Educação > Governo instala 'Estado racial', diz sociólogo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CAFIG

    Politica populista e eleitoreira. À la "Chaves". Tem que resolver é a falta de qualidade do ensino público secundário. Se for de qualidade todos terão condições de disputar o vestibular. E depois não é preciso ser "Doutô" para ter trabalho digno. Até porque se todos forem doutor não vai ter trabalho para a maioria. O recurso da sociedade terá sido gasto em vão.

    Responda
  2. Márcio

    Escrevi tanto sobre isso aqui neste jornal.Desisto.Ninguém é obrigado a concordar com a opinião do outro,mas lendo os comentários feitos pelos leitores deste jornal percebe-se o nível de racionalidade a que chegamos.Temos um governo populista e uma oposição bundona.É triste, mas é verdade.Vou cuidar da minha vida.Estamos criando uma geração de pessoas dependentes de um partido e ninguém faz melda nenhuma.Sou a favor de cotas para estudar(apenas),depois a pessoa que vá à luta e vença ou ñ na

    Responda
  3. Oliver

    E se ninguém fizer alguma coisa, o que vai virar este país?

    Responda
  4. JASON

    "Tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam", visando sempre o equilibrio entre todos.

    Responda
  5. Alexandre Luiz

    Demétrio "Magnoli", isso já diz tudo. Não adianta, contra números não há argumentos. Desde a implantação das cotas, o número de ne-gros na universidade aumentou 10%. Tà no Censo.

    Responda
  6. jojo

    É a cara da PTZADA frustrada porque não aprende nada direito...Têm de ficar arrumando jeito de furar a fila...PeTistas de M...... lad rões.... men sal eir os..Um dia a coisa muda de novo bãdidos ordinários...

    Responda
  7. bene

    Meus bisavós italianos vieram para o Brasil em 1889 em navio que era usado para transporte de minérios.  A fome assolava boa parte da Itália. Vieram para trabalhar nas fazendas de café. Trabalharam muito e o mesmo fizeram os filhos, netos e bisnetos. Da minha geração dos bisnetos , alguns conseguiram fazer o curso superior. Todos TRABALHAM, nenhum recebe bolsa família e todos vivem com dignidade. Cota é classificar pessoas como inferiores. Parem de roubar tanto e dê escola pública

    Responda
    1. Kondê

      Voce esqueceu que os bisavós dos negros vieram forçados e trabalhararm de graça,contra sua vontade,para os outros;enquanto seus bisavós vieram livremente e não foram forçados a trabalhar,nem de graça.

  8. de viveiros

    Esta é bom. Gostei da medida da "presidenta".

    Responda
  9. marcio roberto

    Quem está falando em inconstitucionalidade está viajando. O STF já julgou constitucional a politica de cotas.

    Responda
  10. sérgio

    Ao invés de investir em educação pública de alto nível, cotas. Mantem-se a mediocr a governabilidade, a gratidão que gera perenidade.Universidades péssimas, privadas, máquinas de fazer dinheiro, despejam milhares de analfabetos funcionais diplomados no mercado de trabalho brasileiro, todos os anos.O MEduc diagnostica mas não as fecha nem obriga a melhoria.Contrate-se estrangeiros bem formados e sem empregos no 1º mundo.A educação vai de mal a ptor, como de resto a saúde, a segurança a ética...&n

    Responda
  11. JASON

    Este "estado racial" já existe faz é tempo, só não enxerga quem não quer. O maior exemplo disso é quando você liga a tv e 95% dos que ali estão são brancos.

    Responda
  12. De C

    qualquer lei de cota racial é inconstitucional!!!

    Responda
  13. jsam

    Ações racistas, preconceituosas tem que ser punidas, tem que ser abominadas pela sociedade. Ganhariamos sim, com atitude(querer) e comportamento(ação) igualitário. Ação afirmativa é ter escolas com valores sólidos de ética, moral, e disciplina. Investir com seriedade e rigor no trato do dinheiro público. Ação afirmativa é garantir os direitos constitucionais a todo cidadão nato, ou que por adoção pertenca a RAÇA BRASILIS, RAÇA que não tem cor ou credo, mas a identidade verde-amarela.

