Educação > MEC quer flexibilizar regra para preencher cotas raciais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Assim como enriqueceram os empresários da educação básica privada, o mesmo está prestes a acontecer com o ensino superior. As melhores cabeças vão para as universidades públicas enquanto são a melhor opção. Pior para os bons alunos "pobres".Quem tem dinheiro pode pagar pelo melhor, onde o melhor estiver. Vão fazer a universidade pública ficar igual à educação básica e enriquecer os donos de univesrsidades privadas. Aliás, acho que esse sempre foi o plano.
É assim que se cosntroi uma sociedade liberal, se quiser estudar estuda, se não quiser te a cota. Se quiser trabalhar trabalha se não quiser tem o borsa famia, se quiser ser do bem tudo bem se não quiser pode ser presidiario e recebe o borsa cadeia.A assim se controi uma nação livre de imposição . É ou não é d on a dirma??
E assim construiremos um paÃs de preguiçosos mentais. Se você se encaixa nas cotas, pare de estudar agora mesmo! Que aos 17 anos o governo te da uma vaga numa Universidade. Independentemente se você sabe escrever ou ler....você vai ganhar uma vaga na Universidade. Imagina o nÃvel dos profissionais daqui uns 30 anos? Vai ser triste. Conceitos serão criados, e profissionais de certa cor serão julgados mais inteligentes e preparados do que os de outra cor. É o governo aumen
Daqui 30 anos? Não precisa ir muito longe não, amigão. Veja os profissionais porcos, de hoje, contaminados com o relativismo moral e profissional.
Se, numa situação extrema, não houver candidatos cotistas suficientes para preencher as vagas, então que as liberem para quem realmente precisa por não ter $$$$. Estes sim necessitam das vagas. Agora, entulhar uma Universidade com pessoas incapacitadas só para "preencher" as cotas é uma falta de respeito com quem estuda muito e tem capacidade para passar num vestibular. Que tipo de profissional sairá das federais agora? Que avacalhação!! É preciso que se entupa o site do governo com protesto
É a velha saida, já que não temos capacidade para nos igualarmos aos melhores, que tal piora-los para que fiquemos no mesmo nivel???
Se facilitar mais irão marcar horário para entregar os diplomas em casa.
enquanto isso os que se esforçam para pagar uma escola melhor aos filhos veem os mesmos serem segregados e tratados com brasileiros de segunda classe. os sem cota esse eh o brasil do PT
Para os esquerdistas, apenas a "vontade de ter dinheiro" é necessário para os miseráveis do Brasil cursarem uma Engenharia, ou Medicina, Direito, Arquitetura, etc.Não precisa estudar, fazer o "bund@-hora", como dia minha querida Professora de Matemática do Ensino Médio. Bund@-hora significa: sentar, e estudar, por horas e horas. Isso a crasse média não quer. Precisa ser rico para sentar e estudar?? já que é esforço demais, então a canetada da Dona Dilma Socorrista resolve!
Se não usarem esses truques como manter a cumpanherada em cabides onde é necessario um diploma como banco do brasil, petrobras caixa etc.Por meritos: jamais só na canetada.
Não entendo muito bem essa coisa de "flexibilizar regras para preencher cotas raciais!"Todos são iguais mais alguns são mais iguais do que os outros??????É só estudar!!! ou vamos ter que ter cotas para japoneses, loiros, mulatos, africanos, europeus... Ahh tá.. loiro não é raça... é só cor de cabelo... não entendi muito bem... vai ver que é porque sou loira...
Nilce, as cotas não são para os iguais e sim para os diferentes.
As cotas raciais são racistas, fora a palhaçada do cidadão se declarar isto ou aquilo, deveria valer a certidão de nascimento, e não voce escolher a cor que lhe convem. Reservar 50% das cotas para a rede pública é coisa de marginal. Tenho amiga faxineira, que com o marido, deixam de comer bem para dar aos filhos(são 2) uma formação melhor. Coitados, estão condenando os filhos a não ter o direito de fazer faculdade, porque pobres, que se sacrificam, jamais conseguirão arcar com um curs
Medidas populistas da Dona Dilma Socorrista são exatamente assim: totalmente imediatistas, mal pensadas, pouco compromisso com a melhora da estrutura educacional básica. Que solução mais fácil e rápida que entochar esse mar de gente semi-analfabeta no Ensino Superior? A canetada resolve tudo!!!
