Educação > Debate sobre adoção de cotas raciais na USP emperra na Justiça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wilson

    Brasileiros, calma, os únicos brasileiros verdadeiramente são os indígenas, resto é fruto da mistura de raças, cor etc. Isto não faz ninguém melhor do que ninguém. No Brasil sempre tivemos COTA RACIAL ou CASTA SOCIAL mediante ao poder financeiro. Nós sabemos que até a pouco tempo uma elite entrava nas UNIVERSIDADES PUBLICAS com carta de apresentação e o resto batia palma.COTA RACIAL e BENEFÃCIOS é simplesmente oficializar o que se faz no Brasil a tempo, só que beneficiando outros brasileiros

    Responda
  2. Ametog

    Cotas é ilegal. A magna carta diz que todos são iguais perante a lei, portanto a concorrencia dever ser igual para todos e os MELHORES sejam contemplados. Cotas é discriminar e essa não é a solução. Solução é dar boa escola pública para todos e condições financeira para todos ter acesso a material de estudo. COTAS, também podem beneficiar aqueles que não querem estudar, querem flautear e dpois terem as mesmas vantagens de quem se aplica.

    Responda
  3. GILBERTO GALO

    bem que poderia ficar emperrado por mais uns 30 anos ... sua conclusão não faria falta alguma ...

    Responda
  4. Marcelo Macedo

    Gente, o problema não são as cotas. O problema é a falta de vagas. Não é possível aceitar que ainda que houvesse um empate de notas 10 entre todos os vestibulandos, ficariam 140 mil fora e apenas 10 mil dentro (aproximadamente) . Enquanto se faz barulho pelas cotas, ninguém no MEC se mexe quanto as vagas. Se for na USP a qualquer hora, apenas uma ou outra sala está cheia ou ocupada como deveria. É um caso de sub-aproveitamento que quem conhece a USP sabe que é assim mesmo.

    Responda
  5. negao

      Nos EUA para ajudar os libertos na transição da escravidão à liberdade, incluindo um mercado de trabalho livre, Abraham Lincoln criou o Freedmen's Bureau (Escritório do Liberto), que designou diversos agentes por todo o sul do país.O Escritório criou escolas para educar os libertos, tanto adultos quanto crianças. E no Brasil teve isso?Não, o Lula, PT, Dilma estão certos.

    Responda
  6. jose Sampaio

    Meritocracia ou Etnicocracia eis a questão! A primeira todos nos conhecemos há várias gerações cada vez mais aprimorada. vivenciada desde o nascimento acompanhando a vida escolar até a formatura na universidade para o progresso e o desenvolvimento deste País.Agora a segunda..., cotas para estudar e se formar(qual professor maluco se arriscará jubilar?), cotas para "dar" emprego público(estatais), cotas para isso mais cotas para aquilo e vai por aí a perpetuação da estrela rubra no poder! /p

    Responda
  7. Fran

    Atencao cotistas, nao percam o sono porcausa de comentarios maliciosos. Pensem bem, a reacao e ate jstificada. Alguem que reinou absoluto por decadas e decadas, e pior, sempre tido como mais inteligente apenas porque passou em um teste. Agora eles terao concorrencia, terao de mostrar se sao mesmo capazes e nao estao la apenas porque tiveram alguns trocados a mais pra aprender dicas e macetes pra passar no vestibular. Deve ser muito dificil. A gritaria e normal.

    Responda
  8. vitor

    A cada dia fico mais impressionado com a burrice da classe média. Adoção de cotas raciais não significa o fim da meritocracia, por que conseguir vaga por cota não é fácil. Essa idéia de que é fácil é um mito. Basta comparar a menor nota dos matriculados por cota e sem cota nas universidades públicas. Vou dar um dado para comprovar o que falo: menor nota do matriculado por cota em medicina na unifesp em 2012, 77 pontos; sem cota 85 pontos.

