    Existe liberdade de imprensa e não existe perseguição a oposição. Isso foi uma piada, certo ? O Chavéz fecha qualquer canal de TV que faça oposição. "Não haverá nova concessão para este canal de televisão golpista", anunciou Chávez no dia 28 de dezembro de 2006, Chavéz sobre a RCTV. E as multas milionárias que o regime chavista impõe sobre todos os meios de comunicação que ousam criticar o regime ? E a dita"Lei de responsabilidade social" que nada mais é que um instrumento partidário do regi

    Responda
    1. Nelson

      Realmente... Fiquei surpreso ao ler do colunista o seguinte trecho: "existe liberdade de imprensa e não há denúncias de perseguições sistemáticas e violentas a opositores". Me espanta tamanha desinformação ou ingenuidade! Venezuela é o melhor exemplo de ditadura disfaçada de democracia. Faz Fidel Castro e Hosni Mubarak parecerem amadores!

  8. Totonho

    Chávez atrapalha, descaradamente, a campanha do opositor... e o comentarista diz que o sistema é legítimo???Liberdade de imprensa???E a violência sem controle que assombra os venezuelanos? E a censura a notícias dessa violência???E a subjugação do judiciário e do legislativo??Só de suscitar a dúvida de se é ou não uma democracia, o governo de Chávez já deve ser visto como uma ditadura. Aliás, só Lulla, os bolivarianos e Hélio têm essa dúvida. O resto da humanidade sabe que aquilo é uma ditadura.

    Responda
  9. JorgeO

    "na melhor tradição populista, distribuir renda para obter apoio eleitoral" Opa, já vi isto em outro lugar....

    Responda
  10. afka

    De onde o articulista tirou esta fantasia? Na Venezuela, o presidente controla completamente a justiça com mão de ferro, persegue opositores com cadeia, prende juízes que não obedecem à sua voz de ditador, tem maioria no parlamento através da manipulação eleitoral, censura a imprensa e prende os responsáveis por críticas à sua pessoa e ao seu regime, o povo é submetido 24 horas por dia à propaganda de Chavez 24 horas por dia. O que falta para ser uma ditadura?

    Responda
  11. Pedroso

    Uma democracia pressupõe a possibilidade de alternância no poder de grupos diferentes. Seria interessante Capriles ganhar para vermos se a Venezuela é uma democracia, como diz o colunista, ou não. Outra coisa, está se tornando senso comum na américa abaixo dos trópicos governos que se mantém no poder a custa de programas assistenciais que nada mais tem de objetivo que manter reservado um grande curral eleitoral. Um coronelismo de esquerda, com a chancela de boa parte da imprensa.

    Responda
  12. meysm

    Espera aí!"Liberdade de imprensa"? Só se for igual a da Argentina.E não à perseguição sistemática a opositores, tá bom.Os caras que se mandaram do país foram fazer turismo?Faça-me o favor!

    Responda
  13. King James

    A Venezuela não é uma democracia. Não é somente elegendo o seu presidente que se pode dizer que um país é democrático. Chavez "aparelhou" o judiciário e legislativo e pode fazer o que quiser sem ser contestado. A redistribuição de renda não passa da versão bolivariana do Bolsa Família, que realmente promoveu uma melhora de vida dos setores mais pobres da população. O maior problema desses programas é como fazer o cidadão deixar de ser dependente do Estado.

    Responda
  14. Sebastião Simionatto

    O bolivarianismo é a porta de entrada da influência política, policial e predatória de Cuba na América do Sul com objetivo de dominação total dos povos sul americanos.Da mesma maneira o homem do bigodinho ridículo, na Alemanha depois de 1933, elevou o padrão social de milhares de arianos(com cotasraciais)como numca se viu antes.Ele também alçou o poder por eleições livres e diretas.Hoje aqui a foto é em negativo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.