Essas medidas fazem parte da estrategia de 28 a 30 anos de pudê.
Nem com as cotas conseguem garantir uma vaga??? Deixem q vivam a ilusão das cotas, o mercado de trabalho vai saber separar os que estudaram dos acomodados...
Em breve essas cotas se estenderão para as empresas do setor privado. E ai daquele que não as cumprir.
os negros são maioria no basquete. sou caucasiano e vou pedir cotas para caucasianos em algum time famoso, mesmo eu sendo péssimo em basquete.
Se entendi sua lógica, negros deveriam ficar restritas a atividades como esporte, por exemplo, e não atividades acadêmicas?
Mais um medida estúpida e demagógica dessa desgraçada chamada P T que destrói o Brasil dia a dia faz 9 anos!!!
Só lamento os negros, pardos e Ãndios que conseguiram passar com muita dedicação, empenho e dignidade, sem esmolas do governo.
E como é que fica o Joaquimzão do supremo? ele é cotista????
Continuo sendo contra as cotas raciais. A educação é para todos. Se a idéia é reparar pelos maus tratos recebidos vamos fazer diferente: moradia digna, transporte decente, SAUDE e claro EDUCAÇÃO.
Cotas, raças, etnias... está-se a um passo de se falar em arianismo.
Vamos a forra, os brancos remediados que trabalhem para sustentar: bolsa preto, bolsa, mulato, bolsa funai, bolsa preso, bolsa mãe solteira, bolsa pingaiada e outras bolsas que ainda estão por vir.
Podemos fazer uma outra leitura desse sistema de cotas. Cinquenta por cento entram nas universidades por mérito, depois de aprovados por rÃgidos vestibulares. Esta continua sendo a elite. Os professores terão a sua vida facilitada, já que só a metade (com alguma exceção da outra parte) está preparada. Enfim as federais conseguirão preencher as suas eternas vagas ociosas, porque o sistema de cotas esta aà também para isso. É uma norma elitizante essa das cotas; só não vê quem não quer.
Após a era cotas a sociedade ficará dividida em duas castas academicas: a elite formada por pessoas competentes e a novaziliti aquela inventada pelo pizidenti onoriocausa formada por pseudo estudantes que para entrar no ensino superior usaram o qualificativo cor.
Esse é o jeitinho brasileiro de "resolver" o problema. Não conseguem melhorar a educação, implantam o regime de cotas. A evasão escolar aumenta, aprovam por "de curso de prazo". Fora ECA, desrespeito ao professor em sala de aula, PROUNI com faculdades ruins, etc. Diferentemente do que o governo diz, a qualidade da educação piora ano-a-ano. Se hoje temos "enfermeiras" dando ácido para crianças, vaselina na veia de paciente, e até sopa na veia, o q será daqui a 10 anos?
DEVERIAM SER COTAS PARA "P.O.B.R.E.S." E .N.Ã.O. PARA "R.A.Ç.A.S.", ESTà PRIVILEGIANDO UM EM DETRIMENTO AO OUTRO SEM RESPEITO A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, ONDE TODOS SÃO IGUAIS. ESTÃO QUERENDO DIVIDIR O PAIS, VÃO CONSEGUIR.
Trabalhar muito e duro é o que me restou, assim poderei, talvez, pagar estudos aos meus filhos, pois nas universidades estaduais e federais, terão reduzida chance e não tenho renda tão alta, mas... aos olhos dos comandantes, não somos dignos de ingressar nestas universidades, o que me sobrou? mais uma vez muito trabalho, meus filhos muito mas muito estudo e não votar jamais no partido da situação, e vamos em frente. EU e os meus, Brasileiros, agradeçemos.
Estigmatizou!! Agora todo formado que não seja branco é COTISTA, ou seja, não ingressou na faculdade por mérito.
E cota para anão, tem ?E cota para albino, tem ?Cota para descendente de eskimós, tem ? Ah vá!!!!
Interessantes os critérios. Uma pessoa, pelo critério racial, enquadrada como preta, parda ou ÃndÃgena, mesmo sendo rica (e tem muitos), tem privilégio garantido sob re um branco pobre. Isso não é discriminação contra o branco pobre? A grande discriminação, no Brasil, não é tanto questão de raça, mas de pobreza. O que deveria ser feito é um critério para selecionar pessoas de inteligência superior e dar amparo para o aproveitamento delas (de qualquer raça), muito "riquinho" ficaria pa
Na verdade é só preconceito dos ignroantes governantes conta os inteligentes que, infelizmente, carregam este pais nas costas, paga os maiores impostos do mundo para que os parvos criem este "aparthaid" legal.
