Educação > Nova lei de cotas será aplicada em vestibular de federais deste ano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nigojiro

    Seleção de raças para qualquer finalidade hoje em dia é algo inimaginável. Qual a base para a delimitação de raças. Mera aparência? E os critérios científicos? Nada a ver? É um critério tolo e antigo, e ainda assim o Governo e as autoridades jurídicas a admitem. Como diria Dostoiévski "O ser humano é ridículo".

    Responda
  2. Nigojiro

    Tenho descendência in_dígena e posso provar. Nesse caso tenho "sangue í_ndio". Posso ser considerado indíge_na, então?

    Responda
  3. katia moraes

    Acho engraçado ninguém é contra a redução do IPI para automóveis?Por que?Quando é privilégio para o consumo pode.Quando é para a educação não pode.As pessoas falam q os cotistas seriam alunos ruins ou virariam profissionais ruins, porém todas as pesquisas dizem o contrário.Nas universidades que já formaram turmas eles se tornaram os melhores alunos.Sabe pq?Pq estão acostumados a enfrentar obstáculos e preconceito, ao contrário do q muitos dizem eles nunca tiveram moleza.Quem será q tem molez

    Responda
    1. medicocansado

      Se os cotistas são bons alunos, como vc diz, então são capazes de passarem sem cotas. Não é elementar ???

  4. Guii Gantz

    As cotas são mais que justas !

    Responda
  5. Guii Gantz

    Precisamos das cotas, por causa da meritocracia injusta !!!

    Responda
  6. Guii Gantz

    Eles alegam que todos tem as mesmas oportunidades, mas vivemos na seguinte meritocracia: Temos um cavalo, um boi e um macaco, e eles dizem assim: todos podem conseguir o desafio é subir naquela árvore. Agora eu digo, vocês acham que o cavalo, o boi e o macaco, estão todos com a mesma oportunidade ? REFLITAM !

    Responda
    1. Nigojiro

      Faça a sua comparação com humanos, e a aceitaremos. Não venha com fábulas.

  7. joaojoao

    Há anos que as republiquetas de bananas lutam contra o tão pernicioso ra cis mo. Quando estamos prestes a conseguir uma luz no fim do túnel vem um governo peteba,populista ,incapaz e inconsequente e nos faz voltar à estaca zero. Sim , o ra cis mo agora existe de fato e de direito.

    Responda
  8. Carlos Rocha

    Interessante, Quando estudei em escolas estaduais o povo brigava para entrar nas escolas em razão do alto nível de ensino comparado com as particulares. Agora tem que dar "esmola" para o aluno da rede pública entrar em faculdades estaduais. Não estamos invertendo a ordem? O correto não seria melhorar o nível de ensino nas escolas da rede pública? A maior prova de desigualdade e racismo é quando os políticos declaram que a constituição esta errada. Nem todos são iguais!

    Responda
    1. Nigojiro

      Mas as cotas são exatamente para isso, o Governo não assumir a sua grande parcela de culpa pela discriminação da sociedade, e ainda coloca brasileiros contra brasileiros. Grande estratégia.

  9. Tolerância Zero

    Lei de Cotas = atestado de incompetência e a legalização da discriminação. Oportuni dades, temos para todos. Basta ter força de vontade e lutar. Exemplos para isso, temos de sobra!

    Responda
    1. Nigojiro

      Mas essas oportunidades devem ser exigidas ao Governo pela população. Privilégios, não resolvem o problema. Em longo prazo irá criar outros problemas de ordem social.

    2. medicocansado

      Pagamos impostos altíssimos para que sejam garantidas a criança da periferia todas as condições que você citou, Valéria. Se o governo usa-os (os impostos) para outros fins e joga uma medida populista dessa como salvação da lavoura devemos sim lutar contra um absurdo desses.

    3. Val

      Que planeta vives? Jura que achas que todos temos oportunidades iguais e basta empenho? Uma criança com estudo, casa, carinho, boa comida, boas condições de higiene tem as mesmas oportunidades que uma criança da periferia? Amigo....Presta atenção!

  10. Rui Mascarenhas

    Vou te falar, que governo de aberrações este.

    Responda
  11. slincoln

    Será que os germanodescendentes (é crime chamá-los de 'alemão') também vão querer cotas?