    Responda
  14. gcolares

    É lógico que há uma dívida social para com os negros e índios, mas essa política é discriminatória, e não inclusiva. Não me surpreenderá se passarmos a assistir confrontos raciais no futuro. Esse típo de política é fruto da incompetência administrativa do Estado, que peca na educação básica e depois tenta remediar o erro.

    Responda
  15. McMurphy .

    Eu sempre tive muita dificuldade em conseguir emprego na área priv ada. Não por que sou ne gro, mas porque sou tímido.

    Responda
  16. Toniko

    Querem desestimular perfis como o de Joaquim Barbosa. O perfil de JB não interessa aos inimigos do Brasil. A política é a de incentivo à mediocridade

    Responda
  17. Claudius13

    Esse (des)governo de plantão está criando no Brasil o que nunca houve: Ra.cis.mo. Para resolver esse problema antigo é muito simples: Formar excelentes professores para o ensino fundamental e médio e paga-los dignamente; boas escolas e acima de tudo disciplina. Com isso haveria meritocracia para todos; haja vista a Constituição de 1988, onde reza que todos são iguais. O governo com essa política funesta cria uma divisão na sociedade e não resolve o problema. Chega de Populismo e mais seriedade.

    Responda
  18. Nome Sobrenome

    QUANDO O GOVERNO CRIA ESTE TIPO DE COTA, ELE MESMO ESTà AFIRMANDO QUE SÓ ATRAVES DESTA MANEIRA É QUE ESTAS PESSOAS CONSEGUIRÃO ALGO NA VIDA.LAMENTAVEL QUE TENHAMOS CHEGADO A ESTE NIVEL.

    Responda
  19. Uma opinião

    A questão é mais profunda. O Brasil é o país mais rico do mundo em minerios e os desenvolvidos não possuem. Se o Brasil tiver tranquilidade e equilibrio social, desenvolve tecnologia atraves da educação e se torna muito competitivo pois terá a materia prima e a tecnologia em seu territorio. Assim, os países desenvolvidos agem para desestabilizar o Brasil. Os EUA têm problemas com indios, negros, cotas raciais, drogas, etc e o Brasil não tinha nada disso. Os problemas são criados artificialmente

    Responda
  20. Oscar Wilde

    Concordo plenamente !!! É uma medida populista, irracional e que não recompensa o esforço, a dedicação de quem estudou muito para entrar na universidade ou no funcionalismo público. O estado com esta concessão de esmola, em nada acrescenta de valor para nossa sociedade.

    Responda
  21. Leitor do Jornal

    COTA R@CIAL É R@CISMO ! Criem cotas sociais, seus ener-gúmenos.

    Responda
  22. chico

    Igualdade é colocar essas mentes brilhantes dentro de uma favela vivendo com salário mínimo.Depois de um ano talvez mude a filosofia de ar-condicionado.

    Responda
  23. Zureta

    Finalmente um sociólogo que encherga a realidade fora dos bancos das universidades. Estamos transformando um país tolerante a tudo (até de mais) em um país com tensão racial, sexual (culpa dos movimentos), etc.

    Responda
    1. jomar vasconcelos

      Tolerante com a discriminação racial,com a discriminação sexual, com a corrupção. Enfim, muito tolerante.