O governo, e aà não só o do PT, mas todos os outros que passaram pelas esferas federal, estadual e municipal, acabou com o ensino público de primeiro grau. E agora o PT pretende dinamitar de vez o ensino superior com a criação das cotas, sem o funil de avaliação por notas!
Falando francamente, sou um tÃpico brasileiro e, por isto, NÃO SEI QUAL É A MINHA RAÇA, se é que tenho uma... Mesmo que tivesse, me sentiria incapaz e indigno em furar a fila do real merecimento para obter uma vantagem e me dar bem, sob o argumento de que meus ancestrais sofreram e que eu sou "coitadinho"... TUDO ISSO É RIDÃCULO!
Essa ridÃcula invenção PTista de cotas e de querer categorizar o brasileiro por raça é uma das maiores desgraças que se abateu sobre o nosso paÃs. Além de luta de classes, esses b@ndidos querem criar a luta de raças no Brasil.
Por que o governo não dá logo TODAS (100%) das vagas para os cotistas? Já que é para extorquir. Faça de uma vez.
Cota nesse caso, de qualquer tipo é uma vergonha! O governo (todos os nÃveis) deveria se preocupar em melhorar o ensino público para que todos possam concorrer em igualdade. Não adianta garantir acesso a universidade à pessoas não preparadas, que não vão conseguir acompanhar os programass de ensino. Continuando assim, o próximo passo é alterar o conteúdo programático das universidades visando facilitar a aprovação, ou mesmo, não reprovar como já é feito hoje!!!
Quem está sendo consultado para definir "raça"? Um biólogo, um geografista, ou algum artista, algum racialista, algum racista?
Essa lei de cotas é uma aberração jurÃdica e fere o direito constitucional de igualdade entre cidadãos. Medida eleitoreira para agradar a população ne-gra e mestiça, que em pleno século XXI continua com o discursinho de que são vÃtimas dos brancos. Se não conseguem entrar numa universidade pelo próprio estudo é porque fazem juz aos argumentos infames dos racistas, de que só servem para trabalho braçal. Que tal criar cotas para orientais, mulçumanos e extraterrestres?
Não é a solução, mas será uma grande avanço na educação superior.
Avanço para a mediocridade ne ?
Andre, voce deve ser um analfabeto de carteirinha, que evoluçao o troxa?
Para mim esse sistema de cotas (Seja qual for, raça, pobreza, etc) é o atestado de incompetência de qualquer governo que seja. Está na constituição, o governo deve prover ensino de QUALIDADE e GRATUITO para todos. Como são incompetentes demais, criam as cotas, prouni e tal... Se todos somos iguais perante a lei e todos pagamos impostos o sistema de cotas é inconstitucional.
NÃO EXISTE COISA MAIS RIDICULA!!!!!!!!.............. ..COTA PARA NEGROS.......HUMANO É HUMANO......CAMBADA DE IMBECIS
É o cheiro, a cor e o sabor desse governo lotado de falsos tÃtulos de PHD e afins.
Já devia dar o diploma. Não precisava nem ir a faculdade.
A lei de cotas são uma vitoria da sociedade brasileira, pois vieram para corrigir distorções historicas e estrurais q excluem negros, pardos e indigenas , desde q pobres, do acesso ao ensino superior. As cotas são consequencias das ações afirmativas e ganharam esse nome no Brasil, pois como de hábito copiamos o modelo norteamericano. Elas são tbm sociais pois visam os alunos que cursaram o ensino médio em escolas publicas e de baixa renda. Toda sociedade deve lutar pela sua ampliação.
Marcos, o ensino superior é a continuidade do ensino médio e não uma etapa desconectada das demais. Não deve ser considerado como medida compensatória de injustiças passadas. Insistir nessas cotas, resultará em mais frustação dos excluÃdos que não conseguirem acompanhar os estudos ou no enfraquecimento generalizado das instituições de ensino superior que se verão obrigadas abaixar o nÃvel de avaliação dos estudantes com result. nocivos aos futuros profissi. Nem tudo que vem dos EUA é coisa b
Sem CONHECIMENTO não existe UNIVERSIDADE - vai virar MOBRAL disfarçada de universidade - assim como COMUNIDADE, MAL FEITO, CLASSE MÉDIA e outras BALELAS desse fabuloso governo atual.