    Responda
  12. alcides

    Porque não dar cotas para quem é pobre, que tenha um atestado de pobreza onde sua familia não tenha carro, muito menos moto e ele seja tenha cotas nas Universidades e mais um bolsa para ajudar no seu sustento na Universidade no minimo até a metade do curso depois tem que ser bolsista com trabalho na própria Universidade.

    Responda
    1. slincoln

      O ministro Barbosa, do STF, era pobre... trabalhou, estudou e venceu... O professor Milton Santos, catedrático de fama internacional, igualmente trabalhou, estudou e venceu... e tem muitos outros que trabalharam, estudaram e venceram... Não tiveram 'moleza'...

  13. S.Levy

    Maravilha! Genial! Parabens ao Ministério da Educação! Depois ter baixado a nota minima (salvo erro de minha parte foi de 70% para 50%) e proibido a reprovação de alunos, agora vem com esse rac/ismo. O inventor deveria ser condecorado. Outra: Que tal fechar/desativar as escolas e fac/uldades e distribuir diplomas a todos os estudantes?

    Responda
    1. alcides

      Erro de tua parte a nota sempre foi 5 para passar de ano e a nota 7 é para elimar o exame e passar direto, pelo conhecimento comprovado no semestre.

  14. alcides

    O Brasil era tão bom antes do P T e hoje é essa Lerda toda.

    Responda
    1. slincoln

      O general Golberi deve estar se revirando no túmulo...

  15. alcides

    O P T está criando preconceito de Raça no Brasil, acirrando a disputa por direitos entre o povo.Com objetivos clientelista o P T não tem limites para a ética e a união do povo brasileiro e sim acirra os mais pobres os neg ros contra a classe média branca que trabalha e estuda e sustenta o Brasil.

    Responda
  16. Pedro Rocha Cruz

    Jà NÃO SE FAZEM MACHADO DE ASSIS E JOAQUIM BARBOSA COMO ANTIGAMENTE!!!

    Responda
  17. alcides

    Como ficaria na Bahia se 70 % do povo é da Raça Ne gra!As cotas seriam para as Raças brancas!

    Responda
    1. Guii Gantz

      As cotas servem para corrigir as injustiças.Faça uma análise sobre meritocracia injusta e verá como as Universidades excluem o pobre e principalmente o pobre negro de uma forma covarde !

  18. alcides

    Essa atitude do governo de inventar novas formas para ganhar simpatia e votos dos Ne gros e Pardos e Raci smo é descriminalização das outras Raç as de uma forma violenta e prejudicial aos direitos constitucional de igualdade.Se o ensino público não tem qualidade, melhore ele porque quem vem desse ensino desqualificado não vai conseguir vencer as dificuldades de um curso superior que precisa de profissionais de qualidade como medicina e engenharia.

    Responda
  19. S.Levy

    Devia ter cotas para cargos públicos reservando uma parte para os corruptos e outra para os incompetentes e inúteis. Se sobrar alguma vaga - quem sabe alguem menos deshonesto a ocuparia, não?

    Responda
    1. alcides

      Existem e consta da constituição que são os cargos comissionados, e tem nos 3 poderes e satisfaz a todos os interesses corporativistas dos políticos.Não satisfeitos com isso eles ainda inventaram a terceirização e não em antividas primarias como limpeza mas sim em atividades administrativas.E todos se calam perante essa desonestidade toda ao nepotismo sendo prática escancaradamente de uma forma cruzada entre os poderes.

  20. S.Levy

    Eu não quero ser atendido por "médico" formado através de cota em vez de estudo e competência, nem quero ver "profissionais" de outras áreas atuando através deste mesmo artifício. O governo está jogando diferentes grupos sociais uns contra os outros, promvendo at/ritos, con/flitos, ENCORAJANDO O RAC/ISMO!

    Responda
    1. JJ

      Veja bem, sou totalmente contra as cotas pois acredito na meritocracia, Joaquim Barbosa, é um exemplo. Mas uma coisa é entrar, outra bem diferente é terminar. O que eu acho é que muitos vão tomar as vagas de quem está realmente preparado e esses vão apenas torrar nosso dinheiro por anos e não vão terminar os cursos, aumentando a evasão. Pelo menos na federal onde estudei só passava nas disciplinas quem sabia.