  24. prof Luis

    VOLTO A REPETIR, TODA E QUALQUER LEI QUE CITE O TERMO RAÇA OU COR, É CRIMINOSA, INCONSTITUCIONAL E RACISTA, É CLARO QUE OS "BENEFICIADOS" POR ESSA LEI CRIMINOSA VÃO GOSTAR DELA, E OS OUTROS? QUE SÃO TRATADOS COMO CIDADÃOS DE SEGUNDA? ORA OS ESCURINHOS QUE RECLAMAM DE DISCRIMINAÇÃO ESQUECEM QUE SÃO PROTEGIDOS TOTALMENTE PELA LEI ATUAL E CONSTITUIÇÃO ATUAL, POIS SEGUNDO ELA NINGUÉM PODE SER DISCRIMINADO, SENDO INCLUSIVE CRIME, DE AGORA PARA FRENTE, SÃO OS BRANCOS QUE SÃO DISCRIMINADOS E POR LE

    Responda
  25. FANTOMAS..O GUERREIRO

    pegar um navio,sair daqui e ir direto a africa,passando por varios paises de populacao predominantemente branca,e trazer pessoas para trabalhar,servir de capacho,de objeto de desejos sexuais e de alto afirmacao,quebrando todas as regras de respeito ,fazendo pessoas se sentirem a menor coisa do universo..inclusive por religiosos..nao e um estado racial?..nao e submeter alguem a viver no clivo de sua raca..?senhor sociologo...larga a profissao e va trabalhar em empresas que limpam esgoto.. /p

    Responda
  26. Chel

    Sociologos da extrema-direita, pelo que sei, só existia na Alemanha na época do Hi thler. E deu no que deu... E isso ainda sobrevive no Brasil. Pode?

    Responda
    1. nando

      O partido do Hitler era o partido dos trabalhadores, um partido nacional SOCIALISTA, E ERA UM UM FILHO BASTARDO DO COMUNISMO. Era um partido da EXTREMA ESQUERDA. Vai estudar sua B.... Brasileiro é o pavo mais ignorante do mundo, e se acha muito inteligente, e opina sobre tudo...

    2. Tietri

      Cotas raciais foram uma política do NSDAP.

  27. canibal

    ...Obrasil se tornou o anusmundi...cada bobagem.

    Responda
  28. Chega de roubo do erário

    Se todos somos iguais perante a lei e o bem de todos deve ser alcançado sem preconceitos de raça, origem cor etc., qualquer lei de cota racial é inconstitucional. Quem tem qualificação para avaliar e definir qual a gradação de cor necessária para ser beneficiário das cotas, ou avaliar e definir a origem racial de alguém? ONGs financiadas com dinheiro público? Trata-se de um critério sem pé nem cabeça que apenas vai fomentar uma divisão racial num país multirracial.

    Responda
    1. De C

      mas esta é a verdadeira intenção: dividir para conquistar, com a população entretida com questões como esta - e dividido - não poderemos nos juntar/agregar para fazer oposição ao estado ou àqueles que podem se beneficiar com esta situação absurda. O objeto deste assunto - Cotas - é institucionalmente fora da lei!É inconstitucionalmente abjeto, condicionar a população uns contra os outros.

    2. Tietri

      Você se candidata à presidente do tribunal racial a ser composto por porteiros e policiais?

    3. jomar vasconcelos

      Para definir a gradação de cor é só chamar porteiro de prédio de luxo e policiais que eles sabem definir direitinho quem é quem.

  29. Eudna Maria

    Não dá para levar o Demétrio Magnoli a sério. Numa edição especial da revista Época em 2009, Magnoli escolheu o senador Demóstenes Torres como o político do ano, escrevendo a seguinte asneira: "Demóstenes não émais um comerciante no mercado em que se trafica influência em trocade cargos ou privilégios. Ele tem princípios e convicções". Ou seja, simplesmente ignore o que o Magnoli diz, o cara não sabe de nada.

    Responda
    1. Tietri

      E se o mesmo fosse dito pelo professor Weissifuhder? Você ignoraria? O emprego do argumento ad hominem é próprio de quem se inclui na cota dos "possuidores de desenvolvimento cognitivo desfavorecido".

    2. Chel

      hehehe Eudna. a Mídia usa o infeliz pra dizer o que a mídia tem medo de dizer abertamente...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.