    Responda
  9. Alucard

    Bolsa cipó e banania já. Quem criar essa ganha a eleiçao desse ano.

    Responda
  10. Fran

    O ministro Barbosa e exemplo que as cotas sao necessarias. Ele foi aprovado na prova escrita p diplomata, mas reprovado na entrevista por ser n3gro. O Brasil perdeu grande diplomata. provavelmente tem um almofadinha incompetente na vaga que seria dele. Vestibular nao mede talento. Se fosse assim a USP ja deveria estar entre as 10 do mundo. o que tantos genios estiveram fazendo todas essas decadas? vestibular apenas alimenta industria de cursinhos. Diversidade e a unica solucao.

    Responda
    1. Ametog

      Reprovado por ser negro? Onde isso? Tem como provar? se tiver ha que se processar os autores da reprovação por esse motivo. Crime racial é imprescritível e o processo pode ser aberto a qualquer hora. Portanto, penso que a sua acusação seja caluniosa e pode, também, ser responsabilisada.  Aliás, essa é a conduta do PT, pintam e bordam contra a lei e depois dizem que nãosabem de nada e aínda acusam os outros pelos seus crimes...

  11. Nunes

    Ninguem entra na Justiça para querer um ensino basico e médio de qualidade. Se tivessem essas duas bases da educação como prioridade, com suma certeza que ao chegar na faculdade daria para concorrer em pé de igualdade com os chamados filhinhos de papai que entram na USP.. Porem como jogar alguem la dentro (USP) por ser nhegro, por ser pobre, branco, mulher etc.. se os mesmo nao tiveram uma boa educação. Isso faz diminuir o conceito da faculdade, pois os que entram ja vem com uma deficiencia

    Responda
    1. Nunes

      continuando: Provida da má formação escolar. Ademais essas cotas ao meu ver é totalmente preconceituosa (indiferente de cor) e inconstitucional. Essa separação de povos só aumenta o "preconceito" separando um pra lá outro pra cá... Daki uns dias teremos q andar em onibus separados, trabalhar separados, estudar (isso ja tao tentando). Todos somos iguais e fhoda-se o resto... quem se sentir prejudicado que corra para fazer a diferença. (vide Dilma, Obama, Hilari Clinton dentre outras do passad

  12. Nunes

    Ninguem entra na Justiça para querer um ensino basico e médio de qualidade. Se tivessem essas duas bases da educação como prioridade, com suma certeza que ao chegar na faculdade daria para concorrer em pé de igualdade com os chamados filhinhos de papai que entram na USP.. Porem como jogar alguem la dentro (USP) por ser negro, por ser probre, branco, mulher etcc se os mesmo nao tiveram uma boa educação. Isso faz diminuir o conceito da faculdade, pois os que entram ja vem com uma deficiencia

    Responda
  13. MIVAM.

    Na minha infância, chegava-se a uma faculdade, por competência, esforço, etc, etc. Certamente, no meio desta polêmica, tem, não só uma, mas várias "ONGs". Muito em breve, irão exigir, cotas para orelhudos, narigudos, criados por gays, anões, tataranetos de mamelucos, caolhos, dragões, etc. etc.

    Responda
  14. Monkey PP

    As cotas são um absurdo e anti-democráticas, coisa de ditadores, que são admirados pelos "cumpanheiros"!!! Uma dica: é só estudar com vontade e afinco que passa em qualquer vestibular!!!!

    Responda
  15. Osnizinho

    A muito questionamento sobre a capacidade de alunos oriundos de escolas publicas ingressarem na USP. Os que ja estão la, não são nem de longe melhores, basta ver em protestos destes alunos, os erros de de gramatica e ortografia sofríveis. O esquema, é o seguinte, os pais pagam um cursinho intensivo, que dão a matéria que vai cair nas provas ja mastigada para o aluno, apenas esforço de repetição e memorização de curto prazo. Até um papagaio entraria na USP com estes cursi

    Responda
    1. Marcelo

      Pelo menos os que estão lá dentros sabem a diferença entre "Há muito questionamento" e "A muito questionamento" (que, por sinal, é uma frase que ninguém sequer é possível em português). Eles também sabem que não se separa sujeito de verbo por vírgula ("O esquema, é o seguinte"). Se você acha que pagar um cursinho é suficiente para entrar na USP, especialmente nos cursos mais concorridos, então deve ter pouca experiência com vestibulares.

