Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Spina

    Não vivemos uma democracia participativa pelo o menos por 3 razões:a) voto obrigatóriob) não temos uma escola pública de qualidadec) na sociedade dividida em classes, vence quem detém o poder econômico ou é beneficiado por ele.

    Responda
  2. John Galt

    Não teria tantos problemas com o voto obrigatório se houvesse um mecanismo simples e rápido de justificativa do voto que servisse como substituto. Mas justificar é claramente mais custoso do que votar. Dito isto, eu receio que o efeito de acabar com a obrigatoriedade do voto seria o aumento das barreiras à entrada no mercado político já que o custo do voto subiria e só as campanhas/candidatos mais endinheirados teriam chance.

    Responda
  3. MH

    O considerando "... distinção kantiana entre"de acordo com o dever" e "pelo sentido do dever"... Apenasna segunda hipótese ele age de forma livre e, portanto, moral." , é, semdúvida, a melhor opção. Sobre"Para muitos, ... se materializa o civismoabsoluto. Apertar... "confirma" traz o clímax democrático.",provoca-nos a reflexão: Qual o "motivo democrático" de muitos, parainsurgirem-se contra o grande número de candidatos aos cargos eletivos?

    Responda
  4. Leonardo Gusmão

    Democracia fajuta onde somos obrigados a votar, a se alistar nas forças armadas...

    Responda
  5. marsilv

    Héllio, o curioso é que quando os pobbres votavam no Sarnney, no Colllor e no F HC, ninguém discutia o voto obrigatório. Agora, que o povo votou no Lul la e no PeTê, volta à tona essa conversa. É só os pobbres votarem em quem a elite não quer que rapidamente surgem dezenas de discursos pra mudar as regras do jogo.

    Responda
    1. Rodrigo

      Ninguém quer proibir os pobres de votar. Eles vão continuar podendo votar, mas dado que não trabalham para receber parte do dinheiro que eu pago de impostos (bolsa família, bolsa busão, bolsa coxinha etc.) que pelo menos tenham energia para levantar do sofá e ir votar por livre e espontanea vontade, não por obrigação.

  6. Sebastião Simionatto

    O voto obrigatório é imoral quando o time predileto esta perdendo. Caso contrário o voto obrigatório é dever democrático inalienável a todo cidadão responsável. Que jogo de palavras vazio! Detesto gramática e sempre odiei sintaxe! Prefiro matemática e física, até química ou biologia servem!

    Responda