  21. MFEdu

    Daqui a pouco vão criar cotas para os não cotistas. Deviam fazer um levantamento das cotas para ver o que sobra para quem não é favorecido. Mas o problema não é ter cotas para entrar. É manter o cidadão dentro da universidade, estudando. E se formar. Isto não depende das cotas, mas da vontade do aluno. Tudo bem, tem condições desfavoráveis que atrapalham. Mas aí vai a música do Geraldo Vandré: "quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

    Responda
  22. Carlos Pereira

    Como a qualidade de ensino no Brasil é péssima, daqui há alguns anos um médico ou algum outro profissional negro ou pardo, vai ser discriminado pelos clientes, e aí vão ter que criar outra lei obrigando as pessoas a utilizarem seus serviços.

    Responda
  23. Não tenho apelido

    Eu acho que deveria ter cota para tudo!! Cota no metro...(separava uns 2 vagão..) Cota no onibus... a cada 10 onibus 3 são para a cota!!.. e assim em diante..

    Responda
  24. nezume

    Cota é o maior fracasso de um pais na área da educação, tem que investir com recurso de 15% do PIB na educação de base, com resultado que muitos paises conseguiram prosperar exemplo Coreia do Sul, Taiwan hoje dominam tecnologias dos mais avançados.

    Responda
  25. gera

    Se racismo no Brasil é crime, definir cotas para raça tal, prova que nossos próprios governantes são racistas (Todos são seres humanos, independente da cor ou religião). Deveria existir cota, sim, mas para quem sempre estudou em escolas particulares. por exemplo: 15% das vagas para esses alunos. Os outros 85%, deveriam ser disputados por alunos que sempre estudaram em escolas publicas, independente, da cor ou religião do candidato.

    Responda
  26. Stingray

    Cota racial é um desrespeito não só aos brancos, principalmente pobres, mas à própria Constituição do país, que afirma categoricamente que "todos são iguais perante a lei (. . .)". Isso foi uma decisão eleitoreira, política e discriminatória, já que só existe uma raça: a humana; qualquer professor de biologia sabe disso, e um geneticista pode comprovar. O que existe é somente diferença de cor, o que não dá direito a privilégio algum.

    Responda
  27. Stingray

    Em época de eleição sempre se fala em melhorar a Educação. Tudo conversa fiada, para "boi dormir", e o povo acredita. Em vez de cotas, se tivéssemos um governo sério, deveríamos ter um ensino público de qualidade, em tempo integral, em escolas com ótima infraestrutura e professores bem remunerados. Aí sim algum dia poderíamos almejar chegar ao 1º mundo.

    Responda
  28. Alex Lima

    COTAS DEVERIAM SER PARA "P.O.B.R.E.S." E NÃO PARA ETNIAS, POIS SE UM "AZUL" É POBRE E OUTRO "AZUL" É RICO, OS DOIS VÃO ENTRAR... E O "VERDE" POBRE, FICARà DE FORA COMPLETAMENTE. QUER DIZER QUE AINDA HAVERà PESSOAS POBRES SEM ACESSO A EDUCAÇÃO, A FACULDADE. POIS PRIVILEGIARAM A ETNIA E NÃO A CONDIÇÃO SOCIAL. "N.Ã.O. S.E. F.A.R.Ã. J.U.S.T.I.Ç.A." !!! Estão é fazendo POLÃTICA.

    Responda
  29. CRAS

    Outro ponto é que as cotas transferirão às universidades a preparação básica, elevando o tempo de permanencia do aluno de tapetão. Se isso for colocado em prática sou a favor de aluni que repetir materia nafaculdade ser desligado automaticamente do curso. Ou se garante ou não entra na dança.

    Responda
  30. Paulo Simonian

    Sem nenhum sentido termos cotas por raça . Cotas para estudantes que saíram de escolas públicas seria muito mais inclusivo e razoável. Estão legitimando o que há de mais condenável , que é se supor que existam raças menos capacitadas .

    Responda
  31. CRAS

    Cotas, é a maior discriminação atual e futura que eu já presenciei. Daqui a alguns anos, quando for verificar o curriculum de qualquer pretendente, se for oriundo de cotas, avaliarei muito antes de efetuar a contratação. Quem não tem competencia não faz nada. Outro aspecto, isso já foi tentado anteriormente como a lei do boi e nunca deu certo. Educação é assunto sério e não politiqueiro como os governantes querem fazer crer para alavancarem indices.

