Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson Tadashi Yamanaka

    Uma ditadura de esquerda é tão nociva quanto a de direita. A gravidade do mensalão está na compra do apoio político, que usa o poder legislativo em instrumento de consolidação de poder. Isso deforma a democracia e instala uma ditadura disfarçada. A Venezuela é apenas uma amostra do que o Brasil poderia se transformar.

    Responda
  2. Seal

    Nem juiz nem a mídia é contra o roubo, esses são a favor que uns continuem roubando e voltem a governar o país e que os outros voltem à oposição para serem apenas coadjuvantes para dar um ar democratico às nossas instituições.

    Responda
  3. marcanjo

    cansativa essa comparação entre o mensalão lulopetista e o mineiro. ninguém cita o mensalão do DEM onde todos os envolvidos foram afastados da vida pública: deputados, procuradores e o próprio governador do DF. ninguém acusou a imprensa de golpista nesse caso. esse embate PT x PSDB é coisa de militante. corrupção deve ser punida em todos os Poderes da República, onde houver culpado.

    Responda
    1. marcanjo

      o PT não pode dizer que fez porque outros fizeram antes dele. a eleição de Lula foi um voto de confiança dos brasileiros pela ética, pela mudança.

    2. HOMEM DASNEVES

      Mas... e os outros ? Porque sempre essa ASSIMETRIA ????????

  4. Seal

    Se deixaram apanhar porque a mídia em geral, que odeia o partido dos principais acusados repercutiu o que interessava à oposição. Acabar com o caixa dois e com os mensaloes e mensalinhos que continuam sendo utilizados amplamente no país ninguém faz campanha. Ou seja uns tem o direito de roubar (com apoio da imprensa) e outros não.

    Responda
  5. Cláudio

    O que vemos é apenas um surto de eficiência, diz vc, e de hipocrisia, digo eu. Os mensalões existiram antes (vide reeleição de FHC) e continua existindo exatamente agora, nas prefeituras, nos Estados e no governo Federal. Então, o que mudou?

    Responda
    1. SergioL

      Mudou que culpados começaram a ser condenados... É só esperar que outros virão...

  6. Magan

    Análise bem feita, mas com final infleiz na dedução de que "pe.tistas" estariam descontentes com o rumo das coisas. Sou simpatizante de uma política séria, votei no P.T e acho que como todo partido, existe uma banda po.dre. O mérito é que houve investigação e punição. Agora é hora de passar o país à limpo, todos os atos de cor.rup.ção devem ser punidos sejam do D.E.M, P.S.D.B, P.T ou pequenas corru.pções que vemos no nosso dia-a-dia. Tolerância zero!

    Responda
  7. edson aparecido

    Francamente, quem acredita nessa história de que o STF está julgando sem provas ainda acredita em PAPAI NOEL!!!!

    Responda
    1. SergioL

      O que importa é que corruptos e corruptores estão condenados...

    2. HOMEM DASNEVES

      Quem quer crer, ou fingir crer, não precisa de provas cabais. Apenas "provas" bastam. Isso é bom para usar contra adversários, não contra nós mesmos. E se isso ocorrer conosco, EPA! Parem com isso !!! Conosco nããããooooooooooooo !

  8. leo camargo

    Que se puna os condenados. Mas uma pergunta pode ser feita: porque Barbosa fez tanta força para que este julgamento ocorresse nas vésperas de eleições tão importantes? Coincidência?

    Responda
    1. SergioL

      Quem fez de tudo para adiar o julgamento foi o próprio p-t, que queria adiar até que os processos estivessem prescritos....

  9. edson aparecido

    Como sempre, muito equilíbrio e bom senso nas análises do articulista. Parabéns!

    Responda
  10. Brasil2014

    A situação era atípica no Mensalão do PSDB em MINAS, por que então a grande mídia ignorou???!!!!.....Um peso e duas medidas!

    Responda
  11. Lume

    Minha pergunta agora é: eles vão devolver o dinheiro?

    Responda
  12. artbarbosa

    Joaquim Barbosa mudou o Brasil. Antes era preciso haver provas para condenar alguém. Agora isso acabou.

    Responda
    1. HOMEM DASNEVES

      pediram as cabeças, incessantemente; então resolveram se basear, pela primeira vez, nas aparências das coisas: assim, se é aparente que o Sol gira em torno da Terra causando os dias e noites, então devemos concluir que é ele que gira mesmo em torno da Terra, e nao o contrário. Basta observar o sol girando em torno de nós. Viu Galileu!

    2. SergioL

      Podem espernear à vontade. Corruptos e corruptores estão condenados....

    3. leo camargo

      Então que justiça é essa que condena sem provas?

  13. avalenca

    Tenho esperança que esse julgamento tenha, de fato, sinalizado uma mudança na persecução criminal dos "crimes de colarinho branco" e crimes contra a administração pública. Que a seriedade com que o Ministério Público e o Poder Judiciário trataram o caso tenha a força de inibir crimes dessa ordem. Vamos ver como serão tratados os caso da CPI do Cachoeira, do mensalão mineiro, dos casos de notas fiscais "frias" de despesas em diversas casas legislativas espalhadas pelo Brasil. O povo agradece!

    Responda
    1. HOMEM DASNEVES

      Não acho que o caso Cachoeira interessa à Midia e à Oposição, pois o PSDB seria a bola da vez. Por exemplo, que repercussão teve o mensalão mineiro do Eduardo Azeredo? E do mensalão do DEM em Brasilia, onde vimos tudo claramente fotografados, pacotes sendo escondidos em bolsos, malas, cuecas, meias, e .... onde mais ?