  16. Tendencioso

    Cota racial é ridiculo e inconstitucinal (menos pro STF é claro, q sao escolhidos pelo presidente e nao por merito)Agora perguntem ao Ministro Joaquim Barbosa se ele precisou de cota pra chegar aonde chegou???  não, ele apenas estudou. QQ um no brasil q estudar terá um futuro bom, o que estao kerendo é facilitar o lado da raça preta e o pobre branco que se estrepe. Art 5° da constituição diz em algum lugar "que todos são iguais (inclusives os negros) perante a lei"

    Responda
  17. fred

    O governo pode fazer o que quiser. Será o mercado que definirá quem será empregado ou não, de forma que, se o que entrar na universidade pela cota não se coçar e acompanhar os outros, ou superá-los, vai continuar da forma que está, mas com diploma na mão. Tudo aponta para a manutenção da desigualdade.

    Responda
  18. Luiz

    Sou muito a favor das cotas para estudantes de escolas publicas. Acredito que eles entram em desvantagem numa concorrencia para vaga de vestibular. Entretanto discordo plenamente da cota para negr0s. Essa questao eh social, a maioria dos negr0s sao pobres. Quem eh pobre nao tem condicao de estudar em escola particular, entao a maioria dos estudantes de escola publica sao negr0s. Logo eles estao incluidos na cota para estudantes de escola publica. A cota exclusiva para negr0s eh redundante.

    Responda
    1. fred

      Concordo em todos os aspectos contigo. Há pobres brancos que serão excluídos e há negros que podem pagar seus estudos. Esse critério que usaram é mais um gerador de desigualdades. Está certo, porém, que a grande maioria dos beneficiados serão negros, dada sua história de achacamento social desde as épocas de escravatura. O mais justo é o critério social, independente da cor. No Sul, por exemplo, quase não há negros.

  19. CARLOS PERUFFO

    Estas cotas raciais são uma total imbecilidade.  Pensar que dando o status de universitário a um semi-analfabeto vai resolver o problema da educação no Brasil é um erro crasso.  Devemos, sim, ter escolas de período integral, que retirem os jovens das ruas e do contato com as drogas e lhes deem formação adequada. Obviamente, soluções iguais a estas são de longo prazo e não interessam ao PT.

    Responda
  20. Rodrigo S.

    Não tem ninguém sério na justiça para dizer: as co tas são ilegais!!! essa é minha pergunta...

    Responda
  21. Daniel Brasil Barthy

    Vocês se esquecem que estes entrarão na universidade depois de prestarem exames e passarem. Eles não ganharam o direito de entrar na universidade sem provarem que podem seguir bem com seus estudos. Na UNB, cotistas têm apresentado resultados muito superiores que o esperado. Agora, por quê muitos de vocês, acham que estar ao lado de uma pessoa pobre e/ ou negra (índia tb) aumentará o preconceito? Leio esses comentários horrorizado!

    Responda
    1. flavr

      MERITOCRACIA! Os alunos podem ir melhor que o esperado, mas ainda assim vão pior do que qualquer um que esteja mais bem preparado. Pelo amor de deus. A USP tem quase 8 mil vagas por ano, e ainda tem gente que chora por que não quer estudar para entrar. É um absurdo isso!

  22. R Villas

    Conflito racial, conflito social, falcatrua financeira, usar a mentira como estratégia de convencimento, vantagens pessoais para os dirigentes do partido, perpetuação no poder. Eis aqui relatados os valores praticados pela quadrilha PTista!