    Responda
  32. Fe Mask

    Obrigando o uso das cotas, o governo está sendo racista e preconceituoso, pois ele afirma que negros e quem estuda em escola publica (do próprio governo) nao tem capacidade para competir de igual para igual com outras pessoas. Isso é ridículo, somente um país de terceiro mundo como o Brasil poderia discriminar o próprio povo dessa forma !

    Responda
    1. Marcelo

      Errado ! Cotas, i.e reserva a priori de uma certa % das vagas para membros de um certo grupo, são ILEGAIS nos Estados Unidos desde uma decisão da Suprema Corte em 1978, recentemente confirmada em 2003. O que existe nos EUA é ação afirmativa, i.e. uso de raça como um entre múltiplos critérios no processo de admissão, mas todos os candidatos concorrem às mesmas vagas, ou seja, não há cotas. Em alguns estados, p.ex. Califórnia, mesmo ação afirmativa como definida acima é atualmente ilegal.

    2. marb

      Nos EUA também tem cotas, inclusive para latinos. Se um brasileiro, qualquer que seja sua origem, se declarar latino, ele pode entrar por este sistema de cotas.

  33. tony

    Pra mim só passa no vestibular quem realmente estuda muito .

    Responda
  34. tony

    A minha opinião é que não deva dar 50% das vagas para rede pública,pois tira realmente de quem está estudando muito e que pertence a rede particular onde os pais pagam com toda dificuldade.Mesmo que ofereça a metade para a rede pública vão sobrar muitas vagas por que os alunos da rede pública estão despreparados .

    Responda
  35. Oscar Wilde

    As cotas nada mais são do que esmolas. E dar esmolas nunca resolveu problema algum. Se a conquista de uma vaga não se dá por méritos, por favor, que não se fale em justiça.

    Responda
  36. Oscar Wilde

    É uma pouca vergonha. Não há sustentação minimamente razoável, para a aplicação de cotas. Temos apenas os discursos hipócritas, ressaltando problemas de uma outrora época, e que gradativamente e naturalmente estamos reparando. Não há a menor necessidade da IMPOSIÇÃO de cotas, não é justo cometer hoje o mesmo erro do passado, pois as cotas segregam, prejudicam quem não pode e não deve responder pelos atos de seus antepassados.

    Responda
  37. Fran

    Cotistas, aproveitem a oportunidade como um direito seu. Nao se deixem abater por comentarios maliciosos. Vestibular nao seleciona talentos. Apenas separa quem aprendeu "dicas" de como passar. Aquele que acerta mais respostas em um teste nao e necessariamente o mais talentoso. O Brasil precisa de talentos e nao de robots.

    Responda
    1. Marcelo

      Vagas para toda a população é impossível, mesmo porque nem "toda a população" está qualificada para ingressar na universidade. O modelo de ensino superior gratuito, que é financeiramente insustentável, também está em extinção. Nos EUA, Inglaterra e Canadá por exemplo, todas as universidades, inclusive universidades públicas ou independentes com financiamento público, são pagas. E a % da população adulta lá com curso superior é MUITO mais alta que no Brasil (entre 40 e 50% vs 11 % no Brasil).

    2. marb

      Eu fiz faculdade na USP e sou a favor de cotas. Eu vou prestar vestibular para este ano em uma federal, teria direito a concorrer por cotas, mas não vou pela minha formação.O ideal é que houvesse vagas públicas e gratuitas para toda a população, como é na Argentina e no México.

    3. Fe Mask

      Francisco Lemos, com certeza vc não fez nenhuma faculdade ainda pra falar tanta bobagem kkkkk, faça primeiro e depois volte a postar.

    4. Oscar Wilde

      Aproveitem a esmola concedida pelo governo. Ao menos seja dignos daqueles que ficaram de fora, para que você ocupasse uma vaga sem fazer absolutamente nada por merecer.

  38. The Man!

    As cotas só proporcionam maior discriminação contra os próprios 'cotistas'.... Uma discriminação racial dos nossos legisladores, c/ claros objetivos eleitoreiros!

    Responda
    1. Guii Gantz

      Entre em diversos links e verá a eficácia das cotas por um Brasil mais justo.http://www.scielo.br/pdf /cp/v39n137/v39n137a14.pdf

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.