  14. gil

    Acredito que o foco principal, e realmente mudou, ou está mudando, desde o Collor é que a nova geração não acredita mais no jargão "rouba mas faz", que infelizmente era aceita e abonada pela geração mais velha. Nesse nosso mundo, que face as tecnologias, se tornou pequeno, os meios de comunicação é que fazem a diferença e as investigações, que se fossem valer da polícia ou orgãos públicos continuariam na mesmice, tornam-se públicas, obrigando os políticos a tirarem o r. da cadeira.

    Responda
  15. Nelson Paraense

    Segundo suas palavras ilustre articulista  “A PF, subordinada a um ministro petista, investigou o caso, colheu provas e as levou ao Ministério Público. O procurador-geral, nomeado pelo próprio Lula, viu uma série de crimes e apresentou a denúncia. E o STF, de cujos 11 integrantes originais 8 chegaram ao cargo por indicação de presidentes petistas, vem, após análise individualizada de cada caso, condenando a maior parte dos acusados”. cadê a lógica de sua insinuação?

    Responda
  16. artbarbosa

    Todos esperamos e torcemos, Adriano, mas esse julgamento tem todo o jeito de ter sido uma exceção, dentro daquela lógica do "para os amigos, tudo, para os inimigos a lei", mesmo que acochambrada para caber na perspectiva condenatória. Só vou acreditar na seriedade do supremo - e é difícil acreditar numa instituição que condena sem provas irrefutáveis, além de agendar as seções para o período eleitoral - se e quando vir os casos que você citou sendo julgados, sem demora, logo após esse.

    Responda
  17. Wendell

    Helio, você acha que o princípio In Dubio Pro Reo foi levado em consideração neste julgamento? Se não, você não acha então que os petistas tem direito de desconfiar de golpe? Outra coisa, você não acha que a mídia explorou esse tema do "mensalão" e pressionou o STF? Se sim, então você não acha que os petistas têm razão em sua queixas?

    Responda
    1. SergioL

      É risível o esperneio desses p-e-t-i-s-t-a-s... Podem reclamar o que quiserem, os corruptos estão condenados....

  18. sergio

    É meu caro, as instituições mudaram mesmo. Agora, o que devemos indagar é por qual razão não funcionavam antes; por qual razão tolerávamos um engavetador geral da república.

    Responda
  19. Crasse Média

    Onde está o dinheiro ? O gato comeu, o gato comeu...e ninguém viu...o gato fugiu, o gato fugiu...o seu paradeiro está no estrangeiro, onde está o dinheiro ?

    Responda
  20. Krüger

    Nesse caso, parece que houve um erro de estratégia do PT, que foi o articulador do envio desse processo diretamente para o supremos, por haver reus passíveis de foro privilegiado. Não sei o que passou na cabeça dessa turma, mas provavelmente acharam que no supremo, essa ação penal jamais seria julgada, ou que os ministros fossem mais controláveis. Agora seria a hora dos condenados "botarem a boca no trombone". Ficou muita gente de fora!

    Responda
  21. Dewey

    Se não houvesse acontecido a denúncia do Jefferson, tudo seria como antes no quartel de abrantes. A revolta dos condenados até agora é compreensível, pois sabendo que os outros também fazem, sentem-se injustiçados. Para os contribuintes fica a sensação de ter comido o picolé sem tirar o papelzinho, pois a montanha de dinheiro que foi surrupiada jamais será devolvida aos cofres públicos.

    Responda
  22. Petralha

    Devo confessar que me assustei ao ler o inicio do texto Helio, mas ao final continuo acreditando em voce (sempre com o pe atras ja que trabalha pro pig). Pois que assim seja, que o supremo nos prove agora que merece nosso respeito julgando os casos:1 Do mensalao mineiro2 Caso Cachoeira, Demostenes, Veja.3 Compra de Votos da reeleicao do FHC. Antes de 2014 claro.Voce apostaria nisso?Eu nao. Saudacoes, AdrianoLondres

    Responda
    1. HOMEM DASNEVES

      Helio enfrentar o PIG ?! Never ! Sobreviver é preciso, navegar contra a maré,... nem é.

    2. Junior

      principalmente o cachoeira que era amigo do waldomiro que era amigo do dirceu que era amigo do lula

    3. artbarbosa

      Todos esperamos e torcemos, Adriano, mas esse julgamento tem todo o jeito de ter sido uma exceção, dentro daquela lógica do "para os amigos, tudo, para os inimigos a lei", mesmo que acochambrada para caber na perspectiva condenatória. Só vou acreditar na seriedade do supremo - e é difícil acreditar numa instituição que condena sem provas irrefutáveis, além de agendar as seções para o período eleitoral - se e quando vir os casos que você citou sendo julgados, sem demora, logo após o atual. /

  23. Sebastião Simionatto

    Este processo é político e versa sobre a condenação de uma tentativa de um golpe no estado democrático e de direito do Brasil. Os seus participantes são reincidentes neste crime mas no caso anterior foi pela via armada e agora constitucional de estilo bolivarianista mas sob planejamento Cubano. Tanto no caso das armas como neste caso o chumbo e a pena estão sendo eficazes, resta saber como será o novo golpe que certamente será tentado.

    Responda
    1. artbarbosa

      KÁ, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, KÁ!!!!! Esse Sebastião é um pândego ou um ingênuo!