O ESTADO, está trocando as bolas, em vez de fortalecer o ensino fundamental e médio e valer o peso do investimento em ensino publico, como a CHINA, COREIA, E TODOS OS PAISES DA EUROPA E EUA fazem, e punir os pais que não estão nem ai para o ensino de seus filhos e colocar estas crianças para de fato aprenderem em nenos de 10 anos veremos a diferença e ai sim teremos um outro paÃs e não precisamos dividir o paÃs e começar uma segregação racial, que é coisa do passado e lá tem de ficar.
Um povo letrado não votaria nessa 'tropinha'...
Os esquerdistas nunca estudaram, afinco, assuntos que envolvem tecnologia, ou qualquer outra ciência estabelecida. A maioria deles nunca preferiu estudar, sentavam no fundão, na adolescência / juventude, puxavam fumo para discutir Marx e faziam guerrilha contra o próprio paÃs. Porque, hoje, que estão finalmente no Poder, hão de se preocupar com o Estudo do povo??
Se houver um homem integro detro desse ministério, o mesmo não verá novas regras para cotas, e sim o total cancelamento dessa novidade que não levará nenhum negro, pardo, indo e outros contemplados a sua verdadeira elevação cultural e social
COMO A INTELIGÊNCIA E O BOM SENSO DOS POLÃTICOS DESSE PAÃS DEIXA A DESEJAR. É LAMENTÃVEL. E O GADO Ó... MUUUUUUU
tenho medo do que vira , tenho filhos em idade para prestar vestibular ano que vem , iamos tentar univercidades publicas , mas agora acho muito dificil pois temos so a metade das vagas para disputar disponivel para alunos que frequentaram o ensino particular pois bem o estado inventou uma nova maneira de valorizar o ensino publico ao inves de melhorar a qualidade criou vagas para em detrimento da qualidade , isso´so acontece no brasil , é um absurdo .
Estas Universidades Federais com as greves, falta de investimento, cotas e descaso do governo vão logo logo cair em descrédito assim como o ensino fundamental e médio em escola pública já caiu.
Infelizmente, continuamos sendo o paÃs do avesso. Ao invés de investir na educação do ensino fundamental e médio com qualidade e acesso a todos os brasileiros, que sejam Ãndios, negros, pardos, brancos, azuis, vermelhos...... ficam inventando "modinha" para o ingresso no ensino superior usando uma meta que incita o preconceito racial! Que sejamos brancos, negros, mulatos ou Ãndios, mas que sejamos todos iguais.
O percentual de vagas para a escola pública deveria ser proporcional ao número de estudantes na escola pública. Deve ser de uns 90%.
WENDELL, meu parabens. Você está certÃssimo. Na forma como as coisas estão indo, além de estarem criando o conceito de raça (que deveria ser abolido), pois somos todos iguais, a meritocracia está indo pro beleléu. Precisamos SIM de escolas básicas que dêem formação decente, e isso só se consegue com seriedade e não ideologia polÃtica demagógica. Todos os que estão no poder hoje certamente chegarem por mérito e no futuro como será ?????
Acredito que esse sistema de cotas trará mais discriminação porque depois que estiverem na faculdade ninguem vai querer saber quem é o negro, indio que entrou por mérito ou por cota.
Cor, raça e etnia são tratados como a mesma coisa. A falta de clareza já denuncia uma reportagemmal feita. Seja como for o uso indiscriminado de tais termos,certamente aponta o viés ideológico da questão das cotas. O abandono dadiscussão de critérios e sua legitimidade, na prática é uma forma denaturalizá-la e banaliza-la. No final é a falta de critério de certo jornalismo que nãofaz seu dever de casa; não informa os pontos de vista. Lamentável!
No trecho onde está escrito: "... a cota destinada às três raças..." até onde eu sei, só existe 1 única raça nesse planeta: "Humano" o que existe são tons de peles diferentes, mas a raça é uma só.
Muitos desses "privilegiados" entrarão em alguma faculdade sem a meritocracia do conhecimento. Depois de alguns "contratempos", não acomapanharão o curriculo e desistirão. Serão centenas ou milhares de vagas perdidas. INGRESSO EM FACULDADE EXIGE CONHECIMENTO........CONHECIMEN TO........CONHECIMENTO e ponto final!!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > MEC quer flexibilizar regra para preencher cotas raciais Voltar
Comente este texto