    Responda
  23. Osnizinho

    A USP, é uma universidade publica gratuita, e deveria atender apenas alunos vindos de escolas publicas. Quem tem condições de pagar escola particular, que pague tambem universidade particular.

    Responda
    1. Osnizinho

      O que eu quis dizer, Isa, é que a USP, é uma universidade publica gratuita, paga com o dinheiro de todos os contribuintes, mas que apenas uns poucos privilegiados usufruem. Pessoas com poder aquisitivo, que poderiam perfeitamente pagar uma particular, mas fazem questão de ocupar o espaço de quem não pode. A impressão que da, é que querem manter os menos favorecidos bem longe de uma oportunidade de se formar, mantendo-se assim por cima da carne seca.

    2. Isa

      O que você disse é simplesmente um absurdo. É tratar a educação como um serviço assistencialista ou como algo que deva ser privatizado. É exatamente o mesmo que dizer que os pobres deveriam ser proibidos de frequentar os shoppings da elite, como o cidade jardim e o iguatemi, já que pra eles existe a 25 de março.

  24. Banana Republic

    As Universidades vão ser invadidas por ineptos. Acabou a meritocracia! Teremos mais enfermeiros injetando sopa na veia de pacientes! Viva o Brasil!

    Responda
  25. Uma opinião

    O ensino publico está falido. Para não demonstrar a incompetência do PT na educação, abrem-se as vagas para as cotas, ao inves de garantir um ensino medio e fundamental de qualidade para que todos pudessem entrar na faculdade com o mesmo conhecimento. A questão no futuro será: voce é cotista, não tem emprego. Falta capacidade

    Responda
  26. Robson de Souza

    Além de criarem situações onde as regiões do país confrontam-se entre si, agora será o confronto ra-ci-al. I-diotas são os eleitores que mantém esse povo do >P.T> no Poder só para ter uma Bo|sa Família.

    Responda
    1. a_p2

      E incrivelmente preciso.

    2. Rodrigo S.

      Não acho Daniel...

    3. Daniel Brasil Barthy

      Seu comentário é incrivelmente preconceituoso!

  27. Leitor do Jornal

    O sistema de cotas r@ciais não vai melhorar a presença do negr0 nas universidades mas ao contrário só vai aumentar a discriminação. O governo prefere soluções "fáceis" e milagrosas enquanto que a única solução é óbvia mas difícil: melhorar o ensino público e dar mais condições do aluno POBRE (azul, amarelo, vermelho, etc) estudar.

    Responda
  28. Melinda

    Porque eles não aceitam discutir? É uma universidade. Apresentem argumentos para justificar cotas num país miscigenado e cheio de descendentes de imigrantes pobres. A Poli tem um cursinho de graça, onde há vários professores e alunos ne gros. Querem conseguir as coisas no mole?

    Responda
  29. Oscar Wilde

    Qualquer medida que adie mais um pouco a distribuição de esmolas (cotas) é válida. Infelizmente no final, esta medida irracional, segregadora e hipócrita irá prevalecer. As esmolas (cotas) são um auto-atestado de incapacidade. É safa/deza em estado cristalino !!!

    Responda
  30. Melinda

    Há vários professores ne gr os. Além disso, quem é branco de fato no Brasil?

    Responda
  31. Alferes Faria

    Como esse governo gosta de resolver osproblemas jogando a sujeira de baixo do tapete. É muito fácil aumentar apossibilidade de entrada de uma pessoa com um estudo precário do que investirna educação publica. Não caiam nessa de que você não vence na vida porque não temforça de vontade, as exceções são ínfimas comparadas com as estatísticas.

    Responda
  32. Renato Cdrel

    Não sou a favor de cotas raciais, sou a favor de cotas sociais, pois o pobre realmente é massacrado pela péssima qualidade do ensino básico, depois tem que pagar faculdade particular.   Explico que realmente os negros foram trazidos arbitrariamente para nosso país, sofreram maus tratos e quando houve abolição, não existiu nenhum benefício por meio das políticas públicas para amparar os recém-libertos.   Porém, os brancos que ocuparam o lugar deles também sofriam opressão

    Responda
  33. carioca

    Como os governos petistas só produzem imbecilidades, esta é mais uma! O Haddad, pode inventar um kit-negro, onde todo branco será obrigado a ter pelo menos 2 amigos negros nas escolas e depois nas ruas!!! EDUCAÇÃO COMPETENTE, istoé o que o Brasil prescisa!FORA Mercadante, ,fora PT, E TENHO DITO!

    Responda
  34. CAFIG

    Essas ongs deveriam estar discutindo como tornar o ensino público secundário mais forte. Aí todos teriam condições iguais no vestibular. O resto é demagogia de político para pegar voto de incautos.

    Responda
  35. montfort

    Que a divida do Brasil com os negros tem que ser reparada é fato e isso já passou da hora mas, a meu ver as cotas desmerecem os negros brasileiros, ora se é pela cultura esse quesito e relevante e pouco importa, nesse caso os meios justificam os fins, então para os que questionam a questão é, como resolver tal desnível social de forma digna e rápida. Chega de descaso a quem de fato ajudou a construir nossa nação e colocar tanto poder nas mãos de poucos.

    Responda
  36. Chel

    Na USP, na mais extrema-direita universidade da America Latina, po bre entra pra cursos de historia, serviço social, antropologia, etc... ou como faxineiros da instituição. Até na noticia diz que nem Ne gr@os professores lá existem....Coisa q no mundo civilizado, como Suécia, é coisa normal e bem vida....

    Responda
    1. JOAQUIM ROCHA

      Sim, é verdade que existem outros, por exemplo o Prof. Dr. Moacyr da Silva, da faculdade de Odontologia, e por várias vezes vice-diretor daquela faculdade.

    2. Fernando

      Se for para entrar um cidadão que tem um português sofrível como o seu, é melhor que não entre mesmo.Além do mais, a afirmação de que "o único professor negro da entidade também era africano e já se aposentou" é uma mentira, já que existem outros professores negros, como por exemplo, a Profa. Eunice Prudente da FD/USP.

    3. Tietri

      Bem vida !!!!!!!!???????????

  37. Chel

    "A USP tem mais alunos africanos do que negros brasileiros. O único professor negro da entidade também era africano e já se aposentou"Não foi eu que escrevi isso: Está na noticia.

    Responda
  38. canibal

    ...Vão estudar rapaziada, perguntem ao joaquim barbosa se ele entrou pelo sistema de cotas, cota é uma embromação do governo para encubrir o péssimo ensino fundamental público, vão acabar com ensino superior também.

    Responda
  39. Fran

    O ministro Joaquim Barbosa tinha sido aprovado na prova escrita para diplomata, mas foi reprovado na entrevista por ser negro. Provavelmente hoje tem um almofadinha incompetente ocupando a vaga que seria dele. O Brasil perdeu um grande Diplomata.Do mesmo modo, certamente esta perdendo grandes profissionais e varias outras areas.Vestibular nao mede merito de niguem. apenas alimenta a industria de cursinhos pra ensinar macetes pra passar. O Brasil precisa de talentos, e nao de espertos.

    Responda
  40. violla

    Mais alunos Africanos,que os negros do Brasil, deixa como esta.

    Responda
  41. Sergio Carneiro

    "Qualquer distinção, exclusão, restrição ou "preferência" baseada em raça, cor, ascendência ou origem nacional ou étnica que tenha como finalidade ou efeito anular ou impedir o reconhecimento, gozo ou exercício, "em pé de igualdade", de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social e cultural, entre outros, da vida pública."Acima temos o conceito moderno de racismo. Lembram de alguma coisa? 

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.